O que celebra uma igreja que faz aniversário?

Aniversário da igreja  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Handout

Intro

O que uma igreja comemora quando faz aniversário?
Essa é uma boa pergunta, e a maneira como respondemos diz muito a respeito do tipo de igreja que estamos plantando.
Aliás, responder essa pergunta dará o tom do tipo de igreja que queremos ser, haja vista ser este nosso primeiro aniversário.
Quero responder essa pergunta com um texto bíblico.
Colossians 1:3–6 NAA
3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, 4 desde que ouvimos da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que vocês têm por todos os santos, 5 por causa da esperança que está guardada para vocês nos céus. Desta esperança vocês ouviram falar anteriormente por meio da palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vocês. Esse evangelho está produzindo fruto e crescendo em todo o mundo, assim como acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e entenderam a graça de Deus na verdade.
Diante deste texto, a resposta a pergunta inicial que levantamos;
O que uma igreja comemora quando faz aniversário?
A igreja comemora o Evangelho da graça de Deus que chegou no coração de cada discípulo de Jesus.
Martinho Lutero escreveu em uma de suas teses em 1517 durante a reforma protestante.
"O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo evangelho da glória da graça de Deus"
O centro da formação espiritual de uma igreja e o seu sucesso, não estão ligados aos parâmetros de análises de mercado, ao dinheiro arrecadado, as construções e posses da igreja.
O centro da formação espiritual da igreja é o evangelho de Jesus Cristo.
É sobre isso que Paulo agradece a Deus ao escrever esta carta aos Colossenses, era uma pequena igreja, em uma pequena cidade, mas que possuía um tesouro precioso, conheceram a Cristo Jesus por meio do Evangelho que chegou até eles.
O motivo de Paulo agradecer a Deus por estes crentes, serve para nos ensinar e nos mover em gratidão a Deus por este primeiro ano.
Colossians 1:3 NAA
3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,
Vejamos, Paulo em seu agradecimento sabe que a igreja não é fruto de empreendimento humano.
Se nosso comunidade chegou até aqui, completou um ano, o motivo de nossa celebração não pode se basear em nosso desempenho, em nosso planejamento estratégico, no sucesso de nossos esforços.
Mas porque Deus tem agido em nosso meio através de Jesus Cristo, aliás, só podemos orar a Deus em ações de graças, porque Jesus por meio de sua vida, morte e ressurreição nos adotou em seu reino e por isso podemos chamar Deus de Pai.
E Paulo quer deixar claro diante de Deus e da igreja o conteúdo de sua oração de agradecimento.
Colossians 1:4–5 NAA
4 desde que ouvimos da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que vocês têm por todos os santos, 5 por causa da esperança que está guardada para vocês nos céus. Desta esperança vocês ouviram falar anteriormente por meio da palavra da verdade do evangelho,
Paulo agradece pela transformação que ele testemunhou na vida daquelas pessoas.
Ele faz isso, ressaltando três virtudes na vida daqueles crentes.
Aliás, estas virtudes apontadas por Paulo definem um verdadeiro seguidor de Jesus.
E ele vai tratar isso discorrer sobre isso em outros textos.
Galatians 5:5–6 NAA
5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
1 Corinthians 13:13 NAA
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor.
1 Thessalonians 1:3 NAA
3 lembrando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da fé que vocês têm, da dedicação do amor de vocês e da firmeza da esperança que têm em nosso Senhor Jesus Cristo.
Toda igreja que tem o evangelho como seu tesouro, celebrará estas virtudes na vida de seus membros.
Paulo da graças a Deus pela Fé, o Amor e a Esperança.
Grave isto, qualquer discípulo de Jesus que afirma conhecer a Deus precisa buscar crescer nestas três virtudes.
Se temos algo a celebrar, devemos celebrar o trabalhar de Deus em nossas vidas, que por meio do Evangelho nos tem dado Fé, Amor e Esperança.

A virtude da fé

A fé é mencionada primeiro por um objetivo óbvio, sem fé a vida com Deus não é possível.
Hebrews 11:6 NAA
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
Romans 10:9 NAA
9 Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.
Mas esta fé, não é fruto de observação da natureza, ou adquirida por assimilação meramente religiosa.
Tampouco, a fé não tem seu objeto a crendice, a confissão positiva, a positividade quântica, nem mesmo a fé na fé.
Esta fé é a fé que nos salva, a fé pela qual nos apropriamos dos benefícios da obra de Cristo.
Ephesians 2:8–9 NAA
8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.
Romans 5:1 NAA
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,
Como alguém é justificado, como alguém é perdoado dos seus pecados, como alguém, pode se apropriar da oferta de salvação anunciada no evangelho?
Como alguém pode comparecer diante de Deus e ser declarado justo?
Se chegarmos diante de Deus agora, como poderemos ser considerados justos, sabendo que somos maus por natureza, que não merecemos tamanha graça e tamanho amor da parte de Deus?
Talvez possamos nos atrever a responder estas perguntas dizendo que bastas sermos bons e fazer boas obras, se cumprirmos os 10 mandamentos.
Porém, se analisarmos nossa vida a fundo, chegaremos a conclusão que não podemos nos tornar justos pelas nossas obras, pelo nosso esforço.
Deus requer uma justiça perfeita, e não podemos lhe dar isso, somos pecadores terríveis.
Por isso ele escreve:
Romans 5:1 NAA
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,
Este texto declara que se colocarmos nossa fé em Cristo, recebemos acesso a Deus, temos paz com Deus, ele não nos considera mais seus inimigos por causa do pecado, mas agora, somos seus filhos, somente por causa da fé em Cristo Jesus.
E como recebemos esta fé?
Colossians 1:6 NAA
6 que chegou até vocês. Esse evangelho está produzindo fruto e crescendo em todo o mundo, assim como acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e entenderam a graça de Deus na verdade.
Duas palavras são importantes aqui, vocês "ouviram" e "entenderam".
Ninguém pode ser salvo sem ouvir o Evangelho, a fé não é doada a nós sem ser por meio do Evangelho da verdade e compreendida em nossa mente.
Romans 10:17 NAA
17 E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.
E essa fé não é um assentimento místico, uma experiência metafísica, não é um nirvana ou uma experiência extática, como quando se usa entorpecente.
Veja, Paulo diz que eles ouvem e entendem.
E isso é um grande milagre operado em nossas vidas pelo evangelho.
Pois a escritura diz que os homens não entendem a Deus e sua palavra.
Romans 3:11 NAA
11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus.
2 Corinthians 4:4 NAA
4 nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Se nós recebemos o Evangelho, é porque o Espírito de Deus abriu nosso entendimento e assim podemos contemplar a beleza de Jesus Cristo que nos salva.
2 Corinthians 4:6 NAA
6 Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.
Por isso, podemos entender completamento o Evangelho de Jesus Cristo.
Então, quando o evangelho chega, aponta nossos pecados, e demonstra em Cristo o único caminha de perdão, justificação e graça.
Devemos ouvir e crer, ouvir e entender que Deus está nos chamando ao arrependimento dos nossos pecados e a fé em Jesus Cristo.
A pergunta que nós é feita é:
Temos entendido o que o diz o evangelho, que somos pecadores, que o salário do pecado é a morte, e que os pecadores serão punidos por toda a eternidade no inferno, a não ser que recorramos a Cristo para sermos perdoados, justificados e salvos da ira de Deus por meio de Cristo Jesus?
O Evangelho chegou a nós, celebremos a fé que vem pela chegado do Evangelho e nos deleitemos em Cristo nosso amado Salvador e Senhor.

A virtude do amor

O amor também é fruto do Evangelho, somos impactados pelo amor de Deus em Cristo, e somos chamados a amar.
Celebramos esse primeiro ano encharcados pelo amor de Deus por meio de Jesus Cristo.
Romans 5:8 NAA
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.
Toda fé verdadeira em Cristo desemboca em amor a Deus e as pessoas.
E Paulo celebra a vida dos Colossenses porque encontrou neles esse amor.
Colossians 1:4 NAA
4 desde que ouvimos da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que vocês têm por todos os santos,
Esse amor como virtude cristã, é irmão gêmeo da fé.
Paulo vai dizer em outro texto que a fé tem sua operação prática pelo amor (Gl 5.6).
Como Paulo em seus escritos trata dessa ideia de amor?
Porque os compositores brasileiros e produtos hollywoodianos tratam do amor como uma noite de prazer, como um sentimento pueril, chamam paixão de amor.
Paulo traz praticamente 3 ideias a respeito do amor como fruto do Evangelho, e que devemos celebrar esse amor em nosso meio.
Ephesians 5:2 NAA
2 E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

O amor cristão é um sacrifício;

É extremo oposto do que conhecemos em nossa cultura.
O amor cristão tem mais de ver com as mãos que servem do que com o coração que sente.
O amor envolve sacrificar-se em favor de outras pessoas, é socorrer, ajudar, aliar o sofrimento de alguém, é ter compaixão, exatamente como Cristo teve por nós.
Esse amor tem custo, custa tempo, dinheiro, entrega, é um amor prático que supre aos outros em suas necessidades.
Exatamente como o amor de Deus por nós demonstrado de forma radical por Jesus.
Romans 8:32 NAA
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Neste sentido, nosso cristianismo não pode ser meramente contemplativo, ou seja, não podemos vir aqui, ouvir algumas músicas, ouvir um bom sermão, e ponto final.
Não, Deus deseja nos usar para que nos amemos e cuidemos uns aos outros, e assim poderemos celebrar o amor de Deus em nós e por meio de nós.
Mas temos outra dimensão do amor.

Suportar uns aos outros;

Ephesians 4:1–2 NAA
1 Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor,
Amar a luz do ensino de Paulo é suportar, e aqui neste texto, significa suportar não somente aquelas pessoas fáceis de conviver, mas também aquelas que são insuportáveis.
Nossa comunidade é formada de gente tão diversa, com tantas diferenças, mas somos capacitados pelo evangelho a amar uns aos outros suportando em amor.
O amor de Deus nos capacita a vivermos juntos e suportar uns aos outros por causa do amor de Cristo, em humildade, mansidão e longanimidade.

Perdoar uns aos outros;

Por fim, o amor prático que é celebrado entre nós pelo Evangelho é um amor que perdoa
Colossians 3:13 NAA
13 Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.
Só podemos viver juntos por causa de Cristo, temos nossas diferenças, e por conta disso, poderemos nos ferir, nos magoarmos, pois somos pecadores, mas o amor de Deus nos convida a perdoar, pois fomos perdoados por Cristo.
É desta forma que o amor deve operar em nossa vida.
O amor é o que dá visibilidade a sua fé, logo quem crê em Cristo ama.

A virtude da esperança

Mas Paulo celebra uma última virtude como fruto do Evangelho que chegou até a igreja.
Colossians 1:5 NAA
5 por causa da esperança que está guardada para vocês nos céus. Desta esperança vocês ouviram falar anteriormente por meio da palavra da verdade do evangelho,
Está última virtude é sensacional.
A palavra esperança apresentada a nós pelo Apóstolo Paulo, não se trata de otimismo, não é confissão positiva, ou a declaração de algum mantra e tão pouco fazer algumas rezas.
A esperança que Paulo trata aqui tem de ver com certeza.
É algo que eu espero e que irá acontecer.
Titus 1:2 NAA
2 Escrevo na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos
Essa esperança é baseada em Deus, por causa da obra de Cristo que nos garante a eternidade, é uma esperança celestial.
Essa esperança muda a maneira como vivemos aqui.
Pois a esperança, como diz Paulo, está baseado nos céus.
Se temos uma esperança celeste, não devemos vir a igreja pensando que Deus deve realizar nossos desejos terrenos.
Pois a nossa maior necessidade não é ter uma carreira bem sucedida, trocarmos de carro, encontrar alguém para casar, adquirirmos uma nova casa, ser feliz.
Todas estas coisas são boas, mas são apenas esperanças terrenas.
1 Corinthians 15:19 NAA
19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
Ter esperança em Deus é viver por coisas excelentes, superiores, superlativas.
A fé cristã tem seu fundamento na eternidade, podemos ter esperança hoje, por causa das promessas que Cristo voltará e nos levará com ele para seu reino eterno, e isso é muito mais valioso do que qualquer sucesso diante dos homens.
1 Peter 1:3–6 NAA
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês, 5 que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo. 6 Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações,
A esperança bíblica nos traz uma explosão de alegria, nos faz sermos satisfeitos em Cristo, viver como bem-aventurados aqui na terra, com os olhos fitos nos céus.
Não são mais as esperanças terrenas que nos completam e nos alegram, afinal, elas não tem poder de nos completar, pois podem ser furtadas, destruídas e perdem seu valor.
Mas se temos a Cristo, temos esperança eterna, pois ele está vivo, ele ressuscitou, temos uma herança que não pode ser furtadas, destruída, usurpada.
Essa esperança nos faz viver e seguir a Cristo não apenas por um ano, aliás a igreja de Cristo segue caminhando no mundo, por causa da esperança da vida eterna em Cristo Jesus.
Romans 5:5 NAA
5 Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.

Conclusão

Por isso meu amigo.
Nesta noite, você é convidado a celebrar o evangelho.
Se ouviste o evangelho, é porque Cristo deseja te salvar, transformar profundamente sua vida hoje.
Por isso, se queres celebrar a vida em Cristo, ter fé, amor e esperança, te achegues a ele em arrependimento de seus pecados e fé, confiando plenamente em Cristo para sua salvação e perdão dos teus pecados.
E você que já crê em Cristo, se queres continuar celebrando o evangelho.
Continuemos desejando crescer em conhecer a Jesus Cristo, pois muito temos a crescer em fé, amor e esperança por meio do Evangelho.
2 Peter 1:8 NAA
8 Porque essas qualidades, estando presentes e aumentando cada vez mais, farão com que vocês não sejam nem inativos, nem infrutíferos no pleno conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo.
Que sejamos todos frutíferos na fé, no amor e na esperança nessa caminhada de crescimento e transformação que Cristo nos chama a viver até que ele venha.
Pois como igreja, queremos ajuda-los a conhecer a Deus, viver em uma comunidade de amor e servir no mundo por meio do Evangelho.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more