A glória do rei de Sião

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Ele conquistará (plenamente) a vitória para o seu povo;
Seu povo responderá com grande júbilo;
Alegreia pela justiça do Senhor;
Ele conquistará (plenamente) a vitória para o seu povo (A)
Império romano; cresceu a tal ponto que colapsou; houveram tentativas de regular os preços das moedas de ouro na era Constantino, bem como resolver o problema da sucessão imperial, que foi um problema, em maior ou menor medida, que acometeu todos os reinos e impérios; afinal de contas, quando o imperador morrer, quem vai reinar no lugar dele?
Como confiar em reinos e reis terrenos?
A única certeza é sua finitude.
------GRAÇA-------
O texto nos apresenta um tipo de rei diferente; O salmista nos convida a cantar ao YHWH um cântico novo; YHWH é o nome pactual do Deus da aliança; o Deus que estabeleceu um pacto com Abraão lá no passado e que está disposto a, se necessário for, morrer para que haja paz perene; paz duradoura para o seu povo;
B) O salmista convida o povo a cantar porque o Senhor da aliança, o Deus de Israel, tem feito maravilhas e com o seu braço tem-nos alcançado vitória
“A linguagem do salmista equivale a uma declaração de que Deus não salvaria o mundo de modo simples e ordinário, mas manifestaria e demonstraria que ele era o autor de uma salvação em todos os aspectos extremamente singular.
Perceba o verso de número 3: O senhor se lembrou da sua misericórdia para com a casa de Israel; de tal forma que todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus
Aplicação: Em quem você tem confiado? “Em Deus, é claro”, né? será mesmo? Freqüentemente presumimos que sabemos o que é idolatria e não temos problemas com ela, uma vez que não temos qualquer tipo de imagem ou representação religiosa em casa - o que é o conceito mais raso que se pode ter de idolatria. A questão aqui é a seguinte: Se Jesus não é o Senhor de todas as áreas de sua vida, você está cometendo idolatria. Se Jesus é apenas o Senhor do compartimento religioso da sua vida multicompartimentada, você está cometendo idolatria. Precisamos Abandonar nossas divindades seculares: carreira, dinheiro, ambição, auto-estima, família, amigos, entretenimento; frequentemente os ídolos são coisas boas amadas da forma errada.
Seu povo responderá com grande júbilo; (B)
4 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os confins da terra; aclamai, regozijai-vos e cantai louvores. 5 Cantai com harpa louvores ao Senhor, com harpa e voz de canto; 6 com trombetas e ao som de buzinas, exultai perante o Senhor, que é rei.
Ocorreu uma batalha dia 2 de setembro de 31 a.C., no mar e longe da cidade, era o fim de longos treze anos de guerra civil. Foi um período terrível para os cidadãos, cheio de incertezas e temores. Todos esperaram ansiosamente por notícias da frente de batalha. Sobre ser boa ou má notícia, dependeu do lado de quem se estava nessa história. Para os aliados de Otávio, foi uma boa notícia, já para os de Marco Antônio, sinal de perigo. Então, por fim, Roma ouviu o que aconteceu Algúem vinha correndo e gritando: “Boas notícias! Otávio César conquistou uma grande vitória! Ele é, agora, o governante de todo o mundo romano!”. Essa é uma boa notícia acerca de algo que acabara de acontecer. A história que deu origem a guerra civil chegou ao fim. A paz agora seria possível. A expressão boas novas (Evangelho)se tornou uma frase comum para anunciar ao mundo que Otávio havia vencido, e que traria paz, justiça e prosperidade ao mundo. Inclusive, ele passou a se chamar Otávio Augusto, e Augusto significa venerável, majestoso.
De modo semelhante, nós devemos celebrar com grande júbilo, a vitória conquistada pelo nosso Deus; Em um contexto mais específico, este salmo, encontrado no livro 4 dos Salmos, canta a libertação que Deus operou trazendo de volta o povo para Sião; este povo que foi despejado da sua própria terra; tinha perdido o local de adoração a Deus, tinha perdido a sua cidade, os muros estavam destruídos… Todavia, chegou o momento de Celebrar ao Senhor com júbilo; O verbo “Aclamai”, na língua hebraica têm o sentido de gritar ou até berrar; O salmista convida o povo a celebrar esta libertação com todas as suas forças;
Porém, o que isso comunica a nós hoje? Este texto não aponta apenas para trás, fazendo apenas refrência a libertação daquele povo; ele aponta para o dia em que o próprio Deus encarnaria como um de nós para vencer e nos libertar de inimigos muito mais perigosos: o pecado e a morte. Hebreus 2:14 diz o seguinte:
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele[Cristo], igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. 16 Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.
Em terceiro e último lugar:
3. Alegreia pela justiça do Senhor; (7-9)
Filósofos do passado entederam que a natureza do mundo é um prolongamento da vida de Deus. Platão, por exemplo, chamava o mundo de "Deus gerado [por ele mesmo]". Essa concepção se concretiza no panteísmo (o prefixo grego pan significa "cada um, todos, totalidade") que cria um laço entre Deus e o universo: ambos se identificam, são concebidos como uma única realidade integrada
Vocês já devem ter visto algo semelhante na cultura pop também: Quem assistiu Guardiões da galáxia vol.2 deve lembrar do Ego, o planeta vivo, pai do Quill.
Entretanto, a palavra de Deus fala da vida da natureza, mas como parte da criação do Senhor. Nos três últimos versos deste salmo é nos mostrado como a natureza se alegra e organiza-se ao comtemplar as obras do criador.
Versículo 9Música profundamente calma fez as estrelas cintilarem com seus gentis e delicados olhos preparados para a Sua primeira vinda em Belém, mas Sua segunda vinda pede trombetas, pois Ele é um juiz; pede as aclamações da Terra, pois Ele se vestiu de esplendor real. O governo de Cristo é a alegria da natureza. Todas as coisas bendizem Seu trono.” C. H. Spurgeon
Toda a criação, portanto, se alegra com o Deus que virá julgar a terra; julgar os povos com equidade, ou seja, com retidão; Isto é, de fato, uma boa notícia, não é mesmo? Mas é uma boa notícia para quem? lembram da ideia de boa notícia e evangelho, que tratei a pouco? A vitória, a conquista e o reinado de Cristo é semelhante a vitória de Otávio e o estabelecimento de um novo reinado: os seguidores do novo rei se alegram, pois receberam o evangelho, ou seja, a boa notícia de que Jesus é rei;
Todavia, para àquele que não reconheram sua necessidade, para áqueles que não reconhecem a Cristo, ou até reconhecem com a boca mas o negam com as obras, haverá juízo; pois o Senhor julgará com justiça; e, se os teus pecados não foram pagos por Cristo, a justiça do Senhor certamente não é uma boa notícia para você.
Conclusão:
Portanto, se você está em Cristo, em primeiro lugar se alegre pela vitória conquistada por cristo na cruz;
em Segundo lugar: louve de todo o coração as grandes coisas que o Senhor tem realizado em sua vida, mas também lembre-se de se alegrar com o pão de cada dia que não tem faltado na sua mesa;
Em terceiro lugar: Alegre-se no julgamente justo do Senhor; Os quem amam a Deus se alegram na justiça;
Em quarto lugar: Se você ainda não conhece a verdadeiramente a Cristo; se você não tem ainda um relacionamento pessoal que este Senhor maravilhoso, você não pode usufruir da alegria plena que apenas o Senhor pode dar; e principalmente, ao invés de se alegrar com o julgamento justo do Senhor, você deve termer; A boa notícia é que ainda dá tempo de você fazer parte desse povo amado do Senhor chamado igreja, ou noiva do Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more