Jesus tem Autoridade para Curar e Ressuscitar dos Mortos (Mc 5.21-43)

Exaltando Jesus em Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views

Podemos ir a Jesus com nossos pedidos, e Ele honrará até a fé imperfeita que confia Nele.

Notes
Transcript

Introdução

Uma das características mais marcantes do ministério de Jesus é que Ele era amigo dos pecadores. Muitas vezes os líderes religiosos ficaram furiosos com o fato de que Jesus “comia e bebia com pecadores” (Lc 7). Isso significa que, mesmo sendo perfeitamente santo e sem pecado, Jesus ama pessoas imperfeitas como eu e você.
Marcos 5 descreve três casos de pessoas sem solução:
a. Um homem possuído por uma legião de demônios. Ninguém conseguiu fazer nada por ele; era um caso perdido;
b. A mulher do fluxo sanguíneo, que havia gastado todo seu dinheiro com médicos;
c. A filha de Jairo, que havia morrido.
Meditemos nos seguintes pontos: 1. Jesus ouve o clamor dos aflitos; 2. Jesus responde à aflição dos enfermos; 3. Jesus tem autoridade sobre o poder da morte.

1. Jesus Ouve o Clamor dos Aflitos (vv. 21-24).

Vemos aqui uma “estrutura de sanduíche”: a história da filha de Jairo é interrompida pela mulher do fluxo de sangue, e depois retorna a Jairo. Há um propósito com essa estrutura: fazer comparações.
Primeiro, Jesus cuida dos que estão em problemas. Em seguida, Jesus prova ser o Onipotente Deus. Jesus tem autoridade sobre o que é impossível pra mim e pra você.
A natureza, os demônios, as doenças e até mesmo a morte se rendem ao poder soberano de Jesus.

a. Nós podemos nos apresentar diante de Jesus com nossas petições (vv. 21-23).

Jesus desembarca novamente em Cafarnaum, e o que Ele encontra? Mais uma vez vemos que Jesus estava rodeado por uma multidão de pessoas. Por onde Ele passava, os necessitados iam atrás Dele.
Surge um homem, chefe da sinagoga, chamado Jairo. Um homem de boa reputação. Ao chegar diante de Jesus, qual foi sua atitude? Ele prostrou-es diante de Jesus. Ele estava implorando de joelhos com os pés no chão: “salve minha filha, ela está morrendo!” Jairo se aproxima de Jesus com grande desespero e profundo respeito.

b. Devemos ir a Jesus com fé (vv. 23-24).

Jairo foi a Jesus porque acreditava que Ele poderia fazer o que ninguém mais poderia. Sua fé humilde é modelo para nós. Seu pedido foi direto ao ponto, falando ao mesmo tempo com urgência e dependência. Qual foi a reação de Jesus? v. 24: “E Jesus foi com ele”.

2. Jesus responde à aflição dos enfermos (vv. 24-34).

a. A condição da mulher com hemorragia.

Leviticus 15:25–30 NAA
25 — Quando uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua menstruação, ou quando tiver fluxo do sangue por mais tempo do que o habitual, todos os dias do fluxo ela ficará impura, como nos dias da sua menstruação. 26 Toda cama sobre que se deitar durante os dias do seu fluxo será como a cama em que ela se deita na sua menstruação; e toda coisa sobre que se assentar ficará impura, conforme a impureza da sua menstruação. 27 Quem tocar estas coisas ficará impuro; portanto, lavará as suas roupas, se banhará em água e ficará impuro até a tarde. 28 Porém, quando lhe cessar o fluxo, então se contarão sete dias, e depois estará pura. 29 No oitavo dia, pegará duas rolinhas ou dois pombinhos e os trará ao sacerdote à porta da tenda do encontro. 30 Então o sacerdote oferecerá um para oferta pelo pecado, e o outro, para holocausto; o sacerdote fará, por ela, expiação do fluxo da sua impureza diante do Senhor.
Condição de sua impureza:
Como nos dias da menstruação;
Sua cama era impura;
Onde se assentava se tornava impuro;
Quem tocasse em sua cama ou no lugar em que ela se assentou se tornaria impuro também.
Consequências da sua impureza:
Não podia entrar no templo - sem assistência espiritual;
Não podia ter convívio social - provavelmente bastante solitária e desprezada.
Viveu nessa condição de sofrimento e maldição por doze anos.
Ela tinha gasto todos os seus bens em tratamentos, sem sucesso.

b. Nós podemos nos aproximar de Jesus em nosso sofrimento (vv. 24-27).

Jesus ainda estava certado pela multidão. Uma mulher com fluxo de sangue se aproxima de Jesus, vencendo a multidão. Ela estava nessa condição há 12 anos.
A mulher tinha ouvido sobre Jesus e Seus milagres (v. 27). No mundo antigo, era comum buscar a cura através de algum contato físico. Cria-se que o toque poderia transferir poder. Não à toa, a mulher acreditava que, se tocasse em Jesus ou mesmo em sua roupa, seria curada.
Sua teologia talvez fosse ruim. Mas sua fé foi forte o bastante para vencer o desânimo, a dúvida, a multidão que dificultava o acesso a Jesus, a vergonha etc.
Só se tivermos essa fé forte o bastante para vencer barreiras que nos achegaremos a Jesus em tempos de necessidade.

c. Devemos nos aproximar de Jesus em fé (vv. 28-34).

Apesar de muitas pessoas estarem próximas de Jesus, apenas aquela mulher conseguiu tocar a Jesus com fé. Ela estava espiritual e fisicamente desesperada. Ninguém pensava que algo do tipo aconteceria.
Assim que ela tocou em Jesus, foi imediatamente curada do mal (v. 29). Ela sentiu a melhora na hora! Depois de doze anos de tanta luta e sofrimento, ela foi curada! Jesus com Sua graça e poder curou o corpo dessa mulher assim como Ele cura nossa alma quando colocamos nossa fé Nele.
Mas Jesus percebeu que tinha saído poder Dele. Ele tinha assumido sua enfermidade e lhe transmitiu pureza e saúde. Lembramo-nos de Isaías 53.3-4:
Isaiah 53:3–4 NAA
3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer. E, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. 4 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido.
Jesus leva a enfermidade dos que Nele creem, e essa história nos mostra isso. Jesus olha para aquela mulher. Ela, nervosa e trêmula, assume o que tinha feito.
Agora repare as palavras que Jesus diz a ela: “Filha...”. Ela foi recebida como filha amada no reino de Deus! Além disso, Jesus afirma: “você foi salva porque teve fé”. É através da fé que somos salvos. Pela fé, a obra salvadora de Jesus é aplicada em nós. Então, Jesus a despede com a “shalom”. Aquela mulher havia experimentado a salvação, tanto física quanto espiritual.

3. Jesus tem autoridade sobre o poder da morte (vv. 35-43).

Há algumas semelhanças entre Jairo e a mulher do fluxo sanguíneo: a) ambos sabiam que apenas Jesus poderia ajudá-los; b) eles tinham consciência de que eram indignos; c) eles se prostraram; d) eles acreditaram que Jesus poderia dar a cura. Todavia, há uma grande diferença: aquela mulher foi para casa curada. Jairo, por outro lado, foi de mal a pior: sua filha acabara de morrer.

a. Devemos crer em Jesus apesar das circunstâncias (vv. 35-36).

Jesus foi interrompido com as más notícias: a filha de Jairo havia morrido. A esperança se foi. O pior aconteceu. Porém, diante da tragédia, Jesus responde com um desafio, como se tivesse dito: “apesar do que aconteceu, ainda há recurso para sua causa. Eu não perdi o interesse em te ajudar. Eu ajo no meu tempo, e não no tempo de outros. Eu não serei apressado por ninguém. Apenas creia e veja o que eu sou capaz de fazer”.

b. Devemos crer em Jesus apesar dos céticos (vv. 37-40).

Foi a primeira vez no evangelho que Jesus separou Pedro, Tiago e João dos outros discípulos. Havia muitas pessoas na casa, inclusive pessoas que eram pagar para lamentar nos velórios. Jesus tinha tido que a criança estava dormindo. Então alguns riram dele. Assim, Ele ordenou que saíssem da casa, levando apenas o pai e a mãe e os três discípulos para encontrar a menina.
Céticos sempre estarão ao nosso lado. Eles irão rir da nossa fé em um Jesus que morreu e ressuscitou; vão zombar da nossa confiança num Deus invisível. Contudo, continue crendo. Tenha fé - não um pensamento positivo, uma esperança ingênua de que vai acabar tudo bem. Tenha fé no Deus onipotente, soberano Senhor Jesus que tem autoridade sobre todas as coisas - o Deus único e inigualável.

c. Devemos crer em Jesus porque Nele podemos confiar (vv. 41-43).

Jesus realiza algo impensável: Ele toca no corpo da menina morta! Ele lhe ordenou que ela levantasse.
Imediatamente ela se levantou e começou a andar. E todos se admiraram com aquilo. Não é por menos. Acabaram de ver Jesus, o Senhor sobre a morte, agindo!
Jesus ordenou-lhes que não contassem o ocorrido por motivos messiânicos.
E ainda mandou que dessem de comer à menina. A menina estava viva e sã. Um milagre tinha ocorrido.
Sim, Jesus é o médico dos médicos. Ele curou a mulher hemorrágica, e trouxe à vida a filha de Jairo.
Nós podemos confiar nesse que não somente é Deus, mas que é um Deus de grande misericórdia e graça. Que Salvador é o nosso Senhor Jesus!

Considerações finais

Verdades finais:

a. Deus não faz acepção de pessoas.

Seja uma mulher solitária e vulnerável, seja a filha de uma grande autoridade.

b. Jesus nos salvou, mas a salvação só será completa no fim.

Sim, Ele carregou nossas dores e enfermidades. Haverá um dia, na eternidade, em que Ele tirará de nós o pecado, e já não haverá mais dor, luto nem tristeza.

c. Jesus se preocupa com os que sofrem.

d. Podemos ir a Jesus com nossas petições.

Ele deseja que confiemos Nele entregando todas as nossas preocupações.

Perguntas para discussão

Você já passou por uma situação em que foi a Jesus com desespero, convencido de que apenas Ele poderia ajudar?
O que a cura da mulher hemorrágica nos ensina sobre o papel dos médicos e o papel da fé?
Você já se frustrou com o tempo do agir de Deus? Já sentiu que Ele atrasou em agir, mas depois percebeu que Ele agiu no tempo certo? Compartilhe sua história.
Como essas duas histórias no ensinam que não há situação além do poder de Jesus?
Related Media
See more
Related Sermons
See more