Trabalho TBAT Históricos

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

1 Samuel 28

Saul estava extremamente angústiado, neste momento estava em completo silêncio por parte do Senhor em meio a guerra com os filisteus e estava longe de Deus, ou pra piorar, estava vivendo a ira do Senhor. Saul já tinha feito várias coisas que não poderia ter feito, foi desobediente se colocando em uma função que não poderia exercer como a de sacerdote (1Sm 13.12-13), não destruiu os amalequitas que o Senhor tinha ordenado como juízo, mas preferiu ficar com despojos e poupou o rei dos amalequitas (1Sm 15.22), por último ocorreu o caso que este trabalho visa apresentar, que em 1Sm.28 Saul buscou de forma proibida a necromancia, que no inicio de seu reinado tinha expulsado todos os necromantes do país.
A necromância era algo proíbido, lei que foi dada por meio de Moisés (Lv 19.31 “Não recorram aos médiuns, nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”), quando alguém do povo de Israel queria uma resposta do Senhor, procurava um profeta ou o sumo sacerdote, algo que se distingue de outros povos. Os outros povos tinham algumas opções como: um cartomante, feiticeiro, necromante, sacrifícios para ver sinais no fígado do animal e jogo de objetos.
Mas quais consequências ocorrem dessa atitude?
Augustus Nicodemos diz que existem três teorias do que aconteceu nesse encontro, que a primera fala sobre a aparição ter sido de Satanás, enganando que era Samuel, algo que é bem possível considerando que ele se disfarça de anjo de luz. Essa teoria é a mais aceita entre os cristãos, mas o problema é que o texto não menciona o nome de Satanás. A segunda teoria é de que a mulher era somente uma enganadora, que faz um teatro para enganar Saul. Teoria que pode ser rebatida pelo fato de tudo o que foi dito sobre o futuro se cumpriu.
A terceira teoria é defendida pelo próprio Nicodemus, que dá a autoria de Samuel subir por ordem de Deus, afim de piorar o castigo e dar seu juízo sobre a vida de Saul. Essa teoria acarretaria em uma suspensão de norma criada por Deus, ele utiliza o exemplo de Moisés e Elias ao lado de Jesus no monte da transfiguração mostrando que em outro momento único, a norma de que mortos não voltam ao mundo, foi suspensa em sua soberana vontade e com seus propósitos
Conclusão:
O ponto principal dessa passagem não é somente o fato de que Saul consultou a necromante, mas o processo para que chegasse a esse ponto. Não há desculpas para a colsulta, pois o que acarretou isso foi a sua falta de fidelidade ao Senhor. Em 1Sm 16.14 (“O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava.”) é decretada a rejeição de Deus para Saul, isso parte de um reflexo da escolha do povo em ter um rei como as outras nações (1Sm 8.20), já Davi é escolhido por parte do Senhor, sendo ele da decendencia que daria origem ao nosso salvador (1Sm 13.14).
O livro de 1Samuel , como diz Carlos Osvaldo, é cheio de “justaposição de personagens” contrastando personagens que viviam na fidelidade e no desprezo, caso disso é Ana e Penina até chegar em Davi e Saul. Esse recurso é pra mostrar a importância da lealdade ao pacto com o Senhor para prosperidade do seus sistema político-religioso.
A vida dos cristãos deve ser pautada na obediência e fidelidade ao Senhor, para que não caia em uma posição como Davi estava
Creio que desde o fim de Josué, Deus vem mostrando de geração em geração a importância da fidelidade a Ele, que o temor é o princípio da vida em retidão. Mas como uma forma de reflexo do coração desde o Jardim, o Homem tende a confiar em si mesmo, naquela velha autonomia “conquistada”, preferindo colocar outros homens em posição de poder do que Deus, mas os livros que antecedem a vinda do Senhor Jesus parecem realçar a incapacidade do Homem em viver em retidão, por isso através do profeta Jeremias, o Senhor revela que dará poder ao homem para viver em retidão de coração (Jeremias 31.31-34 “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor. “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.””)
Saul não estava interessado em estar com Deus, ele queria que Deus estivesse com ele, ao contrário, estava Davi com o coração voltado para Deus e o reino se tornando um reflexo da liderança de Deus e não do rei humano como foi o reino de Saul.
Bíbliografia:
CHO, Bernardo. O enredo da salvação: presença divina, vocação humana e redenção cósmica. São Paulo : Mundo Cristão, 2021.
MILLER, Stephen M. Guia Completo das Profecias Bíblicas. Phoenix, Arizona: BV FILMS, 2010.
NICODEMUS, Augusto. Cristianismo Descomplicado: questões difíceis da vida cristã de um jeito fácil de entender. São Paulo: Mundo Cristão, 2017
PINTO, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco e desenvolvimento no Antigo Testamento: estruturas e mensagens dos livros do Antigo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2006.
STOTT, John. A Bíblia toda, o ano todo: meditações diárias de Gênesis a Apocalipse. Viçosa: Ultimato, 2021
Related Media
See more
Related Sermons
See more