O único caminho (31)

efesios 6  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Ephesians 6:10–13 ARA
Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
existe um combate neste mundo, todas as pessoas estão envolvidas;
os cristãos estão num combate, por que são cristãos;
o mundo em que estamos é um campo de batalha, temos que lutar por nossas almas, por nossa felicidade eterna;
as escrituras nos ensinam a entender a natureza desse combate, sua amplitude e as armas que devemos usar para sermos vitoriosos;
o não cristão não tem acesso a este conhecimento, logo, não consegue entender por que as coisas acontecem e porque acontecem. estão numa guerra, e não sabem. Sua ignorância é a causa de seu terrível fracasso;
somente a igreja, o ensino cristão pode conduzir a vitória, não há outro caminho.
por isso devemos ser: "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” , “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”. Caso contrário seremos terrivelmente derrotados;
somente o evangelho pode nos ajudar
o evangelho é o único remédio capaz de nos curar, é o único meio de sermos vitoriosos.
a mensagem cristã reivindica que seu conteúdo é singular e único. Somente o evangelho salva, Cristo é o único caminho;
a Bíblia não é mais livro, é O Livro de Deus. A igreja não é mais uma instituição dentre muitas. A igreja é singular, é o corpo de Cristo...
a mensagem de Paulo não é uma ideia dele mesmo ou de outros homens, é uma revelação do próprio Deus...
Ephesians 3:2–3 ARA
se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente;
a mensagem cristã é única e divina
Acts 4:12 ARA
E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
John 14:6 ARA
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
é a maior necessidade do mundo, é a mensagem mais urgente...
toda a sabedoria deste mundo é loucura, porque volta suas costas para Deus...
Romans 1:22–25 ARA
Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
nada nesse mundo pode tratar o pecado, todas as tentativas da humanidade falharam e continuaram a falhar. o mundo esta cada vez pior, a degradação moral cresce apesar de todo suposto avanço de nossa era. Quando nos afastamos do criador somos entregues a:
Romans 1:25–32 ARA
25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.
quando a religião declina, toda moralidade declina....
olhemos para o mundo hoje: violência, drogas, mortes, traições, corrupção, insegurança, filhos matando pais, pais matando filhos, abandono, promiscuidade, estrupos, maldade, mentira......todas as instituições humanas falharam na tentativa de tornar os homens melhores. ELES FALHARA PORQUE todos os seus metodos ignoram a realidade do pecado.
a medida que o mundo rejeita o evangelho, seu estado se torna pior, a medida que um país, ou cidade, rejeita o evangelho, verá os indices de criminalidade, maldade, promiscuidade e suas consequências aumentarem…ISSO ACONTECE POR CAUSA DA LUTA EM QUE ESTAMOS ENGAJADOS...
o mundo ignora a natureza pecaminosa do homem
as soluções propostas pelos sistemas humanos ignoram a natureza caída do homem. Acham que se ensinarmos o que deve ser feita as pessoas obedeceram.
Genesis 6:5 ARA
5 Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
o homem é governado pela natureza pecaminosa.....nada pode lidar com isso, a não ser o evangelho.
As armas humanas nada podem fazer contra o inimigo que se levanta contra nós
porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes
todas as armas humanas, projetos, ensinos morais nada podem contra Satanás.
as armas humanas nada podem fazer contra nossa natureza pecaminosa;
as pessoas podem ate pensar que são boas, e que de alguma forma tem vencido o pecado. Esse pensamento reflete uma ignrância quanto ao que significa pecado, bem como o que é exigido como padrão de santidade...
é preciso lembrar que o padrão exigido pelo cristianismo não é o mesmo exigido nos padrões morais desse mundo.
somos chamados a ter fome de justiça, limpos de coração, ser perfeito como é perfeito nosso Pai celeste;
Cristianismo é ser como Cristo, viver como Ele viveu;
o EVANGELHO É O ÚNICO CAMINHO PARA A VITÓRIA...
por isso o Filho de Deus veio mundo. Somente Ele poderia fazer esta obra...
Luke 19:10 ARA
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Somente Jesus é o Caminho. Somente Nele há salvação. Rejeitá-Lo é estar destinado a ruína e detruição..
A mensagem cristã não é apenas um ensino
a mensagem cristã não é apenas um ensino moral, ou uma mensagem meramente intelectual.
o ensino cristão não esta do lado de outros ensinos como platão, Sóctrates, Aristóteles, Sênica e outros...
Jesus não era meramente um mestre dentre outros, ou espírito evoluido, ou grande exemplo.....isto distingui o cristianismo das seitas: Jesus é DEUS, é unico, é divino, é homem..... ESTE TEM SIDO O FALSO ENSINO DOMLIBERALISMO E MODERNISMO
Eles dizem: OLHEM PRA JESUS, SIGA SEU EXEMPLO
TUDO é deixado em nossas mãos, tudo depende de nossas capacidades;
IMITAR A CRISTO? Não existe ensino mais desesperador do que esse? Quem poderia imitar a CRisto? 100 por cento SANTO, PERFEITO, RETO, JUSTO..
QUEM PENSA PODER obedecer o Sermão do Monte, não entedeu nada de seu ensino;
Romans 7:14–15 ARA
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
aquele que realmente conhece a si memso, declara como o apostolo Paulo:
Romans 7:24 ARA
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
se o cristianismo fosse apenas um ensino ético, seria tão inutil como os demais;
NÃO É DE ENSINO QUE O HOMEM PRECISA, PRECISA DE PODER
Todos os ensino éticos de nosso tempo falham, porque não tem poder;
temos que lutar contra estes poderes muito além d enossas capacidades, não podemos evitar o combate.....temos que lutar.
e a única maneira é : "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” , “Revesti-vos de toda a armadura de Deus”. o evangelho é o PODER de Deus que nos capacita a ser mais que vencedores SOBRE TUD QUE SE COLOCA CONTRA NÓS;
A FÉ CRISTÃ É DIFERENTE DE TUDO QUE OS HOMENS PODEM IMAGINAR. É SOBRENATURAL, É VIDA DE DEUS NA ALMA DOS HOMENS....O EVANGELHO NOS OFERECE VITÓRIA SEGURA.....
O INIMIGO
Devemos nos revestir de toda a armadura de Deus porque nossa luta não é contra carne ou sangue;
é preciso entender a doeça. enquanto atarmpos somente os sintomas do problema humano jamis teremos exito.....somnete a mesagem do evangelho trata a doença
somente a igreja desce a causa fundamental do problema;
O apostolo afirma: “ nossa luta não é contra” . TEMOS QUE LUTAR
ESTAMOS ENVOLVIDOS NESTE TREMENDO ESPIRITUAL QUE SE DÁ : EM NOSSA VOLTA, PERTO DE NÓS, DENTRO DE NÓS..
estamos diante deste inimigo que investe contra nós.
precisamos repelir seyus ataques, e teremos que continuar fazendo isso…e HAVENDO FEITO TUDO, FICAR FIRMES”. Não pense que acabou, a luta continua, não podemos baixar a guarda. Enquaqnto estamos neste mundo, estaremos em combate.
quem não sabe que esta num combate, esta terrivelmente vencido.
é dificil ficar firme sobre os pés, pois há um inimigo atacando, ameaçando, sempre teantando nos derrubar. ESTAMOS NUMA GUERRA.
AO OLHAR PARA O MUNDO AO NOSSO REDOR SEMPRE DEVEMOS TER ISSO EM MENTE: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.
NÃO TEMOS QUE LUTAR CONTRA A CARNE E SANGUE
CARNE E SANGUE AQUI significa homem, natureza humana. nosso problema não é somente o homem ou a humanidade, existe algo mais.
o problema que conffronta a humanidade não é meramente humano; é algo muito maior;
toda a adoração dos deuses na história antiga e moderna parte da ideia que existe forças que não vemos que exercem influencia sobre ste mundo. Esta ideia esta presente no ANIMISMO E POLITEISMO. Outros acreditam em astrologia, ou um chamado destino…outrso pensam que o problema esta somnete no homem, dentro dele; não acreditam na esfera espiritual, nem em deuses, nem em demonios…o racionalismo de nossos dias só acretida no que pode ver, apalpar, disctir racionalmente....TODAS ESSAS TEORIAS SÃO E EXTREMO OPOSTO DO QUE O APOSTOLO PAULO ENSINA
o problema não é a carne e o sangue, o problema esta por trás; as soluções propostas pela mente humana, são meramente humana, e só considera o elemento humano, nunca considerado o espiritual;
Não temos que lutar contra carne e sangue E SIM CONTRA POTESTADES E PRINCIPADOS
Nosso grande problema não é o homem, É O DIABO E SUAS FORÇAS...
A ideia que existe o Diabo e outros demonios é ridiculariza em nossos dias. O MUNDO CONSIDERA ESSA IDEIA ULTRAPASSADA E FOLCLORICA;
por incrivel que pareça, até dentro de igrejas biblicas, o assunto é negligenciado;
em que medida temos pensado neste assunto de nosso combate contra este inimigo em nossa vida diária;
o apostolo afirma que sempre devemos ficar atentos, vigilantes, de pé, em combate...
VOCÊ ACREDITA QUE HÁ UMA ESFERA ESPIRITUAL? Acredita nesta realidade do cobate? é um absurdo um cristão dizaer que cre em DEus e ignorar essa realidade espiritual...
as escrituras afirmam a existencia do Diabo e sua atução neste mundo caído
porque CRisto teve que vir?
Colossians 2:15 ARA
e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Luke 11:21–22 ARA
Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.
Jesus veio para npos libertar da escravidão do pecado de Satanás.
só podemos entender o estado da humanidade a luz do que paulo diz: “ que nossa luta é contra principoados e potestades”. Isso nos ajudar a entender como viemos parar aqui, e o que nos espera nesse mundo. As escrituras não somente afirmam que estamos numa batalha com esse inimigo feroz, ela nos dá as ferramnetas para sermos mais que vencedores.
estamos lutando “contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Temos que enfrentar as “ Ciladas do Diabo”, mas não somos deixados sozinhos, podemos ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" podemos nos “Revesti de toda a armadura de Deus’ e nos fim ficarmos “firmes contra as ciladas do diabo”.
DESCRIÇAÕ DO INIMIGO
DESCONhecer nosso inimigo é fatal; a falta de preparo é loucura
DIABO
SATANAS, BELZEBU, BELIAL, O MALIGNO, INIQUO,O VALENTE ARMADO...
ELE É UM SER PESSOAL; MAIS Forte, mais sabio, mas perspecaz que o homem; porém não é divino;
não há lugar aqui para o falso ensino do DUALISMO...
de fato satanas tem poder:
Ephesians 2:2 ARA
nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
2 Corinthians 4:3–4 ARA
Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
quando as escrituras afirmam que satanas é deus desse século faz referencia ao seu poder, sua autoridade, sua força…é um valente poderosamnete armado…por isso sua casa e tudo quanto tem esta em segurança.
Luke 11:21–22 ARA
Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.
1 Peter 5:8 ARA
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
a imagem de leão remete a sua força, seu bramido. em apocalipse é chamado de dragão vermelho..
Revelation 12:3–4 ARA
Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.
antiga serpente
Revelation 20:2 ARA
Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;
SATANAS É PODEROSO
QUAL SEU PROPOSITO?
DIABO significa caluniador; Satanas - adversário
Revelation 12:10 ARA
Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
ele éum adversário que se levanta contra nós, nosso opositor, condutor do exercito inimigo, ele é o tentador que vem nos tentar
Matthew 4:3 ARA
Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
Revelation 13:7 ARA
Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;
é vital saber que temos um inimigo sempre ativo e que luta contra nós;
ele é astuto, mentiroso
John 8:44 ARA
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
aqui em Ef 6 aprendemos que ele tem um reino, poder..nos igreja pelejamos contra este reino, contra este rei maligno, contra essa força real e organizada
PRINCIPADOS E POTESTADES
O Diabo não é um poder solitário. há esses seres malignos que obedecem as ordens de santanas.
contra os dominadores deste mundo tenebroso ou governadores das trevas deste mundo
isso mostra a extensão deste reino;
traz a ideia de poder para governar;
a palavra “mundo” subentende o mundo que esta fora do governo de Deus, o mundo que não se submete a Deus
ou alguém esta no mundo, sentido espiritual, ou esta no reino de DEus… a nossa guerra contra o mundo não se refere ao mundo fisico e sim a este mundo espiritual....
nossa preocupação é estar no “mundo” e não ser do “mundo”.
o mundo engloba essa maneira de viver sem Deus, que ignora Deus....
Ephesians 4:17–18 ARA
Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,
Ephesians 5:8 ARA
Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
aqui é dito não somente que as pessoas estão nas trevas, é dito que elas são trevas…TREVAS POR DENTRO, TREVAS POR FORA....ESSA É A CONDIÇÃO DO MUNDO
Colossians 1:13 ARA
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
É DESTE lugra tenebroso que |Deus tira seus filhos
devemos pensar sobre nós, como pessoas que foram tiradas das trevas…eramos escravos daquele poder cruel...
o próprio apostolo foi libertado na estrada de damasco...
Acts 26:16–18 ARA
Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
as pessoas sem Cristo estão nas trevas da ignorância; o mundo caido ignora Deus, a realidade espiritual. são cegos, nada sabem...
1 Corinthians 2:14 ARA
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
2 Corinthians 4:3–4 ARA
Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
eles não mpodem crer, sao escravo de satanas....que condição terrivel, nada sabem sobre Deus...
NADA SABEM SOBRE SI MESMOS
Nada sabem sobre a grandeza do homem, sua alma....
NADA SABEM SOBRE A MORTE, VIDA APÓS A MORTE
nada sabem do verdadeiro sentido da vida, o que vem depois da morte...
Hebrews 9:27 ARA
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,
zombam do cristianoismo, zombam de Deus, zombam da igreja…poque estao em trevas, nada sabem, foram cegados por satanas....
o mundo é governado por mentes entenebrecidas, rejeitam tudo que vem de Deus…suas leis, seus projetos....sãpo contra tudo aquilo qu é luz....
as trrevas amam o feio, o sujo, o profano.....
PORQUE O MUNDO ESTA ASSIM?
Related Media
See more
Related Sermons
See more