Igreja, uma Família que Valoriza Seus Líderes (1Pe 5.1-5)

Ame Sua Igreja Local  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views

A igreja deve seguir pastores humildes e honrá-los.

Notes
Transcript

Introdução

Hoje, a figura de um líder é vista por muitas pessoas como negativa. Geralmente existe desconfiança e criticismo envolvendo os líderes. Isso se aplica especialmente à política, mas não apenas a ela. Negócios, educação, família, esportes etc.
Por isso, é natural que, ao falar sobre a valorização dos líderes, alguns tenham dificuldades. Contudo, como em qualquer outro assunto, devemos deixar a Bíblia nos guiar.
Boa parte do NT fala sobre alguns tipos de maus líderes: hereges, pessoas sem santidade, pessoas sem temor a Deus, interesseiros, causadores de divisão etc.
2 Peter 2:1 NAA
1 Assim como surgiram falsos profetas no meio do povo, também haverá falsos mestres entre vocês. Eles introduzirão heresias destruidoras, chegando a renegar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
Todavia, não é porque existem maus líderes na igreja que todos os líderes são maus. Toda ovelha do rebanho do Bom Pastor precisa de um pastor auxiliar que esteja sendo guiado por Jesus, e estes líderes devem ser respeitados e, acima de tudo, seguidos.
Todo relacionamento é uma vida de mão dupla: existe a participação das duas partes: do pastor para com a igreja, e da igreja para com o pastor. Vamos meditar nessa reciprocidade.

1. O pastor para com a igreja (vv. 1-4).

a. A tarefa do pastor.

Como você enxerga seu pastor?
Pastor não é um gestor, apesar de administrar algumas coisas.
Pastor não é motorista de ônibus, apesar de dirigir algumas coisas.
Pastor não é psicólogo, apesar de ouvir com atenção e paciência e aconselhar pessoas.
O que é o pastor então?
Kevin Vanhoozer: “o pastor é um teólogo público”.
O que o pastor faz?
Seu chamado está no v. 2: “pastorear”. Significa conhecer, liderar e alimentar as ovelhas a fim de que elas sejam maduras espiritualmente.
Conhecer. Conhece o jeito da ovelha. O que funciona com uma não funciona com outra.
Conhecer o nível espiritual.
Liderar. Mostra o caminho. Lidera pelo exemplo e pelo serviço.
Alimentar. com a Palavra. Sem bom alimento não há ovelha forte.

b. O coração do pastor.

- Pastoreia de livre vontade (v. 2). “Não com obrigação”. O pastoreio deve ser algo desejado (1Tm 3.1 “Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja.” )
- Pastoreia de boa vontade (v. 2). Não devem servir por ganância. Pastores fiéis são movidos pelo amor sincero por Deus e pela obra de Deus. Eles não devem ser motivados pelo ganho financeiro. Além disso, não deve haver discriminação no trato com os irmãos da igreja por causa de questões humanas, como dinheiro, profissão ou classe social.
- Pastoreia com humildade (v. 3). a sede pelo poder, se estiver presente na igreja, a transforma num ambiente tóxico, hostil. Liderar espiritualmente não é sinônimo de mandar; consiste em entregar a própria vida a Deus e à igreja, seguir humildemente a Jesus e convidar todos os irmãos a segui-lo também.
Posturas dominadoras não podem ter lugar na liderança pastoral. Pastores não podem ser briguentos, orgulhosos, egoístas, manipuladores, intimidadores ou tirânicos. Um pastor fiel estimula a igreja a se dedicar a Deus através de seu próprio exemplo.
c. A recompensa do pastor (v. 4). Jesus é o Sumo Pastor, e Ele recompensará o serviço fiel dos pastores. Antes de mais nada, os pastores são também ovelhas do mesmo Senhor Jesus. Eles aguardam a volta de Jesus. Quando Jesus voltar, os pastores fiéis receberão a “coroa da glória, que nunca perde o brilho”.
Assim, uma das coisas que você pode fazer para honrar seu pastor é ajudá-lo a ter esse pensamento em mente enquanto trabalham. Ajude seu pastor a ver a beleza da nossa esperança em Cristo. Pois a parte mais dura do trabalho pastoral não é enquanto está na frente da igreja reunida. É um trabalho cansativo, muitas vezes solitário e que não dá resultado imediato. Mas o Supremo Pastor vê seu trabalho fiel e irá recompensá-lo.
Mas lembre-se: ao estimular seu pastor, você também será recompensado por isso.

2. A igreja para com o pastor (v. 5).

Cinco maneiras de reagir à liderança do pastor:

a. Respeite os pastores fieis.

1 Thessalonians 5:12–13 NAA
12 Irmãos, pedimos que vocês tenham em grande apreço os que trabalham entre vocês, que os presidem no Senhor e os admoestam. 13 Tenham essas pessoas em máxima consideração, com amor, por causa do trabalho que realizam. Vivam em paz uns com os outros.
1 Timothy 5:17 NAA
17 Devem ser considerados merecedores de pagamento em dobro os presbíteros que presidem bem, especialmente os que se esforçam na pregação da palavra e no ensino.

b. Ame seus pastores.

1Ts 5.13. “tenham em grande apreço os que trabalham entre vocês”.
Os membros da igreja devem amar seus pastores.
Os pastores devem aceitar de bom grado o amor das ovelhas.

c. Siga o exemplo dos pastores.

Hebrews 13:7 NAA
7 Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês; e, considerando atentamente o fim da vida deles, imitem a fé que tiveram.
Um pastor fiel não deve ser apenas admirado ou amado, mas seguido, imitado.
Pastores fiéis não devem ser colocados num pedestal de santidade, mas as ovelhas devem ter o desejo de ser como eles.

d. Seja motivo de alegria ao seu pastor.

Hebrews 13:17 NAA
17 Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.
“com alegria e não gemendo”.
Não seja um peso para seu pastor opondo-se a ele. Evite entristecê-lo por não ir aos cultos, por exemplo.
Enquanto os pastores trabalham, tenha em mente que eles trabalham para seu bem e para a glória de Deus.
Que seu pastor tenha a alegria de te ver obedecendo aos ensinos da Palavra, mudando de vida a cada dia.

e. Ore por seus pastores.

Paulo sempre pedia nas cartas que a igreja orasse por ele.
Se até mesmo Paulo precisava de orações, quanto mais o seu pastor!
Certa vez, perguntaram a Charles Spurgeon, um dos mais famosos pastores batistas do século 19, qual era o segredo do seu sucesso, ele respondeu: “minha igreja ora por mim”.
Todo cristão precisa ser cuidado, inclusive os pastores.

Considerações finais

Aplicações:
1. Preste atenção ao que os pastores ensinam.
2. Não participe de rumores ou difamações.
3. Demonstre sua gratidão oferecendo uma palavra de encorajamento.
4. Alegre seu pastor fazendo bem as pequenas tarefas.
5. Ore por seus pastores.

Apelo

O amor à liderança é uma demonstração do amor que você tem a Deus. Você tem demonstrado esse amor?
Related Media
See more
Related Sermons
See more