Jesus, um Profeta sem Honra (Mc 6.1-6)

Exaltando Jesus em Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Ideia principal: não podemos ir a Jesus em nossos termos. Precisamos vê-lo como Ele verdadeiramente é.

Notes
Transcript

Introdução

“Nenhum profeta é aceito em sua cidade natal". Jesus diria isso em mais de uma ocasião (Lucas 4:24; João 4:44). A rejeição a Jesus traz trágicas consequências eternas que até mesmo faz com que nosso Salvador fique "espantado" com tamanha incredulidade (Marcos 6:6).
Pelo que sabemos, essa é a segunda visita registrada de Jesus à sua cidade natal, Nazaré, e a última. Sua volta anterior para casa não foi nada boa (Lucas 4:16-30). Inicialmente impressionada com Sua pregação (Lucas 4:22), a cidade em que Ele cresceu se voltou contra Ele e tentou assassiná-Lo (Lucas 4:28-30). Apesar desse tratamento, Jesus retorna, dessa vez com Seus 12 apóstolos. Será um período de treinamento doloroso.
Ao considerarmos como Jesus foi tratado por Sua própria cidade natal, Sua própria família e amigos, talvez seja bom refletirmos sobre como tratamos esse Rei Servo e como respondemos Àquele que foi rejeitado por aqueles que tinham certeza de que O conheciam melhor. É extremamente importante que vejamos Jesus como Ele realmente é e como Ele é revelado nas Escrituras, e não como queremos que Ele seja.

1. Quando você pensa em Jesus, fica apenas maravilhado? (v. 1-3)

Todo mundo tem uma opinião sobre Jesus. Infelizmente, essas opiniões muitas vezes não correspondem ao retrato bíblico completo. Com muita frequência, adotamos uma "abordagem de cafeteria", selecionando as partes de Jesus que achamos agradáveis ao nosso gosto. Outros aspectos de Sua pessoa e obra são simplesmente ignorados.
Jesus deixa a área ao redor do Mar da Galileia e se dirige à cidade em que cresceu, Nazaré (cf. 1:9,24). Nazaré era uma cidade sem saída composta por ninguém. Estima-se que sua população estivesse entre 150 e 200 habitantes. Ela nunca é mencionada no Antigo Testamento, nos apócrifos ou na literatura rabínica. Ela recebe pouca atenção no Novo Testamento. Não é de se admirar que Natanael tenha dito em João 1:46: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?"

a. Ficar maravilhado não é suficiente (vv. 1-2).

Nessa viagem de volta, Jesus traz Seus discípulos. Isso se mostrará muito instrutivo para a próxima tarefa ministerial deles (6:7-13, especialmente o v. 11). O que o Mestre encontrar, eles também encontrarão.
Mais uma vez, em um sábado, Ele ensinou na sinagoga. Novamente as pessoas ficaram "maravilhadas", impressionadas com o que estavam ouvindo do filho de José (Lucas 4:22) e Maria (Marcos 6:3). Seu espanto novamente se transformou em ceticismo (vv. 2-3). Eles começaram a fazer cinco perguntas entre si:
Onde esse homem conseguiu essas coisas?
Qual é a sabedoria dada a Ele?
Como esses milagres são realizados por Suas mãos?
Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão?
E Suas irmãs não estão aqui conosco?
Essas perguntas são depreciativas. Eles não negaram que Ele estivesse dizendo e fazendo essas coisas. Isso torna a rejeição deles ainda mais surpreendente. Se Ele não recebeu essas coisas, essa sabedoria e essas obras poderosas de Deus, então de quem? Como? Eles preferem deixar a questão em aberto.
Alguns atribuíram o que Ele disse e fez a Satanás (cf. 3:22). Em nossos dias, alguns atribuem isso a um intelecto e inteligência superiores. Assim, aqueles que negam o sobrenatural - Seus milagres e Sua ressurreição - podem aplaudir Seus ensinamentos. Seus ensinamentos devem nos surpreender, mas isso não é suficiente.

b. Seus milagres podem cativá-lo, mas isso não é suficiente (v. 2).

O número de milagres estava crescendo!
A sogra de Pedro (1:29-31)
Muitos milagres em Cafarnaum (1:32-34)
Um leproso (1:40-45)
Um homem paralítico (2:1-12)
Um homem com uma mão deformada (3:1-6)
Muitos de novo (3:7-12)
A tempestade e o mar (4:35-41)
O Demoníaco de Geraseno (5:1-20)
A mulher que sangrou por 12 anos (5:25-34)
A filha de Jairo que havia morrido (5:35-43)
Sua cidade natal não nega todas essas coisas, mas essas coisas não os levam à fé. Eles simplesmente não conseguem conciliar o que Ele fez com quem eles acham que Ele deve ser!
É como se eles estivessem dizendo: "Este é o Cristo? Este que conhecemos durante toda a nossa vida é o Filho de Deus? Está brincando? Talvez não consigamos explicar Seus milagres, mas sabemos quem Ele é. Ele não é nada nem ninguém, disso temos certeza". Ele não é nada e nem ninguém; disso temos certeza".
Sem os olhos da fé, ninguém verá Jesus como Ele realmente é. Por si só, os milagres não são suficientes. Seus milagres apontam para Ele. Eles são sinais divinamente ordenados, declarando em letras maiúsculas que este é o Cristo, o Filho de Deus! Acreditem Nele! Sigam-no!

c. O histórico Dele não vai impressioná-lo, mas e daí? (v. 3)

A zombaria alcança o auge no versículo 3. "Não é este o carpinteiro?" Jesus nada mais é do que um homem comum que trabalha com as mãos. Ele constrói e conserta coisas. Ele é um faz-tudo, um trabalhador da construção civil! Ainda assim, Sua ocupação não era impressionante, certamente não era o material de um rabino estimado. Ele era um trabalhador braçal por completo.
"Não é este... o filho de Maria?" Talvez isso não seja nada mais do que uma indicação de que José havia morrido. Por outro lado, isso pode ser um golpe baixo no escândalo de Seu nascimento. Se for esse o caso, eles estavam zombando Dele, dizendo que era um filho ilegítimo nascido de uma prostituta.
Seus irmãos James (Jacó) e Joseph receberam o nome dos patriarcas. Judá e Simão receberam os nomes de famosos revolucionários judeus. Aqui está uma família que esperava o resgate e a redenção de Israel. O Redentor estava de fato bem ali com eles, mas eles não o viram.
Tudo isso é para dizer: "Se alguém deveria saber quem você é, nós deveríamos! Você não tem nada de especial. Você é apenas um de nós. Você não é ninguém e, ainda por cima, foi um filho bastardo!"
Públio, o Sírio (c. 2 a.C.), disse: "A familiaridade gera o desprezo". Aparentemente, esse foi o caso de Nazaré e do "garoto local que se dá bem" chamado Jesus. Ele era simplesmente muito comum. Já estamos decididos sobre esse rapaz! Não deixaremos que as evidências nos atrapalhem, e nada nos fará mudar de ideia.

2. Quando pensa em Jesus, você se sente ofendido? (vv. 3-4)

Nem todo mundo reage a Jesus da mesma forma. Paulo diz que Sua morte na cruz como nosso substituto é uma pedra de tropeço para os judeus e loucura para os gentios (1Co 1:23). Entretanto, mesmo antes da cruz, aqueles que conheciam melhor Jesus achavam Seu ministério um escândalo! Os ensinamentos e milagres de Jesus não produzem fé automaticamente. Na verdade, os milagres e os ensinamentos de Jesus ofenderam aqueles que trocaram Suas fraldas, que aprenderam a Torá e desfrutaram da comunhão de mesa com Ele, e que, em algum momento, Lhe deram abraços e beijos. Agora não são mais assim. Tudo isso mudou.

a. Apesar das evidências claras, é possível rejeitá-Lo (v. 3).

Eles estão "escandalizados" com toda essa conversa e badalação sobre Jesus. Ele ofende suas sensibilidades pessoais. Eles não podem negar Suas obras e não conseguem lidar com Suas palavras, mas não se importam! Apesar da evidência esmagadora, eles não acreditaram que Ele é o Cristo, o Filho de Deus.
Então, há dois mil anos, eles estavam pensando: "Um judeu de lugar nenhum executado injustamente é o Salvador e o único Salvador do mundo? Impossível! Não pode ser! Estou ofendido". Não somos os primeiros a pensar assim.

b. Apesar da proximidade, você pode desonrá-Lo (v. 4).

Jesus responde com um ditado que ficou famoso. Alinhando-se com a tradição profética, Ele reconhece, com o coração partido, que foi rejeitado por aqueles que O conheciam melhor, aqueles que você esperaria que estivessem ao Seu lado, independentemente do que qualquer outra pessoa dissesse ou fizesse. Eles O conheciam, mas não conseguiam explicá-Lo, por isso O rejeitaram. A cidade em que cresceu, seus parentes e até mesmo sua própria família votaram-se contra Ele. Esse profeta de Deus teve o mesmo destino de tantos outros que O precederam.
Às vezes, passamos tanto tempo com uma pessoa que deixamos de apreciá-la. Para aqueles de nós que foram criados em um ambiente cristão, esse é certamente um perigo sempre presente contra o qual devemos nos proteger. De certa forma, nunca devemos nos sentir confortáveis com Jesus. Seu objetivo não é nos deixar confortáveis. Seu objetivo é nos levar ao arrependimento e à fé, caindo humildemente a Seus pés, confessando-O como Senhor e Deus. Ele não é seu amigo, seu companheiro ou sua alma gêmea. Ele não é o seu gênio em uma garrafa, obrigado a conceder todos os seus desejos.
Ele também não é um cara comum que viveu há dois mil anos, agitou as coisas por alguns anos e foi pregado em uma cruz por causa de Seus problemas. Sua cidade natal entendeu errado. Seus parentes, pelo menos por um tempo, entenderam errado. Os líderes religiosos entenderam errado. Roma entendeu errado. E ainda hoje as pessoas O entendem mal!
Você O vê como Ele realmente é e O chama de Senhor, Salvador, Mestre, Rei? Você permite que Jesus estabeleça a agenda de sua vida e - como diz 8:34-38 - de sua morte?

3. Quando você considera Jesus, você é culpado de incredulidade? (vv. 5-6)

Jesus deixou Sua cidade natal, Nazaré, e passou a ensinar em outras aldeias. Pelo que sabemos, Ele nunca mais voltou para casa. A incredulidade dos nazarenos provocou uma reação dupla.

a. A incredulidade limita o agir de Jesus (v. 5).

Jesus não realizou obras poderosas em Sua cidade natal. Ele curou apenas alguns.
Como o onipotente Filho de Deus poderia ser limitado pela incredulidade de Nazaré? Ele não podia fazer milagres porque não o faria diante da incredulidade flagrante. Moral e espiritualmente, Ele foi constrangido a não revelar Seu poder em um ambiente de rejeição e incredulidade. "Ele impôs as mãos sobre alguns doentes e os curou". Ah, mas imagine o que Ele teria feito na presença da fé!
Venha a Ele com fé, como Jairo e a mulher que sangrou por 12 anos, e Ele curará seu corpo e trará sua única filha de volta da morte (5:21-43). Rejeite-o com incredulidade, e Ele não fará por você o que faz pelos outros. Você também O envia em Seu caminho em busca daqueles que ouvirão Sua mensagem e O aceitarão como Senhor.
Tim Keller é útil aqui:
Os milagres de Jesus não eram 'truques de mágica' destinados a provar o quanto ele era poderoso, mas 'sinais do Reino' para mostrar como seu poder redentor opera. Seus milagres sempre curavam, restauravam e libertavam as pessoas de forma a revelar como devemos encontrá-lo pela fé e ter nossas vidas transformadas por ele. . . Ele 'não podia' fazer uma ação que não redimisse (Keller, "Mark", p. 62).
Hebreus 11:6 nos lembra:
Hebrews 11:6 NAA
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.

b. A incredulidade é uma coisa que surpreende Jesus (v. 6)

Somente duas vezes na Bíblia é dito que Jesus ficou maravilhado. Em Lucas 7:9, Ele viu a fé de um centurião romano que acreditava que Ele poderia curar à distância com apenas uma palavra. E em Marcos 6:6, Ele ficou admirado com a incredulidade dos habitantes de Sua própria cidade natal. Compare as versões.
Jesus e Sua cidade natal estão atônitos, um com o outro. Eles não conseguiam superar as origens humildes e a sensação de familiaridade de Jesus. Jesus ficou surpreso com a incredulidade deles diante do que Ele disse e fez. Isso, infelizmente, prefigura a incredulidade da nação de Israel como um todo, de muitos em nosso mundo e até mesmo de muitos em nossas igrejas.
É um choque para o nosso sistema o fato de o Deus soberano vir até nós de uma cidade tão humilde, de uma família humilde, de um comércio humilde e de uma nação humilde. É um escândalo, com certeza. Mais uma vez, vemos que "os caminhos de Deus não são os nossos caminhos!"

Considerações finais

E quanto a você e a mim? Mostramos desprezo pelo Jesus revelado nas Escrituras? Ficamos "escandalizados" com a simplicidade de Seu evangelho? Ficamos ofendidos com a injustiça de sua mensagem, que diz que um molestador de crianças ou até mesmo um estuprador e assassino em série no corredor da morte pode ser reconciliado com Deus por meio de uma fé infantil em Jesus Cristo? Ou permitimos que as evidências bíblicas destruam nossos preconceitos e reformulem nossas noções preconcebidas de quem Jesus deve ser para que O aceitemos e confiemos Nele?
Ou, ainda, será que nos tornamos tão familiarizados com Ele, que Suas palavras não mais convencem, Seus milagres não mais surpreendem e Sua morte na cruz não nos encanta? A familiaridade pode nos cegar para a grandeza e a glória de um Salvador se não formos cuidadosos.Já vi isso muitas vezes. Não devemos nos aproximar de Jesus em nossos termos, mas nos termos Dele. Esse profeta não tinha honra em sua própria cidade natal. Não podemos cometer o mesmo erro em nosso próprio coração. As consequências são eternas.

Perguntas para discussão

Que tipo de credenciais você espera que os líderes espirituais tenham? Quais são as credenciais mais importantes?
Como é possível alguém ver o milagres que Jesus fez e ainda negar que Ele é o Salvador, o Filho de Deus?
Devemos evitar ofender as pessoas quando lhes falamos do evangelho?
Já se espantou alguma vez com o fato de as pessoas não acreditarem em Jesus, apesar das provas?
Related Media
See more
Related Sermons
See more