Providência de Deus - CFB1689 - Aula 2 (2)

Confissão Batista de 1689  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Estudo bíblico Dominical sobre a Confissão Batista de 1689

Notes
Transcript
Sl145
Deus, o bom Criador de todas as coisas, em seu infinito poder e sabedoria, sustenta, dirige, dispõe e governa todas as criaturas e coisas, desde a maior até a menor, por sua mui sábia e santa providência, para o fim para o qual foram criadas, segundo a sua infalível presciência, e o livre e imutável conselho de sua própria vontade, para o louvor da glória de sua sabedoria, poder, justiça, infinita bondade e misericórdia.
Deus o Bom Criador de todas as coisas
Genesis 1:31 ARA
Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
O Deus que cria e sustenta vê que tudo era muito bom.
As coisas deveriam permanecer assim, muito boas, se não fosse o pecado do ser humano que ocasionou a Queda.
Agora, por conta do pecado ter entrado no mundo, as coisas deixaram de ser muito boas. Os efeitos noéticos da Queda, ou seja, os efeitos da em nossa mente, impedem que olhemos para essa criação e a vejamos muito boa, bem como nos impede de tratarmos a criação como ela deve ser tratada, como Deus nos ordenou no mandato cultural. Romanos diz que a natureza aguarda pacientemente a manifestação dos Filhos de Deus.
Genesis 2:18 ARA
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Deus é tão bom que se importa com o bem-estar do ser humano. Moisés coloca aqui de propósito para mostrar esse caráter de Deus.
Ele poderia ter passado batido, e narrado a criação do homem e da mulher sem tecer esse comentário. Teria algum prejuízo? Pra história não, mas pra nós? Um prejuízo imenso!
Olhar pra um versículo como esse nos capacita enxergar a bondade e cuidado de Deus por nós, desde o início. Podemos ter confiança de que esse mesmo Deus que cria todas as coisas de modo muito bom, também as sustenta com Bondade e Amor.
Isso nos conduz à apenas uma possibilidade:
Psalm 119:68 ARA
Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.
Uma vez que Ele é Bom, uma vez que Ele faz o Bem, podemos esperar que tudo o que procede de Deus é Bom.
Isso faz com que ao olharmos pras Escrituras, tenhamos prazer em cumprir sua Vontade, ainda que falhemos constantemente, somos guiados por sua Providência em tentar novamente, nos arrepender do mau caminho e;
Glorificar esse Deus, ter desejo por Deus, amá-lo como a esposa de Cânticos diz do esposo: “Beija-me com os beijos de tua boca.”
em seu infinito poder e sabedoria sustenta, dirige, dispõe e governa
Semana passada falamos....
De que o Governo de Deus é um governo teleológico, com um fim, um propósito.
Lembram daquela imagem de Hebreus que fala que o Filho sustenta todas as coisas pelo poder de sua palavra?
A imagem não é como a de Cristo sendo uma espécie de Atlas, mas sim de um Capitão guiando um navio, de um lugar a outro?
Pois bem.
Isaiah 46:10–11 ARA
que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.
Deus estabeleceu tudo previamente. Não há nada que não esteja sob o domínio de Deus, que não esteja debaixo do Senhorio de Cristo.
Isso significa de que Deus está dirigindo esse navio, guiando para o destino que bem entende.
Podemos ter plena convicção de que esse Bom capitão está no controle e descansar Nele.
E, por mais que na história, esse navio passe por Tempestades, ventos fortes e ondas altas, o timão permanece imutável, intrêmulo.
Por mais que piratas e salteadores tentem atacar essa nau, eles não conseguem fazer mover uma jarda à estibordo.
Por mais que rochas submersas, recifes e obstáculos batam no casco e sacudam a embarcação, nenhum buraco é feito, nenhum abalo é sentido.
Podemos ter plena confiança de que esse mundo tem um fim, um propósito e assim como esse navio, nada é capaz de abalar a direção de Deus. Podemos descansar - Conclusão???????
todas as criaturas e coisas, desde a maior até a menor
Intrinsicamente conectado com o que disse, Deus governa tudo e todos.
Bom lembrar daquela famosa frase de Kuyper, teólogo do século XX:
Não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência sobre o qual Cristo, que é soberano sobre todos, não diga: é meu.”
Não há nada que fique de fora de sua nau, de seu domínio. As coisas irão acontecer. Porque todas as coisas são Dele, por Ele e para Ele.
E o mais importante, são apesar de nós. Descansemos.
por sua mui sábia e santa providência
Agora aprendemos a natureza da Providência
Santa e Sábia
Psalm 104:24 ARA
Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.
Ele criou e sustenta com Sabedoria.
Psalm 145:13 ARA
O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O Senhor é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.
As obras de Deus são santas.
Tudo o que Deus sustenta, dirige, dispõe e governa é Santo e Sábio.
Se olharmos para a Revelação Geral. Seja na natureza ou na história. Podemos observar que tudo ocorre de maneira incrivelmente Sábia e Santa.
Por ex.: Porque Cristo nasceu exatamente naquele período? Porque Deus Filho não se esvaziou na época de Noé que precisavam de um Messias que mostrasse Santidade ao mundo. Ou quem sabe, no Egito? Quando o povo era escravo? Ou talvez, porque Ele não esperou e veio por esses tempos que vivemos?
Será que houve improviso no nascimento de Jesus? Não.
Na teologia chamamos de Plenitude dos Tempos.
É o tempo ideal, preciso, correto, SÁBIO E SANTO para a vinda do Messias.
Nesse período podemos identificar 3 ou 4 aspectos que favoreceram essa vinda de Cristo.
Helenismo: Alexandre conquista boa parte do mundo conhecido e tinha por filosofia a criação de um só povo, uma só língua, uma só cultura. Por isso, naquela época ainda que os judeus falassem em Aramaico, boa parte entendia o grego que era como se fosse uma língua universal, como o inglês nos dias de hoje. Isso facilitou muito os diálogos entre apóstolos e igrejas e também na propagação do Evangelho, onde grande parte das pessoas falava a mesma língua.
Império Romano: Infraestrutura, construção de estradas, possibilitando que as pessoas viajassem com segurança entre as cidades do império. Paulo mesmo realiza inúmeras viagens entre ásia e europa, e quais perigos que ele corria? Império Romano, judeus e cobras. Mas não há um registro de assalto entre as viagens. Antes desse domínio romano e segurança nas estradas, haviam inúmeros assaltos, e um grande desestimulo nas pessoas em viajar. Isso faz com que o Evangelho não sofresse limitação geográfica e se expandisse por todo o império como foi que ocorreu.
Judaísmo Enfraquecido/fragmentado: Por conta do helenismo, o judaísmo também começou a ficar dividido. Alguns judeus eram a favor do helenismo, outros contra, alguns a favor do império outros não. Isso trazia uma grande fragmentação nos judeus.
Deus em sua providencia Sábia e Santa conduz o curso da história e no melhor momento, na Plenitude dos Tempos. Cristo nasce, ensina, morre e ressuscita. E o Evangelho está pronto a ser espalhado por todo mundo, por todas as nações. Para chegar até nós. Para ouvirmos dessa Santa e Sábia mensagem e sermos convertidos.
para o fim para o qual foram criadas
Acts 17:24–28 ARA
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.
ESTUDO DE CASO
Gênesis, Volumes 1 e 2 (1. Lembrou-Se Deus de Noé)
Pois, por que o mundo não foi destruído em três dias? E com que propósito as águas, após haver coberto os montes mais elevados, subiram alguns metros mais alto, senão para que Noé e sua família se habituassem, com mais proveito, à meditação sobre os juízos divinos e, quando o perigo passasse, pudessem reconhecer que haviam recebido vários livramentos de morte?Portanto, por esse exemplo, aprendamos a descansar na providência de Deus, ainda quando pareça que ele já esquecera de nós; porque, por fim, propiciando-nos socorro, ele testificará que foi atencioso para conosco. Ora, se a carne nos persuadir à desconfiança, então não devemos ceder à sua inquietude; mas, tão logo surja o pensamento de que Deus já não cuida de nós, ou está dormindo, ou distante, devemos clamar imediatamente por este escudo: “O Senhor, que prometeu seu auxílio aos miseráveis, no devido tempo estará presente conosco, para que de fato percebamos o cuidado que ele tem por nós.”. Não é menos relevante o que se acrescenta logo em seguida: que Deus se lembrou também dos animais, pois, se em razão da salvação prometida ao homem, seu favor se estende à alimária irracional e às bestas selvagens, o que presumiríamos ser seu favor para com seus próprios filhos, em favor dos quais tão generosamente e de modo tão sagrado prometeu sua fidelidade?
Related Media
See more
Related Sermons
See more