Os perigos do coração

Exposição em 1 Coríntios   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

Conselhos contra a idolatria

10 1Ora, irmãos, não quero que vocês ignorem que os nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2e todos, em Moisés, foram batizados, tanto na nuvem como no mar. 3Todos eles comeram do mesmo alimento espiritual 4e beberam da mesma bebida espiritual. Porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 5Mas Deus não se agradou da maioria deles, razão pela qual ficaram prostrados no deserto. 6Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

7Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir.” 8E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram e caíram mortos, num só dia, vinte e três mil. 9Não ponhamos Cristo à prova, como alguns deles fizeram e foram mortos pelas serpentes. 10Não fiquem murmurando, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

11Estas coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fim dos tempos tem chegado.

Podemos fazer parte de algo e não ser;
Podemos desfrutar das coisas, mas não pertencia;
As vezes fazermos parte de grupo que numa reflexão rápida, chegamos a conclusão que não fazemos parte e nem era para estarmos aqui.
Infiltrado no jogo de futebol…Num ambiente de trabalho…Tem aquele emprego...
O Apostolo Paulo descreveu que isso aconteceu no antigo pacto e que também acontece na nova aliança.
Vamos analisar a dura realidade de que existem pessoas que gostam de estar com a gente e de desfrutar das bençãos, mas que não pertencem de verdade a igreja.
Chegará um momento que precisaremos avaliar se nós somos ou não discipulos de Jesus e pertencemos ao o corpo Dele. Esse é nosso time e a nossa equipe.
Tese: Dentro do corpo de Cristo (Igreja) tem aqueles que desfrutam das bençãos do Evangelho, mas que não pertencem ao povo e verdadeiramente não são povo.

Primeiro ponto - Estamos juntos e aproveitamos coisas boas:

Ora, irmãos, não quero que vocês ignorem que os nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2e todos, em Moisés, foram batizados, tanto na nuvem como no mar. 3Todos eles comeram do mesmo alimento espiritual 4e beberam da mesma bebida espiritual. Porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 5Mas Deus não se agradou da maioria deles, razão pela qual ficaram prostrados no deserto

Contexto antes deste assunto: Ele não quer ser um cara que corre, que ensina e que prega e no fim seja considerado um desqualificado. O perigo de de ter ensinado o Evangelho e não ser convertido.
Exemplo do povo de Deus no deserto.
Isso aconteceu no antigo pacto, na saida do povo do Egito. Êxodo Versos 1 e 2;
A igreja de Corinto era formada por gentios;
Mas Paulo está falando pra um só povo;
Como eles foram batizados? Essa analogia que o Ap. Paulo faz é pra descrever o como foi a salvação do povo no antigo testamento.. A experiencia do êxodo, se o povo cuidado por Deus é chamado de batizado. porque há uma ligação direta entre redenção que Israel teve da escravidão no Egito entre a nossa escravidão do pecado. Descrevendo assim como foi a saçlvação do povo de Deus no Antigo Testamento.
1 Coríntios (Capítulo 10)
Foram, diz ele, batizados em Moisés, isto é, sob o ministério ou diretriz de Moisés. Pois tomo a partícula εἰς como sendo usada no lugar de ἐν, concordando com o uso comum da Escritura, porque somos certamente batizados no nome de Cristo, e não de algum mero homem, como ele já expressou em 1 Coríntios 1.13, e isso por duas razões. São elas: primeiro, porque pelo batismo somos iniciados na doutrina unicamente de Cristo; e, segundo, porque somente seu nome é invocado, visto que o batismo está fundamentado somente em sua influência. Foram, portanto, batizados em Moisés, isto é, sob sua liderança ou ministério, como já foi afirmado. Como? Na nuvem e no mar. “Foram, pois, batizados duas vezes”, alguém dirá. Respondo que há dois sinais mencionados, os quais, contudo, equivalem um só batismo, correspondente ao nosso.
Nos tempos do Egito ( brincadeiraS)
1300 Anos Paulo
Escravidão do Egito = Escravidão do Pecado;
Batismo - Rito de iniciação;.
Obra de Deus pra nos salvar.
O batismo dele foi exodo do Egito;
Muitos que foram batizados na nuvem, mas pereceram no deserto; V.5
O batismo não é garantia de Salvação;
Os frutos pertencem ao Senhor;
Em corintios tinha muita gente batizada;
Não fossem crente coisa nenhuma;
Seguimos os critérios do bastismo segundo as escrituras;
Comeram do manja espiritual, o maná, agua da rocha, carne...
1 Coríntios (Capítulo 10)
O mesmo alimento espiritual. Ele agora faz menção do outro sacramento, o qual corresponde à Santa Ceia do Senhor. “O maná”, diz ele, “e a água que fluiu da rocha, serviram não meramente para o alimento dos corpos, mas também para a nutrição das almas.” É verdade que ambos foram meios para a subsistência do corpo, mas isso não impede que sirvam também a outro propósito. Portanto, embora o Senhor aliviasse as necessidades corporais, ele ao mesmo tempo fez provisão para o eterno bem-estar das almas
Deus estava com eles o tempo todo.
A pedra era Cristo--- Deus Filho foi Ele que estava cuidando do povo no trajeto;
Quantas pessoas recebem as bençãos de Deus, mas não são?
Aproveitam do culto, da comunhão, da generosidade, do cuidado com seus filhos....
Não criam e só aproveitavam das benção.

Ponto dois - Cedo ou tarde será revelado o seus coração;

5Mas Deus não se agradou da maioria deles, razão pela qual ficaram prostrados no deserto. 6Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
7Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir.” 8E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram e caíram mortos, num só dia, vinte e três mil. 9Não ponhamos Cristo à prova, como alguns deles fizeram e foram mortos pelas serpentes. 10Não fiquem murmurando, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.
11Estas coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fim dos tempos tem chegado.
João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), 1Co 10.5–11.
- Igreja visivel x a igreja invisivel
Joio e trigo;
Presta atenção se não é você!
Olhar para o passado e não repetir os erros;
Não podemos negar os erros do passado.
Reconhecer e se arrepender;

Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir.”

Exodo 36 - Bezerro de ouro

1 Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido. 2 Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas. 3 Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. 4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. 5 Arão, vendo isso, edificou um altar diante dele e, apregoando, disse: Amanhã, será festa ao SENHOR. 6 No dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. 7 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu 8 e depressa se desviou do caminho que lhe havia eu ordenado; fez para si um bezerro fundido, e o adorou, e lhe sacrificou, e diz: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. 9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto este povo, e eis que é povo de dura cerviz. 10 Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de ti farei uma grande nação.

1 Coríntios Capítulo 10

6. Ora, estas coisas vieram a ser exemplos para nós. Ele nos adverte em termos ainda mais contundentes, dizendo que os castigos que foram infligidos sobre eles nos proporcionaram lições relevantes, a fim de que não provoquemos a ira de Deus como eles fizeram. Diria Paulo: “Pela forma como ele os castigou, Deus, por assim dizer, nos apresentou um quadro vivo [in tabula] de sua severidade, para que atentemos bem e sinceramente para ele e aprendamos a temê-lo.”

1 Coríntios Capítulo 10

Por meio desse exemplo, o Senhor revelou o quanto odeia os desejos que emanam da aversão que porventura sintamos por suas dádivas, bem como de nossa cobiça; pois tudo quanto ultrapassa os limites impostos por Deus é corretamente considerado nocivo e iníquo.

e vocês conrintios como anda o coração?
Vários irmaõs de conrintios viviam uma vida dupla.
Como anda o nosso coração?
A idolatria do nosso coração

E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram e caíram mortos, num só dia, vinte e três mil

Nm 25.1–9 “Habitando Israel em Sitim, começou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos deuses delas. Juntando-se Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao Senhor ao ar livre, e a ardente ira do Senhor se retirará de Israel. Então, Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os homens da sua tribo que se juntaram a Baal-Peor. Eis que um homem dos filhos de Israel veio e trouxe a seus irmãos uma midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto eles choravam diante da tenda da congregação. Vendo isso Fineias, filho de Eleazar, o filho de Arão, o sacerdote, levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança, foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e à mulher, a ambos pelo ventre; então, a praga cessou de sobre os…”
Praticas imorais
24 mil mortos
fornicação, adulterio, imoralidade...
Praticas imorais
O Deus que trouxe justiça e punição no antigo testamento é o mesmo de hoje que também corrige o seu povo.
Idolatria é um problema;
Imoralidade é outro problema;

Não ponhamos Cristo à prova, como alguns deles fizeram e foram mortos pelas serpentes. 10Não fiquem murmurando, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

11Estas coisas aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fim dos tempos tem chegado.

Murmuravam e reclamavam!
Nosso coração se volta ao Senhor;
Estamos submissos a vontade de Deus;

10Não fiquem murmurando, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

Pessimo sinal como a idolatria, imoralidade e murmuração;
Constante reclamação da providência de Deus!
O coração que teme ao Senhor tem um coração ensinavel e satifesto. Mesmo que sofra no trajeto.
Podemos vivenciar situações tristes, mas permancer constante na murmuração é um sinal que não entendemos o amor de Deus.
1 Coríntios Capítulo 10

9. Nem tentemos o Senhor. Esta parte da exortação se refere à história que está registrada em Números 21.6. Pois quando o povo cansou-se da longa jornada, então começou a queixar-se de sua sorte e a falar contra Deus, dizendo: “Por que Deus nos fez de tolos” etc.? Paulo descreve este resmungo do povo como sendo tentação [tentationem], e ele estava certo, porque tentar é incompatível com tolerar. A razão por que o povo passou a rebelar-se contra Deus, naquele tempo, foi porque se sentiam impulsionados por um desejo irresistível, e não conseguiam esperar com paciência a chegada do tempo determinado pelo Senhor. Notemos bem, pois, que a raiz deste mal, sobre o qual Paulo nos adverte aqui, é a impaciência que se revela quando queremos antecipar a ação de Deus, não nos pondo sob sua diretriz, mas, ao contrário, esperando que ele concorde com nossas decisões e exigências. Deus infligiu severo castigo sobre os israelitas por conta de tal presunção. Ele, porém, permanece sempre o mesmo – um Juiz justo. Portanto, a menos que queiramos sofrer o mesmo castigo, não o ponhamos à prova.

Novo tumulto e seu castigo

41 Mas, no dia seguinte, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR. 42 Ajuntando-se o povo contra Moisés e Arão e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do SENHOR apareceu. 43 Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação. 44 Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 45 Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então, se prostraram sobre o seu rosto. 46 Disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele, vai depressa à congregação e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga. 47 Tomou-o Arão, como Moisés lhe falara, correu ao meio da congregação (eis que já a praga havia começado entre o povo), deitou incenso nele e fez expiação pelo povo. 48 Pôs-se em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga. 49 Ora, os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram por causa de Corá. 50 Voltou Arão a Moisés, à porta da tenda da congregação; e cessou a praga.

Quem tem o coração voltado pra Cristo, ou um coração convertido está disposto a pagar o preço.
Aplicação Pessoal:
por que você tá na igreja?
De quem é o seu coração?
Talvez você já fez uma confissão de fé e até mesmo foi batizado. Pode ser que você tome ceia conosco. pode ser que sirva na escala da igreja ou em algum ministério.
Mas você vive uma vida marcada na idolatria, imoralidade, mumuração...
Ou talvez você não é povo de Deus coisa nenhuma e é melhor você parar de se enganar?
Um dia será triste o seu fim.
Pois você não entrará no paraiso.
Por isso que hoje te convido a Vir a Cristo de verdade?
como anda a sua vida?
Talvez o seu coração ainda ame os falsos deuses?
e vc esteja escravo ainda no seu coração da idolatria e da imoralidade que vocês deseja, esteja na murmuração!
Nós não seremos perfeitos, mas nossa vida não pode ser marcada com isso.
Por isso te convido a olhar pra Cristo.
A solução seria uma serpente de bronze e João explica assim :

E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

A missão do Filho

16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19

Venha para Cristo…Olhe pra Cristo, Creia em Cristo!
Idolatras, imorais, murmuradores… Há esperança em Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more