Deus toma nossa vida

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

Neste dia dos pais, vamos ver a história de dois pais na Bíblia. Um, pai de muitas nações. Outro, pai de todos. Tanto um quanto o outro deram tudo o que tinham.

Deus quer a sua vida

Deus pede a Abraão seu próprio filho

Genesis 22:1–10 ARA
Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.
Abraão, um homem conhecido por ser fiel a Deus, e por essa fidelidade, Deus o escolheu. Prometeu a ele que em seu nome todas as nações da terra seriam benditas! Que sua descendência seria maior que a quantidade das estrelas no céu, que como grãos de poeira, não poderia ser contada.
Só tinha um problema: Abraão já era velho, assim como sua mulher. E não tinham filhos! Mas Abraão confiou em Deus. Paulo fala em sua carta aos romanos, que Abraão esperou contra a própria esperança:
Romans 4:18 ARA
Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
Coloca o nome do menino de Isaque. Filho da promessa! Agora, tudo ficaria bem! Abraão creu, Deus lhe deu um filho que geraria uma enorme descendência! De graça, ainda ganhou outro filho, fruto da ansiedade de Sara, que lhe deu a própria serva para engravidar! Mas Deus prometeu, Deus cumpriu.
Tudo vai ficar bem!
Será?
Naquele tempo, por causa do pecado que a humanidade carrega desde a queda de Adão e Eva, era necessária a apresentação a Deus de um sacrifício como símbolo de expiação dos pecados.
Um carneiro, ou cordeiro, como preferir, era imolado e queimado em um altar, substituindo diante de Deus a punição que deveria vir sobre quem apresentava o sacrifício. Este sacrifício era feito por cada família. Depois, todos comiam a carne cozinhada, como um churrasco em família.
Mesmo um homem fiel a Deus, como Abraão tinha que apresentar a Deus o sacrifício de um cordeiro como substituição pelos seus pecados. Era a forma como se podia manter comunhão com Deus, pois o pecado afastava o homem de Deus e para que não fosse condenado, alguém era sacrificado.
Assim, Abraão ia apresentar este sacrifício, porém não havia mais carneiros. Nenhum animal disponível.
Deus pede seu filho Isaque, em sacrifício.
Como diz no início do capítulo, Deus queria provar a Abraão. Não é que Deus estivesse em dúvidas sobre Abraão, o homem que escolheu, ele queria provar a Abraão que Abraão pode confiar Nele.
E embora para os nossos dias um sacrifício humano seja bárbaro, era costume entre os outros povos. Sacrificavam-se pessoas para obter dos deuses pagãos alguns benefícios.
Deus nunca pediu sacrifício humano, mas Ele quer provar que Abraão pode confiar Nele.
E vão Abraão, Isaque e os servos até o Monte que Deus tinha indicado: o Monte Moriá. Mais ou menos 3 dias. Quando chegam perto, dispensa os servos e vai só ele e o filho para o local do sacrifício.
Isaque ainda pergunta onde está o carneiro a ser sacrificado, e Abraão responde que Deus irá prover.
O carneiro não aparece e Abraão amarra Isaque e está a ponto de sacrificá-lo.
O sacrifício precisa ser feito, pois é a forma como se mantém comunhão com Deus. E Abraão, fiel a Deus, obedece.
Não é lógico. Deus prometeu a ele o filho que ele estará sacrificando ao mesmo Deus.
Mas Deus é Deus!

Confiamos em Deus até a página 2

Vivemos nossa vida na igreja, adorando a Deus, em casa, em nosso momento devocional e dizemos que confiamos em Deus. Que temos fé.
Mas temos em nossa vida a realidade do pecado. Não somos pecadores porque pecamos. Na realidade, pecamos porque somos pecadores. Desde o momento em que o primeiro pecado foi cometido, toda a criação foi contaminado do pecado que faz com que estejamos longe da presença de Deus.
Pecamos! Mentimos, enganamos, nos irritamos e irritamos outros à nossa volta. Cometemos excessos. Deixamos de buscar a Deus...
Tantos pecados que cometemos, e todas estas coisas, maiores ou menores aos nossos olhos nos afastam de Deus.
Deus não convive com o pecado. Quando tomamos o caminho do pecado, nos afastamos da Sua presença!
E o que fazer neste momento em que estamos afastados de Deus?
O que fazer do nosso pecado que nos tira da presença de Deus?
No tempo de Abraão, tinha o sacrifício que substituía o castigo que viria sobre quem pecasse.
E nós?
Ficamos em uma situação-limite como Abraão, que tem que oferecer o próprio filho em sacrifício, enquanto nós, quando pecamos ficamos afastados de Deus.
Abraão estava disposto a dar o próprio filho para manter sua comunhão com Deus, acreditando que Deus podia ressuscitar seu filho. E nós? O que estamos dispostos a sacrificar a Deus para mantermos a nossa comunhão com Ele?

Deus dá o carneiro a Abraão

Genesis 22:11–14 ARA
Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar —O Senhor Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
Acho que depois disso, Abraão deve ter dito a Isaque: ‘não te falei?’ Deus disse que proveria e Ele proveu!
Diante desta prova, certamente Abraão, e com certeza Isaque, saíram com suas fés renovadas em Deus. Experimentaram a providência de Deus em suas vidas.
Abraão foi em frente pois acreditava que Deus era capaz de ressuscitar Isaque após o sacrifício.
Ele não hesitou em cumprir a vontade de Deus por entender que o mais importante em sua vida é obedecer a Deus!
E depois de tudo isso, qual o resultado?
Genesis 22:15–19 ARA
Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. Então, voltou Abraão aos seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência.
A promessa de Deus a Abraão é reafirmada de forma solene, pois Deus jura por Ele mesmo!
E Abraão mantém com Deus a sua comunhão.
Ele volta a Berseba, mas se tinha alguma dúvida, não tem mais. Se existiam incertezas, elas desaparecem diante da ação maravilhosa de Deus!
Agora tem a fé inabalável de que Deus cumprirá a Sua promessa e um grande povo surgirá a partir do filho que Deus deu, pediu e retornou a Abraão, para a Sua glória!
Porque Deus quer a nossa vida e Deus tomou a vida de Isaque e a de Abraão também!

Deus nos deu o cordeiro perfeito

Deus deu o carneiro a Abraão para que o carneiro fosse sacrificado. Antes, deu um filho quando seria impossível.
A nós, Deus deu o Seu próprio filho como sacrifício pelos nossos pecados e por isso, podemos estar aqui, juntos, diante Dele para O adorar!
Os pecados que cometemos estão perdoados por Deus através do sacrifício de Jesus na cruz!
Não há mais nada a ser sacrificado, pois o sacrifício maior foi feito pelo próprio Deus, através do Seu filho Jesus.
E Jesus venceu a morte, pois ressuscitou 3 dias depois!
O sacrifício que Deus pediu a Abraão, o próprio Deus fez por nós, para que Nele, tenhamos vida eterna!
O sacrifício que Abraão tinha que fazer não é mais necessário para nós, porque Deus deu seu próprio filho pelos nossos pecados.
E Deus quer de você hoje, é que Jesus entre em sua vida, pois quer tomar conta de toda a sua vida, nos dando a salvação de um mundo sem a presença Dele.
Assim como Abraão estava disposto a dar seu filho, ou seja, a continuidade de sua vida na terra, Deus quer que você dê a ele a sua vida. Não é um sacrifício, é antes de tudo, um compromisso, uma entrega, a aceitação de que o sacrifício que Ele fez na cruz foi por você também!
Porque antes deste momento de entrega, como o apóstolo Paulo diz, estávamos mortos. Mas por Jesus, temos vida. Somos salvos por Sua graça!
Ephesians 2:1–5 ARA
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
Assim, precisamos entregar nossa vida a Ele, confiar Nele e obedecer. Com Ele que entregou o próprio filho, temos vida!

Conclusão

Terminando, precisamos entender que Deus é Deus. É a fonte de nossa vida e quer fazer maravilhas em sua vida. Com você e para você.
Como Abraão, um homem pecador, você foi escolhido por Deus para alguma coisa.
Como Abraão, você tem a possibilidade de viver neste mundo, mas com a presença de Deus em sua vida.
Ele, mediante a obediência e os sacrifícios que tinha que fazer por seus pecados; Você, porque o sacrifício supremo que substitui todos os outros já foi feito por você, na cruz!
Como Abraão, Deus pede a você o que tem de mais importante: a sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more