O Caso da Super Tempestade

ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Mark 4:35–41

(falar da serie de mensagens… “ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA” …
é uma série expositiva que examina alguns dos casos mais desesperadores da Bíblia.
A Bíblia está repleta de casos impossíveis e sem esperança. Situações e circunstâncias aparecem na Palavra de Deus, e muitas delas parecem impossíveis. Parece não haver solução. Tempestades, necessidades, mortes, doenças e muitas outras situações que, para a mente humana, são impossíveis, mas são resolvidas com facilidade pelo poder de um Deus soberano.
Ler o texto
Mark 4:35–41 NVI
35 Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”. 36 Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. 37 Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. 38 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?” 39 Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. 40 Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” 41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Introdução:

Quem aqui ja teve um dia dificil, longo e que voce mais queria era chegar em casa e descancar…
Neste texto, o Senhor Jesus se encontra no final de um dia longo e difícil. Durante as longas horas desse dia,
Jesus teve um confronto com os fariseus, v. 22-30.
Alguns de Seus amigos e familiares acharam que Ele havia perdido o juízo e tentaram sequestrá-Lo, v. 21, 31-35.
Durante a última parte do dia, Jesus sentou-se em um pequeno barco perto da costa do Mar da Galileia. Ele usou aquele barco como um púlpito de onde pregou para as multidões que se reuniram para ouvi-Lo, 4:1.
Quando o dia terminou, v.35 - Ele chamou Seus discípulos para o barco e ordenou-lhes que zarpassem para o outro lado do lago.
À noite, os discípulos estavam remando naquele pequeno lago. Enquanto eles guiavam o barco, Jesus estava exausto e foi dormir na parte de trás do barco. O Senhor estava cansado.
A propósito, essa passagem apresenta claramente a humanidade do Senhor.
Louvo o Senhor pelo fato de Ele entender nossa fraqueza. Ele é capaz de se compadecer de nós quando estamos cansados, Psalm 103:14 “14 pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.”
Os discípulos do Senhor estavam acostumados a estar no Mar da Galileia à noite, afinal, eram pescadores. Enquanto remavam para o outro lado, uma tremenda tempestade envolveu seu barco.
Eles se viram em uma luta por suas próprias vidas.
A tempestade que ameaçava os discípulos era uma "supertempestade". Era uma tempestade de força e intensidade incomuns. Ela aterrorizou os discípulos e os fez temer por suas vidas.
====
Ao estudar essa passagem, lembrei-me da supertempestade “Katrina” - Agosto 2005.
O furacão Katrina trouxe ventos que alcançaram mais de 280 km/h, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleans onde Cerca de 200 mil casas ficaram debaixo de água e mais de um milhão de pessoas foram evacuadas.
O furacão causou em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando 1833 mortes diretas.
Katrina foi uma "Supertempestade", terrível, trágica e devastadora.
Esse é o tipo de tempestade que os discípulos enfrentaram naquela noite. A tempestade deles não tinha o tamanho da Supertempestade Katrina, mas era igualmente intensa.
Naquela tempestade, naquela noite escura e aterrorizante, eles experimentaram o poder do Senhor para livrá-los da tempestade que ameaçava matá-los.
======
Gostaria que juntos examinassemos “O Caso da Supertempestade”
A noite que os dicipulos de Jesus se viram em uma situação desesperadora, da qual parecia não haver escapatória.
O que eles vivenciaram naquela noite tem muito a nos ensinar hoje.
Os discípulos se viram em uma tempestade forte e avassaladora.
Ela era tão intensa que eles temiam por suas vidas.
Para eles, era um caso difícil do qual não havia como escapar.
Eles aprenderam naquela noite que há esperança para os casos difíceis.
Essa é a lição que quero que você aprenda também.
Todos nós nos encontramos em meio a tempestades de tempos em tempos.
Todos aqui estão em uma jornada.
Os redimidos estão navegando em direção a um lugar chamado Céu.
Os perdidos estão navegando em direção a um lugar chamado Inferno.
Ao navegarmos, tempestades surgirão e ameaçarão nossas embarcações.
Muitas vezes, como os discípulos, chegamos a acreditar que as tempestades vão nos destruir.
Quero lembrá-lo de que sua tempestade não foi enviada para destruí-lo, mas para desenvolvê-lo.
As tempestades da vida podem prejudicá-lo às vezes, mas o Senhor as usará para fazê-lo crescer para a glória Dele.
Não importa quão severa e intensa seja a sua tempestade, ela não é desesperadora.
Há esperança e o nome da esperança é Jesus.
Quero falar com você sobre O Caso da Supertempestade.
Oro para que Deus use as verdades dessa passagem para nos ensinar que há esperança.
Vamos explorar esses versículos juntos hoje.

I. V. 37 AS REALIDADES DESSA TEMPESTADE

A. Essa tempestade foi inesperada -

Marcos nos diz que "levantou-se um forte vendaval”.
[Comentario: Tempestades como essa são muito comuns no Mar da Galileia. O Mar da Galileia é um corpo de água muito incomum. Ele é relativamente pequeno, com apenas 13 milhas de comprimento e 7 milhas de largura, mas tem 150 pés de profundidade e a linha costeira está 680 pés abaixo do nível do mar. Como o Mar da Galileia está abaixo do nível do mar e é cercado por montanhas, ele é suscetível a tempestades repentinas. Os ventos que varrem a terra sobem e passam por cima das montanhas, criando correntes de ar descendentes sobre o lago. Combinando essas condições com uma tempestade que surge repentinamente sobre as montanhas ao redor, a água da Galileia pode se agitar instantaneamente em ondas violentas de seis metros. O mar pode estar calmo em um minuto e selvagem no outro.
Tempestades como essa não costumavam ocorrer à noite. Portanto, os discípulos não saíram em uma tempestade e não esperavam encontrar uma tempestade, mas a tempestade veio mesmo assim!]
A vida é assim, não é? Pode ser uma navegação tranquila em um minuto e, no outro, você está lutando por sua vida! Em um minuto, você pode estar desfrutando de um tempo bom e, no outro, você se encontra no meio de uma terrível tempestade. Um telefonema, um período de vinte e quatro horas, uma consulta médica, um tique-taque do relógio, e você está na tempestade de sua vida.
Isso não deveria nos surpreender. A Bíblia diz que as tempestades virão em nossa direção,
Job 14:11 “O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades.”
John 16:33 “33 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.”
Na verdade, você está em uma destas três situações hoje. Ou está em uma tempestade, ou está saindo de uma tempestade, ou está indo para uma tempestade. As tempestades repentinas fazem parte de nossa vida. Como eu disse, isso não deveria nos surpreender, mas sempre acontece!

B. Essa tempestade foi implacável -

A tempestade continuou seu ataque àquele pequeno barco até que Marcos nos diz que foi “um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água" -
Estamos falando de tempestade “barulhenta, grande, poderosa". Refere-se a uma tempestade de extraordinária ferocidade.
Mateus chama essa mesma tempestade de "violenta tempestade", Mt. 8:24. Uma violenta agitação como um terremoto". O mar subia e descia sob o barco do discípulo. As ondas estavam "batendo" no barco, v. 37.
Os discípulos não sentiam nenhuma estabilidade, nenhuma segurança e nenhuma proteção.
Esses homens estão aterrorizados com a gravidade da tempestade.
Eles são pescadores e estão acostumados a tempestades, mas essa tempestade era tão intensa e violenta que os encheu de terror por suas vidas.
O barco está balançando e balançando; está cheio de água e eles têm medo de afundar.
Era uma tempestade violenta, no meio da noite. Eles não conseguiam ver onde estavam. Não conseguiam determinar sua proximidade com a costa. Não conseguiam ver os outros barcos ao redor deles, v. 36.
Estavam correndo um perigo terrível, e sabiam disso. No versículo 38, eles disseram: "vamos morrer". A frase significa literalmente: "estamos sendo destruídos". Eles acordaram o Salvador adormecido e clamaram: "Ajude-nos, Senhor! Esta tempestade está nos matando!"
Quando nossas tempestades chegam, muitas vezes elas são severas e nos aterrorizam. Elas nos enchem de medo e preocupação. As tempestades chegam sem aviso e aumentam sua intensidade até parecer que nunca terão fim.

- As tempestades do sofrimento chegam.

Elas nos devastam com trazendo desgostos e tumultos. Surge um problema após o outro até sermos soterrados por uma avalanche de aflições. Muitos poderiam testemunhar sobre as tempestades do sofrimento.

- As tempestades da tristeza agitam sua embarcação.

Alguém que você ama é levado pela morte e isso o deixa quebrantado, aflito e abalado pela perda. A tristeza afeta todas as vidas, até mesmo a vida dos santos de Deus! Ela atinge até mesmo aqueles que andam perto do Senhor. Jesus estava no barco deles e eles ainda estavam sendo afligidos por uma tempestade de tristeza.

- Surgem as tempestades do pecado.

Ele se enfurece dentro de nós e ao nosso redor. Quando o pecado entra em nosso coração, ele sempre chega como uma brisa agradável e calma. Ele nos promete o melhor, mas logo mostra seu lado mais sombrio. Ele vai rasgar a sua vida como um tornado, deixando um rastro de danos e destruição que só pode ser reparado pelo sangue do Senhor Jesus Cristo e pelo Seu perdão. Alguns estão nessa tempestade hoje!
Portanto, as tempestades vêm e trazem consigo medo, ansiedade e dor.
Só quero que você saiba que não há tempestade na Terra que o Céu não possa acalmar!
Não há problema tão grande que Jesus não possa resolver.
Leve essa tempestade até Ele e veja como Ele a enfrenta!

C. Essa tempestade era incomum -

De onde veio essa tempestade?
Pode ter sido natural, afinal, o Mar da Galileia era suscetível a tempestades dessa natureza.
No entanto, ela ocorreu à noite, o que era extremamente raro.
Há uma forte possibilidade de que essa tempestade tenha sido de natureza sobrenatural.
Vou lhe mostrar por que digo isso.

Deus pode ter enviado isso com o propósito de ensinar esses homens a confiar em Jesus.

(Falarei mais sobre isso mais tarde.)

Satanás pode ter enviado essa tempestade para matar Jesus.

Afinal de contas, Satanás estava tentando impedir o Senhor Jesus antes de Jesus nascer em Belém.
Vou lhe mostrar por que digo que Satanás pode ter estado por trás dessa tempestade.
Quando Jesus acalmou a tempestade no versículo 39 e disse “Aquiete-se! Acalme-se!”, essa é a mesma palavra que é traduzida em Mark 1:25 “25 “Cale-se e saia dele!”, - "cale-se"
A palavra significa "ser amordaçado". Tem a ideia de amordaçar um animal violento.
Quando Jesus usou essa palavra em Marcos 1:25, Ele estava falando com demônios, ordenando-lhes que se calassem.
Essa tempestade pode ter sido uma tentativa de Satanás de destruir o Senhor Jesus.
A Bíblia não revela a origem dessa tempestade, mas havia algo incomum nela.
As tempestades que surgem em nossa própria vida também vêm de várias fontes.

- Às vezes, somos nós que causamos as tempestades.

Agimos de forma insensata e nos colocamos em apuros; quando isso acontece, temos de pagar o preço.
Jonas descobriu essa verdade.
O mesmo aconteceu com Noemi e sua família.
Sempre colhemos o que plantamos, Gálatas 6:7. Às vezes, causamos nossas próprias tempestades.

- Às vezes, Deus envia as tempestades.

Por que Ele faria isso? Às vezes, Ele faz isso para nos disciplinar e nos aproximar Dele.
Esse foi o caso de Davi depois de pecar com Bate-Seba, 2 Sam. 11-12.
Às vezes, Ele o faz para nos ensinar a confiar mais profundamente Nele.
Esse foi o caso de Jó e de tudo o que ele foi forçado a suportar, Jó 2:3.
Quando Deus envia a tempestade, é sempre para nos aproximar.

- Às vezes, Satanás está por trás das tempestades.

Satanás provocará uma tempestade em sua vida para derrotá-lo, desencorajá-lo e afastá-lo do Senhor.
Ele fará tudo o que estiver ao seu alcance para destruir você e sua fé em Deus.
Temos um inimigo real, que está buscando derrotar e destruir os filhos de Deus, e ele fará o que for preciso para conseguir isso,
1 Pet. 5:8. Satanás é limitado em sua capacidade de nos atormentar pela vontade soberana de Deus.
Independentemente da fonte, as tempestades da vida chegam e somos forçados a lidar com elas.

II. V. 35, 38 O REINO DESSA TEMPESTADE

A. A tempestade estava na cara deles -

Digo isso para que entenda que: essa tempestade era real!
Estava bem na cara deles. Eles podiam sentir o vento. Podiam sentir as ondas batendo no barco. Estavam encharcados com as ondas batendo no barco e enchendo a embarcação de água. Estavam cansados e exaustos de tanto lutar com os remos. Não havia nada de fingido nessa tempestade.
Quando nossas tempestades chegam, nós também as sentimos. Elas abalam nosso mundo.
Às vezes, elas tocam nossa carne e nós as sentimos.
Elas tocam nosso coração e nós as sentimos.
Elas abalam nossa mente e nós as sentimos.
As tempestades são muito reais. Elas abalam nossa vida. Elas nos desgastam. Elas nos deixam quebrados e feridos.
As tempestades da vida são como a tempestade que os discípulos enfrentaram na Galileia naquela noite; elas nos atingem em cheio e nos desgastam.
No entanto, o maior perigo que os discípulos enfrentaram naquela noite não era físico.
A verdadeira tempestade não era a tempestade que batia em seu barco.
A verdadeira tempestade que eles enfrentaram naquela noite foi a tempestade que os atingiu no âmago de sua caminhada com Jesus.
Essa tempestade foi a mais perigosa que enfrentaram naquela noite.
Essa tempestade foi a mais devastadora.
Deixe-me dizer algo sobre essa tempestade.

B. A tempestade estava na fé deles -

"Mestre, não te importas" - Eles acusaram o Senhor de não se importar com o que estavam enfrentando.
Por que essa dúvida? Afinal de contas, eles já haviam visto Sua compaixão e bondade em ação.
Eles tinham visto Jesus enfrentar e vencer todas as situações imagináveis da vida,
Mark 1:22-2:12
Agora, eles se deparam com uma tempestade e ficam com medo.
Eles deveriam saber que um sopro de vento em um pequeno lago não poderia frustrar a onipotência soberana do Senhor!
Sabe qual era o problema deles?
Eles estavam olhando para a situação e não para o Salvador.
Eles tinham os olhos no problema e não no Solucionador de Problemas.
Somos exatamente assim, não somos? Já houve momentos em que, quando as tempestades estão assolando sua vida, você questionou o interesse de Deus por você?
Talvez você não tenha dito isso em voz alta, mas tenho certeza de que houve momentos em que sua carne gritou: "Senhor, você não se importa com o que está acontecendo comigo?"
Ou: "Se o Senhor realmente me ama, então por que isso está acontecendo?"
Todos nós já passamos por isso!
Ele se importa! Ele se importa mais do que você pode imaginar, Hebrews 4:15–16 “15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. 16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”
Ele se importa e está trabalhando em sua situação, mesmo que você não veja isso agora.

C. A tempestade estava em seus medos -

Enquanto a tempestade os cercava, Jesus estava dormindo profundamente na parte de trás do barco.
Eles correm até Ele e “O acordaram”. A palavra "acordaram" significa "despertar do sono".
Era usada para falar de "um mar calmo que estava apenas começando a se agitar".
Eles foram até onde Jesus estava dormindo e começaram a sacudi-lo para acordá-lo.
Esses homens estão aterrorizados e perderam toda a esperança de sobreviver a essa tempestade.
Vamos examinar as dúvidas desses homens hoje.
Eles correram para Ele e gritaram "não te importas que morramos”
Lembre-se de que foi Jesus quem os enviou ao mar naquela noite.
Esses homens haviam deixado tudo para seguir Jesus e agora Ele os conduziu a uma situação incrivelmente perigosa.
Eles estão com medo de que Jesus deixe todos eles morrerem.
Jesus não te salvou apenas para te abandonar quando os tempos ficarem difíceis.
Ele está absolutamente comprometido com você e nunca o abandonará, Hebrews 13:5 “5 Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.”
A palavra "deixar" significa "deixar afundar".
A palavra "abandonarei" significa que Ele não vai "desamparar, desertar ou deixá-lo em nenhuma circunstância".
Quando a tempestade estiver furiosa, quando seu barco estiver balançando e se revirando, quando os ventos adversos estiverem soprando, quando as ondas estiverem batendo contra sua embarcação, Ele não o deixará afundar! Ele o manterá firme e nunca o abandonará em nenhuma circunstância. O Senhor Jesus Cristo está absolutamente comprometido com você!
Certa vez, a cidade de Jerusalém se sentiu abandonada pelo Senhor. Eis o que eles disseram e o que o Senhor disse em resposta:
Isaiah 49:14–16 “14 Sião, porém, disse: “O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou”. 15 “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você! 16 Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim.”
Se o Senhor amou a nação de Israel, que Ele redimiu do Egito, quanto mais amará e protegerá Sua própria Igreja, que Ele redimiu pelo sangue de Seu Filho querido!
Ele está comprometido com você! Ele estará presente com você e lhe dará graça suficiente para as suas necessidades, 2 Coríntios 12:9.
Eles não precisavam ter medo. Eles tinham Sua promessa: "Passemos para o outro lado", v. 35.
Jesus já havia dito a esses homens o que iria acontecer. Ele lhes disse, antes do início da viagem, que eles estavam indo para o outro lado do lago. Se eles tivessem acreditado em Suas palavras, poderiam estar rindo diante dessa tempestade.
É claro que isso é como nós, não é?
- O Senhor nos prometeu que tudo vai ficar bem também, Rom. 8:28.
- Ele nos prometeu que cuidará de nós, Mateus 6:25-34; Lucas 12:32.
Se pudéssemos aprender a acreditar em Sua Palavra, poderíamos enfrentar as tempestades da vida sem medo.
Entenderíamos quem controla as tempestades e desfrutaríamos de Sua paz, mesmo quando os ventos sopram e as ondas batem contra nós.

III. V. 39-41 AS RAZÕES PARA ESSA TEMPESTADE

Há varios tipos de tempestades que enfrentamos na vida. Mas elas podem ser classificada em três categorias:

- Há tempestades de correção

Às vezes, Deus envia uma tempestade para nossa vida a fim de nos levar de volta a Ele quando nos afastamos.

- Há tempestades de perfeição

- Às vezes, Deus usa as tempestades da vida para nos ajudar a nos tornarmos mais parecidos com Jesus.

- Há tempestades de instrução -

Às vezes, Deus usa as tempestades da vida para nos ensinar novas maneiras de entendê-Lo. Ele usa esse tipo de tempestade para nos ajudar a conhecê-Lo melhor.
Independentemente do tipo de tempestade que enfrentamos, todas as tempestades de Deus são planejadas para nos ajudar a crescer.
Todas elas são planejadas para nos desenvolver e nos ajudar a nos tornar mais semelhantes a Jesus, Rm 8:28-29; 1Pe 1:7.
Essa tempestade foi uma tempestade de instrução. O Senhor estava usando a tempestade para ensinar aos discípulos mais sobre Si mesmo. Ele estava prestes a mostrar um lado de Seu caráter que eles nunca tinham visto antes. Nessa tempestade, eles aprenderam algumas lições valiosas sobre:

A. Eles aprenderam algo sobre Seu caráter

- Eles aprenderam algumas coisas sobre a Pessoa de Jesus que nunca haviam entendido antes.
Eles aprenderam que Ele é o Criador todo-poderoso e soberano.
Eles aprenderam que Ele é o Senhor de tudo!
A tempestade que tanto aterrorizou aqueles homens não representou nenhum problema para o Senhor Jesus.
Ele repreendeu o vento e falou ao mar. Quando o fez, os ventos se calaram e o mar ficou liso como uma folha de vidro.
Para Ele, acalmar essa tempestade foi tão fácil quanto curar os doentes e expulsar demônios. Ele controlou facilmente a tempestade.
O Senhor ainda possui esse mesmo poder hoje, Mt 28:18; Gn 18:14; Ef 3:20.
Sua tempestade não é problema para Ele!
Ele pode silenciá-la com uma palavra, se quiser.
Ele pode, no entanto, querer permitir que a tempestade se enfureça.
Quando faz isso, Ele é bem capaz de protegê-lo em meio à tempestade.
Ill. Sadraque, Mesaque e Abednego - Dan. 3; Ill. Daniel na cova dos leões - Dan. 6.
Quando Jesus acalmou o mar, eles ficaram espantados e disseram: "Que tipo de homem é este?" Eles aprenderam que Ele é Aquele que está no controle de cada rajada de vento, de cada onda furiosa e de cada tempestade.
É bom conhecê-lo! Ele pode encurralar as ondas, laçar os ventos e amarrar a tempestade.

B. Eles aprenderam algo sobre Sua credibilidade -

Eles passaram para o outro lado do mar, exatamente como Jesus disse que fariam, Mark 5:1 “1 Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos.”
Eles aprenderam que Ele era tão fiel quanto a Sua Palavra!
Ele ainda é! Tudo o que Ele prometeu Ele fará, Rm 4:21; Heb 6:18
Ele não voltará atrás em nenhuma promessa que fez neste livro!
Ele é Deus e podemos confiar que cumprirá Suas promessas ao Seu povo!

C. Eles aprenderam algo sobre o Seu conforto -

Enquanto eles estão aterrorizados e esperando a morte, o que o Senhor Jesus está fazendo?
Ele está dormindo! Por quê? Ele sabe que está no centro da vontade do Pai.
Ele sabe que morrerá em uma cruz e não em um naufrágio.
Ele pode dormir durante a tempestade porque confia que o Pai cuidará dEle.
Ele tem paz porque confia em Seu Pai!
Se uma situação não incomoda o Senhor, também não devemos permitir que ela nos incomode!
Ele é o Príncipe da Paz e é capaz de compartilhar Sua paz com Seu povo.
Essa é Sua promessa, e é isso que Ele fará, João 14:27; Fp. 4:13.

D. Eles aprenderam algo sobre Sua causa -

Por que o Senhor enviou Seus homens em meio a essa tempestade?
Um dos motivos foi para ensinar-lhes uma lição que não poderiam aprender de outra forma.
Teria sido bom se eles simplesmente tivessem acreditado Nele depois de vê-Lo fazer todas as grandes coisas que fez nos capítulos 1 e 2.
Teria sido ótimo se eles pudessem pegar as coisas que o Senhor fez pelos outros e aplicá-las em suas próprias vidas.
Se eles pudessem ter dito: "Sabe, se Jesus pode curar um leproso, curar a sogra de Pedro, expulsar demônios, curar aquele paralítico e perdoar seus pecados, então tenho certeza de que Ele também pode cuidar dessa tempestade".
Mas eles pareciam incapazes de processar essas informações e aplicá-las em suas próprias vidas. Então, Ele os enviou para essa tempestade para ensiná-los a confiar nEle.
E quanto a nós? Temos a Bíblia. Ela nos conta todas as coisas que Ele fez e pode fazer.
Temos o testemunho de outras pessoas ao nosso redor. Vimos o que Ele fez por elas.
Até mesmo O vimos agir em nossa própria vida.
Não seria ótimo se pudéssemos simplesmente confiar Nele? Não confiamos, então Ele usa as tempestades para nos ensinar que podemos nos apoiar Nele e confiar que Ele cuidará de nós.
Quando chegaram a Gadara, viram Jesus confrontar aquele homem possuído por demônios.
Eu me pergunto se eles duvidaram dEle depois da tempestade.
Quando viram Jairo pedir ajuda para sua filha, e mesmo quando ela morreu, imagino se eles disseram: "Acredito que Ele pode cuidar disso".
Acho que a tempestade aumentou a fé deles!
Esse pode ter sido o propósito o tempo todo.
Se não era o propósito, o Senhor certamente o usou dessa forma. Ele faz o mesmo por nós!
Às vezes, Ele envia as tempestades para nos educar e nos ensinar a confiar Nele. Seu propósito não é nos ferir, mas nos fazer crescer. Você sempre pode confiar que o Senhor fará o que é certo nas tempestades da vida.
Deus tem Seus motivos para enviar as tempestades para nossa vida.
Nosso dever não é tentar descobrir por que estamos lá.
Nosso dever é confiar Nele para fazer o que é certo em cada situação da vida. Essa é uma tarefa difícil, mas é isso que Ele quer. Ele quer confiança e obediência absolutas.

Conclusao:

Quando o Senhor está em sua embarcação, você tem uma vantagem.
A Bíblia diz no versículo 36 que "havia também com ele outros barcos pequenos". Havia muitos barcos no mar naquela noite, mas somente um continha o Senhor da glória. Aquele barco era o lugar certo para estar.
Ao navegarmos no mar da vida, precisamos nos lembrar de que cada um de nós está sujeito a passar por tempestades. Todos nós estamos no mar, todos nós estamos em nosso barco e todos nós viajamos juntos. Precisamos ter certeza de que Jesus está conosco em nossa embarcação. Ter Jesus em sua embarcação faz toda a diferença.
Os discípulos puderam invocar Jesus porque Ele estava com eles.
Eles puderam vê-Lo agir com poder porque Ele estava com eles.
Eles puderam experimentar Sua paz porque Ele estava com eles.
Ele está em seu barco? Se não estiver, como você enfrenta as tempestades que surgem em sua vida? Se Ele não estiver, hoje seria um ótimo dia para convidá-Lo a subir a bordo.
Se Ele estiver em seu barco, adore-O por Sua fidelidade a você.
Se as nuvens de tempestade se juntaram, se os ventos fortes começaram a soprar ao seu redor, se as ondas de aflição estão batendo em seu barco, corra para Jesus! Clame por Jesus! Busque Jesus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more