QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - Ef 4.7-16

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
Handout

introdução

Eu vi jogar, a maior seleção de todos os tempos.
A seleção brasileira de 1994.
Aquele time era incrível. Em primeiro lugar pelo que tinham em comum, a unidade, mas também pelo que tinham de diferente, a diversidade individual.
Ao mesmo tempo que era uma equipe unida, cada um desempenhava bem sua função.
Quem lembra de Romário, goleador ao lado de Bebeto, já pensou, colocar o baixinho a jogar na zaga ao lado de Aldair e Marcio Santos e não ao lado de Bebeto.
O que aconteceria se o baixinho jogasse como zagueiro?
Parece que o técnico Parreira leu Efésios 4.7-16 e entendeu que o que eles precisavam diante de toda aquela diversidade de excelentes jogadores era algo maior que eles, a unidade de todos para o bem comum, o título.
Foi assim que eles venceram e foram campeões.
Essa ilustração, nos ajuda a entender que em primeiro lugar, a igreja carece de uma organização, e se da pelos dons e habilidades que recebemos do Senhor, para funcionarmos bem dentro dos propósitos de Deus.
Logo, o Romário jogou onde tinha de jogar, e foi bem-sucedido cooperando pra levar a seleção ao tetra campeonato mundial, porque era atacante, e era ali que deveria estar.
O Senhor quer levar sua igreja a bom êxito, e somos chamados a cumprir a missão de Jesus no mundo.
Levar o evangelho a todos aqueles que ele deseja chamar.
Por isso, ele nos capacitou com seu Espírito e com dons, para cumprirmos essa missão de forma a fluir a partir dos dons que recebemos.
Ser comunidade não anula nossa individualidade, pensar em unidade é pensar também na diversidade de discípulos em uma comunidade local.
Como organizamos a igreja a fim de preservar a unidade mesmo com tanta diversidade?

1. Cristo doa dons a igreja - v.7-10;

Os dons são dados por Cristo pela graça e não por méritos, logo a organização da igreja não pode e não deve ser pensada, por exemplo, a partir da meritocracia.
Me deixe usar meu núcleo familiar pra te explicar isso.
No mérito de minha esposa, eu não posso colocar a Evelyn como líder de uma área importante da igreja, porque é minha esposa, mas pelo dom que a ela foi dado.
Logo, a organização de Deus para a manutenção da unidade e desenvolvimento da igreja, está na distribuição dos dons na diversidade de discípulos.
Com isso, também devemos ter clareza, que se você está em Cristo, se crê em Cristo como Senhor e Salvador, você recebeu algum dom.
Não há nenhum discípulo de Cristo sem dom.
Mas talvez você se pergunte, como sei que dom eu tenho?
Daria a você três dicas:
Leia as listas de dons na escritura;
Pensa nas suas aptidões naturais, elas apontam um bom caminho;
Trabalhe servindo o máximo que puder.
Não há um monopólio de dons, como vemos por ai, e muitas vezes pensamos assim, que só quem tem a oração poderosa é o pastor, só que tem uma palavra de consolo é o pastor ou presbítero, só quem pode evangelizar é a liderança da igreja;
Não, pois Cristo reparte a medida dos dons com cada um.
E veja que coisa interessante, assim como a unidade da igreja é fruto da trindade (Ef 4.4-6), a manutenção da unidade e distribuição de dons também é fruto da trindade.
Vemos Cristo distribuindo aqui no verso 7, mas em:
1 Corinthians 12:4–6 NVI
4 Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A trindade está envolvida na distribuição dos dons.
Os dons são frutos da obra completa de Cristo. (Ef 4.8).
Em primeiro lugar, por que ele nos libertou do cativeiro das trevas, da condenação e da morte.
Em segundo lugar, concedeu dons aos que salvou.
Ephesians 4:9–10 NVI
9 (Que significa “ele subiu”, senão que também havia descido às profundezas da terra? 10 Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.)
Cristo em sua obra completa é o rei vitorioso, a cabeça da igreja, aquele que enche todas as coisas, aquele que capacita e forma sua igreja, o verdadeiro doador dos dons.

2. Quais são estes dons dons? v.11;

Paulo vai citar aqui no verso 11 alguns exemplos, além deste mostrarei outras listas em outros textos.
Ephesians 4:11 NVI
11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
A maneira de entendermos melhor essa pequena lista, é saber que Paulo aqui, não está falando de habilidades gerais, ou dons dados a todos de forma geral.
Ele está pensado aqui em ofícios, aliás, quando categorizamos os dons, podemos categorizar com dons da graça, dons enquanto manifestações do Espírito, e dons enquanto ofícios dado a pessoas, que é o caso aqui.
Logo, ele está falando de pessoas que durante um período da igreja foram colocadas nestes ofícios.
Basta olharmos para a construção da frase, ele designou alguns (algumas pessoas), outros (outras pessoas), outros e outros.
Creio com isto, que não devemos olhar para o verso 11 buscando o dom apostólico e nem profético, por exemplo.
Pelo menos estes dois ofícios, não existem mais, ou seja, pessoas não podem mais possuir estes ofícios de apóstolo e profeta.
Aqui, Paulo tem em mente os apóstolos comissionados por Cristo.
O apóstolo tinha algumas marcas ministeriais.
a. Conhecer pessoalmente Cristo; 1Co 9.1-2; At 1.21-23.
b. Ter sido testemunha de sua ressurreição; At 1.21-23.
c. Ter o ministério autenticado por dons milagrosos; 2Co 2.12.
Com isto em mente, entendemos que não existem mais apóstolos hoje.
O mesmo serve para profetas, não precisamos mais receber do Espírito novas revelações, pois já temos toda a escritura, o papel do Espírito é nos guiar e iluminar para compreender a Bíblia, e afirmo isso com um texto da escritura;
Ephesians 2:19–20 NVI
19 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,
Veja, se o fundamento já foi posto, logo, não carecemos mais destas pessoas com este ofício, pois cumpriram sua função.
Além do que quando as igrejas vão sendo organizadas, não há nenhuma menção para ordenar apóstolos e profetas, apenas presbíteros, pastores e diáconos.
Os demais dons, evangelistas (pregadores itinerantes), pastores e mestres, continuam vigente na igreja e devem funcionar como a escritura orienta.
Mas nós temos outras listas de dons.
1 Corinthians 12:7–10 NVI
7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 8 Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; 9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; 10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.
Romans 12:6–8 NVI
6 Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. 7 Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; 8 se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
1 Peter 4:10–11 NVI
10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 11 Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.
Eu gosto de pensar na organização da igreja por dons, na maneira como Pedro pensou, dons de fala (pregar, ensinar, exortar, aconselhar), dons de serviço (administrar, contribuir, liderar, ser misericordioso), e assim por diante.

Qual o propósito dos dons? v.12-16

1. Propósito - o aperfeiçoamento dos santos, v12;
Os dons existem para organizar a igreja e aperfeiçoar, e este trabalho se dá na atividade de todos os santos no uso dos seus dons que devem cooperam no crescimento e também na manutenção da unidade da igreja.
O aperfeiçoamento vem pelo ministério da palavra, com pregação Bíblica, com discipulado bíblico, com ambientes e relações mediadas pelas escrituras.
Deus deu líderes (presbíteros) a igreja para (v.12) (preposição de propósito) aperfeiçoar e não de informação, mas de transformação.
Talvez por isso que muitos vivem anos na fé, e tem pouco crescimento, pois passaram anos distantes do ministério da palavra, em igrejas onde se ensinava pouco, se valorizava pouco a escritura.
As vezes fluímos pouco nos seus dons, porque não os buscamos biblicamente.
2. Propósito - a obra do ministério, v.12;
A função principal dos pastores e mestres não é fazer a obra, mas treinar os crentes para fazer a obra, por isso nos esforçamos em instruir você biblicamente.
A palavra obra, é o termo grego ergon (trabalho), ou seja, é colocar seu dom em ação.
Os dons tem o objetivo de promover o serviço da igreja para que ela cumpra seu chamado no mundo.
Logo, a ideia de Paulo não é que a igreja tem o ministério da palavra com bons pastores que devem ensinar o evangelho e você ser apenas um repositório de informações bíblicas.
O evangelho te salva, aponta para a perfeita obra de Cristo, te aperfeiçoa para você trabalhar e agir em prol do evangelho, servindo aos outros.
Muitos pensam a igreja como se fosse um ônibus, onde o pastor é o motorista e os membros os passageiros que viajam confortavelmente.
Mas a melhor imagem é como uma embarcação antiga, que era movida por remadores de porão, cujo os líderes remam junto dando o tom da remada ao demais.
O capitão é Cristo, e nós remamos rumo ao lugar onde ele quer nos levar.
Todos servem, pois todos receberam dons, todos trabalham, pois todos receberam capacidades para desenvolverem o ministério.
3. Propósito - a edificação do corpo de Cristo, v.12;
Sabemos que quem edifica a igreja é Cristo, ele declarou isso em:
Matthew 16:18 NVI
18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
A finalidade do exercício dos dons é a edificação da igreja.
Alguém diz que:
Todos os dons espirituais são dons para o serviço. Não são dados para o uso egoísta, mas, sim, para o uso altruísta, isto é, para servir as outras pessoas
Cristo edifica sua igreja e nos dá dons, e por outro lado, usamos os dons com o propósito de continuar edificando a igreja, para que a igreja continue por meio do Evangelho a ajudar pessoas a conhecer a Deus, viver em comunidade e servir no mundo.
Podemos nos perguntar, até quando isso deve acontecer?
Ephesians 4:13 NVI
13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Até a volta de Cristo.
Paulo diz que haverá um momento que todos chegaremos a unidade da fé.
Toda comunidade local tem aqueles mais maduros e outros que ainda tem dúvidas básicas, aqueles que entendem o sermão e partem pra aplicar em suas vidas.
Mas tem aqueles que ouvem um bom sermão aqui, mas ainda ouvem pregadores coaches de YT.
Mas, mesmo diante disso, devemos entender que o Senhor está nos chamando, todos, a exercer o dom que recebeu.
1 Peter 4:10–11 NVI
10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 11 Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.
Devemos fazer tudo isso até que Jesus volte, e enquanto ele não vem ele organiza, aperfeiçoa e edifica sua igreja biblicamente.
Até quando?
Ephesians 4:13 NVI
13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
A igreja existe para conhecer plenamente a Cristo, é parecer-se com Cristo, e anunciar a Cristo.
Mas Paulo como um exímio pastor, além de nos ensinar como organizar a igreja, ele orienta, que se não atuarmos assim, algo de ruim pode acontecer.
Se não aprendermos a ser igreja, a trabalharmos todos para o aperfeiçoamento pelo evangelho, para desempenharmos a boa obra da edificação da igreja e avanço do evangelho.
Se você e eu não crescermos em conhecer a Cristo e edificarmos nossas vidas e igreja pela escritura.
Seremos uma igreja infantilizada e influenciada por tudo e todos..
Ephesians 4:14 NVI
14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Paulo está querendo nos dizer que além da palavra de Deus nos aperfeiçoar, nos capacitar com dons parar servirmos, ela nos traz maturidade (v.13).
Já pensou, sermos uma igreja cheia de homens que mais parecem meninos instáveis, mulheres que parecem crianças que ainda brigam por suas bonecas barbies?
Como isso mancharia e envergonharia o testemunho de Cristo.
Talvez, o que Paulo queira nos alertar, é para que não aconteça o que aconteceu na igreja de Corinto, onde eles eram cheio de dons, mas infantis, competiam ao invés de cooperarem, queriam ter destaque ao invés de servirem aos outros.
As crianças instáveis são como barquinhos num mar tempestuoso, inteiramente à mercê dos ventos e das ondas.
Um crente maduro não é jogado de um lado para o outro pelas novidades espirituais que surgem no mercado da fé.
Há crentes que vivem embarcando em todas as ondas de novidades antibíblicas que assaltam a igreja e jamais se firmam na verdade. Vivem atrás de experiências e não têm discernimento para identificar os falsos ensinos.
Alguém disse que:
Os modismos vêm e vão. As novidades religiosas são como goma de mascar, perdem logo o doce, e as pessoas começam a mastigar borracha e, logo, precisam de outra novidade.
Como nós vencemos isso?
Tendo a escritura regendo a igreja e nos ensinando a usar nossos dons para a edificação e serviço uns aos outros.
Paulo termina fazendo algumas recomendações.
Ephesians 4:15–16 NVI
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Ao invés de ser imaturo e instável na fé, siga a "verdade em amor".
Aqui, Paulo está nos chamando ao equilíbrio, em outras palavras, devemos crescer no conhecimento da verdade bíblica, mas crescer em amor pelas pessoas.
O conhecimento sem amor gera arrogância, orgulho, intelectualismo hipócrita.
Conhecimento da verdade sem amor tem como fruto a dominação, o massacre, a destruição em prol de uma verdade, a uniformidade sem diversidade.
Mas por outro lado, não serve o testemunho de dizer que ama a Jesus e não ama conhece-lo em sua revelação contida nas escrituras.
É falsa uma espiritualidade baseada no amor sem a verdade da escritura, sem o conhecimento do Cristo bíblico.
Um amor sem verdade não confronta o pecado, um amor sem verdade tudo aceita, tudo permite, mas nada transforma.
Logo, somos chamados a sermos uma igreja que flui nos dons, serve, glorifica a Deus em tudo, porque vive a verdade em amor e cresce em Cristo.
O corpo cresce, quando os membros crescem. E eles crescem quando alimentam uns aos outros com a Palavra de Deus.
Se viver a verdade em amor, qual o resultado?
Ephesians 4:16 NVI
16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Conclusão

Diante deste texto aprendemos algumas coisas;
1. Que não há gente sem importância, Cristo nos deu dons, não precisamos abraçar o auto-desprezo ou autocomiseração.
Suas capacidades estão em Cristo, ele te deu dons, queremos te ajudar a descobrir, para que possas ser útil a Cristo e glorificá-lo, ter uma vida frutífera e produtiva.
2. Por outro lado, esse ensino vem para nos livrar da auto-glorificação, pois Cristo é o doador dos dons.
Você pode pensar que teu dom te basta, que a medida que você crescer é só pra você e pronto, ou que seu dom é superior aos outros e por isso é edificado por si mesmo.
A verdade é que precisamos uns dos outros, da medida do dons dos outros.
Por fim, você pode ter chegado a conclusão que você não tem nenhum dom, e essa conclusão pode apontar para algo mais profundo que você não tem.
Talvez você não tenha Cristo, pois no verso 8 Paulo disse.
Ephesians 4:8 NVI
8 Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.
Cristo depois de oferecer-se a si mesmo como um sacrifício completo pelos pecados, ele libertou aqueles que viviam presos, aos que se achegam a ele em arrependimento e fé.
Libertou do cativeiro do pecado e da morte, dos ídolos do seu coração, das garras do Diabo, e concedeu dons aos homens pela graça, por sua gloriosa obra de salvação.
Sem Cristo, você não só não terá dons, mas não terás salvação dos cativeiros que te aprisionam, se achegue a Cristo hoje em arrependimento e fé.
Que hoje, saiamos daqui, sabendo que somos discípulos de Cristo com dons que devem ser utilizados para servir, crescer em Cristo e glorificar a Deus no mundo.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more