A cura de Naamã

EBD  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 55 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Introdução sobre história de Israel do reino dividido
Bom dia a todos, hoje vou estar iniciando aqui uma nova série de mensagens baseadas nos livros históricos do antigo testamento em que estamos estudando na EBD.
Como os irmãos sabem, estamos estudando o período que vai do Reino Dividido até o exílio, e dando uma recapitulada bem rápida aqui para aqueles que não estão participando da EBD, mas que deveriam! Após Salomão, o reino de Israel foi dividido em 2, reino do Norte e Reino do Sul, graças a má administração e falta de comunhão com Deus de seus filhos, Roboão e Jeroboão. Onde Jeroboão inicia um motim contra seu irmão e leva a divisão, onde 10 tribos ficam compondo o reino do Norte e 2 tribos (Judá e Benjamim), compõem o reino do Sul. O texto que separei para refletirmos juntos hoje é uma passagem bem conhecida, que se passa no Reino do Norte, na época do Rei Jorão, filho de Acabe, e durante o ministério do profeta Eliseu. A passagem é a história da cura de Naamã e está no cap 5 de II Reis, do v 1-19, inclusive estudamos ela na semana passada, e a escolhi pois com certeza possui aplicações valiósissimas para nossas vidas.

A menina desconhecida

Gostaria de analisar com vocês os 3 personagens principais dessa passagem de forma separada. E ver o que podemos aprender com eles e aplicar em nossas vidas. O primeiro personagem que quero analisar não possui nome, sim, o nome dela não é revelado nas Escrituras, mas talvez, depois de Deus é claro, ela seja a mais importante em tudo o que aconteceu.
O exército sírio invade o Reino do Norte, obtém vitória que vem de Deus, como diz no verso 1. E isso já é interessante destacar, o autor ressalta que Deus deu a vitória para o povo inimigo sobre Israel, através da vida de Naamã. Com isso sempre há destruição material, pessoal, e o povo que vencia as batalhas levava sempre os despojos de guerra, dinheiro e muitas vezes pessoas. Foi o caso dessa menina, que foi levada cativeira para a Síria, para servir a família do chefe de exército que possivelmente havia destruído a sua própria família ou pelo menos sua terra. Provavelmente ela possuía entre 12 e 15 anos no máximo e podemos extrair lições valiosas de sua atitude diante de Naamã.
Não deixe que sua fé esmoreça diante das dificuldades -
Mesmo na maior dificuldade manteve sua fé inabalável
Correu riscos ao dar a sugestão
São nas dificuldades que produzimos perseverança
Aquela menina estava passando a maior dificuldade de sua vida até ali. Havia sido retirada de sua terra natal, sem os pais, teve sua família destruída, estava vivendo como serva/escrava e mesmo assim não deixou sua fé em Deus se abalar.
Ela sugere que Naamã retorne a Samaria para ser curado com toda certeza! Essa fé que ela demonstra era tão madura que foi uma atitude que envolveu um certo grau de risco também, afinal, Naamã poderia ficar irado por ela estar sugerindo que o povo derrotado tinha uma forma de curá-lo que seu povo não tinha, e pior, imagina se ele volta para Samaria e nada acontece? Gasta seu tempo, seu dinheiro com os presentes e nada ocorre? Também poderia sobrar para ela.
Ou seja, de uma adolescente machucada, podemos ver um grande exemplo de fé diante das dificuldades em nossa vida. Tiago vai nos falar Tiago 1.2-3
Tiago 1.2–3 (NAA)
Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,
sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança.
Faça o seu melhor, independente de onde estiver -
Exemplos de José e Daniel
Não desanimar, mesmo em um ambiente que não desejamos
Fazendo o nosso melhor, com certeza cresceremos
Assim como os exemplos de José no Egito e de Daniel na Babilônia. A vida dessa menina nos trás a mente a importância de fazermos o nosso melhor, nos dedicarmos ao máximo, não importa onde estivermos.
Ela se torna ouvida na residência de seu senhor sendo uma menina e estrangeira! Somente pelo fato de ser mulher já era menosprezada naquela época, ainda sendo serva e estrangeira a situação se agravava.
Mas mesmo em um “trabalho” não digno, sem possibilidade de crescimento, a vida dessa menina demonstra que ela conseguiu se dedicar e ganhar a confiança daquela família, ao ponto de que ouviram seu conselho e tiveram a vida transformada.
Muitas vezes em nossos relacionamentos, vida social ou profissional, estamos em ambientes que não era o nosso desejo estar. Queríamos algo maior, outras pessoas e isso nos leva a desanimar, ficar para baixo, não nos dedicar ao máximo onde estamos. Com isso acabamos perdendo a oportunidade de nos desenvolvermos e crescer mais. Paulo nos lembra que tudo o que fizermos, devemos fazer da melhor forma possível Colossenses 3.23
Colossenses 3.23 (NAA)
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas,
Fazendo o nosso melhor, cresceremos como pessoas, como profissionais, como funções que exercemos e com certeza Deus nos abençoará! José se tornou governador no Egito, em que foi levado como escravo. Daniel foi destaque entre os jovens e sabia mais da cultura babilônica do que os próprios babilônicos, chamado para viver no palácio junto do rei.
Trate todos com amor, testemunhe! -
Tinha motivos para ter raiva
Fez algo além do que lhe era pedido, do básico
Abençoar quem não nos abençoa, amar, perdoa, como Jesus
Por fim essa menina os ensina que devemos tratar todos com amor e compaixão, sem importar quem!
Ela tinha todos os motivos para ter raiva de Naamã. Ele havia destruído sua família, a levado como serva para um pais estrangeiro. Tinha que conviver todos os dias olhando para as pessoas daquela família, relembrando o acontecido diariamente.
Mas além de fazer o básico e suas obrigações que lhe eram devidas, ela vai além e é pró-ativa em tentar ajudar um problema em que Naamã está passando. Ela não se contenta somente em ser a melhor serva possível, fazendo tudo o que lhe pedem para fazer. Em amor, ela tem compaixão daquele a havia feito sofrer e por conta própria, sugere a solução que poderia curá-lo.
Ela podia vê-lo sofrer e dizer: “esse é o castigo de Deus para aquele que invadiu Israel e lutou contra o seu povo, a mão de Deus pesou contra ele!” Mas prefere agir em amor e abençoá-lo!
É isso que Deus espera de nós como seus filhos, precisamos agir em amor assim como Jesus agiu conosco. Precisamos abençoar quem não nos abençoou, precisamos amar quem não nos ama, precisamos perdoar quem não nos perdoa.
Essa menina tinha a oportunidade de “devolver na mesma moeda”, ou até menos, pois só ficaria quieta e não comentaria do profeta. Mas é pró-ativa em amar e testemunhar do seu Deus. E com isso, mesmo sem ser devidamente reconhecida, abençoa toda uma família.

Eliseu

Seja pró ativo para fazer o bem (v 8) -
Deu o primeiro passo ao ver o problema
Colocou seu dom à disposição para ser usado
O próximo personagem dessa história em que iremos refletir é o profeta Eliseu. E ainda falando em sobre como devemos amar ao próximo independente de quem seja, também vemos isso em Eliseu.
Ele foi pró-ativo, assim como a menina havia sido, para fazer o bem. Por conta própria ele vê que o rei está desesperado com a vinda de Naamã, sem saber o que fazer, achando que iriam iniciar uma outra guerra por ele não ter como curá-lo e se coloca a disposição de ajudar e resolver o problema!
Mais uma vez vemos outro exemplo de pró-atividade ao agir. Eliseu não espera ser chamado pelo rei, Eliseu não espera para criticar a atitude do rei primeiro para ver se iriam mudar. Eliseu enxerga uma oportunidade para ser útil com os dons que Deus havia lhe dado e se coloca a disposição.
Precisamos fazer isso em nossas vidas, muitas vezes enxergamos as coisas erradas, os problemas, o que pode ser melhorado, mas não nos colocamos à disposição para ajudar e fazer a diferença. As vezes ainda esperamos o pastor, nosso chefe, nossa esposa, nosso marido nos pedir para fazermos aquilo e se não pedem, ainda ficamos chateados!
Precisamos ser prontos para agir, precisamos enxergar as oportunidades que Deus nos dá para fazermos a diferença na vida de quem precisa com os dons que nós temos!
Não aja por interesses (v 9-10 e 16) -
Não recebeu o pagamento
Não tratou de forma diferente por ser um general
É muito clichê? Aprendemos que o Evangelho é assim, dar para Deus para ser abençoado
Nas atitudes de Eliseu podemos ver que ele não estava interessado no que aquilo poderia trazer para ele de recompensa. Ele não aceita o grande pagamento que Naamã se propõe a fazer pela ajuda que ele tinha lhe dado. Ele se quer sai de sua casa para falar com Naamã e manda seu servo. Ele poderia ter pensado que era um grande oficial que estava ali, vou tratá-lo bem pois posso receber algo em troca.
Não, ele esta apenas preocupado em fazer a sua parte, sem se importar com o que aconteceria depois, se seria recompensado ou não. Podemos lembrar de Jesus também que escolheu fazer o bem, sem se importar com aquilo que receberia em troca.
Ai alguém pode estar pensando: “Aí Gregory, isso é muito clichê, todo mundo fala e sabe disso”. Sim, concordo com você! É muito básico, mas as vezes o básico precisa ser relembrado, porque a rotina nos faz esquecer.
A recompensa norteia nossas atitudes até inconscientemente. Fomos educados em um Evangelho que você precisa dar para receber de Deus. Você precisa fazer tudo certo para ser abençoado! Mas o Evangelho é exatamente o oposto disso! Porque alguém fez por você sem merecer, sem receber nada em troca, você deve fazer pelos outros a mesma coisa e para Deus, deve fazer por gratidão!
A salvação é para todos, não importa quem (v 18-19)
Mesmo em uma cultura de separatismo, sabia que a salvação era para todos
Teologia missional - Deus usa os improváveis para espalhar o Evangelho
Não coloca cultura e costumes a frente do Evangelho
E a última aplicação olhando para Eliseu é que a salvação é para todos, até para os que são mais diferentes de nós e não devemos julgar, apenas ser instrumento para que o Espírito Santo encontre aquela pessoa.
Naamã era estrangeiro, arameu, Sírio. Israel era o povo escolhido e entendia que Deus era o Deus deles! Mas Eliseu não era assim, ele sabe que Deus é para todos, inclusive para o estrangeiro e quando Naamã se converte, declara que adorará a Deus e que inclusive levará a terra de Israel para seu povo, o que ele diz? “Vá em paz”
Naamã explica que lá em seu povo, precisará entrar no templo de Rimon quando seu rei for adorá-lo. E Eliseu não fiz que não pode, que é errado, que dessa forma Deus não irá abençoá-lo. Eliseu apenas diz, vá em paz! Eliseu sabe que seu contexto é diferente, que sua cultura é diferente e que principalmente não cabe a ele julgar uma adoração sincera e genuína e sim somente a Deus. E se fosse errado o que Naamã fosse fazer posteriormente, Deus lhe mostraria de alguma forma. Que aquela não era a hora e nem o momento para questionar, e sim para louvar a Deus por mais uma vida salva e que poderia levar a salvação a mais um povo perdido!
Precisamo agir assim também, precisamos nos alegrar com mais pessoas em mais países, em mais culturas, em mais nichos diferentes dos nossos que se entregam a Jesus, pois assim serão mais vidas alcançadas e a vinda de Jesus se tornará mais próximas! Não podemos deixar costumes e culturas a frente do envangelho!

Naamã

Deixe seu orgulho de lado
Deus queria curar o corpo de Naamã, mas principalmente seu espírito
Trabalhou no orgulho de Naamã
Por fim, precisamos olhar para ele, Naamã e ver o que podemos aprender com seu testemunho. E a primeira coisa é que Deus queria curar o corpo de Naamã, mas principalmente queria curar o seu espírito.
Como já foi dito, Naamã tinha um alto cargo, e provavelmente era uma pessoa muito orgulhosa. Deus trabalha diretamente em seu orgulho em toda essa passagem
Lepra, ser aconselhado por uma menina, retornar para o povo que havia acabado de vencer, ver que seu dinheiro não serviria para nada, ser recebido pelo servo do profeta, se banhar em um rio impróprio, ter seu pagamento recusado novamente.
A lepra foi apenas o condutor para transformar a vida de Naamã
Todas essas coisas são feitas para mostrar para Naamã o que ele precisava mudar, a lepra foi somente o condutor disso, o motivo que permitiu que Deus trabalhasse na vida dele.
E é exatamente assim que acontece conosco, Deus quer trabalhar em nossas vidas durante as dificuldades também, Deus quer moldar o nosso caráter diante de um problema que passamos. Romanos 8.28
Romanos 8.28 (NAA)
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Ali Deus deixa claro que tudo o que acontece em nossas vidas é para o nosso bem, o bem de termos o caráter mais parecido com o de Cristo.
Naamã reconhece que não existe outro maior que Deus em nenhum lugar
Naamã foi curado sim, mas o principal não foi isso, o principal foi que ele reconheceu que não havia Deus em outro lugar a não ser o Senhor.
Dê um passo de fé
Naamã precisou agir também
Fé demonstra submissão e confiança
Não compramos nem mudamos a Deus com nossas atitudes, mas elas demonstram um coração quebrantado
Deus cura Naamã, mas Deus faz com que ele busque sua cura. Deus poderia ter curado Naamã através da vida da menina lá no início. Mas não, Deus permite que Naamã faça tudo o que fosse preciso para demonstrar sua submissão e fé.
Não compramos Deus e nossas bençãos com nossa fé. Não mudamos o agir de Deus de acordo com o quanto cremos ou não, Ele é Soberano e não muda.
Mas nossa fé demonstra para Deus que nossa esperança está Nele, que nossa esperança de mudança da situação que vivemos está naquele que venceu a morte, ou seja, pode todas as coisas! E por isso devemos dar nossos passos de fé crendo que Ele é capaz de todas as coisas
Tudo na hora e da forma de Deus
Nada aconteceu até o sexto mergulho
Deus é Soberano e estava no controle
Aplicação com nossas vidas
Por fim, mesmo dando nossos passos de fé muitas vezes queremos tudo no nosso tempo. E com Naamã vemos que não é assim. Deus estava no controle e até o sexto mergulho de Naamã no rio, nada aconteceu! A cura viria depois do sétimo mergulho, a cura viria quando Deus estivesse trabalhado na vida de Naamã conforme Ele julga necessário. Na sua vida também pode estar sendo assim, você pode estar olhando e não enxergando o agira de Deus, você pode ainda não ter chegado no sétimo mergulho, mas saiba, Deus esta trabalhando na sua vida e está no controle da situação e se for da vontade Dele, você será abençoado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more