Ageu

Notes
Transcript
TEXTO: AGEU 2.1-9.
TEMA: ENCORAJADOS POR DEUS.
INTRODUÇÃO:
Tudo começa quando Deus escolhe o povo do Israel para ser seu povo eleito nação sacerdotal, (Êx 19:5–6) agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.  E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo.
E com essa escolha, vem uma grande exigência, ser santo como Deus é Santo, (Levítico 11.44) Porque eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos.
E para que isso acontecesse o Senhor por muitas vezes alertou o povo de Israel a permanecerem em sua presença e não se contaminar com o pecado.
Quando adentramos no período da monarquia, o povo começou a se espelhar no rei, sendo assim quando se levantava um rei temente a Deus e justo, o povo também temia a Deus e servia ao mesmo, toda via quando se levantava um rei que não temia a Deus o povo abandonava a Deus e passava a adorar os deuses falsos dos povos vizinhos, deixando assim de ser o exemplo de povo de Deus.
Como Deus é o ser completamente misericordioso, ele alertou Israel várias vezes a abandonarem a idolatria e voltar-se para Ele, e depois de muitos avisos o povo começou a colher tudo que tinha plantado, primeiro o reino do Norte no ano 720 a.c. foi destruído pelo rei da Asiria e por fim no ano de 605 a.c. o reino do Sul começa a ser atacado por Nabucodonosor rei da grande Babilônia.
A babilônia invade três vezes Judá, capital do reino do sul.
1ª Vez no ano 605 a.c. o reino é invadido.
Daniel, Mezaque, Sadraque e Abede-nego são levados cativo.
É nesse tempo que Jeremias, que é 20 anos mais velho que Ezequiel começa a profetizar.
2ª Vez acontece 8 anos depois, no ano 597 a.c. o reino volta a ser invadido.
Ezequiel é levado cativo com 25 anos de idade e mais 100 mil judeus, 5 anos depois, no ano 592 a.c. Ezequiel é levantado por Deus.
3ª Vez ocorre no ano 586 a.c. quando o templo é destruído.
O povo passa 70 anos no cativeiro babilônico e depois volta em três etapas. A semelhança de Pedro que negou o Jesus por três vezes e teve três oportunidade para declarar que o amava também por três vezes. (Pv 24.16) Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.
O escritor Ageu é muito minucioso em fornecer as datas exatas de cada profecia. Os exilados voltaram para a Terra Prometida, em 538 a.C.
Logo que voltaram os Judeus levantaram o altar de Deus (Ed 3.2,3)
Em 536 a.c. lançaram os alicerces do templo (Ed 3.10)
Iniciaram a reconstrução do templo (Ed 4.1-5) mas pararam por causa da perseguição. (Lc 9.62) E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.
Passaram 16 anos com a obra paralisada, eles esqueceram do objetivo pelo qual Deus tinha tirado eles do cativeiro (Ed 1.2-4, Mc 16.15-18)
É nesse contexto que o livro de Ageu é escrito, passados 16 anos que o povo de Judá tinha retorna do cativeiro da babilônia. Assim, as profecias foram transmitidas em 520 a.C. esse período é chamado de pós-cativeiro ou pós-exílio que também é o período que os profetas Zacarias e Malaquias são levantados por Deus para profetizar, num tempo que a voz de Deus já não era ouvida como antigamente.
O livro do profeta Ageu é o segundo menor livro da Bíblia, sendo apenas maior que o livro do profeta Obadias, ele contém 2 capítulos, 38 versículos e 934 palavras, ele é o primeiro profeta pós-exílio.
O livro já começa com 3 personagens de tamanha importância Ageu (festivo ou festividade), Zorobabel (descendente da Babilônia”, ou “nascido na Babilônia) e Josué (Jeová é salvação).
É se Deus estivesse falando: prepare o culto festivo (ação de graças) poque o seu dessedente (parente) que está na Babilônia jeová vai salvar.
O livro contém 5 mensagens em 4 profecias que encorajam o povo a voltarem a fazer a obra de Deus.
Mensagem, repreensão (Exortação), (Ag 1.1-11).
21 dias depois da primeira profecia ele começam a reconstrução do templo.
Mensagem, Conforto (Fortalecimento) devido a obediência, (Ag 1.12-15).
Enquanto edificavam (trabalhavam), receberam uma poderosa palavra de encorajamento do maior arquiteto de todos os tempos: o Construtor do Universo, o próprio Deus.
Mensagem, Repreensão e Encorajamento, (Ag 2.1-9).
Os construtores desanimaram porque compararam seu trabalho com os trabalhos do passado. Mas Deus lhes disse: Não se apegarem ao passado. Em vez disso, Ele disse: “Continuem trabalhando, estou com vocês. E quando estou no meio de vocês, não precisam se preocupar com o resultado. Qualquer novo trabalho que eu faça através de vocês será melhor do que a obra anterior”.
Mensagem, Bênção, (Ag 2.10-19).
Mensagem, Promessa, (Ag 2.20-23).
Conclusão:
Ele profetisa 4 em 4 meses, que estimulam o povo a trabalharem por 4 anos.
O templo é reconstruído em 4 anos (50-516 a.c.) e consagrado em 3 de março de 516 a.c.
Não importa o quanto você vai semear, o importante é da o nosso melhor e fazer a obra de Deus. (Lc 21.2,3) e viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos esta pobre viúva, (Lc 6.38) Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão (2Co 9.7) Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
A palavra SENHOR DOS EXÉRCITOS aparece 14 vezes no livro de Ageu.
convite: quem sente que Deus tem algo com você na obra.
Related Media
See more
Related Sermons
See more