O Pecado Imperdoável

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 68 views

Existe um pecado que os teólogos chamam de pecado imperdoável. Precisamos ser avisados. Precisamos ter cuidado. Precisamos examinar a Palavra de Deus, para descobrir, antes de tudo, o que é o pecado imperdoável; em segundo lugar, quais são os resultados de cometer este pecado; e, terceiro, o que podemos fazer para nunca cometer o pecado imperdoável. 08/06/2023

Notes
Transcript

Mateus 12:31

Intro:
Illus.
Na Escócia, há muitos anos, havia um homem caminhando na praia. Na Escócia, a maré sobe muito rápido e muito cheia. De um lado estava o oceano. Do outro lado, havia penhascos imponentes, quase impossíveis de escalar sem uma escada ou ajuda. Quando esse homem estava caminhando pela praia, porque a maré havia baixado, ele chegou a um marco, uma placa. Essa placa dizia: "Não vá além deste ponto. Se o fizer, não terá tempo suficiente para voltar antes que a maré suba".
Bem, ele desconsiderou esse sinal, achando que poderia andar mais rápido ou fugir de qualquer maré que viesse. Mas, então, a maré começou a subir e a molhar seus pés. Ele se virou e voltou para os penhascos, mas havia calculado mal a distância. Não havia dado atenção ao sinal. Então, a água começou a molhar seus joelhos e sua cintura, e ele começou a se debater. E quando chegou ao penhasco, tentou subir. Havia pessoas que estavam observando e tentaram chegar até ele, mas não conseguiram ajudá-lo. Então, uma grande onda veio e o arrastou para dentro do mar. E os espectadores tragicamente o viram morrer. Tragicamente. Por quê? Porque ele havia ultrapassado o limite. Ele havia ultrapassado o ponto de não retorno.
Nosso Senhor nos fala sobre algo semelhante no mundo espiritual. Em Mateus, capítulo 12 e versículo 31, Ele faz uma das advertências mais solenes de toda a Bíblia. Eis o que Ele diz:
Matthew 12:31 (NVI)

Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

De acordo com essas palavras solenes do Senhor Jesus Cristo, há um pecado que, se alguém o cometer, nunca, nunca, nunca será perdoado.
Haverá um momento, não sabemos quando,
Um ponto que não sabemos onde,
Isso marca o destino dos homens
Para a glória ou para o desespero.
Há uma linha a nossa frente que não pode ser vista,
Ela passa todos os caminhos;
Ela e O limite oculto entre
A paciência de Deus e sua ira.
-JOSEPH ADDISON ALEXANDER
Se você cruzar essa linha, estará irremediavelmente perdido. Você nunca mais poderá ser salvo: nem neste mundo - obviamente - nem no mundo vindouro.
Há um pecado que os teólogos chamam de pecado imperdoável.
Agora, se existe um pecado que é imperdoável, que nunca pode ser perdoado, entao, todos nos precisamos ser informados sobre ele. Precisamos ser avisados. Precisamos ser cuidadosos. Quero que você preste muita atenção, ao examinarmos a Palavra de Deus, para descobrir, em primeiro lugar, o que é o pecado imperdoável; em segundo lugar, quais são os resultados de cometer esse pecado; e, em terceiro lugar, o que podemos fazer para jamais cometer o pecado imperdoável.

I. O que é o pecado imperdoável?

O que é o pecado imperdoável? Bem, antes de tudo, vamos esclarecer o que ele não é.
pecado imperdoável...

A. Não é um pecado moral

Não se trata de um pecado moral. Não é, por exemplo, adultério, fornicação, perversão sexual, assassinato, estupro, roubo, suicidio - não é um pecado moral.
Todos esses pecados são terríveis e horríveis e, a menos que sejam perdoados, de fato condenarão a alma.
Mas, graças a Deus, eles podem ser perdoados. E a Bíblia diz que o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado (1 João 1:7). Aleluia por isso! Toda mancha, todo borrão, toda mácula que já passou pela alma humana pode ser lavada pelo sangue de Jesus Cristo!
Ill. O jovem cristao que foi assaltado...
Jesus é Aquele cujo sangue lava, purifica e torna mais branco do que a neve.
"Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve" - Isa. 1:18 “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve;
Graças a Deus por isso. O pecado imperdoável Não se trata de um pecado moral.
O pecado imperdoável

B. Não é um pecado intelectual

Não é um pecado intelectual. Você pode pensar que, talvez o pecado imperdoável seja a incredulidade". Mas Não é, a incredulidade pode ser perdoada.
Deixar de acreditar em Deus não o condenará, se você se arrepender e acreditar.
Jesus orou por aqueles que O crucificaram: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).
Algumas pessoas, por ignorância, blasfemam contra o Senhor Jesus Cristo e dizem que Ele não é o Filho de Deus: "Ele é um impostor; Ele foi uma fraude".
Elas não sabem da verdade. Então eles aprendem melhor e são salvos. O apóstolo Paulo era um desses. Todo mundo é incrédulo antes de se tornar crente.
Portanto, a incredulidade - embora, se você persistir nessa incredulidade, ela o arrastara para o inferno - mas a incredulidade não é um pecado imperdoável.
O pecado imperdoável

C. Não é um pecado verbal

"Bem", alguém diz, "então talvez seja algum pecado verbal. Talvez seja algum juramento horrível que você possa fazer, especialmente se disser algo sobre o Espírito Santo".
Algumas pessoas acham que você pode amaldiçoar Deus, o Pai, e isso pode ser perdoado; ou você pode amaldiçoar Deus, o Filho, e isso pode ser perdoado; mas não amaldiçoe Deus, o Espírito Santo.
Bem, amigo, se você tiver um mínimo, uma pontinha de um pingo, de bom senso, não amaldiçoe Deus, o Pai, o Filho ou o Espírito Santo.
Amaldiçoar um é amaldiçoar o outro, porque eles são um em três.
A Bíblia diz: "O Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" Exo 20:7 ““Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.”
E se você tomar o nome de Deus Pai, Filho ou Espírito Santo e com seus lábios fazer algum juramento vil, você cometeu um pecado horrível e grave.
Você enfrentará esse pecado no julgamento, a menos que ele seja perdoado. Mas ele pode ser perdoado.
O pecado imperdoável

D. É a blasfêmia contra o Espírito Santo

O que é o pecado imperdoável? Nosso Senhor o chama de blasfêmia contra o Espírito Santo. Vejam isso aqui novamente. Ele diz aqui, no versículo 31:
Matt.12:31 “Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.”
Blasfemar significa "falar intencionalmente de forma ofensiva contra alguém, difamar o caráter, a reputação e as intenções de alguém". Isso é blasfêmia.
Agora você pode blasfemar contra Deus, o Pai, e ser perdoado. Você pode blasfemar contra Deus, o Filho, e ser perdoado. Mas você não pode blasfemar contra o Espírito Santo e ser perdoado. Por que ? Um é mais importante do que o outro? Claro que não!
Mas é o trabalho do Espírito Santo que tornam o pecado diferente.
O que o Espírito Santo faz? O Espírito Santo de Deus é Aquele que abre seu entendimento.
O Espírito Santo de Deus é Aquele que dá luz.
Deus, o Pai, enviou o Filho. O Filho, o Senhor Jesus, veio voluntariamente e morreu em agonia e derramou seu sangue por nossos pecados.
Mas Deus, o Espírito Santo, é Aquele que ajuda você a entender isso.
Essa é a razão pela qual, quando oro, como fiz esta manhã, antes de vir para cá, digo: "Oh, Deus, dê-me poder, dê-me unção, dê-me a capacidade de tornar a mensagem clara, porque não posso fazer isso sozinho.
"Tudo o que eu puder convencê-lo a fazer, outra pessoa pode convencê-lo a não fazer".
Você precisa que o Espírito Santo de Deus fale com você. Portanto, minha oração é que isso se cumpra na Palavra das Escrituras:
Acts 5:32 “Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.”
Minha oração é que, quando eu pregar para você, o Espírito Santo diga ao seu coração: "Amém, é isso mesmo; o que ele está dizendo é verdade".
O Espírito Santo é Aquele que abre o entendimento.
O Espírito Santo é Aquele que dá luz.
O Espírito Santo é Aquele que revela a verdade.
Portanto, quando o Espírito Santo está agindo, você não pode mais alegar ignorância.
Quando o Espírito Santo está agindo, há luz. E onde há luz, há responsabilidade.
Ouça com atenção. Quando o dia do julgamento de Deus chegar, o julgamento não sera primariamente por pecado cometido; sera primariamente sobre a luz que foi rejeitada. A luz rejeitada.
Deus julgará as pessoas, não principalmente pelo pecado que você cometeu - embora você mereça ser julgado por isso - mas o julgamento é, antes de tudo, um julgamento, porque você pecou contra a luz.
John 3:19 “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.”

II. O Pecado dos Fariseus

Acho que posso ilustrar isso se lhes apresentar um episódio que aconteceu pouco antes de Jesus fazer essa advertência solene. Dê uma olhada, no capítulo 12, versículo 22.
Assim, você terá uma ideia do cenário que levou o Senhor Jesus Cristo a fazer essa advertência.
Matt.12:22-31 “Depois disso, levaram-lhe um endemoninhado que era cego e mudo, - -
Obviamente, nem toda pessoa cega tem um demônio, e nem toda pessoa que não fala tem um demônio. Mas esse homem tinha. Ele estava possuído por um demônio. Ele era cego e mudo -
e Jesus o curou, de modo que ele pôde falar e ver. Todo o povo ficou atônito e disse: “Não será este o Filho de Davi?”
a frase "Filho de Davi", quer dizer: Messias ="Não é este o Messias, o Filho de Davi?
Mas quando os fariseus ouviram isso,
-Agora, quem eram os fariseus? Os fariseus eram os líderes religiosos daquela época, cheios de pompa e orgulho. Os fariseus eram os líderes religiosos que se preocupavam com a aparência e não com a substância. Eles tinham uma forma de piedade, mas negavam o seu poder.
(2 Tim.3.5 “tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.” )
disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios”. Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, subsistirá seu reino? E se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos serão juízes sobre vocês. Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus. “Ou, como alguém pode entrar na casa do homem forte e levar dali seus bens, sem antes amarrá-lo? Só então poderá roubar a casa dele.
30 “Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha. 31 Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
Aqui está um homem. Ele é cego. Ele é mudo. Está possuído por demônios. Eles o levam a Jesus Cristo. E Jesus, com a unção do Espírito Santo de Deus sobre sua vida, realiza um milagre.
Foi um milagre óbvio. Quero dizer, ele era um homem cego - e agora ele vê. Aqui está um homem que não podia falar - e agora ele está falando. Não há como negar isso. Assim, os fariseus estavam lá e viram as multidões se voltando-se para Jesus. Elas estavam ouvindo o Espírito Santo de Deus. E disseram: "Não é este o filho de Davi? Não é este o Messias?" E viram as multidões deixando-os e começando a seguir o Senhor Jesus Cristo por causa do milagre que havia sido feito pelo Espírito de Deus. Eles não podiam negar o fato, então tentaram explicá-lo.
Então, aqui está o que eles disseram: "Oh, sim, claro. Com certeza. Sim. Ora, Ele expulsou os demônios desse homem. Com certeza Ele fez isso.
Mas, senhoras e senhores, ouçam-nos. Nós lhes diremos como Ele fez isso.
Ele o fez por Belzebu, o príncipe dos demônios".
O que eles estavam dizendo era: O próprio Jesus estava possuído por demônios; Jesus estava cheio do diabo.
E quando diziam isso, quando diziam que Ele expulsava os demônios por Belzebu, o príncipe dos demônios, essa era a coisa mais vil que poderiam dizer.
Quem era Belzebu? Vou lhe dizer quem era Belzebu. Os fenícios, que nos deram o alfabeto, um povo de marinheiros, um povo muito inteligente em muitos aspectos, tinham chegado ao fundo do poço no que diz respeito à depravação e à idolatria. Os fenícios tinham um deus que chamavam de Belzebu, e ele era o deus da sujeira, o deus da putrefação, o deus da decomposição, da imundice, do lodo e do lixo. Você diz: "Bem, por que alguém adoraria um deus como esse?" Bem, os fenícios, um povo muito observador, notavam que, quando havia uma carcaça de animal no chão e, depois de algum tempo, ela ficava inchada e começava a cheirar mal e a apodrecer, então, ipso facto, parecia-lhes que, milagrosamente, havia pequenos vermes brancos que começavam a trabalhar naquela sujeira. Bem, você sabe o que era: larvas, as larvas das moscas. As moscas vinham e se alimentavam daquilo e punham seus ovos microscópicos. Esses ovos se tornavam em larvas - as larvas - trabalhavam ali e, depois de algum tempo, surgiam as moscas. E os fenícios disseram: "Vejam só! Da podridão, do mau cheiro, da sujeira, surge a vida! Portanto, a vida surge da sujeira!"
E assim começaram a adorar o deus da sujeira. E o nome que lhe deram foi Belzebu, o senhor das moscas. E era isso que eles adoravam. Para um judeu - e com razão - essa era a pior coisa que poderiam imaginar. Que estupidez! Como era ímpio adorar a imundície! Agora você sabe o que eles fizeram quando disseram isso a Jesus. Quer dizer, eles vasculharam todo o léxico de seu vocabulário para encontrar a pior coisa que poderiam encontrar. Eles disseram: "Ele é assim mesmo: Ele expulsa demônios pelo príncipe dos demônios, Belzebu".
E quando eles disseram isso, foi quando Jesus deu a advertência sobre o pecado imperdoável. 31 Por esse motivo eu lhes digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

A. Eles Pecaram Contra a Redenção

Agora, veja, o que eles fizeram? Bem, em primeiro lugar, eles pecaram contra a redenção e o amor.
Pergunto, o que o Senhor Jesus Cristo estava fazendo, afinal? Por que eles O odiavam tanto? Por que se opuseram a Ele? O que Ele estava fazendo de mal?
Abrir olhos cegos, soltar língua muda. O que Jesus estava fazendo? A Bíblia diz que Ele- Acts 10:38 “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.”
Diga-me, por que alguém não amaria Jesus? Por quê? Jesus é bom! Ele é maravilhoso! Quão bondoso e amoroso é o Senhor Jesus Cristo! Mas eles deram as costas a esse amor e a essa redenção.

B. Eles Pecaram Contra a Razão

Mas eles não apenas pecaram contra a redenção. Eles pecaram contra a razão. Eles diziam: "Ele expulsa os demônios pelo demônio".
Jesus, sabendo que você não se torna um fariseu por ser estúpido - essas pessoas eram educadas, eram o equivalente aos doutores de nossos dias - e Jesus disse: "Vocês dizem que eu expulsei demônios pelo príncipe dos demônios". Jesus disse: "Uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir" (Mateus 12:25).
Como Satanás pode expulsar Satanás? Ninguém trabalha para Satanás se trabalhar contra Satanás.
Se Satanás expulsar Satanás, sua casa cairá. Ele está trabalhando contra si mesmo.
Jesus está dizendo: "O que você está dizendo não faz sentido". Ninguém trabalha para Satanás levantando espíritos abatidos e curando corações partidos, redimindo os homens do pecado.
Era tão óbvio que Jesus não estava em conluio com o diabo. E eles podiam ver isso, a não ser pelo fato de que o pecado os havia feito cegar os olhos.
Não há ninguém tão cego quanto aqueles que se recusam a ver. - há muitas pessoas como esses fariseus que estão vivas hoje.
Alguns podem estar me ouvindo online, ou talvez você esteja aqui hoje, e peca contra a razão.
Você sabe o que é melhor, mas ainda assim recusa o Senhor Jesus Cristo. E dá uma razão boba que não se sustentaria em nenhum outro lugar.
Você diz: "Bem, eu não quero ser cristão, porque há muitos hipócritas na igreja".
Bem, isso não faz sentido. Sabe, há hipócritas em todas as áreas da vida. Alguns advogados são vigaristas.
Alguns médicos são charlatães. Mas você vai a advogados e médicos se precisar de um.
Algum dinheiro é falso. Mas você não jogou fora todo o seu dinheiro.
Alguns alimentos são venenosos. Mas você continua comendo.
Quero dizer, você sabe melhor do que isso.
Você sabe que todo hipócrita só prova o valor e a validade do verdadeiro.
Um hipócrita é um cristão falso. As pessoas não falsificam embalagens de chiclete. Elas falsificam notas de vinte dólares. Por quê? Porque é a falsificação que prova o valor e a validade do verdadeiro.
Você sabe disso, mas sua mente dá um motivo bobo: "Bem, eu não vou à igreja porque minha mãe me obrigou a ir quando eu era pequeno".
Aposto que ela também o obrigava a tomar banho. Então agora você parou de tomar banho - não é mesmo? - porque sua mãe o obrigava a tomar banho quando era pequeno.
O que estou tentando dizer é: "Perdoe-me, mas a sua desculpa é esfarrapada"// .
O que eles disseram a Jesus foi estúpido: que Ele, Satanás, expulsou Satanás. E Jesus lhes mostrou isso. Uma pessoa diz: "Bem, não vou ser um cristão, porque há muito do que abrir mão".
Ah? Bem, o que Deus pediu para você abrir mão? Somente aquilo que lhe fará mal.
"Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória. Não negará bem algum aos que andam na retidão" (Salmo 84:11).
Isso seria como dizer: "Eu gostaria de ser curado, mas odeio abrir mao do meu câncer".
Tudo o que Deus pede que você abandone é aquilo que o prejudica e o magoa. Deus ama você.

C. Eles Pecaram Contra a Revelação

As pessoas dão razões tolas. Elas pecaram contra a redenção. Ele era amor infinito. Elas pecaram contra a razão. O que elas fizeram não fazia sentido. Você poderia pecar contra a redenção e contra a razão e ser perdoado. Mas foi aqui que eles cometeram o grande erro: pecaram contra a revelação - pecaram contra a revelação.
Eles sabiam o que era melhor. Jesus disse que "é chegado a vós o reino de Deus" (Mateus 12:28).
Ele era o Rei. Ele estava no meio deles. Ele não só estava realizando milagres, mas o Espírito Santo de Deus estava falando ao coração deles - e eles pecaram contra a luz.
"E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (João 3:19).
Quando Deus vier para julgar Silver Spring, MD, DC, RJ, DF, etc. Deus não julgará as cidades, principalmente por causa dos pecados que elas cometeram, mas por causa da luz que foi rejeitada.
Você está em Mateus 12. Volte para Mateus 11. Veja, se quiser, em Mateus 11:23-24
Matt.11:23-24 “E você, Cafarnaum, - você já esteve em Cafarnaum? Cafarnaum era a cidade-sede de Jesus. Cafarnaum era a fivela do cinturão bíblico. Cafarnaum era o lugar onde Jesus havia feito seus milagres mais notáveis. Cafarnaum foi onde Jesus começou seu ministério público. Cafarnaum era uma cidade muito bem localizada. Tinha uma sinagoga maravilhosa e Jesus fala a Cafarnaum:
“E você, Cafarnaum, será elevada até ao céu? Não, você descerá até o Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. - sabe o que era Sodoma? Sodoma era aquela cidade perto do Mar Morto, de onde tiramos o nome de um dos pecados mais terríveis conhecidos pelo homem: a sodomia. Uma cidade vil e perversa. Deus destruiu Sodoma com fogo e enxofre. E as ruínas fumegantes de Sodoma são um testemunho eterno de como Ele se sente em relação a esse pecado. Mas Ele diz a Cafarnaum, essa cidade sede, essa fivela no cinturão da Bíblia onde Ele fez seus milagres -
Mas eu lhe afirmo .... "Cafarnaum... - que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você”.” (Mateus 11:23-24).
Como Deus vai julgar no Dia do Juízo? Não primariamente pelo pecado cometido, mas pela luz rejeitada.
Cafarnaum, assim como esta cidade, SS, MD, DC, TX, tinha tanta luz, tinha ouvido tanta verdade; mas pecaram contra a luz, taparam seus próprios olhos; e quando o fizeram, blasfemaram contra o Espírito Santo, que é o mensageiro da luz, que é Aquele que abre os olhos espiritualmente para que as pessoas possam ver.

III. As Consequências de Utrapassar o Limite

Agora, o que acontece quando uma pessoa comete esse pecado? Quais são as consequências de ultrapassar o limite, de dizer não a Deus até que o Espírito Santo de Deus seja tão insultado, tão ferido, que Ele deixe de contender e de falar a um coração humano?

A. Você Passa Viver no Engano

Bem, antes de tudo, Você Passa a viver no Engano. O pecado imperdoável tem grande poder de enganar. Uma das passagens mais aterrorizantes do NT está ligada e esse contexto:
2 Thes.2:11-12 Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.”
"Espere um minuto, pastor. Releia isso. Você leu errado. É o diabo que ilude as pessoas, não Deus".
Não, eu li certo. Eu li certo. Você leu certo - "or essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, - bem, por que Deus faria isso? - "a fim de que creiam na mentira..." -
"Bem, espere um minuto. Deus não quer que as pessoas acreditem em uma mentira. Isso é coisa de Satanás. Ele quer que as pessoas acreditem na verdade. Esse é Jesus".
Mas, de acordo com essa escritura, há uma causa que levou Deus a enviar o “poder sedutor” . Por quê? - "a fim de que creiam na mentira...:" - bem, vamos continuar a ler, e fica pior -
"para que “sejam condenados" -- Deus envia o engano, para que acreditassem em uma mentira-
Por quê? Bem, veja - "todos os que não creram na verdade..." - não é que eles não ouviram a verdade.
Eles recusaram a verdade. Eles - "não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça" (2 Tessalonicenses 2:11-12).
Agora, preste muita atenção. Nessa passagem das Escrituras, o oposto da verdade não é o erro; é a injustiça.
Veja, muitas vezes as pessoas pensam que a escolha é entre a verdade e o erro. Mas Não é.
Há pessoas aqui hoje que estão convencidas de que o que eu digo é verdade, mas ainda assim não entregam seu coração a Jesus Cristo.
Sabe por quê? Não é que elas não acreditem. É que eles não se submetem ao que acreditam.
Eles ouvem a verdade, mas não acreditam na verdade.
E por que não acreditam na verdade? Porque têm mais prazer na injustiça.
Portanto, eles se deparam com uma escolha. Se eu receber a verdade, isso significa que terei de mudar meu estilo de vida, porque a verdade tem certas exigências.
A verdade não é meramente interessante; ela é perturbadora.
Quando você ouve a verdade e obedece à verdade, ela muda sua vida.
Então, um homem diz: "Se eu obedecer à verdade, terei de deixar minha iniquidade.
Aqui está a verdade; aqui está o pecado. Eu escolho o meu pecado".
E quando ele faz isso, ele peca contra a luz e faz algo muito terrível, algo muito horrível: ele tem prazer na injustiça.
Ilustracao
Deixe-me ver se consigo ilustrar isso para você. Aqui está um homem que vem à igreja em uma manhã de domingo. O pastor provavelmente não prega o suficiente sobre o dízimo, mas ele sabe que deve pregar sobre o dízimo, porque ele tem que pregar todo o conselho de Deus. E assim, em um domingo, esse homem, que não é salvo, vai à igreja. Lá está o pastor, e ele prega sobre o dízimo. Esse homem começa a resmungar e a se irritar. E diz para si mesmo: "Dinheiro, dinheiro, dinheiro! Eles só falam de dinheiro! Eles só estão tentando conseguir o seu dinheiro naquela igreja!" Esse homem tem um deus. Seu deus é o ouro; seu credo é a ganância; e seu lema é: "Consiga tudo o que puder". Portanto, quando o pregador começa a falar sobre doação, ele toca no deus desse homem. Esse homem começa a se enfurecer e a dizer: "Não vou voltar" - ah, esqueci de lhe contar. Ele estava lá há um ano, quando o pregador pregou sobre o dízimo. E o diabo disse: "Agora é hora de você voltar. Ele vai pregar de novo um ano depois". Agora ele sabe melhor. Ele nunca para para perguntar: "Isso é verdade?" Ele nunca para para perguntar: "O pregador está pregando a Palavra de Deus?" Ele nunca para para perguntar sobre isso. Não. Ele não quer saber. Assim, ele se depara com a verdade e a injustiça, que nesse lugar é a ganância. Então, ele sai, murmurando dizendo que nunca mais voltará.
Alguns meses depois, ele está sentado em casa no domingo de manhã. A esposa e os filhos foram à igreja. Ele estava sentado assistindo TV quando alguém bate na porta. São duas das Falsas Testemunhas de Jeová. Eles dizem: "Estamos aqui para lhe dizer que não existe inferno". Ele diz: "Entre, entre". Ele ouve e acredita em uma mentira.
Você diz: "Bem, ele foi sincero". Ele foi sinceramente errado, ele tem sobre ele, “um poder sedutor, a fim de que creia na mentira para que seja condenado”, Por quê? Porque ele nunca ouviu a verdade? Não. Porque ele ouviu a verdade mas ele escolheu seu pecado podre em vez da verdade.
2 Thes.2:11-12 Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.”
Estou convencido de que muitos dos que um dia tiveram conosco mas hoje estão nas Seitas da Nova Era, muitas pessoas que estão em todos esses tipos de crenças estranhas e bizarras, estão lá porque, quando ouviram a verdade, recusaram a verdade.
Elas tiveram prazer em seu pecado, seguiram seu pecado; e a bagagem de seu pecado é o ilusão, e as mentiras.
Mas é o próprio pecado que os leva a carregar essa bagagem. Eles pecam contra a luz. Quando um homem faz isso, ele cruza o limite que separa o homem da graca e do juizo eterno. E ele nunca mais poderá ser salvo.

Conclusão

Onde está esse ponto? Onde está o ponto em que um homem cruza o limite? Eu não sei.
Mas, diante de todo homem não salvo, há um ponto sem retorno. E se você sente algum desejo de vir a Jesus Cristo, deve fazê-lo imediatamente!
Você diz: "Pastor, eu achava que se uma pessoa cometesse o pecado imperdoável, ela seria atormentada dia e noite".
Não, você está errado. Ele estará em perfeita calma. Não se preocupará nem um pouco com isso.
Se você está preocupado com o fato de ter cometido o pecado imperdoável, graças a Deus, você não cometeu.
Se quiser ser salvo, você pode ser salvo. "Pastor, acho que cometi o pecado imperdoável. Há esperança para mim?" Com certeza! Se você quiser ser salvo, venha.
Quem quiser pode vir.
Quando você comete o pecado imperdoável, não há mais vontade de querer, porque é o Espírito Santo de Deus que trabalha em você para atraí-lo a Jesus Cristo.
Se você tem o desejo de vir a Jesus, venha hoje; e eu lhe prometo, com a autoridade da Palavra de Deus, que Ele o salvará.
Related Media
See more
Related Sermons
See more