O PODER DA PARCERIA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Handout

O PODER DA PARCERIA

Nesta noite eu trago uma palavra pastoral para você, e eu peço que você abra sua mente e seu coração nesta noite para receber essa palavra.
FILIPENSES 1:27-30
Segundo os historiadores ou segundo a própria história registrada por Lucas lá no livro dos Atos, Paulo durante a sua segunda viagem missionária, cerca do ano 52 d.C, Paulo então chega a essa cidade, cidade de Filipos. Paulo pela primeira vez pisa em Filipos exatamente durante a sua segunda viagem. Já aprendemos que Paulo fez três viagens missionárias e uma viagem a Roma. E é interessante que nesta segunda viagem missionária pela primeira vez Paulo desembarca na cidade de Filipos. A ida de Paulo à cidade de Filipos foi por conta de uma visão. Paulo teve a visão de um Macedônio pedindo ajuda, suplicando ajuda. Observe o versículo 9 de Atos 16, a bíblia diz o seguinte: "De noite, Paulo teve um visão; nela, em pé, um homem da Macedônia suplicava-lhe: Vem para a Macedônia e ajuda-nos". Paulo então motivado por essa visão, Paulo agora imbuído dessa responsabilidade apostólica, Paulo então parte de Trôade e desembarca exatamente no porto de Neápolis na Europa e lá de Neápolis a bíblia diz que Paulo seguiu a caminho para a cidade de Filipos, e o relato da permanência de Paulo na cidade de Filipos, está exatamente em Atos 16. Uma história interessante. Paulo chega naquela cidade, Paulo e Silas e Lucas registrando isso, a Bíblia diz que eles vão a beira do rio orar, e quando estão a beira do rio orando a bíblia diz que se encontram ou que são encontrados por uma mulher chamada Lídia. Lídia ouve a oração de Paulo, o coração de Lídia é aberto, Lídia se converte e Paulo então começa a andar pelas ruas a cidade, uma jovem que era oprimido por espírito adivinhador maligno, vem atrás de Paulo e Silas gritando, Paulo repreendeu o espírito maligno, aquela jovem é liberta, a bíblia diz que depois todo processo de sofrimento injusto, Paulo e Silas eles têm uma experiência com o carcereiro, ou seja, registro da permanência de Paulo em Filipos está envolvido ou se concentra com três grandes personagens, quais são os personagens? "LÍDIA VENDEDORA DE PÚRPURA, A JOVEM ESCRAVA QUE ERA ABUSADA POR SEUS DONOS COM FINS DE LUCRO E O CARCEREIRO ROMANO".
Esse é o contexto do texto. Três personagens com três nacionalidades diferentes. Isso é interessante, porque em Filipos quando Paulo esteve o evangelho se comunicou e teve acesso a todos. Por exemplo: Lídia a vendedora de púrpura, a história diz que purpura naquela época era uma das mercadorias mais custosas do mundo antigo, e ali estava Lídia alta classe, classe média alta, segundo os historiadores, dizem que a sua nacionalidade era asiática. Tinha ali também a jovem escrava, aquela jovem que era mantida oprimida e violentada, completamente abusada para produzir lucros para os seus senhores, aquela jovem segundo os analíticos neotestamentários, a sua nacionalidade diferente de Lídia, era grega. Mais tinha o carcereiro, e o carcereiro que tinha a responsabilidade de vigiar, tomar conta dos prisioneiros dizem que a sua nacionalidade era Romana, era um cidadão romando, ou seja, três nacionalidades distintas e três classes sociais distintas, sendo alcançados pela mesma palavra. O evangelho não é privilégio de uma classe, o evangelho é a salvação de todo aquele que crer.
A bíblia diz quem em Filipos após a conversão de Lídia, aquela mulher que estava a beira do rio, lá em Filipos após a libertação da jovem escrava, a jovem que perseguia Paulo e Silas gritando estes são servos do Deus altíssimo, Paulo e seu companheiro Silas foram acusados injustamente de tumultuarem aquela cidade com um falso ensinamento. Eu estou te contando tudo isso para te situar no contexto, porque pregação sem contexto vira pretexto para falar qualquer coisa.
Paulo e Silas agora estão ali, Lídia se converte, a jovem é liberta e a bíblia diz que por causa disso, os homens que lucravam com a opressão daquela jovem eles arrastam Paulo e Silas para a praça principal de Filipos, acusam Paulo e Silas diante das autoridades, como perturbadores, eles estão tumultuado com falso ensinamento e por conta disso eles são maltratados e são enviados para a prisão, é o famoso texto que nós conhecemos, Paulo e Silas por volta da meia noite cantavam e oravam na prisão e um terremoto aconteceu. Paulo e Silas então perseguidos em Filipos, Paulo e Silas sofreram..
Preste atenção porque neste exato momento eu vou linkar você com a forma que Paulo e Silas em Filipos e o texto que eu li nesta noite com você onde Paulo está direcionando a Igreja que nasceu à beira do rio com a conversão de Lídia. Paulo sofreu, foi perseguido em Filipos, só que a perseguição não se limitou somente a Paulo e Silas, estendeu também aos novos Cristãos em Filipos.
Vamos novamente no texto, versículos 29 e 30: "Pois, por amor de Cristo, vos foi concedido não somente crer nele, mas também sofrer por ele. Tendo o mesmo combate que já vistes em mim e que agora sabeis que está em mim". Ou seja, Paulo está escrevendo uma carta da prisão em Roma com um objetivo muito específico. Porque Paulo escreveu essa carta aos Filipenses? Em primeiro lugar, Paulo está escrevendo para agradecer a parceria daqueles cristãos na realização do seu ministério: v3 do capítulos 1 ele diz: "Dou graças a Deus pela vida de vocês por todas por todas as contribuições que vocês estão dando ao evangelho". Mas Paulo também escreve essa carta com objetivo principal de encorajar aqueles cristãos a permanecerem firmes mesmo diante da perseguição. Paulo diz no versículo 6 "Estou certo disso: aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus". Mas Paulo também escreve esta carta com a finalidade "e é aqui o eixo central para nosso compartilhamento desta noite", a finalidade de Paulo era exortar aqueles cristãos a manterem a unidade, porque? Preste atenção! Capítulo 4, Paulo diz que aqueles cristãos deveriam manter a unidade, porque naquela igreja perseguida, que contribuiu para o avanço do Reino, existiam duas mulheres que estavam em conflito e o conflito daquelas duas mulheres ameaçava a paz daquela igreja. Capítulo 4, versículo 2 Paulo diz: "Suplico a Evódia e Síntique que entrem em acordo no Senhor". Paulo não apenas agradece, não apenas motiva, mais Paulo exorta.
Eu quero olhar para os versículos que nós lemos, 27 ao 30 e eu quero considerar a importância de continuarmos trabalhando unidos e em parceria.
A parceria é a essência da Igreja.. Vamos ter no próximo dia 26 a formação da MCM, Mensageiras do Rei, Amigos de Missões, no dia 29 teremos a vigília de oração, 30 o louvorzão… Precisamos ter unidade. Todas as programações são essenciais para a igreja e para a obra do Senhor. Exemplo: A MCM funcionando, teremos os amigos de missões que cuidam dos nossos filhos, a Mensageiras do Rei para nossas meninas, a MCM envolve as mulheres, em breve teremos os Embaixadores do Rei para os nosso meninos. Isso envolve diretamente todos nós. Dia 29 nossa vigília envolve todos nós, dia 30 o louvorzão envolve todos nós. Por é essencial termos unidade para que a obra avance com perfeição.
"PARA QUE HAJA PARCERIA, NÃO PODE PREVALECER PREFERÊNCIAS PESSOAIS, EGO INFLAMADO E VAIDADE CAMUFLADA. A PARCERIA SÓ EXISTE EM UMA CULTURA ONDE O INDIVIDUALISMO É DESTRONADO E O OBJETIVO PRINCIPAL É O BEM COMUNITÁRIO".
Temos várias lideranças sendo formadas, graças a Deus, mais todos precisam entender que todos nós trabalhamos para o bem comunitário e não somente para área que eu sou líder. Para 2024 se Deus me permitir continuar caminhando com vocês, nós vamos começar os PGMS em Barra de São Francisco e outros serão abertos aqui na comunidade e região. Os líderes de PGMS não vão trabalhar para o bem exclusivo do seu PG e sim para o bem comum de toda uma rede, bem comunitário.
Olha que interessante o que Paulo diz em Hebreus 10:24 e 25…"Pensemos em como nos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras, não abandonemos a práticas de nos reunis, como é de costume de alguns, mas pelo contrário animismo-ns uns aos outros, manto mais vedes que o dia se aproxima".
A grande verdade é que a vida cristã sempre vai me impulsionar a não buscar o meu próprio bem mais sempre focar no bem do outro".
Paulo aqui mesmo na carta ao Filipenses 2:3 ele diz: "Não façais nada por rivalidade nem por orgulho, mas com humildade, e assim cada um considere os outros superiores a si mesmo". Ou seja, a vida cristã sempre vai promover algo que abençoe o outro, não existe vida cristã concentrada em mim mesmo, nos meus próprios desejos, a vida cristã sempre me lançará ao bem comum, ao bem comunitário, ou seja, às vezes será necessário eu abrir mão de algo para ajudar a realizar outro. ESSA É A RAZÃO PORQUE A PARCERIA E A UNIDADE SÃO TÃO IMPORTANTES NO CONVÍVIO DE UMA COMUNIDADE LOCAL. PORÉM A FALTA DE PARCERIA E A FALTA DE UNIDADE, DE IGUAL MODO SÃO PREJUDICIAIS NO CONVÍVIO DE UMA COMUNIDADE. (Reclamar, murmurar, discordar do objetivo comum, se torna completamente prejudicial para a comunidade). "Isso aqui eu não concordo (de fato tem coisas que você não precisa concordar e nem deve concordar) como por exemplo: mentir, fofocar, roubar, adulterar, fornicar, sonegar, sem infiel nos dízimos e ofertas. Isso de fato você não pode concordar. AGORA NÃO CONCORDAR COM UMA VISÃO QUE DEUS ESTÁ DANDO PARA QUE A COMUNIDADE CRESÇA? Isso eu daria o nome de abominação.
No texto que eu li com vocês em Filipenses, Paulo destaca que os Filipenses deveriam permanecer firmes num só propósito, com uma só alma, e eles deveriam lutar juntos a mesma batalha, para alcançarem juntos os mesmo objetivos. Foi Jesus quem disse que: O REINO DIVIDIDO NÃO SUBSISTE.
Segundo o pensamento do apóstolo Paulo, aqueles cristãos que estavam sofrendo perseguição, deveriam se despir, sabe de que? De motivos egoístas, eles deveriam abolir rivalidades tolas, eles deveriam lutar juntos pelo mesmo combate, porque? Porque como cidadãos do céu eles deveriam viver em meio a uma geração corrupta e perversa transformando a realidade pelo poder do evangelho.
Então, olhando para todo esse contexto vivido por Paulo, Silas e também os cristãos de Filipos é entender.

1. NÃO HÁ PARCERIA SEM SUBMISSÃO

Versículo 27 Paulo diz assim: "Somente portai-vos de modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer eu vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntos, com uma só alma, pela fé do evangelho.
A coisa mais difícil é a formação de liderança, sabe por quê? Porque a parceria não se estabelece num ambiente de vaidade.
Vou usar a Samara como exemplo, porque é a liderança que mais tempo caminha comigo. A Samara não faz nada, absolutamente nada em antes me consultar. Até nas coisas simples que eu já dei carta branca para ela fazer, mesmo assim ela sempre pede autorização para realizar, vamos fazer 6 anos juntos e isso nunca mudou. O que isso significa? Submissão!
Da mesma forma, a Nalva é uma pessoa que está comigo desde o início, apesar que no início ela tenha até medo de conversar comigo. Mais nunca lhe faltou submissão.
O Márcio é outro que é o tesoureiro desde o início da minha chegada aqui, por sua vez ele era muito marrento, mais aos poucos foi sendo moldado. Mais sempre foi submisso.
O irmão Cláudio junto ao corpo diaconal sempre o presidiu e sobre tudo com muita submissão.
Estou falando dos mais antigos, pois Deus esta levantando uma nova liderança também submissa.
Joélia no tempo em que esteve à frente da liderança do louvor não foi diferente.
O que estou querendo dizer com isso? O poder que existe na parceria e não na vaidade.
Sabe o que tenho aprendido na minha caminhada de liderança? "É QUE PESSOAS QUE SE JULGAM EXTRAORDINARIAMENTE TALENTOSAS TÊM GRANDE DIFICULDADE EM SE SUBMETEREM, POIS SÃO PESSOAS INFECTADAS PELO VÍRUS DA ARROGÂNCIA, DA PRESUNÇÃO E DA ALTIVEZ". Aí quando o pastor fala, os quando os líderes de ministério falam, fazem biquinhos. Não vou mais fazer, quero ver o que vão fazer sem mim.
A GENTE NÃO PODE ESQUECER QUE A OBRA NÃO É NOSSA, É DO SENHOR E ELA NUNCA PAROU E NEM VAI PARAR POR FALTA DE PESSOAS PARA TRABALHAR NO REINO DELE.
Sabe aquele negócio de dizer assim: Não, eu estou com você, nós vamos juntos - Ou seja, os lábios tem capacidade de falsear os sentimentos do coração.
UMA DAS PRINCIPAIS E MAIS NOBRES CARACTERÍSTICAS DE UMA COMUNIDADE DE FÉ SAUDÁVEL É EXATAMENTE A SUBMISSÃO.
NA VERDADE DA BÍBLIA DIZ O SEGUINTE: "Obedeçam aos seus pastores como ao Senhor, porque são eles que cuidam de vocês, que velam para vida de vocês, como quem vai prestar conta".
A Bíblia diz: "Eu darei a vocês pastores segundo o meu coração, que irão orientar vocês, com inteligência, sabedoria e conhecimento".
Entenda uma coisa: Pastor nunca vai está a frente de um rebanho para ser liderado pelo rebanho, nem mesmo pelos seus auxiliares, ou auxiliares de ministérios. O Pastor sempre vai estar à frente do rebanho para liderar o rebanho da forma que Deus o orienta por uma visão revelada. A VISÃO CHEGA POR UMA PESSOA E SE ESPALHA POR UMA COMUNIDADE, A VISÃO CHEGA POR UMA COMUNIDADE E SE ESPALHA PARA TODOS - A visão veio comigo, e se espalha por vocês. E eu fico muito feliz, porque a prova que as coisas vem de Deus é que os resultados estão sendo para Deus.
Irmãos, eu estou recebendo convites para estar em muito lugares hoje, e muitos estou negando, mais não estão recebendo esses convites porque eu sou bom não, esses convites estão surgindo por causa da Ibavale, sem a Ibavale eu jamais assumiria os lugares que eu tenho assumido. QUEM SOU EU, OU QUEM SERIA EU SEM UMA COMUNIDADE QUE DEUS USA PARA QUE EU POSSA CRESCER? Entende o poder da parceria? Eu sou grato pela visão que Deus está nos dando ou estabelecendo em nossa comunidade e eu acredito que você também e é por isso que você está aqui.
SUBMISSÃO É UM FRUTO DE UMA INTENÇÃO CONSCIENTE E VOLUNTÁRIA NA REALIZAÇÃO DE UMA MISSÃO. Paulo esta dizendo para os Filipenses: "Permaneçam firmes em um só espírito combatendo juntos, com o mesmo pensamento e uma só alma A FÉ DO EVANGELHO".
Jamais existirá parceria se não houver ato voluntário e consciencioso de me colocar abaixo de um propósito que é maior que as minhas preferência ou próprio propósito.
Imagina se eu fosse fazer a Ibavale segundo as minhas próprias preferências? Seria horrorosa a Ibavale, porque a minha preferência é horrorosa, a minha preferência é do século passado, porque eu fui criado lá. A Ibavale nunca estará de acordo com a sua forma, porque a sua forma não é a forma de Deus, porque a forma de Deus não é individualista e sim coletiva.

2. A PARCERIA RESULTA EM VITÓRIA E CONQUISTA

Observe o versículo 28: "E que em nada estais atemorizados pelos adversários. Para eles, isso é sinal de perdição, mas, para nós, de salvação, e isso vem de Deus".
Olha que coisa interessante: Paulo foi perseguido, a Igreja está sendo perseguida, Paulo sugere que deve haver parceria, submissão. Agora Paulo diz: Não tenham medo dos seus adversários". Seus inimigos serão derrotados e isso será prova para vocês, por meio da parceria de que vocês serão vencedores. A parceria gera vitória e conquista.
"O LÍDER NÃO VENCE SEM O POVO E NEM O POVO VENCE SEM O LÍDER"
Eu preciso de vocês.
"A NEGLIGÊNCIA, O BOICOTE, A FALTA DE SUBMISSÃO E A DIVISÃO NO SEIO DE UMA COMUNIDADE PODEM ACARRETAR AS MAIORES DERROTAS DE UM POVO".
"LÍDERES PRECISAM DE INTERCESSORES E AJUDADORES E NÃO DE COMPETIDORES"
CONCLUSÃO:
"PRECISAMOS, NÃO APENAS SER EDIFICADOS, MAS TAMBÉM, QUEBRANTADOS. ENQUANTO A NOSSA VONTADE NÃO FOR TRATADA PELO ESPÍRITO SANTO, NÃO TOCAREMOS O SOBRENATURAL".
Related Media
See more
Related Sermons
See more