Você tem ouvidos que ouvem? Mc 4.1-20

Exaltando Jesus em Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views

Jesus chama Seus seguidores para ouvir, responder e compartilhar o evangelho, enquanto o pecado, os cuidados deste mundo e a oposição impedem o crescimento do reino.

Notes
Transcript

Introdução

Os escritores bíblicos frequentemente se referem a partes do corpo, às vezes para fazer uma observação espiritual importante, outras vezes para ilustrar uma verdade bíblica. Por exemplo:
- Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: “O seu Deus reina!” (Isa 52:7)
- Ora, a língua é um fogo; é um mundo de maldade. A língua está situada entre os membros do nosso corpo e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno. (Tg 3:6)
- Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. (Mateus 6:22)
- E, quanto a vocês, até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. (Mateus 10:30)
- E Jesus acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Marcos 4:9)
Nosso texto trata de nossos ouvidos e de quão bem eles ouvem a verdade espiritual. É sobre aqueles que vão a uma reunião da igreja, participam de um estudo bíblico ou têm o evangelho compartilhado com eles. Assim como Tiago 3:1-12 nos ensina que há uma conexão espiritual entre o coração e a língua, Marcos 4 nos ensina que também há uma conexão espiritual entre o coração e o ouvido. No versículo 3, Jesus diz: "Ouçam!" No versículo 9, Ele diz: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" No versículo 12, Ele fala daqueles que "podem ver e ouvir, mas não entender". E, no versículo 20, Ele fala daqueles que "ouvem a palavra, acolhem-na e produzem uma colheita". Qual é o objetivo de Jesus?

1. Devemos divulgar o Evangelho para que as pessoas possam ouvir a Palavra (4.1-9).

Jesus está "novamente" à beira-mar ensinando, atraindo uma grande multidão. "Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas". As parábolas são a característica mais marcante do ministério de ensino de Jesus. A ideia popular de que uma parábola é "uma história terrena com um significado celestial" é útil, mas precisa ser ampliada.
(1) As parábolas fornecem informações sobre a natureza, a vinda, o crescimento e a consumação do reino de Deus. Elas nos dão imagens desse reino que "está próximo" (1:15). (2) As parábolas são, por definição, provocativas e surpreendentes. (3) As parábolas são usadas para estimular o pensamento e fazer com que o ouvinte contemple o que está ouvindo. (4) As parábolas usam objetos, eventos e circunstâncias do cotidiano para ilustrar a verdade espiritual, geralmente com um toque novo. (5) As parábolas revelam mais verdades aos que têm ouvidos receptivos e escondem a verdade dos outros. Isso é fundamental para entender 4:10-12. (6) As parábolas representam 35% dos ensinamentos de Jesus nos Evangelhos. (7) As parábolas geralmente, mas nem sempre, concentram-se em uma única verdade. Não devemos buscar um significado para cada detalhe. (8) As parábolas dos Evangelhos acabam chamando a atenção para Jesus como o Messias de Deus e nos convidam a tomar uma decisão pessoal com relação a Ele.
Os versículos 3-8 constituem o que geralmente é chamado de "parábola do semeador". Acho que a "parábola dos solos" é uma designação melhor. Na "semeadura por área", o agricultor espalhava a semente por toda parte. A diferença no crescimento resultava do tipo de solo em que ela caía. Na ilustração de Jesus, há quatro tipos: o caminho (v. 4), o solo rochoso (v. 5-6), o solo com espinhos (v. 7) e o solo bom e produtivo (v. 8).
O reino de Deus, por meio da pregação do evangelho, entrará neste mundo como uma semente lançada por um agricultor. Ela cairá em vários lugares, receberá várias respostas, mas, por fim, terá uma colheita extraordinária.
A parábola começa com um desafio para que os ouvintes de Jesus prestem muita atenção. Um coração espiritualmente alerta e uma mente faminta são necessários para entender o que Ele está ensinando. A mensagem da parábola para os cristãos é clara: devemos semear a semente do evangelho para que outros possam ouvir e responder. As respostas serão diferentes, mas isso não nos diz respeito. Nossa tarefa é semear e semear com generosidade, até mesmo com promiscuidade! Deus é responsável pela colheita (1 Cor 3:5-9).
Jesus também encerra a parábola com uma admoestação para que se preste atenção: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Marcos 4:9). Ele os está desafiando a refletir atentamente em Sua mensagem.

2. Se não ouvirmos a Palavra, não nos beneficiaremos (4.10-12).

Os versículos 10-12 são uma espécie de interlúdio entre a narração da parábola (vv. 3-9) e a sua explicação (vv. 14-20). Os Doze e "os que estavam ao seu redor" queriam saber mais sobre o motivo pelo qual Ele falava em parábolas (v. 10). Sua resposta constitui o que alguns classificariam como uma das "palavras difíceis" de Jesus. Ela exige consideração e reflexão. Dirigindo-se aos Doze e àqueles que querem saber mais sobre Ele e Seus ensinamentos, Ele diz que lhes será concedido acesso e discernimento aos segredos do reino de Deus. Em contrapartida, os que estão "do lado de fora" não receberão nenhuma explicação, mas apenas mais parábolas.
Em seguida, Ele cita Isaías 6:9-10 para enfatizar Seu ponto de vista e demonstrar que as Escrituras estão sendo cumpridas Nele: "para que não venham a ver com os olhos, ouvir com os ouvidos e entender com o coração, e se convertam, e sejam curados." O que ele quer dizer é que, assim como o sol que endurece o barro também derrete a cera, a Palavra do evangelho ofende os resistentes e rebeldes e é recebida com entusiasmo pelos receptivos. Não se nega aos que estão de fora a possibilidade de crer, mas se persistirem em sua incredulidade, não receberão mais evidências ou revelações. Isso esclarece o versículo 25: "Pois ao que tem mais será dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado." Ame a Palavra e você obterá mais satisfação e entendimento sobre quem Deus se revelou ser. Recuse a Palavra e até mesmo o entendimento que você tem lhe será tirado.
O segredo do reino é que o plano atual de Deus para cultivá-lo é o plantio de sementes. Mais tarde, o reino florescerá como sementes que amadurecem e se transformam em frutos. Seu governo veio de maneira inesperada, mas veio. Você tem ouvidos que ouvem? Você o verá crescer?

3. A fecundidade do Evangelho depende da receptividade do ouvinte (4.13-20).

Jesus explica a parábola. Ele começa com uma leve repreensão. Suas palavras destacam a natureza essencial e fundamental dessa parábola. Se eles não entenderem essa parábola, terão dificuldade para entender as outras. Se as crianças não souberem somar e subtrair, dificilmente serão capazes de multiplicar e dividir; e a geometria, a trigonometria e o cálculo serão inúteis.
Jesus então passa a explicar os quatro solos.

a. O solo de alguns corações é duro (Marcos 4:14-15; cf. 4:4).

O semeador nessa história é Jesus, ou qualquer pessoa que compartilhe o evangelho, e a semente é a Palavra de Deus. O caminho representa os indivíduos de coração duro ou de mente dura. A Palavra chega a eles e, "imediatamente", assim que a ouvem, Satanás a arrebata. Eles são resistentes e, portanto, não respondem. Elas sofrem do que pode ser chamado de "surdez do evangelho". Como céticos, eles rejeitam a Palavra sem considerá-la cuidadosamente. Por qualquer motivo, elas estão endurecidas em relação ao evangelho. O livro se fecha quando o culto termina, assim como seus ouvidos e corações.

b. O solo de alguns corações é raso (Marcos 4:16-17; cf. 4:5-6).

O solo seguinte é acolhedor, mas não é suficientemente substancioso para manter o crescimento da semente. As pessoas representadas por esse solo ouvem a Palavra e a recebem com alegria. Elas resistem por um tempo e até mostram sinais de maturidade, assim como a planta brota rapidamente, cresce bem no início e parece promissora.
No entanto, essas pessoas são superficiais e não têm raízes. Logo a tribulação e a perseguição - vistas no "sol" da parábola de Jesus - chegam por causa da presença da Palavra. Quando a opressão chega, essas pessoas "imediatamente" caem (4:6,17). Elas se tornam verdes rapidamente verdes e rapidamente desaparecem.

c. O solo de alguns corações está distraído (Marcos 4:18-19; cf. 4:7).

Esse grupo de pessoas recebe a Palavra melhor do que os dois primeiros. No entanto, elas acabam se distraindo com preocupações, riqueza e desejo por outras coisas. Seu compromisso é parcial, o que, na verdade, não é compromisso algum. Esta vida atual é mais importante para eles do que a vida futura, e as coisas são mais importantes do que o Salvador.
Em João 8:31, Jesus diz que aqueles que "continuam" são "realmente" discípulos. Portanto, os que fazem parte desse grupo se mostram falsos discípulos. Não há uma entrega real a Cristo como Senhor. Eles encontram mais prazer no dinheiro do que em Cristo, mais prazer em seus desejos do que em seu Criador.

d. O solo de alguns corações é frutífero (Marcos 4:20; cf. 4:8).

O último solo é visivelmente diferente dos três primeiros. Ele representa aqueles que ouvem a Palavra, aceitam-na e dão frutos. A tribulação e a perseguição não os detêm. Preocupações, riquezas, desejos pessoais e anseios pecaminosos não os distraem. Seu ouvir é ativo, não passivo. Eles buscam agressivamente a Palavra, permitem que ela crie raízes e depois se alegram com seu crescimento abundante.
Observe a promessa que vem com a receptividade à Palavra de Deus: Ela crescerá e produzirá frutos. Se isso não acontecer, isso prova que ela foi realmente semeada em outra classe de solo. Um cristão infrutífero é uma contradição. João 15:5 diz: "Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto". Se não estivermos produzindo nada, isso mostra que não estamos realmente conectados ao poder de Deus por meio da fé em Sua Palavra.

Considerações Finais

O cristianismo é uma religião da Palavra e, portanto, do ouvido. Você tem ouvidos que ouvem? Você se sintoniza com as palavras das Escrituras e do evangelho ou as ignora? Pense bem antes de desprezar as palavras de Jesus. Ouvir a Palavra de Deus é perigoso. O que você faz com ela é fundamental para sua alma.
Meu desafio é este: Seja ávido pela Palavra. Vá atrás dela, agarre-a e não a deixe escapar. Como um mendigo faminto que encontrou pão, agarre-a com todas as suas forças e cuide dela como o alimento que sustenta a vida! Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. Foi injusto da parte de Jesus ocultar Seus ensinamentos daqueles que O rejeitaram por meio de parábolas? De quem foi a culpa, em última análise, pelo fato de eles não terem entendido?
2. Por que essa parábola é fundamental para a compreensão de outras parábolas?
3. Qual é o nosso papel em ser um bom solo para a Palavra de Deus? O que podemos fazer para crescer em santidade e produzir frutos ao fazer discípulos?
Fonte: AKIN, Daniel L. Exalting Jesus in Mark. B&H. 2014.
Related Media
See more
Related Sermons
See more