O discípulo e a mensagem - Mc 16.15

Sou discípulo, e agora?  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout

Introdução

A pregação do evangelho é a obra mais importante que se pode fazer no mundo. Nenhum trabalho pode ser mais primordial e mais urgente do que a pregação.
Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez-se carne e tornou-se um pregador, e para isso foi que ele veio ao mundo.
Mark 1:15 NAA
15 Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.
Ele não pregou banalidades, mas o evangelho de Deus. Ele não pregou para entreter as pessoas, mas para salvá-las.
A pregação do evangelho de Jesus é a maior necessidade da igreja e do mundo.
E como seus discípulos, fomos chamados a seguir Jesus e pregar o evangelho que nos salvou.
Mark 1:17 NAA
17 Jesus lhes disse: — Venham comigo, e eu farei com que sejam pescadores de gente.
Paulo disse que a fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo, logo, isso deixa claro que como discípulos, temos um chamado especial, importante e urgente.
Pregar o evangelho para que por meio de nossa pregação Deus chame seus eleitos ao seu reino.
No tempo em que vivemos, tem sido crescente o aumento de pregadores do Evangelho, igrejas diversas que dizem pregar o Evangelho.
E nada mais insulta um pastor do que a acusação de que ele não está pregando o Evangelho.
Verdade seja dita, todos os discípulos de Jesus são embaixadores do reino com uma mensagem.
2 Corinthians 5:20 NAA
20 Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus.
O Evangelho que pregamos determina os discípulos que produzimos.
Mas a pergunta que deve ser feita é:
De que evangelho estamos falando?
Podemos antes de responder essa pergunta trabalhar uma definição Bíblica do que é o evangelho.
O Evangelho é a mensagem a respeito da obra divina de reconciliação entre Deus e os homens, por meio da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esta mensagem chama o homem ao arrependimento e fé em Jesus Cristo para a salvação.
Pensar sobre que evangelho estamos pregando é importante, pois queremos como igreja propagar a mensagem verdadeira e fiel do Evangelho.
Uma das tarefas da igreja é constantemente re-examinar o evangelho que pregamos e no qual cremos, atentos às formas como ele foi remodelado pelos ídolos da nossa cultura.
Qual é o Evangelho pregado hoje?
Que Evangelho estamos pregando?
Scot McKnight:
Acredito que o significado da palavra "evangelho" foi roubado pelo que acreditamos sobre salvação pessoal, e o evangelho foi reformulado para facilitar a tomada de decisões. O resultado disso é que a palavra "evangelho" não significa mais em nosso mundo o que originalmente significava para Jesus ou para os evangelhos.
Muita coisa é dita sobre Jesus, sobre o perdão, sobre a vida com Deus, mas será que isso é evangelho?

A mensagem do evangelho do perdão;

O evangelho mais comum pregado hoje em dia concentra-se quase exclusivamente no perdão.
Ele é bastante popular porque é simples, explica os requisitos básicos para obter o perdão dos seus pecados e ganhar entrada no céu, e é fácil publicá-lo em panfletos, brochuras e folhetos.
Esse evangelho tende a equiparar a fé à concordância com um conjunto de fatos religiosos.
A decisão de concordar é tipicamente seguida por uma oração ou algum outro protocolo, após o qual a pessoa é proclamada cristã para todo o sempre.
O que esse evangelho cria?
Cria pessoas que vivem suas vidas pecando, fazendo gestão dos seus pecados por meio do perdão de Cristo banalizando por sua pecaminosidade.
Cria pessoas que querem perdão para se ver livres da culpa, mas não querem a Cristo e a santidade.
Esse evangelho gera o que podemos chamar de "crentes vampiros", eles só querem algumas gotas do sangue de Jesus para aliviar o peso da culpa pelo pecado.
Esse evangelho não te leva ao céu, mas ao inferno.

A mensagem do evangelho da Esquerda (liberalismo);

Você já deve ter ouvido por ai algumas igrejas lutando pela busca de relevância.
Uma igreja relevante, é ovacionada pela mundo, aceita a todos e a tudo.
Esse o discurso preferido do Evangelho de esquerda, ou liberal, é uma mensagem que serve às tendências culturais.
O liberalismo é o abandono da verdade bíblica, como a encarnação de Cristo, o nascimento virginal, os milagres, e a salvação não tem mais de ver com a dívida que os homens tem diante de Deus por causa dos pecados, mas a salvação visa a transformação social por meio da famosa justiça social.
A América do Norte e grande parte da Europa, beberam da fonte rota desse evangelho, e hoje carecem de pregação do genuíno evangelho, igrejas viraram pubs, museus e baladas, o ateísmo e islamismo crescem velozmente nestas regiões.
Este evangelho da esquerda abandonou a Bíblia como verdade imutável de Deus e abraçou as ideologias políticas e filosofias humanistas como ponto de reflexão teológica.
O que esse evangelho cria?
Acomodação à cultura, assimilação do aborto como algo normal, da perversão da identidade em prol da sexualidade livre, relativização de verdades eternas em troca de valores de uma cultura caída.
No fim, a mensagem desse evangelho é:
Viva como quiser, curta a sua vida ao máximo, deturpe sua sexualidade, porque no fim, todos irão a um lugar legal, onde um suposto Cristo paz e amor receberá todo mundo com seu amor indistinto e não excludente.
Isso não é nem de longe, o Evangelho pregado por Jesus Cristo.

A mensagem do Evangelho da prosperidade;

Enquanto o evangelho da esquerda vem chegando e crescendo no meio evangélico brasileiro, a mensagem do evangelho da prosperidade reina com toda a sua pompa e riqueza.
As igrejas que mais crescem no Brasil e mais famosas nos meios de comunicação, com suas imperiosas denominações são estas que abraçam essa teologia escusa.
Ela ensina que se você crer no Deus desse evangelho terás saúde garantida, riqueza financeira e que se tiveres fé suficiente e praticares alguns princípios que em sua maioria estão atrelados a quanto damos de dinheiro, seremos abençoados.
É comum os mensageiros desse maldito evangelho, tirar textos do contexto, ignorarem a narrativa completa das escrituras.
Além de ensinarem alguns mantras, como repreender em nome de Jesus qualquer coisa que saia errado em sua vida.
Ensinam a não aceitar falta de saúde, perda de recurso financeiro, e inclusive, dizem que o pecado é ação de Satanás que devem ser repreendidas, ao invés de buscarem arrependimento bíblico.
O que e esse evangelho cria?
Reivindicações de direitos, colocando o homem no lugar de Deus e gerenciando Deus como realizador de pedidos, como doador de riquezas, carros, sucesso e realização pessoal.
Todo o líder que ensina esse evangelho, assim como os demais mencionados até aqui, devem ser considerados falsos mestres, malditos que pervertem os ensinos de Jesus Cristo.

A mensagem do evangelho do consumidor;

Esta mensagem é também muito popular nas igrejas de nosso tempo, também conhecido como evangelho coaching.
Ele promete fornecer tudo o que uma pessoa precisa: conveniência, rapidez, teologia em porções digestíveis e resultados instantâneos.
O evangelho do consumidor substitui o lento e difícil caminho da maturidade espiritual autêntica por métodos e programas que dão resultados rápidos e fáceis.
Como bônus, os nossos pecados são retirados da mesa de negociação e a vida mais profunda do discipulado é opcional, algo que podemos praticar se tivermos tempo.
O que esse evangelho cria?
Esse evangelho cria discípulos que procuram igrejas que satisfaçam as suas vontades e que digam o que eles querem ouvir.
Cria pessoas alimentadas pelos seus desejos e deleites, sua relação com Deus é imediatista, Deus é como um atendente de fast-food e um guru cheio de dicas de autoajuda.
Esse Evangelho não desafia, não convoca ao profundo e verdadeiro arrependimento, fala apenas de conforto, segurança e faz da bíblia um livro de receitas para se viver bem aqui e agora.

A mensagem do evangelho de direita;

Assim como o liberalismo teológico tem um evangelho de esquerda, a direita religiosa conservadora tem um de direita.
Esse evangelho tende a dar prioridade à doutrina correta, à adesão a um código moral bastante restrito e à exclusividade da verdade.
Ele defende a separação da cultura, mas assimula a cultura, principalmente se houver governantes que defendem valores parecidos com os da fé.
Em geral, o evangelho da direita assume uma postura defensiva e vê o mundo como um campo de batalha onde o bem e a direita devem enfrentar as forças do mal que, na maioria das vezes, são representadas pela teologia liberal e pelas ideologias políticas de esquerda.
O que este evangelho cria?
Esse evangelho tende a criar discípulos que levam uma vida separada das pessoas que são chamados a alcançar.
Cria pessoas que acham que a vida em sociedade é demonizada, e que a melhor maneira de viver a espiritualidade é por meio de criar um gueto evangélico.
Cria pessoas que acham que a vida com Deus resulta em ter a doutrina certa, a postura certa, e a igreja certa.
O que você acredita é muito mais importante do que tudo o que você faz. O Importante é crer certo para chegar no céu.
Cria discípulo com alta presunção teológica e pouca santidade prática, muita exclusividade e pouca compaixão.
Muita indiferença e nenhuma graça de Deus.
Há muita gente morta nas igrejas com esse evangelho, porque lá a graça é escassa, e a vida é fruto da graça de Deus.
Bom, sabemos agora o que não pregar, que mensagem não devemos levar.
Que Evangelho então somos enviados ao mundo a pregar?

A mensagem do Evangelho de Jesus Cristo;

Sabemos que somos seguidores de Jesus e que ele nos deu uma mensagem a proclamar a todos as pessoas em todo o mundo.
Essa mensagem é o Evangelho, que significa, boa notícia.
Já vimos que essa boa notícia não diz respeito a limpeza de consciência, enriquecimento material, a ideologias políticas, aos nossos desejos de consumirmos e tampouco a adesão a um conjunto de verdades.
Porém, se o Evangelho é uma boa notícia, só faz sentir pregar sobre uma boa notícia se o mundo tiver indo de mal a pior, se a humanidade estiver com tantos problemas, que a resposta seja uma boa notícia como solução para seu estado deplorável.
É por isso que o Evangelho é tão necessário nos dias de hoje.
E o Evangelho anunciado por Jesus, que tem no seu cerne um chamado ao arrependimento e fé, é conhecido por meio da Bíblia Sagrada e não é fruto do coração de homens corruptos.
Esse Evangelho diz que:

1. Todo homem é pecador

O homem foi criado com uma natureza pura, sem pecado e com plena comunhão com Deus.
Ecclesiastes 7:29 NAA
29 O que descobri é tão somente isto: que Deus fez o ser humano reto, mas ele se meteu em muitos problemas.
Sendo formado à imagem e semelhança de Deus.
Genesis 1:27 NAA
27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
A expressão “imagem e semelhança de Deus” não se refere a aspectos físicos, pois Deus não tem um corpo, mas às qualidades pessoais e senso moral que o homem possui, o que o diferencia dos animais.
Entretanto, o homem não permaneceu em seu estado original, virando-se contra Deus e seguindo o caminho do mal, toda a raça humana odeia a Deus e ama a maldade e injustiça.
Romans 3:10–12 NAA
10 Como está escrito: “Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus. 12 Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Ele pecou, causando, assim, uma separação eterna entre ele e Deus, entrando no estado de “morte espiritual”.
Romans 3:10 NAA
10 Como está escrito: “Não há justo, nem um sequer,

2. Deus é santo

Deus é livre de pecados e impurezas, sendo totalmente puro e justo.
Assim, ele ama o que é amável e puro e odeia o que é pecaminoso e impuro (Is 6.3; 1Jo 1.5).
Por isso, o pecado do homem o levou perder o acesso a Deus, pois não é possível a convivência da iniquidade do pecador com a pureza do Senhor (2Co 6.14-15).
A natureza de Deus também faz com que ele trate o homem com justiça, condenando-o à morte eterna por causa do seu pecado.
Romans 6:23 NAA
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

3. A necessidade da vinda de Cristo

O pecador não é capaz de restaurar sua comunhão com Deus e se livrar da morte espiritual.
A Bíblia ensina que o único pagamento pelo pecado é a morte (Rm 6.23).
Mas a morte de um pecador não basta para a purificação do pecado de outras pessoas. É preciso que um homem puro e sem pecado morra para efetuar esse pagamento.
Todos os homens são imperfeitos e impuros (Rm 3.10-12).
O resultado é que todas as pessoas deveriam ir para o inferno, pagando o preço da sua culpa por toda a eternidade.
Mas Deus é rico em misericórdia e não quer que o homem (toda a raça humana) vá para o inferno, mesmo merecendo tal castigo.
Portanto, para que fosse pago o preço do pecado humano, era necessário que um homem perfeito morresse como pagamento por outras pessoas.
Ao mesmo tempo, era necessário que tal homem também fosse Deus para que, pela morte, sua justiça infinita e perfeita pudesse passar a outras pessoas.
Romans 5:18–19 NAA
18 Portanto, assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os seres humanos para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos para a justificação que dá vida. 19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
1 Peter 3:18 NAA
18 Pois também Cristo padeceu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir vocês a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
Por isso, Jesus Cristo nasceu em forma humana para cumprir as exigências de Deus para a salvação humana.
Se não fosse homem, Jesus não se qualificaria para ser nosso substituto e não tomaria nosso lugar.
Mas, somente um Deus, poderia suportar beber o cálice da ira de Deus contra os nossos pecados.
Lembre-se, o pecado diante de um Deus santo, sempre será vingado, e Deus fez isso matando Cristo na Cruz em nosso lugar.
Isaiah 53:6 NAA
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Portanto, com o intuito de prover salvação aos homens, Deus enviou seu próprio Filho unigênito a fim de entregar sua vida pelos pecadores e fosse castigado pelas transgressões deles, de modo que Deus lhes mostrasse seu favor e, ao mesmo tempo, permanecesse como o justo juiz de toda a Terra.
Romans 3:26 NAA
26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

4. Morte e ressurreição de Cristo

Jesus, após seu nascimento e sua vida isenta de pecados (2Co 5.21; Hb 4.15; 1Pe 2.22), foi entregue à morte na cruz do Calvário, ressuscitou depois de três dias e apareceu aos seus discípulos (1Co 15.3-8).
Essa é a base do cristianismo e a diferença entre ele e todas as outras religiões.
A principal porção dessa diferença é a ressurreição de Jesus. Todos os líderes religiosos morreram, mas só Cristo ressuscitou.
Quanto à sua morte, não foi uma simples morte. Quando ele disse na cruz “está consumado” e morreu, estava sobre ele toda a culpa dos nossos pecados e, nesse momento, foi efetuado o pagamento por eles.
Galatians 1:4 NAA
4 o qual entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
Ao satisfazer as exigências de Deus, morrendo pelos pecadores, Jesus reconciliou o homem com Deus, tornando-o propício ao homem.
Romans 5:10–11 NAA
10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida! 11 E não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, mediante o qual recebemos, agora, a reconciliação.
Na sequência, a ressurreição de Jesus validou sua morte como pagamento pelos pecados, demonstrando que Deus ficou plenamente satisfeito com seu sacrifício como pagamento pelos pecados.
Romans 4:25 NAA
25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação.

5. A salvação por meio da fé em Cristo

O homem, depois da morte e ressurreição de Cristo, pode agora receber a salvação por meio da fé no Senhor Jesus, crendo que ele é Deus e que ressuscitou dos mortos.
Ephesians 2:8–9 NAA
8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.
Romans 1:17 NAA
17 Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.”
Por isso Jesus disse, arrependem-se e creiam no Evangelho, esse é o anúncio de que o Evangelho não é só uma boa notícia para nos informar, mas uma verdade que se crida, nos salva eternamente.
Essa é a fonte da salvação e, portanto, o homem não deve mais buscar a redenção por meio de suas boas ações, tão pouco será salvo pelas falsas promessas do falso evangelho.
Quando alguém crê em Jesus, o Espírito Santo passa a habitar nele (Ef 1.12-14), ocorre uma transformação nessa pessoa.
Esse tal passa a ser “filho de Deus” mediante a fé.
Galatians 3:26 NAA
26 Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
Esta é a mensagem que o discípulo de Jesus prega, o Evangelho é o próprio Cristo, quem ele é, e o que ele faz em benefício de pecadores como eu e você.
Esta é a mensagem que eu e você devemos levar pelas ruas da Palhoça, pelos rincões de todo o mundo.
Com igreja, rogamos que conheça o evangelho, cresça pelo Evangelho, viva pelo verdadeiro Evangelho e carregue consigo essa mensagem a ser comunicada a toda a criatura.
Que o Espírito Santo encha você de ousadia e de seu poder para que você pregue, compartilhe o evangelho, e que haja salvação em nosso meio para a glória de Jesus Cristo e sua fama em toda a terra.
E possa dizer como Paulo.
1 Corinthians 15:3–4 NAA
3 Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more