DEUS É BOM

Bondade de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

DEUS É BOM

Tudo o que Deus faz é bom

Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não  acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um servo que sempre o lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia: — Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom ! Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu servo, e uma fera da floresta atacou o Rei. O servo conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mindinho da mão direita.  O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este: — E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo. O servo respondeu: — Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem! O Rei, indignado com a resposta do servo, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fria do calabouço.  Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu que foi atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos aos seus deuses. Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de jubilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vitima, observou furioso: — Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso!  …….Falta-lhe um dedo! E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu servo e pediu que viesse em sua presença.  Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe: — Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve saber que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho no meu coração uma grande duvida: Se Deus e tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? ….Logo você, que tanto O defendeu!? O servo sorriu e disse: — Meu Rei, se eu estivesse junto consigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum!
Claro que este texto acaba por ser muito simplista quando vemos tantas coisas no nosso dia a dia.
Acredito que todos devemos ter a mesma ideia, com tanta informação, acabamos por ser bombardeados com tanto mal neste mundo.
Com tudo isso surge sempre a mesma questão que muitas vezes nos deixa sem resposta - Como Pode Deus Permitir Isto?
Encontramos as mais variadas histórias, mas, sempre existe um elemento comum uma crise existencial diante da dor ou do sofrimento, seja do próprio ou de outros. Para alguns, é um museu onde estão expostos centenas de crânios de inocentes mortos sob algum regime, para outros, é uma foto de uma mãe morrendo de fome com seu filho já morto nos braços. Para outros ainda, pode ser a ala de oncologia pediátrica. O fato é que essas duras realidades nos levam a questionar se Deus é bom ou se é Todo-poderoso.
Então deparamo-nos com um dilema humano ou ele não consegue impedir que estas coisas aconteçam, e por isso é um deus fraco, ou ele quer que isto aconteça, portanto, é um deus mau.
Quando apresentado assim somos levados a crer que existe uma contradição, no entanto temos que ter cuidado com as palavras usadas.
Contradição seria dizer que Jesus é Deus e ao mesmo tempo afirmar que Ele não é Deus.
Para o abordado anteriormente é mais um caso de ANTINOMIAS.
Antinomias são definidas assim por J. I. Packer:
“Dá-se uma antinomia quando dois princípios são postos lado a lado, aparentemente irreconciliáveis, mas ambos inegáveis. Existem razões convincentes para que se creia em ambos; cada qual repousa sobre evidência clara e sólida; mas é um mistério que ambas as afirmações possam estar em harmonia um com o outro.”
Encontramos semelhante entre a verdade e a mentira, sabemos que elas existem e caminham juntas neste mundo, não existe reconciliação entre ambas, mas são inegáveis que existem.
A realidade é que quando o pecado entrou no mundo, o homem em todas as áreas foi afetado, no seu relacionamento com Deus, na forma de se relacionar com o outro e até com ele próprio.
-Relacionamento com Deus: O homem constantemente tem buscado ser independente, desde Adão e Eva o homem sempre mostrou desejo de ser como Deus.
-Relacionamento com os outros: Não existe preocupação com o próximo na generalidade e para não ir muito longe basta ver que os mais ricos cada vez estragam mais e os mais pobres cada vez são mais e mais necessitados. Ideias como o enriquecimento ilícito provocam um empobrecimento ilícito.
-Relacionamento consigo próprio: Não preciso dizer a quantidade de atrocidades que muitos cometem com seus corpos, Vícios buscando o prazer imediato.
A percepção da realidade foi adulterada.
No meio de um mundo que tem posto os óculos do pecado, como conseguir ver que Deus é bom?
Existiu um homem que foi a Deus e fez as suas queixas, como humano que era os seus olhos viam o mesmo que nós e em resposta Deus o torna ainda mais pequeno.
Job 38:1–12 NVI
1 Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade e disse: 2 “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento? 3 Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá. 4 “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto. 5 Quem marcou os limites das suas dimensões? Talvez você saiba! E quem estendeu sobre ela a linha de medir? 6 E os seus fundamentos, sobre o que foram postos? E quem colocou sua pedra de esquina, 7 enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam? 8 “Quem represou o mar pondo-lhe portas, quando ele irrompeu do ventre materno, 9 quando o vesti de nuvens e em densas trevas o envolvi, 10 quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras, 11 quando eu lhe disse: Até aqui você pode vir, além deste ponto não; aqui faço parar suas ondas orgulhosas? 12 “Você já deu ordens à manhã ou mostrou à alvorada o seu lugar,
Quero deixar então 3 pontos que desde a antiguidade nos revelam a bondade, amor e misericórdia de Deus, sem que Ele tivesse que fazer qualquer uma dessas ações.
Deus criou o Universo
Encontramos a descrição da criação do mundo em Genesis 1, vemos a forma sublime como Deus arquitetou, planeou e executou uma sequencia lógica toda a criação.
Na passagem de Jó Deus lembra que foi ele quem criou, sem que o homem tivesse capacidade sequer de opinar de tão limitado que é e na altura nem existia.
Job 38:4 NVI
4 “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.
Esta é das passagens que se fosse comigo eu caía para o lado, lembro-me de como o meu pai me dizia quando eu era uma criança ou adolescente. “ meu menino vem cá, vamos cá ter uma conversa de homens...”
Deus não foi criado para ser tratado como qualquer criatura, mas, é O CRIADOR. Deus não está na criação apesar da criação revelar a Sua Glória.
Psalm 19:1 BEARA
1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Com isto vemos que Deus criou o universo porque assim desejou, e quando criou o homem ele o coloca como maior beneficiário da obra das Suas mãos. e assim o homem contemplasse a obra de Deus e rendesse honra e glória a Deus.
Deus criou o Universo
Deus confere liberdade ao homem
Na descrição que vemos em Jó 38, vemos que Deus estabelece os limites para toda a natureza sem margem de decisão, excepto ao homem.
Job 38:2 NVI
2 “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?
A narrativa de dizerem que Deus não existe, utilizando todas e mais algumas estratégias vão aumentando. O uso de justificativas tendo em conta o sofrimento que vemos buscam mostrar que se Deus existe e é Bom e Todo-Poderoso acaba por ser uma contradição.
-Dizem que se Deus não consegue impedir então é porque é um deus fraco.
-Dizem que se ele quer que isso aconteça, portanto, é um deus mau.
Deus não é um ditador, nem criou o homem para ser uma marioneta, Ele deseja que o homem o busque de todo o coração com o desejo de GLORIFICAR o criador dos seus e da terra.
O maior simbolo da liberdade de escolha dada ao homem a arvore do conhecimento do bem e do mal.
Genesis 2:9 BEARA
9 Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Genesis 2:16–17 BEARA
16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
-Dizem que se Deus não consegue impedir então é porque é um deus fraco.
-Dizem que se ele quer que isso aconteça, portanto, é um deus mau.
Néscios, não sabem o que dizem, não sabem o que Deus fez no tempo de Noé ou o que fez em Sodoma e Gomorra. Genesis 18 e 19
Deus não muda nos seus planos por qualquer propósito humano e não deixará de ser poderoso e santo no seu agir
Deus criou o Universo
Deus confere liberdade ao homem
Deus traçou o caminho para a Salvação
John 16:33 BEARA
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Quando vemos em Gênesis as palavras de Deus para Adão e Eva como as entendemos?
Deus estabeleceu os limites e as consequências das infrações e o homem era conhecedor, ainda hoje o homem conhece, mas, o pecado afeta a integridade do homem e por isso se dão as concupiscências da carne.
1 John 2:16 BEARA
16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
e porque o homem obscurecido pelo pecado não conseguia ver além das nuvens a glória de Deus Ele envia a Jesus para restabelecer a comunhão com todo aquele que Nele crê
Acts 4:5–12 BEARA
5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos e os escribas 6 com o sumo sacerdote Anás, Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da linhagem do sumo sacerdote; 7 e, pondo-os perante eles, os argüiram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8 Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos, 9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, 10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. 11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Aquele que muitos dizem que não é bom, chegando mesmo a dizer que não existe, não poupou de uma tamanha injustiça ao enviar a Jesus Cristo Seu Filho bendito para remissão dos pecados de todo aquele que o invoca com um coração arrependido.
Jó quando foi abanado por Deus diz o seguinte
Job 40:3–5 BEARA
3 Então, Jó respondeu ao Senhor e disse: 4 Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. 5 Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei.
e termina a dizer
Job 42:1–5 BEARA
1 Então, respondeu Jó ao Senhor: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. 4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.
CONCLUSÃO
Deus é como aquele filho que nós só sabemos que temos quando algo se parte em nossa casa, ouvimos algo a cair e pelo som partiu-se, ouvimos lá do fundo eu não fui eu também não e como até aquele momento só nos lembramos de ter 2 filhos é nesse preciso momento que nos vem á memória o terceiro ao qual amavelmente demos o nome de ninguém.
Deus é Bom!! Só para nós sermos livres Deus suporta as afrontas e todas as negações, para que mostre toda a Sua Glória e o Seu tremendo Amor.
Deus é Bom!! preparou todo um universo perfeito e funcional para nos presentear e no fim de tudo, nós cheios de arrogância negamos o Seu amor, e questionamos a Sua existência... exigimos a herança do pai mas queremos viver da nossa maneira.... só queremos encher-nos com o pão mas não estamos interessados em conhecer quem nos supre as necessidades.....
Perdoa-me Senhor quando passo o tempo a reclamar insatisfeita com tudo comigo própria em vez de dar glória por quem tu és o Senhor é o meu pastor Ele não me faltará!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more