FAZ DE MIM UM VAS0!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Handout
Introdução
Deus usou com muita propriedade, a imagem de um oleiro em ação, para ilustrar o trabalho do Oleiro Divino na pessoa humana.
Deus ordenou que Jeremias fosse a casa do oleiro, ai observou que o oleiro fazia um vaso de barro.
O vaso se partiu na mãos do oleiro, o qual o refez, porem diferente do vaso Anterior.
Esta parábola contém varias lições importantes sobre a obra de Deus em nossa vidas.
1-Ele é o Oleiro, é Quem Conduz o Processo.
O torno do oleiro é uma lição sobre a soberania absoluta de Deus E PARA AQUELES QUE SE SUBMETEM A ELE.
A questão doutrinária dessa passagem pode ser afirmada de modo muito simples: - Deus pode fazer qualquer coisa que ele quiser com você.
Isso é o que significa para ELe ser Deus. Porque Deus é Deus, ele é livre para fazer o que desejar.
ESSA PARABOLA É LITERAL; DEUS É O CRIADOR E NOS DO PÓ DA TERRA (barro) LOGO ELE É OLEIRO E NÓS SOMOS O BARRO.
VARIEDADES DE BARROS; PERCEBA COMO SOMOS PARECIDOS COM O BARRO…
Talvez você não saiba, mas há cerca de duzentos tipos de barro existentes na natureza.
- Alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros, alguns com mais liga e outro sem ou com menos liga, e sendo assim o verdadeiro oleiro deve ir ATÉ o local onde se encontra o barro.
_ E AÍ MORA O MISTERIO; O barro não se compra no supermercado, ou na farmácia, ou em shop e muito menos em um mercadinho a beira da estrada.
£- Barro se encontra no lamaçal, no meio do mato longe da cidade, longe do convívio da sociedade, o local é bem dentro do lodo.
£ - Se você pensar um pouco verá que o barro tem um cheiro muito forte, e não é um cheiro perfumado.
Barro não tem autoridade, não tem vontade, não se transforma num objeto, ele é barro e continua sendo barro.
Isaiah 45:9““Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: ‘O que você está fazendo?’ Será que a obra que você faz pode dizer: ‘Você não tem mãos?’”
Nenhum monte de barro diz assim:
hoje serei um jarrinho, ou, serei um prato de cerâmica.
Vou deixar de ser um monte de barro e vou ser a partir de agora um prato de cerâmica.
Não, o barro é sempre o objeto que o oleiro usa.
O oleiro faz o que quer do barro, ele é o agente e o barro instrumento.
Deus é o agente da vida cristã e nós devemos nos ver como o instrumento nas mãos de Deus.
Barro não tem valor.
O valor do barro está no MANOSEIO que o oleiro faz dele e em como ELE o transforma.
Aquela massa informe, sem significado, que o OLEIRO, graças a sua habilidade, A SUA INFINITA CAPACIDADE DE CRIAR A PARTIR DO NADA E o seu GLRIOSO propósito transforma no que deseja.
CONTUDO O BARRO BRUTO PRECISA PASSAR POR UM PROCESSO DEPOIS DE TIRADO
1. – Bater o barro, para livrá-lo das pedras e outras impurezas;
2. – Amassar o barro, para eliminar eventuais bolhas de ar.
Tanto uma como outra atividade visam que o vaso possa suportar o calor. As bolhas poderão fazer com que a peça exploda dentro do forno, durante a queima, como também podem provocar rachaduras em peças que estejam secando.
O OLEIRO SEGUI O SEU TRABALHO DE MANOSEIO, ELE fará que o barro passe por ESSES processos indispensáveis.
- Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e só assim o oleiro consegue retira-las, através do amassamento.
o processo do amassamento dói, não é fácil, mas é necessário, pois temos impurezas que devem ser retiradas, como ódio, rancores, vaidades, orgulhos, vícios.
APLICAÇÃO: = Muitas vezes, como o barro, nós temos muitas pedrinhas na nossa vida. É o temperamento descontrolado do marido desbocado que trata mal os filhos e a esposa em casa, é o filho mal criado que não respeita os pais.
Pedro era um barro defeituoso, falastrão, “ainda que todos te neguem eu nunca te negarei”, temperamental, vai lá e dá uma espadada num sujeito e lhe arranca a orelha, mas Deus trabalhou na vida de Pedro e o transformou num apóstolo.
João é chamado de filho de trovão, já dá para ver que não é um indivíduo muito calmo.
CONDUTO no fim da vida o filho do trovão é transformado no apóstolo do amor.
NÓS, ASSIM COMO JUDÁ PRECISAMOS NOS ARREPENDERMOS E VOLTARMOS PARA O SENHOR.
Lembre-se SAULO "barro do brejo" nas mãos de Deus! O se tornar um vaso de benção.
ESTE É PARA MIM UM VASO ESCOLHIDO.
2. A fornalha de fogo.
Chegamos ao último processo, esse processo é fogo. Depois de tudo que vimos acima, agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, então leva o vaso e o coloca dentro da fornalha que já estava acesa e fecha o forno deixando o vaso lá dentro por cerca de vinte quatro horas.
O fogo tira o mau cheiro e o calor da fornalha também fecha o processo de purificação, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior é o que chamamos de “quilate”.
Isaiah 48:10 “Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição.”
Descobrimos de que somos feitos quando a nossa fé É provada, se permanecemos fieis a meio as provações.
1 Peter 1:6 “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.”
É PARA NOS purificar , fortalecer, aperfeiçoar a nossa fé e resultará O NOSSO louvor A ELE, gloria e honra na vinda do Senhor Jesus, o Senhor considera a nossa perseverança na provações e nossa fé Nele preciosas e de valor inestimável por toda a eternidade.
Paulo diz isso em II Coríntios 4:7, que o tesouro do evangelho é guardado em vasos de barro, não vasos de ouro mas vaso de barro para que a excelência seja do evangelho e não para que a excelência seja do instrumento.
A BOA NOTÍCIA É QUE O OLEIRO não jogou fora o vaso que se lhe estragou na mão, mas fez dele um outro vaso, um vaso novo conforme sua vontade.
- Deus não joga fora o vaso que foi danificado. “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?” (Jr 18.6).
O pecado nos estraga, danifica, corrompe... mas Deus não descarta nenhum de nós na lixeira... ao contrário, faz como o oleiro que amassa e pressiona, estica e comprime o barro...
Deus não desiste de nós... Ele nos dá uma segunda chance e nos oferece a oportunidade de recomeçar uma nova caminhada.
Deus faz do vaso partido um novo vaso... é um processo doído às vezes, porque Deus amolece o barro, amassa, molda e depois o leva ao fogo. Aí então, depois desse processo, surge um vaso novo, bonito, útil e precioso... um vaso de honra!
Quando o homem se arrepende e muda de atitude, o Senhor nosso Deus derrama a sua compaixão e manifesta a sua misericórdia.
II Cor. 7:14 ? Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e se converter do seu mal caminho, Eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
4. Como o vaso que o oleiro fazia de barro Ese lhe estragou (13.7) na mão, tornou a fazer dele outro vaso.
JEREMIAS OBSERVA ATENTAMENTE:
4“Quando o vaso em que estava trabalhando se estragava... ele o fazia de novo” (cf. NJPS). Enquanto o oleiro trabalhava, independentemente de ele ser um arte­são de extrema habilidade, a massa de barro que estava sendo molda­ da em suas mãos, às vezes, mostrava imperfeição ou inconsistência de material, o que tomava necessário que ele fosse transformado no­vamente em uma massa informe, e a obra, RECOMEÇAVA…
Este não é um quadro de rejeição total.
Deus faz do vaso partido um novo vaso... é um processo doído às vezes, porque Deus amolece o barro, amassa, molda e depois o leva ao fogo. Aí então, depois desse processo, surge um vaso novo, bonito, útil e precioso... um vaso de honra!
O material é trabalhado e retrabalhado até que se transforme no que o oleiro quer!
comumente se refere àquilo que é legal ou eticamente certo, mas aqui a expressão indica conformidade ao modelo que o oleiro queria (Nm 23.27; 27.5).
O oleiro tratava com seriedade a tarefa da qual se ocupava; o barro estava totalmente sob seu con­ trole; e só era aprovado aquilo que estivesse rigorosamente dentro dos seus padrões.
Conclusão
Aplicação devocional do texto
Levanta-te – Não podemos entender o contexto desta palavra, senão relembrando como começamos.
Jeremias levantou-se dentre a idolatria e outros pecados de seu povo. Ele não se acomodou E OBEDECEU A ORDEM DO SENHOR.
Desce à casa do oleiro – A casa do oleiro tem solução para os nossos problemas, mas somente se lá descermos.
Quantos já não querem orar? Não querem gastar tempo sendo moldados pelo Senhor?
Deus não desiste de trabalhar por nós e em nós – O Senhor não cansa de trabalhar em nossas vidas (Is 64:4)
Falarei contigo – É a promessa do Senhor para aqueles que o buscam (Jr 29:13).
Sua Palavra nos sustenta (Lc 4:4)
Desçamos à Casa do Oleiro. Deixemos que Ele nos molde, se necessário, nos quebre e refaça totalmente. Se estivermos em suas mãos, devemos crer que todas as coisas concorrerão para sua Glória (Rm 8:28). Após a queima, nos alegremos porque Ele faz a ferida e Ele mesmo sara (Os 6:1).
Isaías 64.8“Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.”
. Deixe que Deus molde sua vida, trate cada área onde existe deformidades, para que ele possa melhorar sua qualidade de vida através da sua palavra e verás que, você nunca mais será UM BARRO INFORME, SEM VALOR, Mas NAS MÃOS DO Oleiro Jesus Cristo tocará, mudará e ransformará a sua vida.
Você não mais será vaso de desonra, mas um vaso de Honra para glória de Deus Pai.
Related Media
See more
Related Sermons
See more