Neemais e a Dinâmica da Liderança Eficaz

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 95 views
Notes
Transcript

Neemais e  a Dinâmica da Liderança Eficaz

Texto: Ne 1:1-11

Introdução

Neemias, um contemporâneo de Esdras, servia na corte de Artaxerxes I (rei da Pérsia), como copeiro, quando soube que os exilados que já se encontravam em Judá, estavam sob opróbrio e os muros de Jerusalém continuavam em ruínas. Depois de orar em favor da triste condição de Jerusalém, Neemias recebeu uma autorização do rei Artaxerxes para viajar a Jerusalém como governador, e reedificar os muros da cidade. Como líder dinâmico ele motivou seus compatriotas a reedificar todo o muro em apenas cinqüenta e dois dias, apesar da ferrenha oposição. Serviu como govenador por doze anos. Depois de um breve retorno à Pérsia, exerceu um segundo mandato de governador de Judá.

I. A Condição de Jerusalém

1. Os seus moradores estavam em grande miséria e desprezo. Nm 1:3. Isto é um flagrante contraste com as promessas de Deus em Is 1:19

2. Seus muros estavam derribados e as portas queimadas. Nm 1:3. Jerusalém ainda estava do mesmo estado de desolação deixado por Nabucodonosor 140 antes. O povo de Israel desprezou os profetas do Senhor, que foram enviados a ela madrugando, chamando-os ao arrependimento. Como rejeitaram a Palavra do Senhor, arcaram com as consequências. Zc 1:6. Outro contraste pode ser estabelecido aqui com Sl 137:1-4.

3. Ao tomar conhecimento do triste estado de Jerusalém, Neemias se colocou diante de Deus como “um restaurador de brechas”, Is 58:12.

II. O Processo de Formação de um Restaurador de Brechas.

1. Coração quebrantado. Começa quando derramamos nosso coração diante de Deus, em jejum e oração, com muitas lágrimas, por causa dos problemas que afligem o povo de Deus, à semelhança de Neemias. At 20.31

2. Intercessão. Identificando-se com seu povo, Neemias clama por pedido de misericórdia de Deus, fazendo em seguida confissão de pecados, Ne 1:5-7

3. Ousadia. O clímax da formação de um restaurador de brechas encontra-se na ousadia de Neemias diante de Deus e diante do rei Artaxerxes. Após se humilhar diante de Deus, Neemias suplica a Deus que lhe dê graça diante do rei, que tinha que voltar atrás em sua decisão de mandar parar a reconstrução de Jerusalém; Ed 4:21; Ne 1:11. Deus pode comover o coração e a mente de líderes influentes, para cumprirem a vontade divina, Et 4:16; Pv 21:1.

III. A Renúncia de um Restaurador de Brechas.

1. Como membro da elite do serviço real, Neemias era um servo que desfrutava da intimidade real, pois era copeiro do rei. Ne 1:11.

2. Ao ser nomeado governador de Judá, Neemias foi exaltado por Deus, pois humilhara-se em Sua presença, confirmando o que a Palavra de Deus nos diz em Tg 4:10 e 1Pe 5:6.

Related Media
See more
Related Sermons
See more