Igreja, uma Família para Pertencer (Ef 2.19-22)

Ame Sua Igreja Local  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 305 views
Notes
Transcript

Introdução

[Ilustração] Pr. Tony Merida e a esposa adotaram cinco crianças: quatro ucranianas e uma etíope. Joshua, o filho etíope, aos cinco anos, passou o primeiro natal em família. A família viajou para a casa dos avós de Joshua. Quando entraram na casa, Joshua segurava a mão de seu pai, observando todos aqueles primos, tios e avôs. Ao vê-los, Joshua olhou para seu pai e lhe perguntou: “Papai, essas pessoas todas são nossa família?”.
Tony respondeu: “sim, filho, todas elas são nossa família”.
Da mesma forma, sempre que participamos dos encontros da igreja, sejam eles pequenos ou grandes, podemos dizer sobre nossos irmãos na fé: “todas essas pessoas são nossa família”.
Claro, nenhuma família é perfeita. Quem aqui tem algum parente difícil de amar? Na igreja também não é diferente. Você pode até mesmo ser uma dessas pessoas de vez em quando. Quer uma prova de que as igrejas também são assim? Leia as cartas de Paulo e verá quantas pessoas difíceis havia em cada uma delas.
Mas a lição que Joshua aprendeu em seu primeiro natal é a seguinte: quando adotado, você recebe uma nova família. E a igreja é exatamente isso: ao sermos adotados por Deus, passamos a fazer parte da família da fé.
Verdade é que todos nós fomos feitos para viver em comunidade. As redes sociais provam isso....
Igreja não é um lugar para ir, mas é uma família para pertenceremos. Vejamos algumas verdades sobre isso.

1. O que é a igreja?

a. Qual é o seu conceito sobre a igreja?

Ônibus.
Clube social. Mas não há ensino da Palavra de Deus.
Galera descolada: pastor legal, irmão da música legal, o líder legal, pregação legal, tudo legal. Fico pensando o que Jesus está achando dessa igreja!
Não podemos permitir que as experiências nem as preferências pessoais moldem a igreja. Precisamos vê-la com as lentes da Bíblia.

b. A igreja na visão de Jesus.

Pertencer a uma igreja significa dedicar sua vida a uma comunidade centrada no evangelho, onde um serve ao outro com alegria e a missão dada por Jesus é levada a sério por todos.
É privilégio fazer parte de uma igreja local!
A Bíblia mostra que existem a Igreja Universal e as igrejas locais. As igrejas locais fazem parte da Igreja Universal. Uma igreja local é visível; a Igreja Universal é espiritual. Uma igreja local é composta de crentes de uma localidade; a Igreja Local é feita de crentes de todos os tempos e de todos os lugares. Uma igreja local se reúne periodicamente nessa terra; a Igreja Universal estará reunida apenas no céu eterno. Tanto a Igreja Universal quanto a igreja local são essenciais, mas nessa série vamos focalizar a igreja local.
Igreja, no grego ekkle̅sia, não significa apenas uma “reunião”; é uma comunidade local de cristãos que se reúnem para cultuar a Deus e testemunhar aos de fora.
Alguns dizem que fazem parte da Igreja Universal, mas não são membros de nenhuma igreja local. Porém a Bíblia não dá espaço para a ideia de “cristão solo”.
Titus 2:14 NAA
14 Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.
Provamos que fazemos parte da Igreja Universal quando nos identificamos com uma comunidade real e local.
Portanto, pertencimento é o primeiro privilégio-responsabilidade de um membro de igreja.

2. Elevando o nosso conceito de igreja.

a. A carta de Paulo aos cristãos efésios está cheia de passagens importantes sobre a igreja.

- Efésios 1: a igreja é o Corpo de Cristo, com Cristo sendo o cabeça.
- Efésios 2: a igreja é chamada de “concidadãos dos santos”, “família de Deus” e “edificados para habitação de Deus”, sendo Jesus Cristo a “pedra angular”.
- Efésios 3: Paulo ora para que Deus seja glorificado na igreja.
- Efésios 4: o apóstolo fala sobre a unidade e a diversidade na igreja. A igreja é unida por se comportar como Jesus e ter uma declaração de fé comum. Há diversidade na igreja porque Deus deu dons diferentes aos irmãos para servir à igreja e, assim, amadurecerem juntos.
- Efésios 5: Paulo declara: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (5.25). A igreja é a noiva de Cristo.

b. Ef 3.10 é um texto-chave para compreendermos a igreja.

Efésios 3.10 (NAA)
10 E isso para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais,
Anjos veem a igreja se reunir para louvar ao Seu Salvador e amar uns aos outros. Os demônios se estremecem ao olhar para isso.
Portanto, há muito mais envolvendo a igreja do que podemos ver. Se você faz parte de uma igreja, então faz parte de uma pregação cósmica que está sendo pregada até mesmo aos seres espirituais.

3. Obstáculos à comunidade.

Efésios 4.1–3 (NAA)
1 Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor, 3 fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Unidade não é algo automático. Para viver em comunidade, é preciso ter essa intenção, mas também é preciso nos esforçar.
Hoje, várias coisas se apresentam como desafios ao exercícios da comunhão. Precisamos aprender a lidar com cada um desses obstáculos para que possamos viver o propósito de Deus: viver em comunhão com a comunidade da fé.

a. Sensacionalismo.

Muitos cristãos são fascinados por espetáculos. São aficionados por adrenalina, e acham a rotina da igreja algo tedioso demais. Cuidar de um membro mais velho, restaurar um irmão rebelde à comunhão, fazer uma visita a um enfermo… Tudo isso é chato demais, e não empolgam os sensacionalistas.
A igreja hoje precisa não de sensacionalistas, mas de pessoas que comprometam a viver as bases do cristianismo com a família da fé.

b. Misticismo.

Quando se fala em ES, muitos pensam em experiências místicas, milagrosas e individuais. Mas, afinal, o que significa ser espiritual? Tornar-se um ermitão, distante de tudo e de todos? Desligar-se da realidade?
Observe Ap 2.1:
Apocalipse 2.1 (NAA)
1 — Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candelabros de ouro:
Pense bem sobre isso: onde Jesus está? Ele está andando no meio da igreja! É por isso que a minha vida e a igreja precisam estar entrelaçadas. É por isso que não podemos desistir da igreja. Onde Jesus está? Ele está em Sua igreja!
Para conhecer Jesus de maneira real e profunda, você não precisa ir para o deserto; precisa é estar no meio da igreja, assim como Jesus está.

c. Idealismo.

Bonhoeffer: “Aquele que ama mais seu ideal de igreja do que a própria igreja torna-se carrasco dela”.
Ideais destroem comunidades.
Comunhão real envolve pé no chão, envolve altos e baixos, envolve frustrações, desapontamentos e dificuldades.
Alguns idealistas dizem: “eu queria que a igreja voltasse a ser o que era no primeiro século, nos tempos do NT.” Essa pessoa não sabe o que está dizendo! Demonstra pouco conhecimento bíblico e, ao mesmo tempo, uma visão romântica, e não real, da igreja dos tempos bíblicos.
Na igreja de Corinto, havia sérios problemas: pessoas celebrando a Ceia desdenhando dos irmãos; havia ainda um incestuoso que a igreja demorou demais a disciplina, e ficava no meio deles como se não houvesse problema nenhum.
Na igreja de Filipos, uma igreja que deu tantas alegrias para Paulo, tinha um problema na liderança. Duas irmãs líderes se desentenderam a tal ponto que Paulo teve que dizer a elas: “peço a vocês que vivam em harmonia no Senhor”.
O apóstolo ainda escreve uma carta às igrejas da região da Galácia para brigar com eles, pois eles estavam se deixando enganar por falsos mestres que estavam pervertendo o evangelho de Cristo. Então diz: “não se deixem enganar!”
Em cada carta enviada às igrejas, é possível perceber as falhas de cada uma delas. Hoje não é diferente. A igreja não foi perfeita ontem nem o é hoje. Nunca foi. Ela será perfeita quando Jesus voltar e a glorificar!
Identificamos um idealista da igreja quando a pessoa só fala dos defeitos da igreja. É ruim, é fria, é imatura, é isso e aquilo. Como se não tivesse nada de bom!
A internet tem colaborado muito para isso. O pastor do Instagram prega melhor que o pastor da minha igreja! O louvor da igreja tal que vi no Youtube é bem melhor que o da minha igreja. Sabe qual é o problema? Quem vive o dia a dia com você não é o da internet. É o da sua igreja. Quem sabe o que é melhor pra você e sua igreja é o pastor da igreja local. Quem te dá o alimento semanalmente para que você lide com suas dificuldades específicas é o seu pastor, não o pastor da internet.
Um idealista precisa entender: ele não deve criticar a igreja, mas amá-la. Pare de criticar a igreja; comece a servi-la! A igreja precisa de você para crescer espiritualmente. É por isso que Deus deu dons a cada um, para que sirvam a igreja a fim de que ela amadureça!
Idealista, você está amando a igreja do jeito errado! Em vez de enfatizar os erros da igreja, pense no seguinte: como você pode contribuir para que a igreja seja aperfeiçoada?
Não seja idealista da igreja; seja realista.

d. Individualismo.

Muitas pessoas querem viver isoladas. Não querem a vida em comunhão. Não querem se comprometer, se expor, mostrar quem são de verdade, ou ter que cuidar de outros.
Geralmente um individualista corre pra internet, e ali assiste culto de não sei qual igreja, lê estudos bíblicos, mas ela nunca vai ficar realmente satisfeita. A tecnologia não provê o que nossos corações precisam. A internet pode até fortalecer os relacionamentos, mas nunca poderá substitui-los.
Quem, durante a pandemia, não ficou com muita vontade de voltar a congregar e parar de assistir os cultos pelo Youtube? Não é a mesma coisa.
Você que tem nos assistido regularmente pela internet: não faça disso um costume… A comunhão presencial é insubstituível.
Leiamos 2Jo 12:
2João 12 (NAA)
12 Ainda tinha muitas coisas a lhes escrever, mas não quis fazê-lo com papel e tinta, pois espero ir visitá-los, e conversaremos de viva voz, para que a nossa alegria seja completa.
João está dizendo que há limites para a caneta e o papel (no nosso caso, para a internet). Sem relacionamento face a face, algo fica faltando. A ausência da comunhão presencial fará com que percamos nossa alegria.

Considerações finais

Precisamos uns dos outros. Ao mesmo tempo, não significa que a comunhão seja algo fácil. Ela nunca será perfeita nesse mundo, mas ainda assim pode ser experimentada de uma forma maravilhosa.
Aplicações:
1. Eleve seu conceito de igreja. A igreja é imperfeita, mas é indispensável para o crescimento cristão.
2. Seja membro ativo de uma igreja local. Se você é cristão professo, mas não faz parte de uma igreja local, você está vivendo fora do padrão bíblico.
3. Priorize a participação nos encontros da igreja.
4. Lembre-se de que é um privilégio pertencer a uma igreja. Essa lembrança manterá viva a alegria em seu coração.
5. Ore por sua igreja. Seu pastor e sua igreja precisam de orações.

Apelo

Ame a igreja de Jesus!

Ceia

Matthew 26:26–28 NAA
26 Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, e, abençoando-o, o partiu e deu aos discípulos, dizendo: — Tomem, comam; isto é o meu corpo. 27 A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos, dizendo: — Bebam todos dele; 28 porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
Dízimos e ofertas para o hall

Rocha Eterna

Rocha eterna, foi na cruz que morreste tu, Jesus. Vem de ti um sangue tal que me limpa de todo mal. Traz as bênçãos do perdão, da pureza e salvação.
Nem trabalho, nem penar pode o pecador salvar. Só tu podes, o bom Jesus, dar-me vida, paz, e luz. Peço-te perdão, Senhor, pois confio em teu amor.
Quando a morte, enfim, chegar, e meus olhos eu fechar; quando para o céu subir e teu rosto em glória vir, Rocha eterna, que prazer eu terei de em ti viver!

COMUNICAÇÕES

Agenda Semanal:
o Domingo 08h: Culto de oração
o Domingo 09h: EBD Marcos Mc 5.1-20
o Domingo 19h30: Culto de celebração
PGs de volta nessa semana.
Aniversariantes?
Related Media
See more
Related Sermons
See more