Isaias 6

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Texto Base

Isaiah 6 NAA
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça. Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma pinça. Com a brasa tocou a minha boca e disse: — Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: — Eis-me aqui, envia-me a mim. Então ele disse: — Vá e diga a este povo: “Ouçam; ouçam, mas sem entender. Vejam; vejam, mas sem perceber.” Torne insensível o coração deste povo, endureça-lhes os ouvidos e feche os olhos deles, para que não venham a ver com os olhos, ouvir com os ouvidos e entender com o coração, e se convertam, e sejam curados. Então eu perguntei: “Até quando, Senhor?” Ele respondeu: “Até que as cidades estejam em ruínas e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores e a terra esteja em ruínas e devastada, e o Senhor afaste dela o povo, e no meio da terra sejam muitos os lugares abandonados. Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como o terebinto e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco, assim a santa semente será o seu toco.”

Introdução

O livro de Isaías é o livro com mais cópias dos textos originais encontrados em toda a bíblia, ele foi escrito pelo próprio Isaias no período da destruição da Samaria provocada pela Assíria, essa época também é chamada de exílio assírio. O livro de Isaías é o texto que mais tem referências cruzadas em toda a bíblia e é o profeta mais citado no novo testamento!
De todos os livros do antigo testamento, este é o livro que mais fala sobre a figura do Messias e eu particularmente gosto da forma que Alec Montyer divide os temas do livro de Isaias, ele diz que entre os capítulos 1 ao 37 o livro fala sobre o rei messiânico, do 38 ao 55 do servo sofredor e do 56 ao 66 do Conquistador Ungido.
E cada uma dessas apresentações messiânicas, seja o Rei, o Servo ou o Conquistador, abração igualmente Israel e o mundo gentio. Sempre que o livro trata sobre a restauração de Israel, ele trata conjuntamente sobre a benção para todas as nações! É um movimento cíclico que inícia sempre em Israel mas se expande para todos os povos.
Esse é o livro do enigma messiânico que nasce da linhagem de Davi (Is 11.1) mas também é a raiz da qual brota Davi (Is 11.10), o Deus poderoso (Is 9.6), esse servo possui um ancestral e aparência humanos (Is 53.2) e teve a experiência comum da rejeição (Is 53.3), uma provação de sofrimento mais do que qualquer outro (Is 50.6; 52.14) mas ele também era o braço do senhor, o proprio senhor presente em forma visível na ação salvífica (Is 53.1; 51.9; 52.10). O braço do senhor aparece na sequência do Conquistador Ungido (Is 59.16) como o senhor mesmo usando a vestimenta simbólica de sua capacidade para execução de sua justiça e da obra de salvação e compromisso com elas. Mas as ventimentas na verdade são passadas para o ungido (Is 61.10) e é sua justiça, vingança e redenção que são finalmente executadas (Is 63.1, 4) a sequência que começa com o braço do senhor, termina com o braço do conquistador (Is 63.5).
Digo tudo isso para mostrar o quão rico de detalhes é esse livro, se removermos Isaías da Bíblia é bem provável que junto com ele removeremos todas as bases que compravam que Cristo Jesus é o Messias esperado, se moisés é o apse do pentateuco, Isaías é o apse da profecia!
E hoje nesse capítulo de Isaías 6 vamos ver o que Deus tem para nos ensinar sobre a vida e o ministério desse profeta e como isso é tão vital para nosso ministério e cristianismo!
Nós não estamos diante de qualquer capítulo da bíblia, estamos diante do capítulo de conclamação do profeta Isaías ao seu ofício profético! Os três principais profetas do antigo testamento (Isaias, Jeremias e Ezequiel) antes de iníciar seu ministério profético tiveram experiências inesquecíveis com Deus, visões que marcaram um antes e um depois do seu ministério!

Desenvolvimento

Is 6 1-4 “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo:
“Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Ref em Ap 4.8)
Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça.” (Ref Ap15.8)
Esse é o capítulo do chamado de Isaías e essa é a visão que ele tem (Explicar e imaginar a visão nos dias de hoje)
Falar sobre os serafins e suas 6 asas:
Duas cobrem o rosto: Eles não olham para Deus devido a tamanha santidade, porém nunca deixam de ouvir a voz de Deus
Duas eles vooam
Duas cobrem seus pés: Uma declaração de que não andam onde querem, mas onde a voz que ouviram mandou, é um protesto dizendo “não andamos de acordo a nossos caminhos, mas ouvimos o que Ele diz e andamos conforme a sua voz”.
Falar sobre o clamor deles! Depois de verem a altura de Deus e o pequeno nível deles, não se atrevem a falar mais nada além de “santo, santo, santo”
Clamor global: perceba que não é algo dito ao vento mas proclamado um para o outro, é uma comunidade que vive de acordo a um único propósito: fechar seus olhos para tudo, mutar as vontades de andar por seus próprios caminhos e somente ouvir a Deus e responder dando a ele a glória acima de tudo e todos.
Falar sobre os umbrais e a casa cheia de fumaça!
Is 6.5-7 “Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!
Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma pinça. Com a brasa tocou a minha boca e disse: — Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado.”
A primeira resposta de Isaias, o que é necessário, o que acontece para ele chegar a essa resposta:
Isaías tem 3 falas nesse capítulo e todas elas na verdade são um grito (wa’omar), essa primeira em específico é sobre o como ele se vê perante a tal gloriosa majestade que ele esta observando, ele não se sente digno de estar diante dessa imagem e diz Aí de mim!
O pecado de Isaías segundo o antigo testamento é praticamente o pecado mais leve que existe. Vários pecados do antigo testamento tinham punições, mas labios impuros não é um desses. Muito pelo contrário, ele nem era punido, era considerado um pecado levíssimo, isso mostra como mesmo o menor de todos os pecados não pode coabitar com a presença gloriosa de Deus sem arrependimento!
Essa é uma das primeiras coisas que perdemos, não estamos vendo a glória de Deus, porque ainda estamos muito achando que nossas atitudes ainda são muito boas comparada com a dos demais, mas quando comparamos com a de Deus até o menor dos pecados nos deixa distantes de viver uma vida de glória!
Quando vemos um vislumbre da glória de Deus, não temos que comparar nossos estado com o do próximo porque o orgulho vai tomar lugar, temos que comparar nossos estado com o de Deus então um coração humilhado vai vir a tona.
A resposta do serafim trazendo a brasa
Quando reconhecemos nosso estado Deus sempre será fiel e justo para nos limpar, mas jamais habitaremos na glória dele enquanto não dermos esse passo
Ele nos limpa especificamente daquilo que estamos errando, precisamos submeter todos os nossos pecados a Deus, aqui Isaías percebeu que seus lábios eram impuros então seus lábios foram purificados!
O que você precisa confessar nessa noite para que uma brasa viva te purifique? O que está ofuscando a imagem de Deus para você? O que tem te afastado da glória de Deus?
Is 6.8-10 “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi:
— Eis-me aqui, envia-me a mim.
Então ele disse:
— Vá e diga a este povo:
“Ouçam; ouçam, mas sem entender. Vejam; vejam, mas sem perceber.” Torne insensível o coração deste povo, endureça-lhes os ouvidos e feche os olhos deles, para que não venham a ver com os olhos, ouvir com os ouvidos e entender com o coração, e se convertam, e sejam curados.”
A segunda resposta de Isaías depende da primeira!
Quando temos um encontro com a glória de Deus e somos capazes de deixar que essa glória transtorne nosso ser e respondemos de acordo com o estado que estamos, entao ele nos purifica e agora estamos aptos a responder “eis-me aqui”
Nosso problema muitas vezes é querer pular a parte de “ai de mim” e ir direto para o “envia-me”
Deus prefere muito mais um coração contrito do que um coração disposto mas orgulhoso!
A resposta de Deus sobre a missão
Quando nosso coração reconhece nosso estado, estamos aptos para poder viver nosso chamado, aí e somente aí então recebemos a resposta sobre o que fazer
Um coração que é disposto, mas não é contrito, sempre vai viver um chamado próprio achando que é de Deus, mas o coração humilde naturalmente encontrará disposição para qualquer missão que Deus quiser lhe dar.
Is 6.11-13 “Então eu perguntei: “Até quando, Senhor?”
Ele respondeu:
“Até que as cidades estejam em ruínas e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores e a terra esteja em ruínas e devastada, e o Senhor afaste dela o povo, e no meio da terra sejam muitos os lugares abandonados. Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como o terebinto e como o carvalho, dos quais, depois de derrubados, ainda fica o toco, assim a santa semente será o seu toco.”
A terceira resposta de Isaías é uma dúdiva sobre o seu chamado
Isaías não tem duvida sobre o que fazer, nem sobre a mensagem em sí, ele só tem uma única dúvida: Existe algum momento em que vou parar de proclamar essa mensagem?
Isso nos mostra sobre como devemos reagir com o que Deus coloca em nossas mãos, não é sobre o que ele coloca, pode ser que ele coloque algo que a primeira vista não é prazeroso, mas a questão não é sobre o desejo do chamado mas sobre a duração. Nossa preocupação não tem que ser com a mensagem mas com a entrega!
No final, existirá uma santa semente
Deus não mostra a Isaías o prazo final, mas ele diz que no final tudo vai dar certo! Diante do chamado de Deus devemos fazer, fazer e fazer até chegue a hora que olharemos para aquilo e veremos a semente santa brotando
Deus diz que arvores foram cortadas, coisas cairam, mas no final, sempre no final o eterno permanece!
Devemos responder de acordo a tudo isso, mas como?
Aplicações finais
Primeiramente Deus nos impacta com sua gloria, como reacionaremos a ela? Nos dobraremos ou seremos orgulhosos? Seremos capazes de conceber o divino lugar e nosso lugar inferior?
Depois de nos dobrarmos por reconhecermos nossa pequenez o próprio Deus falará ao nosso coração, um coração humilde é o primeiro passo para um coração preparado
Quando ele falar ao nosso coração, nenhum peso será demais, porque a imagem da glória de Deus já nos transformou e nos impactou com tudo, estamos humilhados, agora fica fácil dizer "eis-me aqui, envia-me a mim”, mas Deus só envia quem primeiro o reconhece em seu santíssimo lugar.
Agora diante dele, Ele nos dará sua missão, a melhor missão da face da terra! A mensagem do próprio Deus, não fuja da mensagem de Deus, não queira escolher a mensagem que mais te agrada, mas flua, viva e frutifique naquilo que a glória de Deus causou em seu coração. Não mascare a mensagem, engula ela, respire ela, não adianta fugir do lugar que Deus te colocou, não adianta trocar a mensagem se ele já te pegou com sua glória, não corra não se esconda, assim como Isaías grite “Eis-me aqui, envia-me”
Mas até quando é essa vida?? Até quando durará a mensagem? Até quando o ministério? Até que brote, até que frutifique, até que das cinzas renasça, até que do toco venha uma semente santa e seu propósito seja cumprido! Até que ele venha!!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more