Panorama Bíblico: Crônicas

Panorama Bíblico  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Histórias do Passado que dão Esperança para o Futuro

Graça e paz, irmãos. Hoje daremos seguimento ao estudo da Palavra de Deus, conhecendo um pouco mais sobre cada livro desse precioso tesouro. No nosso estudo da Palavra de hoje, teremos um panorama de dois livros, que na verdade são um só. No tempo em que foi escrito, para a Bíblia Hebraica, era somente um grande rolo, um enorme pergaminho com toda a história, ele era o último livro da Bíblia Hebraica. É sobre esse livro que estudaremos, os dois livros das crônicas, as histórias sobre Israel.
Gostaria de pedir que os irmãos abrissem suas Bíblias no 1º Livro das Crônicas para que leiamos juntos o primeiro versículo deste grande livro: 1Crônicas 1.1-4
1 Chronicles 1:1–4 ARA
Adão, Sete, Enos, Cainã, Maalalel, Jarede, Enoque, Metusalém, Lameque, Noé, Sem, Cam e Jafé.
Vamos ter um momento de oração?
Sabe quando a gente tem aquela sensação de “eu já vi isso antes” ou “eu já vi isso em algum lugar”? É exatamente o que sentimos quando lemos o Livro das Crônicas.
Os Livros de 1 e 2Crônicas contam novamente os acontecimentos que já foram registrados nos Livros de 1 e 2Samuel e 1 e 2Reis. E aí você deve estar se perguntando: por que teriam tanto trabalho para escrever de novo a mesma coisa, se naquele tempo não havia impressora, computador e máquinas, mas somente papiros e rolos para escrever neles? E é exatamente isso, não é a mesma coisa, ainda que sejam as mesmas histórias, elas são contadas de pontos de vista diferentes.
A história dos reis israelitas, da forma que é apresentada em Crônicas tem dois objetivos principais:
1º - Mostrar que mesmo que tenham acontecido diversos problemas e desgraças em Israel e Judá, Deus cuidaria do seu povo, pela sua promessa, continuaria com seu plano. É exatamente por essa razão que o escritor conta das façanhas de Davi e Salomão, as reformas de Josafá, Ezequias e Josias e fala sobre o povo que continuou fiel a Deus.
2º - Descrever o início da organização para adoração, através do trabalho dos sacerdotes e levitas, que eram os encarregados do culto.
O Autor, que provavelmente foi Esdras, reuniu toda a informação que conseguiu para contar a mesma história com um novo olhar. Lembra do Livro de Reis? Ali você vê de tudo, gente fazendo tudo errado e o fim parece um tanto quanto sombrio. Aqui em Crônicas, o autor junta as histórias do passado para falar sobre um Rei melhor que virá no futuro, até mesmo a destruição do Templo de Salomão, para falar de um templo melhor no futuro.
O que estava acontecendo quando O Livro das Crônicas foi organizado? O povo estava desiludido, sem esperança, cheio de duvidas e tristeza em seu coração. Eles eram uma nova geração, depois do cativeiro, e precisavam conhecer a história do seu povo para que olhassem para o Deus que cuidou do seu povo.
Uma coisa é muito importante para quando você ler o livro de Crônicas, mesmo que ele pareça um livro repetido e as vezes pareça simplesmente “contação” de histórias, não é. É um livro que enfatiza e muito o aspecto religioso, não é tanto político, mas religioso. Sabe por que? Porque o propósito do livro era justamente fortalecer ao povo remanescente de Israel, o povo que tinha sofrido todo o exílio e permanecido fiel.
E aí você pergunta: que exílio? Você talvez não saiba, mas embora o Livro das Crônicas narre histórias desde “Adão”, ele foi compilado depois do povo ser liberto do exílio, e traz de volta a genealogia desde Adão para mostrar que desde ali, o Senhor estaria conduzindo e preservando o seu povo, os seus eleitos através das gerações.
Um personagem tem bastante destaque no Primeiro Livro das Crônicas, alguém saberia dizer quem é? 1Cr 17.16
1 Chronicles 17:16 ARA
Então, entrou o rei Davi na Casa do Senhor, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, Senhor Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?
O rei Davi. Vamos falar um pouco sobre ele, porque é talvez o personagem que tem maior destaque nas páginas do Primeiro Livro das Crônicas.
Se você quiser um “Guia” do que acontece no Primeiro Livro das Crônicas, é o seguinte:
Do 1.1 até 9.44 somos apresentados às genealogias de Adão até Davi.
Do 10.1-14 vemos a morte de Saul e certos problemas desse período.
Do Capítulo 11 até o final do Primeiro Livro teremos principalmente o Reinado de Davi. Nessa última parte do primeiro livro poderíamos enxergar 2 grandes divisões.
Problemas e Conquistas do Reinado de Davi (11.1-21.30)
Preparativos para a construção do templo (22.1-29.30)
Algo é interessante no Livro das Crônicas, o seu escritor fez questão de tirar algumas histórias do seu material. Por exemplo: Davi quando é perseguido por Saul, ou Davi quando comete Adultério com Bate-seba ou Davi quando manda matar Urias. Por que ele fez isso? Aparentemente ele queria transmitir boas lembranças de homens como Davi, para apontar para um Rei que viria no futuro.
Crônicas é um livro de esperança. Lendo Crônicas seremos convidados a observar a promessa de esperança de um “herdeiro de Davi”, de um Filho que Reinaria para sempre e quem é ele? Jesus Cristo, que não aparece encarnado no livro das Crônicas, mas que em cada história é sem dúvidas o ponto final.
O que nos ensina o Primeiro Livro das Crônicas?
Genealogias (1-9) | Oração de Jabez (4.1-10)
Temor pela Santidade de Deus (13)
Nossos propósitos não são maiores do que os do Senhor (22).
Gostaria de encerrar o assunto do Primeiro Livro das Crônicas lendo o começo do Capítulo 17(1-15) com os irmãos. Essa é uma repetição da promessa de 2Samuel 7, mas ela tem um destaque especial, ela mostra que nem Davi, nem Salomão, nem qualquer outro rei de Israel é como “O NOVO DAVI” o “Davi Perfeito”, Jesus Cristo, o herdeiro do trono que governa perfeitamente.
Depois que Davi morre, entramos de fato no Segundo Livro das Crônicas, que, de maneira um tanto quanto mais resumida, vai falar sobre outros reis, reis que governaram Judá (o autor faz questão de omitir a história dos reis de Israel, deixa somente os de Judá, os da linhagem de Davi) e o que eles fizeram para com o povo e o que fizeram diante de Deus. Crônicas vai mostrar acertos e falhas daqueles homens, mostrando que a obediência gera recompensas, enquanto que a desobediência gera castigo, inclusive, um dos castigos para a desobediência repetitiva de Israel foi o cativeiro babilônico, que se estende até o final do livro.
2 Chronicles 16:9 ARA
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti.

Esquema do conteúdo

1. O reinado de Salomão (1:1–9:31)

a. Os primeiros anos (1:1–17)

b. A construção do templo (2:1–7:10)

c. Os últimos anos (7:11–9:31)

2. A revolta das tribos do Norte (10:1–19)

3. Os reis de Judá (11:1–36:12)

4. A queda de Jerusalém (36:13–23)

A primeira parte do Segundo Livro das Crônicas, os primeiros 9 Capítulos falam sobre Salomão, um rei que fez com que Israel crescesse muito. Foi no tempo de Salomão que foi construído o grande Templo. Dos capítulo 10 ao 36 o foco se torna o reino do Sul, são 20 reis descritos, com destaque para os que foram elogiados: Asa, Josafa, Joás, Amazias, Uzias, Ezequias e Josias.
O que nos ensina o Segundo Livro das Crônicas?
Devemos nos alegrar por estarmos diante do Senhor.
Podemos buscar ao Senhor em nossas enfermidades e situações difíceis (Asa e Ezequias).
O Senhor cuida do seu povo, mesmo nos cenários mais assustadores.
O Livro das Crônicas é o último livro da Bíblia Hebraica e ele termina de maneira muito feliz. Ele fala que virá um Rei que trará uma boa notícia!
Leiamos o final deste grande livro: 2Crônicas 36.22-23
2 Chronicles 36:22–23 ARA
Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá; quem entre vós é de todo o seu povo, que suba, e o Senhor, seu Deus, seja com ele.
Vamos ter um momento de oração?
Related Media
See more
Related Sermons
See more