O CASO DA MULHER SEM ESPERANÇA

ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 40 views

A Bíblia está repleta de casos impossíveis e sem esperança. Situações e circunstâncias aparecem na Palavra de Deus, e muitas delas parecem impossíveis. Parece não haver solução, mas são resolvidas com facilidade pelo poder de um Deus soberano.

Notes
Transcript

Mark 5:22-34

Introdução:

Today we will start a New serie of messages that we will call -HOPE FOR HOPELESS CASES - it is an Expositional Series Examing Some Of The Hopeless Cases of the Bible.
A Bíblia está repleta de casos impossíveis e sem esperança. Situações e circunstâncias aparecem na Palavra de Deus, e muitas delas parecem impossíveis. Parece não haver solução. Tempestades, necessidades, mortes, doenças e muitas outras situações que, para a mente humana, são impossíveis, mas são resolvidas com facilidade pelo poder de um Deus soberano.
Essa seção do Evangelho de Marcos está repleta de várias dessas situações impossíveis. Há uma tempestade, depois um homem cheio de demônios e, por fim, uma menina morta. Jesus entra em cada uma dessas situações inimagináveis e prova que Ele é mais do que capaz de lidar com o que quer que aconteça.
Uma verdade que se demonstra repetidamente nas páginas da Bíblia é a verdade de que Deus é mais do que adequado para todas as situações.
Com Ele, não há situações impossíveis.
Não há situações desesperadoras com o Senhor! Sua situação não é desesperadora! Sua tempestade não é o fim! Seu pecado não é terminal! Sua doença não é o fim da sua história!
Seus entes queridos perdidos não estão longe do alcance do Senhor!
Nada é desesperador para o Senhor!
Nosso texto descreve mais uma situação desesperadora. Jesus está a caminho para curar a filha de um homem chamado Jairo.
No caminho para lá, Ele é cercado por uma grande multidão de pessoas.
Elas O cercam e se acotovelam contra Ele por todos os lados.
Na multidão daquele dia, havia uma mulher pobre, fraca, anemica, tímida e moribunda que estendeu a mão e tocou Jesus Cristo.
Quando ela tocou o Senhor, sua vida foi transformada instantânea, completa e permanentemente.
Há pessoas aqui hoje que precisam de uma transformação de vida.
Precisam de alguém que mude radicalmente as situações que enfrentam em sua vida.
Essas transformações podem acontecer. Um toque do Senhor pode mudar tudo!
Vamos dedicar alguns minutos para considerar essa pobre mulher e sua situação.

Ler o texto …

Mark 5:22–34 NVI
22 Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés 23 e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”. 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. 25 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. 26 Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. 27 Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, 28 porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. 29 Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. 30 No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?” 31 Responderam os seus discípulos: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim?’ ” 32 Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. 33 Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. 34 Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.
Gostaria que tivéssemos tempo para examinar cada situação desesperadora que aparece no texto da palavra de Deus hoje. Essa tarefa levaria um bom tempo para ser realizada. Hoje, consideraremos a situação desesperadora da mulher mencionada nesses versículos. Os fatos dessa história podem nos ajudar quando enfrentamos situações desesperadoras em nossa própria vida. Deixe-me apontar esses fatos ao pregar sobre O Caso da Mulher Sem Esperanca.

I. v. 24-26 SEU SOFRIMENTO

A. v. 25 Sua aflição -

O texto diz ela “vinha sofrendo de hemorragia a doze anos". Isso significa literalmente que ela estava sofrendo de um sangramento, Isso pode significar que ela sofria de um fluxo menstrual que nunca cessava. Seja qual for a causa dessa hemorragia interna, ela era uma mulher muito doente. O tempo verbal indica que se tratava de um fluxo contínuo de sangue.

B. v. 26 Sua angústia -

Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava.
Aquilo lhe causava um sofrimento inacreditável, como por exemplo:

1. Sua angústia física -

Devido à constante perda de sangue, essa pobre mulher teria ficado fraca e anêmica. Ela teria ficado pálida. Ela não teria tido energia alguma. O menor dos esforços a teria deixado exausta. Por doze anos ela vinha “sofrendo” - sendo "açoitada". Sua doença era como um flagelo, que a açoitava constantemente, dia após dia!

2. Sua angústia médica -

Também nos é dito que ela havia tentado todos os remédios de todos os médicos de sua época. Diz que “Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos.”
Um exemplo de suas técnicas "médicas" pode ser encontrado no Talmud. Há onze remédios prescritos no Talmud. Alguns são poções, mas a maioria é simplesmente um disparate supersticioso.
Aqui está um breve exemplo de alguns dos remédios prescritos para essa aflição. "Tomai de goma de Alexandria, de alúmen e de açafrão-da-terra, do peso de um zuzee cada um; esmagados juntos, serão dados em vinho à mulher que tiver fluxo de sangue."
Mas, se isso falhar, "tome nove toras de cebolas persas, ferva-as em vinho e dê a ela para beber; e diga: Levante-se do seu fluxo".
Mas, se isso falhar, "coloque-a em um lugar onde dois caminhos se encontram, e que ela tenha um copo de vinho na mão; e que alguém venha por trás e a assuste, e diga: Levante-se do seu fluxo".
Mas, se isso não adiantar, "pegue um punhado de cominho, um punhado de açafrão e um punhado de groselha; cozinhe-os e dê a ela para beber, e diga: Levante-se do seu fluxo".
Mas se isso também falhar, "Cave sete valas e queime nelas algumas mudas de videiras ainda não circuncidadas (videiras com menos de quatro anos de idade); e que ela tome em sua mão um copo de vinho, e que ela seja conduzida desta vala e se estabeleça sobre aquela, e que ela seja removida daquela, e se estabeleça sobre outra; e em cada remoção diga a ela: Levante-se do seu fluxo".
Um remédio até exigia que a mulher carregasse uma espiga de milho retirada do esterco de um burro branco. É difícil para nós imaginar os tipos de indignidades e constrangimentos pelos quais os médicos a fizeram passar.

3. Sua angústia social -

É quase certo que ela não era casada, pois com o simples contato físico, ela teria contaminado o marido. Se tivesse sido casada, seu marido provavelmente teria se divorciado dela. Ela não podia trabalhar com outras pessoas devido ao perigo de se contaminar. Isso a reduziu a uma vida de mendigar restos de comida à distância. Sua condição a deixou à margem da sociedade. Aos olhos das pessoas ao seu redor, ela não era melhor do que um leproso.

4. Sua angústia emocional -

Como a Bíblia diz que ela estava assim há 12 anos, e considerando a duração média da vida naquela época, é seguro presumir que ela provavelmente estava assim desde a puberdade. Ela viveu sua vida passando de uma rejeição para outra. Ela está sozinha, isolada e desesperada!

5. Sua angústia religiosa -

De acordo com a lei, Levítico 15:19, 25-27, essa pobre mulher deveria ser considerada impura. Qualquer coisa ou pessoa que ela tocasse também era considerada impura. Como resultado, ela não podia se misturar com outras pessoas. Qualquer pessoa que entrasse em contato com ela seria considerada cerimonialmente impura. Ela não podia adorar no Pátio das Mulheres do Templo, pois estava impura.

6. Sua angústia financeira -

A Bíblia nos diz que ela "gastou tudo o que tinha". Os médicos e seus remédios inúteis não a ajudaram. Tudo o que fizeram foi drenar sua conta bancária. Ela ficou sem um tostão e destituída, sem marido ou filhos para cuidar dela.

C. v. 26 Sua agonia -

Depois de anos de dor, médicos inúteis, remédios inúteis e sonhos destruídos, ela chegou a um ponto em que sabe que está vivendo sob uma sentença de morte. Ela não vai melhorar. Ela sabe que morrerá por causa dessa doença. Sua vida está literalmente sendo drenada de seu corpo pouco a pouco, dia após dia, Levítico 19:11.
Fico imaginando quantas pessoas podem se identificar com essa pobre mulher. Talvez você não tenha o mesmo tipo de doença, mas, como ela, está cheio de sofrimento e tristeza. Essa mulher sem nome e sofredora retrata dois tipos de pessoas:

1. Essa mulher retrata toda pessoa que não conhece Jesus Cristo como Salvador.

Os perdidos estão contaminados por uma doença do sangue. Eles herdaram essa doença de Adão, Rm. 5:12. Essa condição tem atormentado a pessoa perdida desde que ela nasceu, Rm 3:10, 23; Gl 3:22. É uma condição que o pecador não pode melhorar ou mudar por si mesmo.
Muitas pessoas perdidas passam a vida inteira buscando significado e ajuda para sua condição, mas, em vez de melhorarem, só pioram. Seu coração fica mais duro e elas se tornam mais profundamente enraizadas em seus pecados. Todos os esforços de auto-aperfeiçoamento e religião não melhoram sua condição!
Essa pobre mulher estava em uma situação triste, mas não estava nem de longe tão ruim quanto aquela pessoa que não é salva. Ela estava apenas indo para a sepultura; eles estão indo para uma eternidade no inferno, Sl 9:17; Rm 6:23!

2. Ela também é uma figura do crente que está trabalhando sob um fardo pesado.

Muitos dos filhos de Deus estão desanimados e derrotados hoje. Você já tentou tudo o que estava ao seu alcance para melhorar.
Já tentou tudo o que sabia para resolver sua situação.
Você leu todos os livros, ouviu todos os pregadores e recebeu conselhos das melhores fontes, mas não melhorou.
Sua vida está tão bagunçada como sempre esteve. Se isso descreve você, continue ouvindo, pois pode ser que o Senhor tenha alguma ajuda para o seu coração hoje.

II. v. 27-28 SEU ESQUEMA

Nosso texto nos conta como essa mulher chegou até Jesus. Essa mulher sem esperança e quebrantada elaborou um plano para encontrar o Senhor.
Mark 5.27-28 “27 Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, 28 porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”.”

A. v. 27 Suas razões -

27 Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto,...
Em algum lugar, essa pobre mulher ouviu falar de Jesus.
Talvez ela tenha ouvido como Ele curou um leproso, Marcos 1:40-42.
Talvez tenha ouvido falar daquele homem endemoniado do outro lado do lago que Jesus havia libertado de uma legião de demônios, Marcos 5:1-20.
Ou talvez alguma outra pobre alma, que vivia à margem da sociedade, tenha sido curada por Jesus e tenha vindo lhe contar sobre Ele.
Em algum lugar, essa mulher ouviu que havia poder em Seu toque.

B. v. 28 Sua determinação -

28 porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”.”
Ela ouviu falar de Jesus e sabia que tinha de ir até Ele. Ela percebeu que Jesus era sua única esperança! Ela acreditava de todo o coração que, se conseguisse chegar até Ele, seria curada.
Ela demonstrou sua determinação em chegar a Jesus ao se aproximar dEle em meio à multidão. Ao abrir caminho entre as pessoas, ela estava causando contaminação cerimonial em todos que tocava.
Ela estava correndo um grande risco, pois se tivesse sido reconhecida, teria sido submetida à humilhação pública e ao ridículo. Uma multidão como aquela poderia ter se exaltado e batido nela ou a apedrejado até a morte. Para ela, era um risco que valia a pena correr. Ela acreditava que Jesus a curaria!
Ela tinha que ser determinada, porque, pela própria natureza de sua doença, teria sido necessária toda a energia que ela tinha para se arrastar para fora da cama e lutar no meio daquela multidão para chegar a Jesus. Ela estava desesperada!
Você já chegou a esse ponto em sua vida? Você chegou a entender que Jesus é a única esperança que você tem?
Se você está perdido hoje, precisa ir até Jesus! Ele é a única fonte de salvação para você, Acts 4:1212 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.”
John 14:6 “6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Se você nunca confiou nEle para a salvação, então precisa ir até Ele. Jesus é sua única esperança. Você precisa tocá-Lo pela fé!
Há alguns que são salvos, mas, como essa mulher, estão sobrecarregados e derrotados, e precisam tocá-Lo também.
Quanto mais cedo você perceber que Jesus é a única pessoa que pode ajudá-lo, mais cedo poderá obter a ajuda de que precisa!
Ouça o que Ele diz a você:
Mt. 11:28 “28 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”
Heb. 4:15-16 “15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. 16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”
1 Pe. 5:77 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”
Com tantas promessas como essas por que você quer carregar esse fardo sozinha? Por que deveria lutar ? Por que viver derrotado por mais um dia? Não é necessário! Vá até Jesus, Ele pode e vai ajudá-lo!

III. v. 29-34 SUA SALVAÇÃO

Mark 5:29-34 “29 Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. 30 No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?” 31 Responderam os seus discípulos: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim?’ ” 32 Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. 33 Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. 34 Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.”

A. v. 29 Foi poderosa -

Quando ela estava perto o suficiente Dele, estendeu a mão trêmula e tocou na roupa de Jesus. Mt 9:20 “20 Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia, chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto,”
Então, naquele mesmo instante, ela recebeu de graca o que nenhum dos médicos ou seus remédios caros e dolorosos poderiam lhe dar: ela foi curada! Instantaneamente, ela sentiu a mudança em seu corpo. Ela sabia que era uma mulher diferente!

B. v. 30-33 Foi pessoal -

30 No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder,
Assim que a mulher O toca, Jesus sabe o que aconteceu. Só para constar, Ele sabia disso antes de acontecer! Ele desejou isso! Ele sabe que a "poder" saiu dEle. A Palavra “poder” É dela que derivam nossas palavras modernas "dinamite" e "dinâmico" dinamo. Jesus sabe o que aconteceu e faz a pergunta no versículo 30: "“Quem tocou em meu manto?”
É claro que havia dezenas de pessoas tocando nEle e esbarrando nEle naquele dia, um fato apontado pelos discípulos, v. 31, mas o toque dela foi diferente; foi um toque acompanhado de fé. Muitos O tocaram, mas apenas uma O tocou com os dedos da fé!
32 Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo.
Jesus poderia tê-la deixado ir embora com a cura física, mas Ele a chamou porque queria lhe dar mais do que a cura física.
33 Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade.
Note que ela “prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo”. Essa foi a razão pela qual ela veio silenciosamente por trás Dele para tocá-Lo.
Foi por isso que ela não foi até Ele abertamente. Ela estava com medo de ser rejeitada!
Ela provavelmente esperava que Jesus a repreendesse por tocá-Lo.
Ela pensou que Ele a trataria como todos os outros a tratariam. Só por tocá-Lo, ela O teria contaminado até o pôr do sol.
Ela não precisava temer isso! Jesus não estava interessado em humilhá-la. Ele não estava interessado em afastá-la de Sua presença. Ele não estava interessado em dar um sermão sobre a impureza da Lei.
Ele estava interessado em ajudá-la com seu problema! Ele estava interessado em salvar a alma dela.
Jesus recebeu dela a resposta que Ele queria e esperava. Ela se curvou a Seus pés e “contou-lhe toda a verdade” - confessou tudo a Ele.
Esse foi um reconhecimento público e externo do que havia acontecido em seu coração.
Ela estava diferente e não tinha vergonha de contar aos outros sobre isso!
Jesus queria que ela passasse de uma fé pequena para uma fé maior, que convertesse a alma.
Jesus estava a caminho para curar a filha de um homem chamado Jairo, v. 22-24. Essa menina estava à beira da morte! No entanto, apesar da seriedade de Sua missão, Jesus parou para atender a essa mulher!
Os negócios do universo foram suspensos quando Jesus voltou toda a Sua atenção para essa mulher pobre e necessitada. Para Ele, a mulher e sua necessidade eram mais importantes do que qualquer outra coisa. Ela era o único foco e centro de Seu mundo e atenção!
Essa mulher, rejeitada, não cuidada e indesejada, chamou a atenção de Deus porque exerceu uma fé simples e infantil!
Isso não é uma bênção? Acredito que Deus, que controla o caminho de cada átomo em cada molécula deste universo, tem tempo para você quando você O invoca com fé.
Nunca tenha medo de que Ele não se importe com você. Nunca tenha medo de que Ele não o receba.
Você percebe que essa mulher jamais poderia tê-Lo tocado se Ele não tivesse se tornado carne?
Jesus se tornou um homem, em primeiro lugar, para que pudesse ser tocado pela morte e morrer na cruz, Fil. 2:5-8.
Mas Ele também se tornou homem para que pudesse ser tocado com o sentimento de nossas enfermidades, Hb. 4:15-16.
Jesus se tornou um homem para que pudesse se identificar conosco e nós com Ele.
Ele se tornou um homem para que pudéssemos tocá-Lo! Nenhum homem poderia tocar a divindade.
Se você chegar a um ponto em que possa ter fé para chegar até Ele e tocá-Lo, você também receberá a ajuda de que precisa!

C. v. 34 Foi profundo -

Mark 5:34 “34 Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.”
Suas palavras confirmaram o que ela já sabia que havia acontecido! Observe que Ele a chama de "filha". Essa é a única vez que Jesus chama uma mulher por esse nome. A palavra significa o fato de que agora eles estão em um relacionamento diferente. É uma palavra de ternura, uma palavra de paz, uma palavra de aceitação.
Naquele dia, ela recebeu mais do que a cura física. Durante toda a sua vida adulta, ela foi uma excluída, uma zé-ninguém, vivendo isolada e solitária, vivendo nas sombras da sociedade, mas agora ela ouve que foi acolhida por Deus! Sua fé a levou a um relacionamento de salvação da alma com Jesus Cristo. Em um minuto, ela era uma excluída, no outro, estava na família de Deus!
A palavra "curou" é a mesma palavra traduzida como "salvo" em todo o Novo Testamento. Ela significa "ser resgatado de todo dano e perigo. Ser mantido são e salvo". Ela recebeu muito mais do que esperava naquele dia!
Todos os que vêm a Jesus recebem muito mais do que esperavam. Muitos vêm a Ele porque têm medo do inferno. Quando nos achegamos a Ele, nossa fé é muito pequena. Não entendemos as coisas profundas da Palavra de Deus. Não entendemos as complexidades e as nuances da teologia.
Mas, quando nossa pequena fé chega até Ele, Ele responde dando-nos tudo o que o Céu tem. Então, começamos a emocionante jornada de descobrir nossas riquezas em Jesus. Logo descobrimos que recebemos muito mais do que apenas uma apólice de seguro contra incêndio.
- Somos filhos de Deus, 1 João 3:1-2.
- Temos um lar no Céu, João 14:1-3.
- Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus, Rom. 8:17.
- Temos uma nova vida, 2 Coríntios 5:17.
- Estamos livres do poder do pecado para controlá-los e dominá-los, Rom. 6:14.
- Não somos mais inimigos de Deus, Rom. 8:7.
- Fomos reconciliados com Ele, Efésios 2:12-19.
- Fomos total e eternamente perdoados, Col. 2:13-14.

D. v. 34 Era permanente -

Ele diz “Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”.”
Suas palavras a fazem saber que ela fez a coisa certa ao vir até Ele e tocá-Lo.
Qualquer outro homem naquela multidão teria ficado ofendido e irritado se essa mulher doente o tivesse tocado intencionalmente, mas não Jesus!
Ele não tinha medo da contaminação cerimonial, ela não podia tocá-Lo!
Ele era santo demais para se contaminar com o simples toque de um pecador.
O que Ele sabia era que uma mulher em apuros havia exercido um grão de fé, e Ele só se importava com a cura dela!
Ela estava bem e sabia disso, mas essas palavras finais de Jesus, "a tua fé te salvou", evidenciam o fato de que ela estava finalmente e totalmente livre de sua praga.
Ela estava curada e a vida nunca mais seria a mesma! Sua batalha contra essa terrível doença havia terminado para sempre! Ela havia recebido uma vida totalmente nova das mãos do Mestre.

Conclusao

Essa mulher experimentou a cura, não porque tocou em Suas vestes, mas porque exerceu fé em Jesus e em Seu poder. Quando a fé dela tocou o poder Dele, o poder Dele mudou a vida dela.
Você precisa se aproximar de Jesus hoje! Quer esteja perdido no pecado, quer esteja lutando contra alguma dificuldades, Jesus é a sua resposta!
Se você chegou a um ponto em que todos os outros remédios falharam, todos os outros meios se esgotaram e você precisa de ajuda agora mesmo, quero convidá-lo a vir a Jesus!
Você sabe, naquela multidão, naquele dia, havia dezenas de pessoas com necessidades físicas, espirituais e emocionais. Mas apenas uma senhora recebeu ajuda. Dezenas tocaram em Jesus, mas apenas uma foi transformada.
Por quê? Apenas uma pessoa olhou para Jesus com os olhos da fé. Apenas uma pessoa acreditou que Jesus poderia ajudá-la. Somente uma pessoa fez o que tinha de fazer para tocá-Lo. Somente essa pessoa foi curada!
Não seja uma daquelas pessoas que simplesmente esbarram em Jesus e saem inalteradas. Se você precisar de ajuda, vá até Ele. Ele tem o poder de mudar sua situação. Se você precisa de ajuda, vá até Ele e toque-O pela fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more