DESATE AS SUAS AMARRAS PELA FÉ

Oração  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views

Desatando as amarras pela fe e oração

Notes
Transcript
DESATE AS SUAS AMARRAS PELA FÉ
Tiago 1.5–8 (BSAS21)
Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a concede livremente a todos sem criticar, e lhe será dada.
Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, movida e agitada pelo vento.
Tal homem não deve pensar que receberá do Senhor alguma coisa,
pois vacila e é inconstante em todos os seus caminhos.
Deus, ele tem propósito por nossa vida, por minha vida e por sua vida.
A exortação de Tiago é que você peça alguma coisa a Deus, mas peça com fé.
Não é pedir duvidando.

PEÇA COM FÉ

Às vezes pedimos alguma coisa para Deus mais temos dúvida daquilo que pedimos. Existem algumas amarras pelo caminho que nós precisamos desfazê-las. E Tiago ele diz: Os nós só serão desatados se você tiver fé na sua oração. São situações que satanás colocou no seu caminho que você nem vê como por exemplo: Pessoas incrédulas, palavras pessimistas. Você vai vencer exatamente essas amarras se você tiver fé na sua oração. Existem impedimentos dentro de você, dentro de cada um de nós existem impedimentos. Às vezes você sente vontade de avançar, mas existe algo dentro de você, na sua alma que causa medo, dúvidas, então você acha melhor ficar onde você está. Então suas conquistas nunca chegarão, porque talvez você tenha se acomodado.
Ilustração:
Um homem tinha uma grande propriedade de terra, e todas as vezes que passava um engenheiro agrônomo que visitava uma família na região e esse engenheiro via essa terra ociosa, não produzia nada. E aquele engenheiro acabou fazendo uma amizade com o proprietário e disse a ele: Você conhece essa terra? Ele disse: Conheço já moro aqui há tanto tempo. Ele disse: Eu sou engenheiro agrônomo, e ali mais a frente moram uns parentes meus e eu conheço essa terra. A sua terra é mais produtiva do que a terra dos meus parentes. Ele diz ao dono da terra: Está na hora do senhor fazer um plantio em sua terra. Aqui dá quiabo, feijão, lá atrás do lago dá arroz, a sua terra é bem fertil, a sua terra é muito produtiva. E ele perguntou àquele proprietário: Porque você não planta, porque você deixa uma terra tão boa ficar assim improdutiva? O proprietário responde: Por causa da vaquinha. O Engenheiro fica sem entender nada, vaquinha, que vaquinha, o que tem a vaquinha? Se eu fizer a lavoura aqui onde vou alimentar a minha vaquinha? Aquele assunto foi encerrado e anos se passaram e aquele engenheiro continuava passando por ali e não entendo o porquê deixar uma terra tão boa ficar produtiva por conta de uma vaquinha. E sempre o engenheira falando com ele, olha está na hora do senhor plantar, do senhor ganhar dinheiro do senhor ficar rico, pois a sua terra é muito boa. E a resposta era sempre a mesma: Eu não posso por causa da vaquinha. Um belo dia aquele engenheiro viajou e ficou alguns anos fora da região e depois de muitos anos aquele engenheiro retorna naquele local e ele assusta porque aquela terra estava irreconhecida, havia várias plantações. A produção era tanta que não parava de chegar e sair caminhões lotados. Aquele engenheiro para o carro e vai até o proprietário e pergunta o que foi que aconteceu? O que te fez mudar de idéia? O que foi que Deus fez? Aquele proprietário disse: Deus matou a vaquinha, a vaquinha morreu.
TEM VAQUINHA QUE TEM QUE MORRER, para Deus trazer prosperidade para sua vida. Você está preso por uma vaquinha, você está preso por uma promessa que não se cumpre jamais. Então a primeira coisa que eu entendo com você nesta noite é QUE VOCÊ TEM FÉ, A TUA ORAÇÃO TEM FÉ, E QUE DEUS VAI FAZER O QUE ELE QUER E O QUE ELE TEM PARA FAZER. Mas, a bíblia que você precisa ter fé.
O cantor popular disse: Andar com fé eu vou, a fé não costuma falhar.
O camarada que não tem nenhuma intimidade com Deus já fala sobre fé.
VOCÊ ESTÁ TENDO INTIMIDADE COM DEUS? COMO ESTÁ O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS? EM QUE VOCÊ TEM BUSCADO RESPOSTAS PARA OS SEUS DILEMAS?
É um monte de crente buscando conselhos onde não se deve buscar.
Você tem um Deus que cuida de você. Você tem um pai que não desampara você. Você serve a um Deus que é imbatível, soberano, um Deus que não perde batalhas. É chegada a hora de você desatar as suas amarras pela fé. É isso que Tiago esta dizendo. PEÇA COM FÉ, você precisa pedir com fé. O que tem impedido da sua oração ser ouvida? Você precisa ter fé.
Eu quero dizer para você nesta noite que aquele homem de fé, que aquela mulher fé, não está lá fora. Aquele homem e aquela mulher de fé estão aqui dentro. Peça com fé e você receberá. Deus te trouxe aqui nesta noite para que você saia daqui com essa certeza no seu coração - É SÓ PEDIR COM FÉ.

PEÇA SEM DUVIDAR

A oração da fé acaba com as dúvidas. As amarras da dívida vão ser desatadas nesta noite. Peça sem duvidar.
É tantas dúvidas que você está tendo.
Vou ou não vou?
Faço ou não faço?
Estudo ou não estudo?
Oro ou não oro?
Vou no culto ou não?
Vou ser discípulo ou não?
Entrego o dízimo ou não?
Sigo a Cristo ou não? E se eu seguir o que vão pensar de mim?
Afinal de contas, desperte, pois DEUS TE CHAMA.
Tem gente rodando em círculo, vai e volta no mesmo lugar porque a dúvida tem lhe impedido de avançar. VOCÊ PRECISA VIVER NA EXPECTATIVA DE QUE TEM ALGO A SER CONQUISTADO. TEM ALGO DE DEUS PARA VOCÊ.
Precisamos aprender com o que Tiago está nos dizendo
Tiago está dizendo: Se alguém necessita de sabedoria. - Verbo, presente, passivo, indicativo, terceira pessoa, singular/verbo finito.
Sentido: sentir falta - estar sem ou carecer.
Falta de que? Sabedoria - substantivo, genitivo, singular, feminino.
Sentido: a característica de utilizar o conhecimento e experiência com bom senso e discernimento.
Peça - verbo, presente, ativo, imperativo. Ou seja, peço, rogo, peço para mim.
Verbo ativo, no presente.
Você tem que pedir. E saber pedir.
A Bíblia fala que não recebemos porque não sabemos pedir. "Pedis e não recebeis porque vocês pedem mau".
O versículo 6 na Linguagem de hoje diz assim: "Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro".
Peça porém com fé - O sentido aqui descrito por Tiago é - FORTE CONFIANÇA EM ALGUÉM OU ALGO, FREQUENTEMENTE COM O OBJETIVO DE CONFIANÇA PRETENDIDO. (fé salvadora; atitude pela qual a inteira personalidade descansa).
Nos versículos 2–4, Tiago desenvolveu o problema das provações e a necessidade de superá-las (o quê e o porquê), e agora nos versículos 5–8 ele discute o “como– isto é, a solução para superá-las: ou seja, por intermédio da sabedoria e da fé. Isto flui naturalmente do versículo Tiago 1.4 “e a perseverança deve ter ação perfeita, para que sejais aperfeiçoados e completos, sem vos faltar coisa alguma.” ou seja, Tiago está dizendo para aqueles que permitem que a perseverança faça o seu trabalho perfeito neles nada falta. Aqui Tiago volta-se para a única coisa que falta a muitos de nós: sabedoria para enfrentar as nossas provações com sucesso.
A necessidade de orar com fé (1.6–8) Em seguida, Tiago qualifica a promessa e define as condições para uma oração adequada – a saber, a importância fundamental da fé sobre a dúvida ao se chegar a Deus em oração (a palavra que conecta os versículos 5 e 6 é “pedir”). Quando nos dirigimos ao Senhor, devemos “acreditar e não duvidar”. A vida cristã é caracterizada pela centralidade em Deus, pois os crentes confiam nele em todas as áreas da sua vida e exemplificam essa confiança na sua vida de oração, trazendo tudo diante dele por sabedoria e orientação. Quando pedimos com fé, aceitamos a sua palavra e confiamos nele implicitamente, acreditando na sua benevolência amorosa para conosco. Não há a certeza de que ele irá atender ao nosso pedido, mas uma certeza de que nos ouvirá e fará o que é melhor para nós. A fé aqui referida não é uma fé salvadora, mas uma confiança ativa em Deus e no seu constante cuidado por nós. Devemos recordar que quando Deus diz “não” ou “espere” aos nossos pedidos, é porque ele nos ama o suficiente para não nos dar o que queremos. O velho ditado “O pai sabe o melhor” é verdade na nossa vida de oração.
Nao podemos ter “mente dividida – em um momento concentrada em Deus e em outro concentrada no mundo. A pessoa assim nunca está firme espiritualmente, mas está constantemente falhando no compromisso e na confiança em Deus. E dessa forma ficamos titubiando, se devemos confiar nele ou em nós.
Tiago pergunta se acreditamos verdadeiramente que ele é o nosso Pai amoroso, que dá, ou se, no fundo, o consideramos indiferente e assim seguimos o nosso próprio caminho. Este tipo de mentalidade envolve não apenas duvidar se Deus pode ou irá fazer o que lhe foi pedido; implica, na verdade, deixar Deus fora da situação e tentar satisfazer a necessidade por nós próprios. Devido a esta dúvida, podemos falhar entre o pensamento concentrado em Deus e o pensamento egocêntrico. Tais pessoas, diz Tiago, assemelham-se a “uma onda do mar, levada e agitada pelo vento”. As suas mentes divididas levam-nos para trás e para a frente e fazem-nos perder o controle espiritual. Tornam-se tão instáveis como o mar, não apenas durante um tufão, mas mesmo com o “tempo” normal, com as ondas a atirarem-nos para cima e para baixo e de um lado para o outro.
Estes padrões sempre em mudança do mar tornam-se uma imagem perfeita daquilo a que infelizmente poderíamos chamar a vida cristã normal, com uma forma de pensar mais terrena do que espiritual. Em um momento confiamos em Deus; no seguinte vivemos para nós mesmos. Poderíamos chamar essas pessoas de “enjoadas espiritualmente” - em um minuto para cima (concentrada em Deus), no minuto seguinte para baixo (concentrada no mundo).
Há dois resultados para tal inquietação de vida (v. 6b) e isolamento exterior de Deus (v. 7–8). Estes cristãos, a partir de cima para baixo, “não devem esperar receber nada do Senhor”, uma vez que confiam nele por muito pouco. “Esperar” em grego é oiesthō, “pensar, supor” e, por isso, poderia ser traduzido como: “Não pensem que receberão nada”. Uma vez que estas pessoas dependem tanto da sorte cega como dependem de Deus, nunca deveriam supor que Deus as recompensará pela sua indecisão, dando ouvidos aos seus pedidos.
Deus pode dar dons “bons e perfeitos” Tiago 1.17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto e descem do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”, mas os dá àqueles que estão concentrados nele e lhe pedem por isso, Tiago 4.2 “Cobiçais e nada conseguis. Matais e invejais, e não podeis obter; brigais e fazeis guerras. Nada tendes porque não pedis.” Aqueles que deixam Deus fora da sua vida grande parte do tempo, nunca deveriam esperar muito dele. Eles esperam que as coisas funcionem para eles sem recorrer a Deus trabalhando em suas vidas. Contudo, ele não é um pai demasiado indulgente que continua a salvar os seus filhos narcisistas das confusões em que eles próprios se meteram. Se não querem nada dele, não obterão nada dele. Como em Tiago 4 (2b), “Não tens porque não pedes a Deus”.
Sabe a razão pela qual Deus as vezes não tem dado algo para alguém? Porque é gente “de mente dividida e instáveis em tudo o que fazem” Tiago 1.8 “pois vacila e é inconstante em todos os seus caminhos.” . Esta frase atua como um resumo dos versículos 5–8. O cético é uma pessoa que tem múltiplas personalidades espirituais e por definição é “instável” em todas as áreas da sua vida. Ele tem “mente dividida”, e a oração para que seja eficaz deve envolver toda a mente.
A autossuficiência nega a oração e obriga Deus a sair da situação.
Mais uma vez, isto é muito mais do que aquilo que normalmente entendemos como dúvida, pois é uma visão de mundo completamente egocêntrica, com pouco espaço para Deus ou dependência dele. Em suma, Tiago está se referindo a uma falta de cuidado em considerar Deus e o seu lugar na vida de alguém. Não é a dúvida entendida como incerteza, mas uma recusa deliberada e consciente de confiar em Deus em qualquer ponto - uma abordagem sem fé da vida. Isto produz uma pessoa inquieta, sem âncora ou alicerces estáveis para proporcionar segurança para o futuro.

CONCLUSÃO:

A instabilidade completa causada por uma mente dividida e um estilo de vida egocêntrico destroem qualquer esperança de paz ou segurança na vida.
O que na sua vida precisa ser desatado hoje. O que precisa ser eliminada completamente da sua vida. O que tem impedido voce de viver uma vida de fé, de confiança, uma vida de dependencia.
Desate sua amarras emocionais
As vezes ficamos amarrados em coisas simples e por isso nossa fé é sufocada...
Desate as amarras do passado - NÃO VOS LEMBREIS DAS COISAS PASSADAS, NEM CONSIDEREI AS ANTIGAS. EIS QUE FAÇO UMA COISA NOVA, AGORA SAIRÁ A LUZ” (Isaías 43:19-19). Não é fácil desatar as amarras do passado, mas, é mais difícil ainda passar o resto da vida carregando esse fantasma, é preciso força e aceitação, busque a ajuda de Deus, peça que o liberte do passado e que todos os nós sejam desatados.
“PORTANTO, EU DIGO: TUDO O QUE VOCÊS PEDIREM EM ORAÇÃO, CREIAM QUE JÁ O RECEBERAM, E ASSIM SUCEDERÁ” (Marcos 11:24).
Related Media
See more
Related Sermons
See more