Deus nos dá nova vida

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Texto

Colossians 3:1–4 ARA
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

Introdução

Há uns 30 anos, o filme que ganhou o Oscar de Melhor Filme foi uma história clássica de bang-bang: Os Imperdoáveis.
Conta a história de um velho pistoleiro aposentado após sua vida errante. Depois de ter matado tanta gente, não queria mais. Tinha uma vida comum. Viúvo, filhos, e uma fazenda à beira da falência. Prometeu à sua esposa antes que ela morresse, que jamais se envolveria com as coisas que fazia antes.
Era um homem diferente. A vida que ele tinha era diferente. Aquele figurino do cowboy que matava tudo o que anda ou rasteja sobre a terra, como ele diz, não existia mais. Não servia mais nele. Era uma vida distante da sua realidade, a tal ponto que a simples memória disso, o incomodava.
Porque tinha uma nova vida.

Explicação

Paulo escreve para os colossenses para reafirmar a nova VIDA que existe a partir da ressurreição de Jesus.
Assim como nosso mundo, o mundo de Paulo era separado de Deus. Todos buscando agradar a si mesmos numa auto-idolatria em que o único fim é agradar a si mesmo.
De um lado, romanos, com suas divindades e o próprio imperador sendo considerado um filho dos deuses e digno de adoração.
Do outro lado, judeus, com seu zelo e obediência à Lei e ao Templo como ídolos ao invés de buscarem o Deus que eram apontados por eles.
A comunhão baseada em aspectos religiosos, em que fazem ofertas a Deus, ou aos deuses, na intenção de aplacar sua ira, ou de buscar alguma bênção.
Não muito diferente dos nossos tempos em que nossa sociedade idolatra os seus próprios falsos deuses com o intuito de viverem melhor: dinheiro, ideologias, bens materiais e outras diversas fontes de alegria que se esgotam...
A comunhão com estes ídolos é a barganha em que entregamos algo para recebermos bênçãos ou não recebermos maldições. Era assim e continua assim.
Judeus obedecem à Lei, procurando agradar fariseus e sacerdotes, enquanto romanos se entregam em seus rituais aos seus deuses. Nosso mundo se entrega aos rituais de nossa época (festas, protestos, grandes eventos, ou a corrida pelos bens materiais ou o consumismo desenfreado de uma black-friday). O fim é atingir a felicidade que desaparece com o tempo. O momento fugaz de alegria, que acaba.
A falta de comunhão íntima com Deus faz com que as sociedades romanas e judaicas vivam como querem. Os romanos, se achando invulneráveis, acreditando que agradam seus deuses. Os judeus, em seu zelo ao obedecer à Lei e apresentar os sacrifícios, acreditando que é suficiente para agradar a Deus. E nossa sociedade acreditando que faz boas obras, sem a necessidade de Deus, ou usando Ele como acessório.
No tempo de Paulo, um pequeno grupo saído de entre os judeus pensa de forma diferente, crê de forma diferente. Eles acreditam que Deus está cumprindo as promessas de restaurar à ordem sua criação. Já está reconciliando o homem com Deus.
Eles acreditam que Jesus, o filho de Deus, enviado por Deus para esta tarefa, morreu pelos seus pecados e ressuscitou!
E se Jesus ressuscitou, a vida de quem crê Nele e O segue, é diferente.
Não dá mais para viver achando que o mundo em que vivem é a única coisa que é importante! Não dá mais para colocar o foco nas mesmas coisas que judeus e romanos. A vida deste grupo, também chamados cristãos, como um apelido a quem segue Jesus, o Cristo, é modificada pela ressurreição de Jesus, que ao ressuscitar, também ressuscita a eles, os cristãos. A nós, cristãos como eles.

Tema

Deus nos dá nova vida

Argumentos

Deus nos dá nova vida porque nos ressuscitou com Cristo

Paulo diz em sua carta aos efésios que eles estavam mortos.
Ephesians 2:5–6 ARA
e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
Esta morte de que Paulo fala é diferente da morte que conhecemos. O que conhecemos de morte é aquela que ocorre quando acaba a vida.
Mas aqui, Paulo fala de uma morte que acontece enquanto há vida.
E há vida. Afinal, Paulo não é maluco de escrever uma carta para pessoas que estão mortas.
Essas pessoas, estes efésios estavam vivos materialmente. Andavam, respiravam, comiam, bebiam e trabalhavam, mas seu espírito estava morto.
Não tinham vida em Cristo, e se nós, assim como Paulo, cremos que só há vida espiritual com Cristo, eles estavam mortos espiritualmente.
Significa que não conseguiam distinguir o que era pecado. O pecado não incomodava. Eles viviam separados de Deus, sem condições de notar que estavam separados de Deus. Cegos, surdos, mortos espiritualmente.
Pecar ou não pecar é indiferente, pois para quem está morto espiritualmente, tanto faz. Pois não tem um Deus com quem ter comunhão ou de quem está separado.
Não há fé. Vive-se para o hoje, o agora. Sonham com o amanhã. Tentam até mesmo construir um mundo melhor, mas logo vem o egoísmo, e com ele a idolatria de se achar mais importante que tudo e fica só a expectativa de que algo bom ou ruim, em algum momento vai acontecer.
Vive-se para satisfazer os próprios desejos. Uma casa melhor, um carro, a cotação do dólar, da bolsa, as lutas políticas, os bens materiais que do jeito que vêm, vão.
Uma viagem inesquecível, que acaba e fica só na memória.
Um companheiro ou companheira ou familiares que, em algum momento ficarão somente nas fotografias, ou nas redes sociais.
É a vida material, cujo objetivo é agradar a nós mesmos!
Mas, que sem perceber, na realidade, agrada-se o deus deste mundo, representado pelos seus ídolos.
Um dia, esta vida acaba e fim.
Mas
Colossians 1:13–14 ARA
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Quando alguém é alcançado pela graça de Jesus, aceitamos o Seu sacrifício pelos nossos pecados.
E como Jesus morreu fisicamente, morremos para nossa vida anterior. Aquela vida que vivíamos para o mundo, embora mortos espiritualmente.
Essa vida que nós vivíamos para o mundo está morta.
E quando Jesus ressuscita fisicamente, nós também ressuscitamos espiritualmente para uma vida completamente diferente, pois passamos a viver em Cristo.
2 Corinthians 5:17 ARA
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Mais do que ter uma nova vida, somos novas criaturas!
E se falamos em novas criaturas, há nova criação, regenerada, restaurada, onde céu e terra podem se unir como era antes da queda, o que vai acontecer novamente, na volta de Jesus!
Por isso, Paulo diz que Jesus é o novo Adão em 1 Coríntios 15.
E essa nova vida só é possível porque ressuscitamos com Cristo!

Deus nos dá nova vida porque Cristo venceu a morte

Há alguns de nós que vivem a vida pensando no fim dela. Na Páscoa, 6a feira santa, há todo um ritual nas igrejas cristãs relembrando a morte de Jesus na cruz, como se fosse um funeral que nunca termina.
Jesus, de fato, morreu. E isso não é algo para ser minimizado ou mesmo glamourizado. A morte é o contrário de vida. Não há vida na morte.
Ele parou de respirar, agonizou até o último suspiro naquela cruz, sofrendo das dores e da humilhação de estar exposto nu em uma cruz, zombado por aqueles que alguns dias antes o tinham recebido com gritos de celebração!
No momento em que tiraram o corpo de Jesus da cruz, enrolaram no lençol e colocaram na tumba, não havia vida.
Ele estava morto.
Morreu e com Ele, a esperança se foi.
O sábado foi de silêncio absoluto, com os discípulos escondidos e com medo e Judas já enforcado.
Mas, no domingo, primeiro dia da semana, primeiro dia da Nova Criação, a tumba estava vazia!
Ele não estava mais ali.
Por mais que tenham tentado usar a versão de roubo do corpo de Jesus (o que era comum na época), por mais que tenham tido dificuldade de reconhecer Jesus que apareceu diante de tantos, Ele venceu a morte!
A morte! O último inimigo que precisava ser vencido.
Morreu e ressuscitou, exatamente como tinha dito!
Ele venceu a morte e retornou igual, mas com um corpo diferente, glorificado.
Não há dúvidas quanto a isso:
1 Corinthians 15:3–8 ARA
Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.
Uma vez vencida a morte, Paulo diz que a nossa vida está oculta nele.
Este “oculta” utiliza uma palavra em grego que traz o significado de um segredo que será revelado.
E é isso que Paulo diz no versículo 4: quando Cristo que é quem nos dá vida, ou seja, é a nossa vida se manifestar plenamente, a nossa vida que está guardada em segredo Nele, também será manifestada em glória, com Ele.
Se você pensou em vida eterna, é isso mesmo!
Pois Jesus venceu a morte por mim e por você, para que tivéssemos vida eterna, com Ele!
1 Corinthians 15:54–56 ARA
E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Deus nos dá nova vida e nos fez parte do Seu Reino

A principal consequência do pecado que nos afasta de Deus, a morte, foi derrotada!
Por isso, podemos cantar que Ele vive e podemos crer no amanhã!
Esta vitória foi o que fez de Jesus Rei!
Esqueçam os reis deste mundo. Joe Biden, Vladimir Putin, o Rei da Inglaterra, Lula ou Bolsonaro!
Todos estes irão dobrar os seus joelhos, reconhecendo que Jesus Cristo é Senhor!
E nós, fazemos parte do Seu Reino!
E devemos viver como tal.
Paulo diz que se ressuscitamos com Cristo. devemos pensar nas coisas lá do alto, não nas que são deste mundo, pois este mundo passará!
Colossians 3:5–17 ARA
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Porque somos novas criaturas, de uma nova criação que é o Reino de Deus!

Conclusão

Quando Jesus ressuscitou foi iniciada uma nova criação que irá se completar quando Jesus retornar a este mundo e a ligação entre terra e céu for restabelecida, conforme diz em Apocalipse 21 e Isaías 65:25.
Precisamos entender que Jesus veio para iniciar o Seu Reino que é esta nova criação com novas criaturas.
Quem faz parte desta nova criação, também faz parte do Seu Reino.
E já não dá mais para viver como antes. Pois estamos em processo de transformação para sermos cada vez mais santos para viver na glória que será manifestada quando Ele vier.
O reino deste mundo passa. A este mundo virá o Reino Dele, que é eterno. De fidelidade, de misericórdia, graça e amor.
Se você ainda não foi alcançado por esta graça para vir para o Seu Reino, abra o coração e deixe Ele transformar Sua vida.
Se você já foi alcançado, busque viver como alguém que pertence ao Reino de Deus, à Nova Criação do nosso Deus.
Para isso e por causa disso, Ele nos dá nova vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more