Igreja, uma Família para Servir (Rm 12.1-10)

Ame Sua Igreja Local  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views

A misericórdia de Deus, os dons do Espírito e a volta de Jesus nos motivam a servir a igreja.

Notes
Transcript

Introdução

Todo aquele que já recebeu a Jesus como Senhor e Salvador não foi chamado para ser um espectador na igreja, mas para ser um servo. O que é a igreja para você? Deve ser um lugar em que servimos a Deus e aos irmãos. Os membros da igreja são colaboradores ativos da obra de Deus.
Na prática, é possível viver de uma forma que não está de acordo com o que somos:
Cristão consumista. Ele gosta, e só.
Cristão acumulador. Só recebe. Não doa nada, nem a si.
O cristão verdadeiro é um seguidor de Jesus. Isso significa que está aprendendo a ser como seu Mestre Jesus. Jesus veio para servir, e não para ser servido, e nós devemos seguir os Seus passos.
Muitos de nós sabem que precisam servir, mas não servem de forma alguma. Normalmente isso acontece devido a um problema: eles não tem motivações fortes o suficiente para isso.
Talvez você esteja desanimado para servir a igreja. Ou quem sabe você esteja enfrentando uma fase de grande cansaço. Hoje quero mostrar três motivos bíblicos importantes para que você viva uma vida de serviço ao irmão: 1) A misericórdia de Deus; 2) os dons do Espírito; e 3) a volta de Jesus. O primeiro motivo nos lembra do que Deus fez por nós; o segundo nos lembra de que fomos capacitados por Deus para servir no presente; o terceiro nos ajuda a não nos esquecermos de que nosso serviço nunca é em vão.

1ª motivação para servir: as misericórdias de Deus.

Romans 12:1 NAA
1 Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês.

a. Antes de mais nada, é preciso entender melhor os termos usados no versículo 1.

Portanto”: conclusão de tudo que foi falado na carta até aqui. Paulo passa da exposição para a aplicação do que foi dito. Essa conclusão segue até o fim da carta.
Pelas misericórdias”: “por causa das misericórdias”.
“Ofereçam o seu corpo”: não apenas a carne, nem o exterior, mas Paulo fala da parte que age em conformidade com seu interior. Deve ser entendido como nosso ser.
“Como sacrifício vivo”: o sacrifício salvador já foi feito por Jesus. Jesus, o Cordeiro, foi morto como um sacrifício ao Pai para nos salvar. Nosso sacrifício, porém, é vivo. Não temos que derramar nosso sangue. Nosso sacrifício é a entrega da nossa vida a Jesus. É morrer para o pecado e viver para Deus. É seguir a Jesus em obediência.
“Este é o culto”: é assim que Deus deve ser adorado; é dessa entrega de vida que Ele se agrada.
“Este é o culto racional”: essa adoração é razoável, ou lógica. Isso quer dizer que ela é resultado de uma reflexão.
Em outras palavras: “Pensem seriamente nas misericórdias de Deus que vocês têm experimentado e, se fizerem isso, estou certo de que vocês entregarão suas vidas como um todo em adoração a Deus. Esse é o culto que agrada a Ele.”
Quando meditamos de verdade em nosso coração sobre a misericórdia de Deus, somos inspirados a entregar nossas vidas em adoração e serviço.

b. O v. 2 nos explica parte do que significa oferecer nossos corpos a Deus.

Romans 12:2 NAA
2 E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
"Não nos moldarmos pelo mundo, mas termos nossa mente transformada por Deus”. Nossa mente precisa ser renovada pelo ES. Devemos ocupá-la com o que é bom, com o que convém e, principalmente, com a Palavra de Deus.
Para que sermos transformados? Para entender a vontade de Deus, mas não apenas isso - para experimentá-la. Ou seja, se Deus transformar nosso entendimento, seremos capazes de discernir o que realmente honra a Ele.
Além disso, viver a vontade de Deus vale a pena porque é “boa, perfeita e agradável”. Não há nada melhor do que isso!
Portanto, ao pensar sobre os motivos para servir sua igreja, lembre-se das misericórdias de Deus.
Lembre-se de quem você era. Rebelde. Inimigo de Deus. Escravo do pecado. Servo do diabo. Morto.
Lembre-se de quem você é agora. Amado. Salvo. Lavado pelo sangue de Jesus Cristo. Perdoado. Transformado. Cuidado.
Lembre-se das misericórdias de Deus, e você terá uma bela motivação para servir sua igreja.

2ª motivação para servir: os dons do Espírito (vv. 3-10).

Romans 12:3 NAA
3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

a. Paulo nos diz para não pensarmos muito sobre nós mesmos.

Isso significa que devemos ter um pensamento a nosso respeito de acordo com a realidade. Devemos pensar de forma equilibrada.
Por um lado, devemos ter consciência das nossas qualidades e das nossas capacidades, pois, deste modo, saberemos como servir aos outros. Por outro lado, não devemo pensar que somos piores do que todos. Não é essa a verdadeira humildade. Não é esse o espírito de Cristo. Não é assim que devemos ser. Pensar menos a nosso respeito nos coloca na posição de vítimas. Não é isso que somos. Somos pecadores que merecem o inferno.
É interessante notar que, em 1Co 12—14, Paulo insere uma passagem importantíssima sobre o amor no meio de seu ensino sobre os dons. De modo semelhante, aqui em Rm 12, Paulo acrescenta uma passagem sobre o amor (vv. 9-21) logo após falar sobre os dons espirituais. O cristianismo é comunitário e deve ser vivido em serviço amoroso. Usemos, por isso, nossos dons para o bem do corpo de Cristo - a igreja.
Quando pensamos sobre nós mesmos com moderação - de forma equilibrada - pensamos de forma responsável: devemos servir nossos irmãos por amor, mas também devemos ter humildade para receber o serviço dos nossos irmãos.
Em várias passagens, Paulo usa a figura de um corpo para falar da igreja. Rm 12.4-5 é um exemplo. Essa figura é apropriada para falar da igreja porque ela representa tanto nossa unidade quanto nossa diversidade.
Somos diferentes… Mãos e dedos.
Mas estamos unidos… O corpo anda junto. Não se separa.
Em Rm 12.6-8, Paulo fala sobre sete dons. Mas essa lista não é exaustiva. O essencial aqui é que cada um deve praticar seu dom com excelência e amor.
Os dons dessa lista podem ser divididos em dois grupos: dons de fala e os dons de serviço. Os dons de fala servem para dar instrução, seja do tipo formal ou informalmente.
Os dons de serviço servem para ajudar aqueles que lideram ou aqueles que precisam de ajuda.
Paulo também fala sobre como deve estar nosso coração ao colocar os dons em prática: generosidade, zelo (dedicação) e alegria.
Resumindo, devemos praticar os dons em amor pelo bem do corpo. Um cristão não pode privar a igreja de ser abençoada por seus dons. Deus nos deu os dons para que possamos abençoar uns aos outros.
Uma pergunta: “Como identifico meus dons?”
Autoexame. O que gosto de fazer? ...
Experiência. Das coisas que já fiz, o que fiz melhor?
Devemos nos lembrar de três coisas:
1. Seus dons existem para edificar o corpo.
2. Não podemos negligenciar as áreas em que não temos dons. Exemplo: todos ensinam em alguma medida. Todos socorrem. Todos contribuem.
3. Não devemos esperar a oportunidade perfeita para começar a servir. Envolva-se.

3ª motivação: a volta de Jesus.

1 Peter 4:7–11 NAA
7 O fim de todas as coisas está próximo; portanto, sejam criteriosos e sóbrios para poderem orar. 8 Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados. 9 Sejam mutuamente hospitaleiros, sem murmuração. 10 Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém!
Jesus Cristo voltará. Agora, Ele virá em glória. E Ele não tardará, pois vem sem demora. Por isso, sirva!
Como devemos lidar com o fato de que o fim está próximo?
Alguns adotam o fanatismo. Só falam nisso.
Outros se desligam do mundo...
Mas a atitude correta que devemos ter é viver a vida cristã cotidiana: ter autocontrole e a mente sóbria (equilibrada) para continuarmos as orações, amor sincero, hospitalidade (acolher o de fora), gratidão e serviço conforme os dons recebidos.
Portanto, a Palavra de Deus nos orienta que pensar sobre o fim não deve nos deixar fanáticos, mas cheios de esperança. Diante da volta iminente de Jesus, somos chamados a sermos membros ativos na igreja, servindo fielmente para que os irmãos sejam edificados.

Considerações finais

Você já entendeu a grandiosidade da misericórdia de Deus para com você? Já percebeu a preciosidade dos dons que Deus te deu? Você crê que Jesus voltará? Então, permita que essas coisas te inspirem a servir sua igreja.
Aplicações:
Pense constantemente no evangelho. Somos motivados pelas verdades bíblicas.
Seja um cristão, e não apenas saiba coisas cristãs. É possível saber muitos textos bíblicos e não servir a ninguém.
Seja um servo da igreja, e não um crítico dela. Em vez de discutir e criticar, escolha o caminho de Jesus: seja humilde e aproveite as oportunidades para servir ao povo de Deus.
Esteja atento às necessidades dos que trabalham.

Apelo

Que seu amor e sua gratidão a Jesus sejam expressos através de uma vida de serviço aos irmãos.

Ceia

Mark 14:22–25 NAA
22 E, enquanto comiam, Jesus pegou um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: — Tomem; isto é o meu corpo. 23 A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele. 24 Então lhes disse: — Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos. 25 Em verdade lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo, no Reino de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more