Batismo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Bible baptism 8/20/23

Notes
Transcript

Intro

Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão. (Mk 1:9)

Hoje é um dia muito especial para nossa igreja, hoje teremos batismo e porque o batismo é de vital importância.
Veremos daqui a pouco como Jesus começou Seu ministério público sendo batizado. Jesus começou Seu ministério sendo batizado.
E como Jesus concluiu Seu ministério? Ele nos ordenou que fôssemos a todo o mundo e batizássemos as pessoas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:19) Ele começou e concluiu Seu ministério dando ênfase ao batismo.
Ele só teve um ministério de cerca de três anos e meio. E de todas as coisas que Ele poderia ter feito, pense na enorme ênfase que Jesus deu ao batismo. Agora, pessoal, ouçam. O que Ele enfatizou, não ousamos deixar de enfatizar, amém?
Agora, vamos ver o que a Bíblia tem a dizer sobre o batismo do Senhor Jesus. Vamos começar aqui no Evangelho de Marcos, capítulo 1, versículo 1:
Mark 1:1–11 NVI
Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho”— “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ”. Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. João vestia roupas feitas de pêlos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo”. Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.
E aqui temos a história do batismo do Senhor Jesus Cristo.
Há três coisas que quero que você observe sobre o batismo do Senhor Jesus, ou sobre o batismo cristão, ou sobre o batismo do crente.

I. A Preparação para o Batismo

A primeira coisa que quero que você observe é o que vamos chamar de a preparação para o batismo.
Como você se prepara para o batismo?
Qual é o pré-requisito para o batismo bíblico?
Quem está preparado para ser batizado?
Vamos dar uma olhada nos primeiros versículos do início do evangelho de Jesus Cristo. A palavra evangelho significa "as boas novas de Jesus Cristo". (são boas notícias.)
Mk 1:1-4Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: (profecia a respeito de JB) “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele (JB) preparará o teu caminho”“voz do que clama no deserto: (JB) Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ”. Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.”
Antigamente, quando um rei importante se preparava para ir a algum lugar, eles não queriam que ele fosse incomodado de forma alguma no caminho e, por isso, eles preparavam a estrada. Eles construíam uma estrada especial para ele e concertavam os buracos, nivelavam os lugares altos e endireitavam os lugares tortos, para que esse monarca importante tivesse uma viagem fácil e tranquila.
Agora João diz: "‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’.
Ele diz que nosso Senhor virá para os desertos de nossas vidas. E precisamos preparar a estrada para o Rei; precisamos preparar o caminho do Senhor.
Precisamos ter uma escavadeira que endireitará as coisas e as deixará a estrada pronta para a vinda do Senhor. Essa escavadeira é o arrependimento.
Arrependimento - o que ele faz?
derruba montanhas de orgulho.
preenche os buracos de fracasso.
endireita os lugares tortuosos do engano.
Ele endireita a estrada, e essa estrada é a estrada pela qual o Senhor entra no deserto e no ermo árido de nossa vida para trazer Seu poder revigorante e frutífero.
Ele vem pela estrada real do arrependimento.
Agora, caro amigo, João disse que o batismo é o sinal externo de que você se arrependeu.
Se você não se arrependeu, então não tem por que ser batizado, certo?
Veja, a preparação para o batismo é o arrependimento. O arrependimento não é acidental; é fundamental.
Agora João pregava o arrependimento. O que Jesus pregou? O que Jesus pregou?
Leia um pouca mais embaixo e você descobrirá que Jesus começou Seu ministério público logo depois disso.
Mk 1:14Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.”
Você quer saber o que Jesus proclamava? - o que Ele pregava quando pregava as boas novas do reino?
Bem, dê uma olhada:
Mk 1:15 ““O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!””
É isso, pessoal: arrependimento e fé. "Arrependam-se e creiam nas boas novas!"
Jesus disse em Lk 13:3 “Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.”
Jesus disse"Arrepender ou perecer.
Mas, afinal, o que é arrependimento? A palavra grega arrependimento é a palavra metanoia; significa literalmente "mudar de ideia".
É uma reviravolta; é uma mudança de mente. Ele envolve várias coisas.

A. O arrependimento envolve uma convicção de pecado

Número um: Envolve uma convicção de pecado. Ninguém se arrependerá até que, antes de tudo, seja convencido de seu pecado. É isso que o Espírito Santo de Deus faz, convencendo-o de seu pecado - não apenas de que você fez algo errado, mas de que você está errado. É a convicção do pecado.

B. O arrependimento envolve uma confissão de pecado

Mas não deve haver apenas a convicção do pecado; deve haver a confissão do pecado.
Prov.28:13 “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”
Você deve estar disposto a confessar externa e abertamente o pecado e colocar o orgulho podre no pó e dizer:
Psalm 51:1Psalm 51:1 “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.”
Muitos de nós querem ser como pavões desfilando no céu.
Precisamos reconhecer quem somos e que fizemos, Deve haver uma confissão de pecado. Você nunca será salvo a menos que esteja disposto a admitir não apenas que Ele e Salvador, mas também sua condição de pecador.

C. O arrependimento envolve uma contrição pelo pecado

Em terceiro lugar, arrependimento, deve haver uma contrição pelo pecado. A Bíblia diz 2 Cor.7:10 “A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.”
- A tristeza segundo Deus não produz remorso,
(dicionário) remorso = sentimento de culpa, sensação de mal-estar, de angústia " - e a tristeza segundo o mundo produz morte.
Tem muitas pessoas que choram por estar sofrendo as consequences do seu pecado. A pessoa foi presa, e agora ela sente muito. A esposa traiu seu marido, agora ela tem um sentimento de culpa, sensação de mal-estar, de angústia" ...
Tem muitas pessoas que se dizem arrependido mas não do que fez, apenas do que esta acontecendo.
Mas essa não é uma tristeza divina.
A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação; é ficar profundamente triste por ter partido o coração do Pai.
Psalm 51:4Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.”
"Pai, eu sinto muito pelo que fiz".
Isso é arrependimento.

D. O arrependimento envolve uma conversão do pecado

Quando percebemos que não apenas quebramos as leis de Deus, mas também quebramos o coração de Deus, isso gera uma tristeza piedosa que vem acompanhada de : uma convicção de pecado, uma confissão de pecado, uma contrição pelo pecado e, então, uma conversão do pecado. A palavra arrependimento significa literalmente "uma mudança de mente".
Mas o arrependimento piedoso é uma mudança de direção, uma mudança de mente em relação ao pecado, ao eu, a Satanás e à salvação. Nos simplesmente mudamos nossa mente em relação a todas essas coisas, uma metanoia, uma mudança de mente, um arrependimento.
Você já passou por isso?
[Não quero dizer que você se livra do seu pecado para que Deus o salve. Pessoal, vocês não podem se livrar do pecado até que sejam salvos, certo? Não estou ensinando uma salvação pelas obras. Não estou dizendo: "Limpe sua vida e Deus o salvará". Se você pudesse limpar sua vida, então não precisaria ser salvo. ]
Mas estou dizendo, caro amigo, que deve haver algo dentro de voce que gera uma decisão, que diga: "Estou cansado disso; estou errado; agi errado; e não posso me salvar. E eu mudo de ideia e me volto para Ele". Se você não fez isso, então seu batismo foi inválido.
Você não estava pronto para o batismo. Não preparou seu coração para o batismo. Não preparou o caminho para o Senhor.
Quero dizer o seguinte: Arrependimento e fé são cara e coroa da mesma moeda.
Quando a Bíblia diz fé, ela infere arrependimento. E quando diz arrependimento, infere fé.
Quando você se afasta do pecado, você se volta para Deus. Quando você se volta para Deus, você se afasta do pecado.
Essa é a razão pela qual o arrependimento e a fé são cara e coroa da mesma moeda. Essa é a preparação para o batismo.

II. O Padrão para o Batismo

Agora, a segunda coisa que quero que você veja é o seguinte: Que tipo de batismo é o batismo do Novo Testamento? É o batismo por imersão, ou seja, por ser colocado debaixo da água.
Algumas pessoas dizem submersão, e a maioria de nós entende a palavra submergir mais do que entende a palavra imergir . Mas há uma diferença - uma pequena diferença - entre submersão e imersão.
Quando você submerge algo, não necessariamente volta à superfície. Portanto, você deve agradecer a Deus por essa diferença. O batismo do NT é o batismo por imersão - ser colocado debaixo da água e ser trazido para fora da água. Essa é a forma de batismo bíblico - nenhuma outra forma.
A propósito, se você quiser descobrir a melhor maneira de ser batizado, quem você usaria como exemplo? Jesus. Vamos descobrir como Jesus foi batizado. Agora observe Mk 1:9 “Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão.”
- não perto do Jordão, não com o Jordão, mas no Jordão. Está vendo isso? Na verdade, a preposição grega in diz literalmente "no Jordão". Ele foi colocado no Jordão.
Mk 1:10Assim que saiu da água". Agora, se Ele saiu da água, onde você acha que Ele estava? No fundo da água. Jesus saiu imediatamente da água. (Marcos 1:10)
A propósito, por que você acha que João escolheu o lugar onde estava batizando? Ele tinha um motivo para estar lá.
Jn 3:22 “Depois disso Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judéia, onde passou algum tempo com eles e batizava.”
Jn 3:23 “João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e o povo vinha para ser batizado.”
Agora, a razão pela qual João foi até Enom, perto de Salim, foi porque ali era um lugar profundo o suficiente para batizar. Ele batizou nesse local porque havia muitas águas ali.
Agora vocês são pessoas razoáveis. Vocês sabem que, na cidade de Jerusalém, havia água para beber, água para lavar a louça, água para lavar a roupa e tudo o mais. Mas eles tinham de encontrar um lugar profundo o suficiente para que pudessem batizar por imersão.
Jesus fez uma viagem de sessenta quilômetros só de ida para ser batizado. João estava batizando naquele local, porque é preciso água, e é preciso muita água para batizar - simples assim.
Ele não batizou ali por conveniência. Mas porque é preciso muita água para batizar.

III. A Proclamação do Batismo

Agora, deixe-me falar sobre o terceiro e último aspecto. A preparação para o batismo é o arrependimento. O padrão para o batismo é o batismo de Jesus: eu preciso ser batizado como meu Senhor foi batizado. Agora, em terceiro e último lugar, vamos falar um pouco sobre a proclamação do batismo. O que o batismo proclama? O que ele retrata?
Agora, isso traz um ponto muito interessante. Eu disse que o arrependimento era a preparação para o batismo. Por que, então, Jesus foi batizado? Ele não tinha nada do que se arrepender. Certamente não tinha. Quando João viu Jesus chegando, a Bíblia diz que João disse: "Não sou digno. Preciso ser batizado por ti". Você pode ler isso em Mateus. Ele disse: "Ora, você deveria me batizar. Eu não posso batizá-lo". "Ora", diz ele, "não sou digno nem mesmo de desamarrar Suas sandálias"."E você vem, e quer que eu o batize."
Você sabe quem era João, João Batista? Ele era primo de Jesus, segundo a carne, não é verdade? Eles nasceram mais ou menos na mesma época e cresceram juntos. Agora, você sabe, se Jesus fosse um pecador, quem saberia disso? João teria sabido. Eu lhe garanto que ele saberia. Se você não pode dizer algo ruim sobre seus parentes, então sobre quem você pode dizer algo ruim? Quero dizer, se Jesus fosse um pecador, então João saberia disso. Não, Jesus não era um pecador. De fato, Deus disse, em meio à glória, no batismo de Jesus: "Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo". (Marcos 1:11) Ele não era um pecador. Ele era o Filho de Deus. Por que, então, Jesus foi batizado? Isso é muito importante, pois o motivo pelo qual Jesus foi batizado tem muito a ver com o motivo pelo qual você deve ser batizado.
O batismo significa identificação. Preste atenção - identificação. Quando Jesus foi batizado, Ele estava se identificando conosco.
Quando somos batizados, estamos nos identificando com Ele. E há um sentido muito real no qual encontramos Jesus na água do batismo. Agora, deixe-me dizer isso. Não estou dizendo que somos salvos pelo batismo na água. Mas estou dizendo que há um sentido muito real pelo qual nos encontramos com Jesus no batismo.
Agora, o que Jesus estava fazendo era se identificar conosco. Veja bem, Jesus veio para fazer o quê? Tomar o nosso lugar. Ele veio para tomar o nosso lugar. Ele era o nosso substituto. E, veja bem, havia uma divida contra nós que não podíamos pagar. E quando Jesus foi batizado, Ele estava assinando Seu nome nessa divida. E Jesus estava dizendo: "Eu pagarei integralmente. Estou me identificando com essas pessoas que vim salvar. Eu não sou um pecador, mas estou me identificando com essas pessoas". E isso era um retrato da morte, do sepultamento e da ressurreição de Jesus Cristo, como veremos mais adiante.
Agora, por que somos batizados? Bem, Jesus se identificou conosco pelo batismo, e nós nos identificamos com o Senhor Jesus pelo batismo. Agora, deixe-me mostrar a você por que o batismo deve ser por imersão. É por causa do que ele representa.
Abram comigo em Romanos 6:1-7. E é muito, muito importante que você observe essa passagem das Escrituras. Através dela, teremos uma compreensão clara do que o batismo realmente representa, do que ele proclama.
Rm 6:1-7 “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.”
Agora, o que o batismo representa? Quando você entende o que o batismo representa, você entende por que ele deve ser por imersão.

A. O batismo retrata Seu Sacrifício

Em primeiro lugar, retrata Seu sacrifício. Veja o versículo 5. Veja com muita clareza:
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. (Rm.6:3-5)
Rm 6:5Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.”
Está vendo isso - Romanos 6:5?
O que é o batismo? É a semelhança de Sua morte e a semelhança de Sua ressurreição.
Esse batistério, ou qualquer lugar em que uma pessoa entra na água, retrata uma morte e um sepultamento. Quando a pessoa sai da água, isso retrata a ressurreição.
Pessoal, entrar na água é um sepultamento. Sair da água é uma ressurreição. É a semelhança de Sua morte e é a semelhança de Sua ressurreição. É uma imagem.
"Bem", você diz, "que diferença isso faz?" Vou lhes dizer que diferença faz, amigos. Se há alguma mensagem que o diabo gostaria de tirar da igreja, o que vocês acham que é? A morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo. Se há alguma imagem que Deus quer manter na igreja, o que você acha que é? A morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo. É por isso que toda vez que alguém é salvo, Deus diz: "Quero que você mostre repetidamente o que o salvou: Sua Morte, a Sua ressurreição". fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.”

B. O batismo retrata Minha Salvação

Veja, Sua morte tinha meu nome nela. Quando Ele morreu, morreu por mim. Quando Ele ressuscitou, eu ressuscitei com Ele. É isso que o batismo significa. Ele retrata Seu sacrifício. E depois retrata minha salvação. Por ter sido identificado com o Senhor, fui salvo. Observe o que a Bíblia diz aqui Rm 6:4Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”
O que esse batistério é, é um túmulo aquatic.
Sabe qual e a mensagem quando entramos no batistério? "Eu Creio que Jesus morreu por mim e, portanto, eu morro com Ele. Quando Ele foi sepultado, eu fui sepultado. Quando Ele ressuscitou, eu ressuscitei. Aleluia! Fui sepultado com Cristo. Ressuscitei com Cristo". O batismo me dá a chance de dizer isso.
Para mim essa é a verdadeira profissão de fé bíblica. Não é vir a frente e apertar a mão do pastor; é o batismo! É o batismo! Essa é a profissão bíblica de fé em Cristo. É quando nos identificamos com o Senhor Jesus Cristo por meio de um sepultamento em um túmulo aquatic e saindo dele para viver uma vida nova. É uma maneira de dizer: "Não me envergonho do Senhor Jesus Cristo".
Vou lhe dizer o que mais ela retrata, amigo. Mostra que, um dia desses, assim como saí da água, sairei da minha sepultura, amém? Quando Jesus voltar. E, veja bem, se fui sepultado com Ele na semelhança de Sua morte, então serei o quê? ressuscitado"" À semelhança de Sua ressurreição.
Essa, meu caro amigo, é a proclamação do batismo: a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo.
Agora, não acredito que você tenha que ser batizado para ser salvo. Acredito, caro amigo, que se você for salvo - verdadeiramente salvo - então você será batizado. Pois Jesus disse:
Lk 6:46 ““Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?”
Quero dizer, como podemos dizer que confiamos Nele para nos salvar, mas depois não O obedecemos?
"Confie e obedeça, pois não há outra maneira
Ser feliz em Jesus, mas confiar e obedecer."
-JOHN H. SAMMIS
E se, por acaso, você for salvo e se desviar a ponto de se recusar a ser batizado, vou lhe dizer o que vai acontecer: você vai interromper seu crescimento cristão ali mesmo. E você estará lendo a Bíblia e dirá: "Senhor, mostre-me o que isso significa". E Ele dirá: "Não vou lhe mostrar". Você diz: "Senhor, você não vai me mostrar o que isso significa?" "Não, não vou." "Bem, por que não vai me mostrar o que isso significa?" "Eu já lhe mostrei sobre o batismo, e você não quer fazer isso. Por que eu deveria lhe mostrar qualquer outra coisa, até que você comece a obedecer ao que eu já lhe mostrei?" Amém?

Conclusão

Ouçam, pessoal. A maneira de entender a parte da Bíblia que você não entende é obedecer à parte da Bíblia que você entende. Veja, há algo sobre o batismo. Ele é a confissão inicial de fé. É o ato inicial de obediência, seguindo nosso Senhor. O que ele representa é tão maravilhoso. E embora não seja necessário para a salvação, é necessário para a obediência. E a obediência é necessária para a frutificação e a alegria na vida cristã.
Related Media
See more
Related Sermons
See more