JESUS É MAIOR DO QUE A RELIGIÃO! Lucas 20.41-47

Lucas   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views

Jesus é Senhor da nossa História, seu governo se estabelece em nossos corações.

Notes
Transcript
Grande ideia: Jesus é Senhor da nossa História, seu governo se estabelece em nossos corações.
Estrutura: Jesus é apresentado como “Senhor”, em outras palavras, o próprio Deus (vv. 41-44) e Jesus adverte seus discípulos sobre o severo juizo sobre os “intérpretes da lei” (vv. 45-47).
"É escandaloso como a doutrina da ressurreição foi, simplesmente, relegada a segundo plano em nosso discurso. Aqueles que faleceram em Cristo já desfrutam da bem-aventurança, já veem a Deus, “limpos de coração” (Mt 5.8). Vamos encontrá-los! Os cristãos ressuscitarão, para se banquetear, para celebrar por toda a eternidade. Os cultos fúnebres de cristãos precisam ser uma celebração. Lembramos as boas memórias que temos daquele cristão que faleceu, choramos, nos entristecemos (cf Jo 11.35), mas celebramos que aquela pessoa será levantada dentre os mortos. Nós a reconheceremos e seremos reconhecidos por ela. Nós celebraremos juntos a graça triunfante de Jesus Cristo por toda a eternidade." (from "O credo dos apóstolos: as doutrinas centrais da fé cristã" by Franklin Ferreira, Tiago J. Santos Filho)
Psalm 110:1 NAA
Disse o Senhor ao meu senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.”

Disso também concluímos que em Cristo há algo mais excelente que sua humanidade; por isso, Ele é chamado o Senhor de Davi, seu pai. Este ponto de vista é corroborado pelo que se afirma na segunda sentença do versículo. Pode-se, deveras, dizer que reis terrenos se assentam à destra de Deus, visto que reinam por sua autoridade; contudo, aqui, se expressa algo mais sublime: um rei é escolhido de maneira peculiar e elevado à posição de poder e dignidade em proximidade a Deus, a dignidade cujo crepúsculo apareceu em Davi, enquanto em Cristo ela resplandeceu em supremo esplendor. E, como a destra de Deus é elevada muito acima de todos os anjos, segue-se que Aquele que se assentou ali é exaltado acima de todas as criaturas.

Aprendamos deste fato que, por mais numerosos que sejam os inimigos que conspiram contra o Filho de Deus e tentam subverter seu reino, tudo isso é inútil, pois jamais prevalecerão contra o imutável propósito de Deus. Pelo contrário, eles serão, pela grandeza do poder de Deus, prostrados ante os pés de Cristo. E, como esta predição não se cumprirá antes do último dia, que o reino de Cristo será atacado por muitos inimigos, de tempos em tempos, até ao fim do mundo. Assim, lemos paulatinamente: tu governas no meio de teus inimigos.

1. O evangelho apresenta Jesus como Senhor. (vv. 41-44)
(a) Repare que os escribas eram os “mestres da lei”. E os fariseus eram “zelosos pela lei”.
Mark 12:35 NAA
Jesus, ensinando no templo, perguntou: — Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?
Matthew 22:41–42 NAA
Estando reunidos os fariseus, Jesus lhes perguntou: — O que vocês pensam do Cristo? De quem é filho? Eles responderam: — De Davi.
(b) E a questão agora era: “quem era Jesus?”
Warren Wiersbe diz que essa é a maior questão porque se nós estivermos errados sobre Jesus, estaremos errados sobre a salvação, perdendo, assim, nossa própria alma.
(c) Vamos definindo o termo principal dessa passagem:

κυριος kurios

de kuros (supremacia); TDNT - 3:1039,486; n m

1) aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor

1a) o que possue e dispõe de algo

1a1) proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre

1a2) no estado: o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano

1b) é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores

1c) título dado: a Deus, ao Messias

Leon Morris:
As pessoas que empregavam o título “Filho de Davi” (Lc 18.38; Mt 21.9) claramente imaginavam que o Messias era alguém que derrotaria todos os inimigos de Israel e traria um novo reino davídico. Pensavam que o filho de Davi era semelhante a Davi na Sua pessoa, ponto de vista e realização. Não há falta de escritos judaicos do período que falam do Filho de Davi em termos de um nacionalismo estreito que esperava o triunfo de Israel sobre todos os seus inimigos (e.g. os Salmos de Salomão). Jesus quer que percebamos que o Messias não era filho de Davi naquele sentido mesquinho. Era Senhor, Senhor dos corações e vidas dos homens. Chamá-Lo de Senhor de modo significante é vê-lo como sendo muito maior do que meramente um outro Davi.
O adjetivo kýrios, de uma raiz “avolumar-se”, “ser forte”, significa a. “que tem poder”, “habilitado”, “autorizado”, “válido”. O poder denotado é um poder de controle, antes que força física. Leis são válidas, pessoas são autorizadas ou competentes, e governantes podem ter um poderoso impacto. Um segundo significado b. é “importante”, “decisivo” ou “principal”.
Foerster, W., e G. Quell, “kýrios, kyría, kyriakós, kyriótēs, kyrieúō, katakyrieúō”, org. Gerhard Kittel, Gerhard Friedrich, e Geoffrey W. Bromiley, trad. Paulo Sérgio Gomes, Dicionário Teológico do Novo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013), 539
Se didáskalos é mais comumente usado pelo próprio Jesus bem como por outros (cf. Mc 14.14; Mt 10.24–25), kýrios em Lucas e João tem suas raízes na vida e obra de Jesus. A ressurreição é decisiva, pois ela mostra que Jesus é ainda o Senhor e lança uma nova luz sobre seu ensino (cf. o uso de Sl 110.1 em Mc 12.35ss.). A palavra kýrios é assim vista como apropriada para o senhorio abrangente de Jesus. Nele Deus age como o kýrios faz no AT.
Foerster, W., e G. Quell, “kýrios, kyría, kyriakós, kyriótēs, kyrieúō, katakyrieúō”, org. Gerhard Kittel, Gerhard Friedrich, e Geoffrey W. Bromiley, trad. Paulo Sérgio Gomes, Dicionário Teológico do Novo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013), 546
(d) Jesus rebate o simplismo dos escribas ao apresentar o “Cristo” apenas como “Filho de Davi”.
Jesus foi intitulado de "Senhor, Filho de Davi" várias vezes por pessoas que, pela fé, buscavam perdão ou cura. A mulher cuja filha estava sendo atormentada por um demônio (Mateus 15:22), os dois homens cegos à beira do caminho (Mateus 20:30) e o cego Bartimeu (Marcos 10:47) todos clamaram ao filho de Davi por ajuda. Os títulos de honra que deram-lhe declaravam a sua fé nEle. Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-filho-Davi.html#ixzz3fKLfavLg
(e) Jesus evoca aqui um dos chamados “salmos messiânicos”:
Salmos 110:1
1 - DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
(f) Atente para os dados: http://ejesus.com.br/jesus-cristo-nos-salmos/
Um dos temas predominantes nos Salmos é o tema do Messias. Cerca de 10% ou 16 dos Salmos podem ser classificados como Salmos Messiânicos. São os Salmos 2, 8, 16, 22, 23, 24, 40, 41, 45, 68, 69, 72, 89, 102, 110, 118.
Cristo derrotará os inimigos de Deus. Jesus é Deus, e um dia Ele reinará sobre o mundo, fazendo os Seus inimigos ajoelharem-se perante Ele. Esta promessa é citada duas vezes pelo autor dos Hebreus (1:3 e 10:13) e é uma certeza que Jesus um dia vai derrotar Satanás e será Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
N. T. Wright:
Para os primeiros cristãos, parte da questão sobre Jesus era que o Deus vivo estava plena e pessoalmente presente nele, e não presente pela metade ou parcialmente. O que aconteceu em Jesus, e sumamente em sua morte, foi a ação pessoal do próprio Deus, e não a de algum representante ou semideus.
(f) Em suma:
O significado, portanto, é: qualquer que seja a demência dos homens, o que quer que ousem maquinar, isso não terá nenhum valor para destruir o reino de Cristo, o qual foi estabelecido não pela vontade dos homens, mas pela designação de Deus, e, portanto, é sustentado por energia eterna.
Calvino, João. Harmonia dos Evangelhos (Volumes 1, 2 e 3) (Portuguese Edition) (p. 1118). Edição do Kindle.
Lucas 1.30–33 (NAA)
30 Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Maria; porque você foi abençoada por Deus. 31 Você ficará grávida e dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
2. O evangelho implica também em juízo. (vv. 45-47)
(a) Jesus continua em seu ensino, e enquanto “todo o povo” ouvia, Jesus se vira para os “seus discípulos”.
(b) Quem eram os escribas?

ESCRIBAS Pessoas que, originalmente, reproduziam o texto bíblico fazendo cópias escritas à mão; com o tempo, contudo, chegaram a adquirir a categoria com que são conhecidos no NT. Aqui são chamados de “mestres da lei” (Lc 5:17) e “intérpretes da lei” (Mt 22:35). Estavam particularmente associados com os fariseus; o seu modelo era Esdras, o escriba (Ne 8:1–9).

Como vemos no NT, é uma ordem fechada de eruditos qualificados que receberam por sucessão o espírito de Moisés (Mt 23.2). Eles gozam de alta reputação (Mc 12.38–39) e são aqueles que conhecem a lei e proclamam a vontade de Deus por meio da sua pregação, ensino e juízos. Como eruditos eles questionam Jesus sobre a sua mensagem e sobre a quebra da tradição, e como membros do Sinédrio eles ajudam a processar e condená-lo.
Jeremias, J., “grammateús”, org. Gerhard Kittel, Gerhard Friedrich, e Geoffrey W. Bromiley, trad. João Artur dos Santos, Dicionário Teológico do Novo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013), 140
(c) Jesus ainda insiste em usar os escribas como exemplos de uma postura anti-evangélica: eles praticavam uma espécie de “religião ostentação”:
A MENSAGEM:
"Jesus disse aos seus discípulos, mas para que todos ouvissem: “Cuidado com os líderes religiosos. O prazer deles é ostentar títulos acadêmicos, receber elogios publicamente, desfrutar posições de destaque, assentar-se nos lugares principais durante o serviço religioso. Além disso, o tempo todo eles exploram os fracos e indefesos. Quanto mais oram, pior fica a situação deles. Mas no fim irão pagar por tudo isso”." Sent from Bible Study
(d) As acusações contra os escribas são distintas em Lucas, fazendo-se referência particular ao seu estudo e à sua posição e privilégios resultantes dele.
Luke 11:46–52 NAA
Mas Jesus respondeu: — Ai de vocês também, intérpretes da Lei! Porque sobrecarregam os outros com fardos superiores às suas forças, mas vocês nem sequer com um dedo tocam nesses fardos. Ai de vocês! Porque edificam os túmulos dos profetas que os pais de vocês assassinaram. Assim, são testemunhas e aprovam com cumplicidade as obras dos pais de vocês; porque eles mataram os profetas, e vocês edificam túmulos para eles. Por isso, também disse a sabedoria de Deus: “Mandarei para eles profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão”, para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o santuário. Sim, eu afirmo a vocês que se pedirão contas a esta geração. Ai de vocês, intérpretes da Lei! Porque vocês pegaram a chave do conhecimento. No entanto, vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam entrando.
(e) Além disso, mais dois agravantes dos escribas: eles gostavam de serem os primeiros e extorquiam as viúvas:
Marcos 10:43-44
43 - Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
44 - E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
(f) O juízo de Deus sobre eles seria seríssimo: “grave condenação”:
Isaiah 10:1–2 NAA
Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem decretos opressivos, para negarem justiça aos pobres, para privarem do seu direito os aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!
NTLH:
40 "Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!"
Mateus 15.8–9 (NAA)
8 “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.”
3. Outras aplicações:
(a) Jesus é o Messias. “O Deus vivo estava plena e pessoalmente nele,e não presente pela metade ou parcialmente”.
Catecismo Menor, Lutero:
Creio em Jesus Cristo, verdadeiro Deus, nascido do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria, é meu Senhor, que me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou da morte, vive e reina eternamente. isto é certíssima verdade.
(b) A religião humana é um culto personalista, é como se o homem cultuasse a Deus pelos seus próprios métodos. É humanista na sua origem.
Gênesis 3.6–7 (NAA)
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu. 7 Então os olhos de ambos se abriram; e, percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Ilustr.:
A história por trás do hino:
Rhea F. Miller foi a única filha de Martin Ross e Bertha, de Brooktondale, Nova York. Seu pai era conhecido como "Vovô Ross". Tinha sido um bêbado e não queria ter nada com religião. Sua esposa Bertha era fiel a Deus, apesar da embriaguez do marido. Sua fidelidade a Deus e as orações de familiares e amigos levaram seu marido a sua salvação e libertação do álcool. Como resultado, ele entrou para o ministério e se tornou pastor da Igreja Batista em Brooktondale. A família Miller frequentava a igreja Batista, cujos membros incluíam um jovem chamado Howard Miller Vassar. Ele foi salvo em 1910 quando ele tinha apenas 16 anos de idade. Não demorou muito para ele e Rhea se enamorassem depois de se formar pela Universidade Colgate. Howard e Rhea se casaram.
Um dia, em 1922, aos 28 anos de idade, durante uma caminhada nos campos de sua casa em Brooktondale, Rhea começou a refletir sobre o testemunho de seu pai, de como ele tinha sido salvo e liberto do álcool e de como ele tinha dito que preferiria ter Jesus do que todo ouro e prata do mundo, e todas as casas e terrenos que o dinheiro podia comprar. Assim a canção nasceu.
Rhea F. Miller escreveu as palavras de sua canção do coração em um pedaço de papel e deu para a sua mãe de George Beverly Shea.
Em 1932, uma cópia desse poema foi deixada em cima de um órgão em uma casa de família em Nova York. Sentado no órgão estava um músico de 23 anos de idade chamado George Beverly Shea.
O poema de Rhea chamou a atenção do jovem George. As palavras no papel soaram verdadeiras para o clamor de seu coração. E assim, as colocou em música. Ao ouvir seu filho cantando este testemunho de compromisso, a mãe de George veio da cozinha com lágrimas nos olhos e encorajou-o a cantar a canção na igreja no domingo seguinte.
Quando os fiéis ouviram a voz profunda de George cantar “Eu prefiro ter Jesus do que a prata e o ouro”, mal sabiam eles que a canção estava destinada a se tornar uma das mais bem conhecida de todas as canções contemporâneas cristã.
Alguns anos mais tarde, George juntou forças com outro jovem - o evangelista Billy Graham. Juntos eles viajaram o mundo. Billy Graham pregava e George cantava. Suas duas canções favoritas eram “Quão grande és Tu” e sua canção preferida: “Eu prefiro ter Jesus.”.
JESUS É MELHOR
Jesus é melhor sim, que ouro e bens.
Jesus é melhor do que tudo que tens.
Melhor que riquezas e posições.
Melhor muito mais do que milhões.
Pode ser um rei com poder nas mãos.
Mas do mal o escravo sim,
Mil vezes prefiro o meu Jesus.
E servi-lo até o fim.
Jesus é melhor que qualquer valor.
Amigo leal, no prazer e na dor.
Melhor do que tudo, Ele é pra mim.
Melhor que qualquer, bom amigo enfim.
Jesus é mais puro, que a linda flor
Jesus é melhor, Ele sim satisfaz.
Jesus é melhor, sim Ele é Amor.
Caminho, Luz, Verdade e Paz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more