A vida da Igreja! | Efésios 1.1-3

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução!

Terminamos a série de mensagem sobre o SERMÃO DO MONTE na semana passada.
Falamos bastante de como devemos nos comportar como indivíduos, como cristãos.
Fomos orientados pela palavra de Deus em como devemos viver o evangelho do Reino. Em como devemos nos comportar como os cidadãos desse Reino.
Devemos sim fazer a diferença nesse mundo a começar onde nós estamos.
Agora o nosso olhar é para a VIDA DA IGREJA. Como deve ser o nosso comportamento e vida como Igreja do Senhor.
As nossas atitudes nesse mundo como Igreja.
Domingo falamos e seguimos sempre pensando nesse tema de TORNAR O EVANGELHO VISÍVEL e comprendemos que o MÉTODO DE DEUS É A IGREJA.
Ap. Paulo, o autor dessa carta a Igreja de Éfeso, tem uma visão surpreendente da VIDA DA IGREJA.
Por isso quero caminhar com os irmãos nesse sentido durante um tempo na carta aos Efésios.
Lições práticas da vida da Igreja. Detalhes esses que fazem a diferença e norteiam toda a caminhada da Igreja do Senhor nesse mundo.
Como igreja devemos olhar para a Palavra de Deus e assim não tem como dar errado.
O maior problema muitas vezes são as invenções que querem fazer. Metodologias baratas e humanas.
Eu já disse aqui sobre a construção da história da Igreja e como isso é importante.
Homens e mulheres em seu tempo construindo. Mas as construções só podem ser válidas quando se tem o fundamento e esse é CRISTO.
Por isso, torno a repetir: a Igreja precisa estar fundamentada em Cristo SEMPRE.
Ap. Paulo mostra e aponta o tempo todo o segredo do sucesso de uma igreja: JESUS CRISTO!
Paulo estava preso em Roma quando escreve essa carta. Cercado de aflições e consegue animar o povo a viver uma vida que agrade ao Senhor.
Efésios é um tratado da igreja e do glorioso propósito de Deus para ela, nela e por intermédio dela.
Abrangendo assim a totalidade do propósito.
Como de costume, o Ap. Paulo na carta aos Efésios segue uma linha de raciocínio.
Existe aqui uma divisão bem definida entre a exposição e a exortação.
Primeiro ele da os fundamentos/a doutrina e logo em seguida ele aplica esses fundamentos/doutrinas na vida prática da Igreja.
Temos falado muito disso, Deus tem nos levado a olhar também para a prática. Não adianta ficar apenas na parte teórica, precisa ter a parte prática.
Jesus nos ensinou isso no SERMÃO DO MONTE e agora vemos o Ap. Paulo trazendo essa verdade.
Então não é só os fundamentos/doutrinas, mas a vida prática. A vida da igreja na sua totalidade consiste em TEORIA + PRÁTICA.
Em Efésios essa divisão fica entre os 3 primeiros capítulos e os 3 últimos. Onde os primeiros seguem a verdade declarada e os últimos a verdade aplicada.
Ler o texto: Efésios 1.1-3.
Conseguimos ver como estava a alma do Ap. Paulo. Uma alma que transborda gratidão a Deus.
Vamos caminhar por essa carta rica de ensinamentos da palavra de Deus para a nossa vida como igreja do Senhor.
Que sejamos reajustados e alinhados em nossas necessidades de acordo com a vontade de Deus através da sua palavra.

A vida da Igreja: a adoração e as bençãos!

É perceptível no inicio dessa carta verificar que o Ap. Paulo era alguém que entendeu o propósito principal da igreja: ADORAR A DEUS.
E em sua carta ele começa assim. Ensinando para nós e para o povo a necessidade da adoração.
Em sua saudação inicial, no 1º versículo, ele diz quem ele é e por quem foi escolhido.
Logo depois ele endereçar a carta “aos santos”/separados que vivem em Éfeso ele também reconhece que esses são fiéis em Cristo Jesus.
O v.2 ele da a saudação que é utilizada até hoje em nossos dias. Damos graça e a paz de Deus.
A graça! - essa palavra que pode indicar a bondade de Deus como também uma qualidade ou atributo Seu.
Conhecemos a graça como Favor Imerecido!
A graça é a fonte da salvação por meio da fé. (Efésios 2.8 - dando spoiler do que veremos mais pra frente).
O Ap. Paulo estava desejando aqueles irmãos que eles nunca perdessem de vista a GRAÇA DE DEUS. O dom imerecido que receberam do Senhor mediante a fé em Cristo.
Hendriksen vai dizer que a Paz é o sorriso de Deus que se faz presente no coração dos redimidos.
A paz é a grande benção que recebemos também por meio de Cristo. Lembram de João 14.27 - deixo-vos a minha paz a minha paz vos dou.
A paz que precisamos só encontramos em Cristo, por isso o Ap Paulo relembra também esses amados irmãos sobre essa PAZ.
A origem da graça e da paz é em Deus. Que é dispensada a nos através do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Mas os detalhes da sua carta começam de fato no v.3. O corpo da sua mensagem começa aqui.
E a sua primeira expressão é BENDITO!
A primeira coisa que o Ap. Paulo faz nessa carta é louvar a Deus.
O termo grego utilizado é: EULOGETOS.
Essa palavra é uma expressão máxima de louvor, o mais elevado louvor.
Francis Foulkes diz que no novo testamento essa palavra “EULOGETOS/BENDITO” só é utilizada com referência a Deus ou seja: SÓ ELE É DIGNO DE SER BENDITO.
Então o Ap. nesse primeiro momento está louvando ao Senhor por suas maravilhas e bençãos na vida da Igreja.
Porque sabe que até aquele momento quem estava sustentando e direcionando a Sua Igreja era o Senhor.
Por isso ele expressa: BENDITO SEJA DEUS!
Vamos olhar agora para o pano de fundo. Falei no início de onde o Ap. Paulo escreveu essa carta: da prisão.
Como costumamos dizer: a adoração de Paulo não é circunstancial. Ele estava preso e mesmo assim a prisão não conseguiu tirar dos seus olhos a adoração que é devida a Deus.
Ele inicia o corpo da sua carta com uma bela adoração ao Senhor. Bendizendo o nome de Deus e de Jesus Cristo.
Ele derrama o seu coração em adoração ao Criador.
Somos ensinados que DEVEMOS ADORAR A DEUS.
Que os nossos corações sempre se derramem em ADORAÇÃO a DEUS.
Esse texto também vai falar de algo que amamos receber: BENÇÃOS!
Somos abençoados! Ap. Paulo compreende muito bem essas benção concedidas ao povo de Deus.
E sabe que devem ser reconhecidas com humildade, gratidão, entusiasmo, tanto em pensamento como em palavras e atos.
Recebemos essas benção em Cristo.
Hernandes Dias Lopes vai dizer que o Deus Pai nos faz ricos em Jesus Cristo.
Sabe porque? Ele é o dono do universo e nós somos seus filhos e co-herdeiros em Cristo. Por isso somos ricos.
Por mais que o Ap. Paulo vá falar sobre a igreja, sobre a eclesiologia, a sua atenção nesses versos iniciais se voltam para Deus.
Trazendo a ideia do que falamos a pouco: tudo é dele, por meio dele e para ele. (Romanos 11.36).
Nos mostrando que tudo o que nós fazemos deve Glorificar a Deus.
O coração adorador do Ap. Paulo está convidando a todos os irmãos de Éfeso e da Central de Realengo a viver adorando a Deus.
A benção de Deus para as nossas vidas vem pelo único caminho que é Cristo.
E essa benção aqui citada pelo Ap. Paulo não é se referindo as coisas materiais.
Mas já somos abençoados com benção espirituais.
Hendriksen diz que o Pai abençoa a seus filhos ao distribuir-lhes dons em seu favor.
A natureza das nossas benção são espirituais e não carnais ou materiais.
Mais uma vez somos confrontados aqui a pensar nas coisas eternas e não nas perecíveis.
E eu posso afirmar com todas as letras, as benção espirituais são muito melhores que as benção materiais.
O espiritual é muito mais importante que o material.
As bençãos que o Ap. Paulo fala estão nos versículos seguintes e nós vamos tratar durante as nossas quartas. Adoção, redenção e certificação como filhos e herdeiros.
Nesse final quero olhar também a parte final desse versículo 3. “EM CRISTO”.
Só entre Efésios 1.3-14 essa frase ou equivalente a ela acontece aproximadamente umas 10 vezes.
Isso evidencia para nós a necessidade que o Ap. Paulo no inicio dessa carta traz de que a Igreja é de Cristo.
Ele é o próprio fundamento.
E é extremamente em conexão com Jesus Cristo que nós alcançamos as benção espirituais.

Conclusão!

Para concluirmos, volto a chamar a nossa atenção para 2 detalhes: ADORAÇÃO A DEUS e SABER QUE O FUNDAMENTO DA IGREJA É JESUS CRISTO.
Não se enganem e nem se deixem enganar: A vida da igreja. A sua vocação é para ADORAR A DEUS.
Bendiga o nome do Senhor, exalte e renda louvores a Deus.
O agrade com a sua vida e suas ações.
Saiba também que EM CRISTO é que recebemos as nossas benção espirituais. O fundamento da igreja é CRISTO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more