A doce e amarga providência de Deus

Rute  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 29 views

Propósito de apresentar a providência divina em meio a nossas más decisões

Notes
Transcript
Handout

E ela se manifesta de três formas:

1 - Na desobediência (1,2)
2 - Na consequência** (3-5)
3 - Na beneficiência (5)
Introdução: Deísmo
O deísmo é uma abordagem filosófica e religiosa do mundo. Seus seguidores acreditam na presença de Deus na natureza e no próprio homem, bastando apenas a razão para encontrá-lo. O deísta acredita neste ser superior que criou todas as coisas, mas não acredita que ele interfere na sua criação; isso significa dizer que ele não age em benefício do seu povo; não ouve e atende orações; Ele também não tem a menor preocupação de se relacionar com os seres humanos; Um deísta não pode afirmar a confissão descrita na primeira frase do credo [niceno]: “creio em Deus pai, todo-poderoso.”
Elucidação:
O texto que lemos nos apresenta a ação de um homem, que tomou uma atitude sem considerar e consultar ao Senhor, Deus da aliança, como um tipo de Deísta milhares de anos antes deste termo ser cunhado.
O título desse breve livro é o nome de seu personagem principal, uma mulher moabita chamada Rute.
Contexto histórico A narrativa tem como pano de fundo o período dos juízes (1.1), um tempo de apostasia e, consequentemente, muitos problemas de ordem social e moral em Israel.
Resumo do livro
Em resumo, o livro de Rute demostra como Deus se ultiliza de instrumentos humanos para cumprir seus propósito soberano.
Sendo assim, eu gostaria de refletir com os irmãos nesta manhã sobre o seguinte tema: A doce e amarga providência do Senhor - E ela se manifesta de três formas:
1. [Se manisfesta] Na desobediência
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
Explicação: Este primeiro bloco de modo muito sucinto nos mostra que ainda na época dos Juízes, houve um tempo de fome em Bélem, algo que é curioso pois Belém de Judá significa literalmente “Casa do Pão”; O narrador se ultiliza deste jogo de palavras quando nos mostra a falta de pão na casa do pão; algo até contraditório… E diante de uma situação de fome e provavelmente seca, o que deve fazer um chefe ou uma chefe de família? Neste contexto, o que Elimeleque deveria fazer? Ele escuta que em Moabe têm recursos, ele escuta que o pão que faltava para ele e sua família estava sobrando em Moabe.
Aplicação contextualizada:
Se coloque no lugar deste homem; se fosse com você? se este poder de decisão estivesse na sua mão, o que você faria?
Elimeleque decidi buscar refúgio no país inimigo; Lá em Juízes 3.12-14 diz o seguinte:
Judges 3:12–14 ARA
Tornaram, então, os filhos de Israel a fazer o que era mau perante o Senhor; mas o Senhor deu poder a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel, porquanto fizeram o que era mau perante o Senhor. E ajuntou consigo os filhos de Amom e os amalequitas, e foi, e feriu a Israel; e apoderaram-se da cidade das Palmeiras. E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos.
Ainda assim, Elimeleque talvez possa ser justificado das suas tomadas de decisões, de uma perspectiva humana; Mas não diante de Deus. Elimeleque deixou de fazer o que se espera de cada um de nós: confiar no Deus da providência; Elimeleque deixa de lado a obediência; Elimeleque vai e leva sua família para uma nação inimiga; Elimeleque ignora o fato de que o Deus que ele carrega em seu nome [Deus é meu rei] fez cair pão dos céus para alimentar seu povo. Mas sabem de uma coisa? nós nã somos tão diferentes dele.
Aplicação contextualizada:
O que assusta você acerca do futuro? Qual é a fome que tenta você a tomar as rédeas da situação e deixar de esperar na providência do Senhor? Será o emprego que parece que você vai perder? Ou o emprego que você não consegue? Uma situação familiar que só piora? Um casamento que não chega nunca? Ou um casamento que está se esfacelando em suas mãos? A saúde que está se debilitando? Ou a saúde de alguém querido?
Muitas vezes passamos por situações difíceis e reagimos pecando ao invés de seguir as orientações do Senhor. E isso faz com que tudo piore. O livro de Rute começa com uma situação difícil em que vemos um homem como nós todos, que por falta de fé toma uma decisão equivocada; Um homem que por falta de fé, vai buscar pão fora da casa do pão; que por falta de segurança no Deus da providência resolve dar o seu jeito;Um homem que precisa viver com as consequências de sua desobediência.
Você percebe como as demandas de um homem extramamente antigo, de uma cultura oposta; geograficamente distante, comunica a nós hoje? A verdade é que somos todos Elimeleque, irmãos; Ainda resta esperança para nós?

2. [Se manifesta]Nas consequências da desobediência

Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos 5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
Alguém já disse no passado que:
A morte chega igualmente a todos nós, e nos torna iguais quando chega.
John Donne
A morte chegou a esta família; A consequência da desobediência vem primeiro ao responsável pela decisão de deixar Belém e ir à Moabe; Mas lembre-se: de algum modo ele precisava prover para sua família; O que o texto nos apresenta é que esta decisão de deixar a casa do pão foi fruto de descrença; Elimeleque agiu como um deísta; O texto não nos mostra Elimeleque orando ao Senhor em nehum momento. A verdade é que Elimeleque é um mero coadjuvante na história. Deus é o grande protagonista do livro de Rute, bem como de toda a bíblia; o Senhor guia todo esse processo com um objetivo, que veremos mais a frente; Sabemos, portanto que Deus é o protagonista, projetando toda esta trama, mas o protagonismo humano está explicitamente com duas mulheres: Noemi e Rute.
Portanto, Quando alguém pensar em falar que a religião Cristã é machista sente com ela, abra a sua bíblia e leia a história de Rute; Esta mulher, inclusive, vai aparecer lá em Mateus 1.5 na genealogia do nosso Senhor Jesus:
Matthew 1:5 ARA
Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;
O Senhor valoriza e muito as mulheres; Ele tem usado mulheres desde os tempos antigos, e continua a fazer isso hoje; somos testemunhas dos serviços prestados ao reino pelas nossas irmãs.
Uma outra consequência da desobediência de Elimeleque é o inevitável casamento misto dos seus filhos. Levar sua família para uma terra estrangeira, naquela época, significava que muito provavelmente que seus filhos casariam com moças daquela região; Mas o que há de errado com isso?
No mundo antigo a região que você mora, a língua que você fala, e a religião que você segue estão intimamente ligados com o que nós conhecemos como “cultura”. Ao casar-se com mulheres estrangeiras, os filhos de Noemi não apenas estavam casando com uma pessoa de uma região diferente, mas também estariam assimilando sua religiosidade e cultura. Quando Rute e Noemi estão a voltar para Belém vai haver um diálogo esclarecedor: Rute 1.15
Ruth 1:15 ARA
Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
Você percebe a ligação entre a região e o culto, e a religião?
O texto segue nos mostrando que Após um período de tempo, os dois jovens também morreram; Novamente a morte volta a rondar aquela família já marcada pelo sofrimento. O texto não nos dá explicação do que ocorreu, apenas que a vida jovem de Malom e Quiliom foi ceifada em terra estrangeira. Noemi perdeu tudo: sua terra, seu marido, seus filhos, seus sonhos. Ela está velha, viúva, pobre, sem filhos, em terra estrangeira. Não é isso que ela diz após entrar pelos portões da cidade no versículo 21: Rute 1.20,21
Ruth 1:20–21 ARA
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
Aplicação contextualizada:
Noemi está aflita; as coisas não tem melhorado para ela. E não é assim conosco? Quantas vezes somos atropelados por problemas atrás de problemas; Quantas vezes você já não largou do trabalho e chegou chorando em casa, ou até mesmo engolindo o choro para não transparecer fragilidade, após dias difíceis com colegas, patrão… Ou Talvez a amargura e o choro veio pelo falecimento de alguém querido, ou até alguém da própria família; Talvez ainda hoje você esteja amargurado por ainda não ter alcançado aquele concurso esperado, aquele apartamento esperado, aquele carro esperado. Quantas vezes não nos amarguramos contra o Senhor e falamos como Noemi: não me chame pelo meu nome, me chama de Mara; Não me chame de abençoado porque o Senhor tem pesado a mão sobre mim.
As consequeências das nossas escolhas vêm, irmãos. O lamento também vem; todavia, O Senhor nos mostra a sua graça em meio ao caos.
Em terceiro lugar, a doce e amarga providência do Senhor é demonstrada na sua graça, ou na sua benevolência para com os seus filhos:
2. [Se manifesta] na sua benevolência
Ruth 1:6 “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.”
Os filhos de Deus são filhos de Deus em qualquer lugar e em todo lugar, e serão até o fim. Nada pode romper esse laço sagrado ou nos separar de seu coração.
Charles Spurgeon
A história de Noemi lembra um pouco a de Jó; a vida de ambos foi devasta por um golpe após o outro. Noemi possivelmente tinha projetado uma vida feliz, uma família com seus filhos e netos rodeando sua mesa. Todavia, ela é privada de tudo isso: dos seus filhos, do seu marido, da sua terra natal.
O versículo 6 vai nos mostrar a providência do Senhor sendo manifestada na sua benevolência; Chega aos ouvidos de Noemi a notícia de que Deus se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
Certo pastor, ao comentar este versículo chama a atenção para a atitude de Noemi diante da boa notícia que recebera; Ele diz o seguinte: As notícias que Noemi recebeu não são expressas em termos como o tempo melhorou”, ou “houve uma inversão econômica”, ou “a ameaça da invasão estrangeira desapareceu”. As notícias chegaram a Noemi em termos da ação do Senhor. O alimento que agora existia em Belém é entendido por Noemi como um dom de Deus. Veja a expressão que ela usa: “O senhor se lembrou do seu povo”.
Irmãos, quantas vezes nós deixamos de olhar para as coisas boas que acontecem em nossa vida como a generosa mão do Senhor nos abençoando?; muitas vezes usamos o bordão “graças a Deus” por isso e por aquilo, mas será que no mais íntimo do nosso coração não estamos dizendo “Na verdade, Deus me ajudou, mas eu tenho meus méritos nisso também”; Você pode pensar que sempre foi um aluno ou aluna excelente, que se esforçou muito para conquistar o seu cargo atual, que foi extremamente disciplinado financeiramente e por isso conquistou tudo o que tem; mas, pense: quem te educou para ser sempre um bom aluno na escola? ou, quem se esforçou para pagar sua escola? quem foram os professores usados para usarem métodos eficazes para seu crescimento educacional; quem, no final de tudo, permitiu que você nascesse? talvez você fosse uma das muitas crianças que não chegam a sequer contemplar a luz do sol. Deus não age apenas quando a benção chega em suas mãos, ELE está agindo em todo o processo, usando até as tribulações que passamos, seja a morte, doença, descepções, dores; e tudo isso tem por objetivo nos moldar a imagem de Jesus. abre em Tiago 1
James 1:2–4 ARA
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
James 1:12 ARA
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
O aspecto mais doce da providência do Senhor é demostrado aqui na vida de Noemi: Existe esperança na casa do pão, portanto é hora de Noemi voltar do lugar de onde ela nunca deveria ter saído; Mas este texto não fala apenas de Noemi e Rute; lembra que eu falei que Deus é o protagonista principal da trama? pois bem, no final do capítulo 4 nascerá Obede, avô do rei Davi, que por sua vez aponta para um rei muito maior do que ele; o rei que não apenas providencia pão terreno para saciar nossa fome, mas oferece a si mesmo: João 6.51
John 6:51 ARA
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
Portanto, Existe reconciliação em Cristo; não busque saciar sua fome fora da comunidade de Cristo, que é a sua igreja; redirecione seus pensamentos e volte-se a Deus quando pecares. O nosso Deus se relaciona sim com seu povo, ouve as suas orações e age ativamente na sua criação, de modo contrário ao que a filosofia deísta entende. Dane Outlund, autor do livro manso e humilde, ao falar do perdão de Deus em Cristo diz o seguinte:
“A alegria [de Cristo] aumenta à medida que os doentes vêm livrimente a ele para serem auxiliados e curados. Foi justamente por isso que ele veio.”
Aplicação:
Essa lição é preciosa. O povo de Deus sempre pode voltar. Cristãos muitas vezes andam por um tempo longe de Cristo e de sua igreja, e quando caem em si acham que não tem mais volta, ou temem que será vergonhoso demais retornar. Talvez seja seu caso. Talvez você tenha andado longe do Senhor e de seu povo. Lembre-se disso: Nossa esperança não é a de vivermos sem pecar. Entretanto, a verdade libertadora da Bíblia é que “Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo o justo” (1 Jo 2.1). O perdão em Cristo é o que pavimenta nosso caminho.
Emilio Garofalo Neto, Redenção nos Campos do Senhor: As Boas Novas em Rute, 2a edição. (Brasília, DF: Editora Monergismo, 2019), 56–57.
Deus abençoe os irmãos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more