UM CASO ATERRORIZANTE

ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

John 8:1-11

Intro.
(falar da serie de mensagens… “ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA” …
é uma série expositiva de casos desesperadores da Bíblia.
A Bíblia está repleta de casos desesperadores. Estamos falando de Situações e circunstâncias humanas que aparecem na Palavra de Deus que parecem não haver solução. Como foi o caso da Grande Tempestade no Mar da Galileia, Como a doença de Mulher com o fluxo de sangue… e muitas outras situações que estao registradas na Biblia.
Situações que para a mente humana, são impossíveis, mas são resolvidas com facilidade pelo poder de um Deus soberano!
Hoje vamos estudar um caso aterrorizante… uma situacao de morte garantida, mas Jesus estava presente e a mulher sobreviveu.
Vamos ler o texto de mais um caso que nos mostra que ha esperanca para casos de desesperanca
Ler o texto
John 8:1–11 NVI
1 Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. 2 Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. 3 Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos 4 e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. 5 Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?” 6 Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. 7 Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. 8 Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. 9 Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. 10 Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?” 11 “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.
Você consegue imaginar o medo que deve ter tomado conta do coração daquela jovem mulher?
Peco para você tentar imaginar o terror quando ela foi surpreendida e levada para o Templo a força para ser julgada e condenada a morte?
Deve ter sido um momento de terror como poucos já vivenciaram!
Ao ser conduzida trêmula à presença de Jesus, ela sabe em seu coração que está prestes a ter uma morte horrível por apedrejamento. No entanto, seu caminho a havia levado à presença do "grande Deus do universo". E, quando ela O conheceu, tudo mudou para sempre!
Gostaria que hoje analisássemos esse Caso de desespero. Por quê? Bem, porque quero que você saiba que o que Jesus fez por essa pobre e miserável mulher, Ele também fará por você. Veja bem, ela veio à presença Dele como uma pecadora condenada, mas saiu da presença Dele como uma mulher transformada e com uma nova oportunidade na vida.
Vamos analizar esse caso…

I. V. 3 UMA PECADORA CONDENADA

John 8:3 “3 Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos”

A. Seu pecado -

De acordo com a narrativa, ela foi pega no próprio ato de adultério. Ela era culpada perante o Senhor e perante o mundo.
Veja bem, o adultério é um pecado vil, mas não é pior do que qualquer outro pecado.
- James 2:1010 Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.”
Na verdade, mesmo que a pessoa nunca cometa um pecado como o dessa mulher, ainda assim ela seria culpada perante o Senhor!
(Ill. Romans 3:10 “10 Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer;”
; Romans 3:23 “23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,”
Galatians 3:22 “22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.”
Todos nós somos tão culpados quanto essa mulher, nosso problema é que simplesmente não admitimos isso - Proverbs 28:13 “13 Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”

B. Sua vergonha -

"Os mestres da lei e os fariseus" estavam com pressa - eles queriam era prender Jesus - Na pressa de levar essa mulher a Jesus, seus acusadores provavelmente não lhe deram tempo suficiente para se vestir adequadamente antes de levá-la a público.
Seja como for, ela certamente foi humilhada pela acusação pública e pela revelação de seu pecado.
(Ill. O pecado é uma coisa vergonhosa!
E Não ha nada que voce possa fazer para esconde-lo do Senhor.
Jesus disse: Luke 12:3 “3 O que vocês disseram nas trevas será ouvido à luz do dia, e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado dos telhados.”
- Matthew 7:21–23 “21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!”
Chegará o dia do julgamento e da revelação total - Revelation 20:11–15
A melhor coisa que podemos fazer e ir ao Senhor hoje…

C. Sua sentença -

Seus acusadores estavam absolutamente corretos! De acordo com a Lei, ela merecia morrer
- Leviticus 20:10 “10 “Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.”
Deuteronomy 22:22 “22 “Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel.”
So ha um pequeno problema aqui: Onde estava o seu parceiro? Ambos deveriam morrer por esse pecado! O homem pode ter feito parte desse esquema para atacar Jesus. Ele pode ter tido permissão para escapar. No entanto, essa mulher era culpada e merecia morrer.
(Ill. Ninguém escapa do pecado! A penalidade do pecado é garantida - Rom. 6:23; Eze. 18:4.
A fatura do pecado sempre chega! O dia de pagamento chega!
A única esperança que qualquer pecador tem é fugir para os braços de Jesus.
Ele é a única esperança que qualquer pessoa tem neste mundo ou no mundo vindouro.
Ele é o único caminho - John 14:6 “6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Hebrews 2:3 “3 como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.”
(Ill. Na ansia para humilhar essa mulher e desacreditar o Senhor, eles a levaram ao melhor lugar possível. Eles a levaram a presença do melhor advogado do mundo, o único que podia lidar com seu passado e seus problemas e que poderia consertar tudo).
(Ill. Nunca pense que Jesus não se importa com você. Ele é o amigo do pecador! Jesus era conhecido por andar com pecadores notórios,
Luke 7:34 “34 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’.”
Luke 15:2 “2 Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.”
Luke 19:7 “7 Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ”.”
Jesus não estava preocupado com Sua reputação, Ele está preocupado com nossa alma eterna).

II. V. 3-9 UM ESQUEMA CRUEL

A. O plano -

Esses homens estavam tentando enquadrar Jesus num dilema.
Se Jesus simplesmente deixasse a mulher ir embora, Ele seria visto como alguém que não se importava com o pecado e poderia ter sido preso por violar a lei.
Se, no entanto, Ele permitisse que a mulher fosse morta, ele teria destruído Sua reputação de ser o "amigo dos publicanos e pecadores".
Eles achavam que Jesus não tinha escapatória.
(Ilustração: Esses homens religiosos são exatamente como os legalistas de nossos dias. Eles não se importavam com essa mulher, seu pecado, sua alma ou seu destino eterno. Tudo o que lhes importava era pressionar sua agenda e sua marca de justiça. As coisas não mudaram! Todos os fariseus são iguais).

B. O problema -

O plano deles poderia ter sido bem-sucedido com um homem comum, mas eles estavam lidando com Jesus Cristo, e Ele simplesmente se recusou a seguir as regras deles!
Quando tentaram enganar Jesus, descobriram que haviam encontrado um adversário à altura. Observe como Ele respondeu aos argumentos deles.

1. V. 6 Jesus os ignorou -

John 8:6 “6 Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo.”
Enquanto eles estavam falando com o Senhor, Ele simplesmente se ajoelhou e começou a escrever no chão. Ele não compartilha com a mesquinhez e a falta de amor deles pelos pecadores.
(Ill. O que Jesus escreveu? Bem, por 2.000 anos, os homens tentam resolver esse pequeno mistério. Hoje, vou lhe dar uma resposta teológica profunda: Eu não sei! E ninguém mais sabe! Mas podemos conjecturar algumas possibilidades sobre esse assunto. Talvez Ele tenha escrito:
a. Os Dez Mandamentos. Afinal de contas, foi seu dedo que os escreveu pela primeira vez!
b. Talvez Ele tenha escrito seus nomes em cumprimento a Jeremiah 17:13 “13 Ó Senhor, Esperança de Israel, todos os que te abandonarem sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.”
c. Talvez Ele tenha escrito
Lv. 20:10 “10 “Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.”
Deuteronomy 22:22 “22 “Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel.”
d. Talvez Ele tenha simplesmente escrito os nomes de suas amantes na areia.(pecados pessoais de cada um deles… - a partir dos mais velhos)
O que quer que o Senhor tenha escrito no chão, certamente chamou a atenção deles.
A propósito, Ele também sabe como falar ao seu coração! Como é melhor vir a Ele pela fé!)

2. V. 7-9 Jesus os expôs -

John 8:7–9 “7 Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. 8 Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. 9 Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.”
Quando Jesus falou, Ele disse: "Aquele que estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra".
Eu não creio que Jesus não estava exigindo que nenhum juiz fosse sem pecado. Se fosse esse o caso, nenhum ser humano seria capaz de julgar qualquer assunto, mesmo em um tribunal.
Acho que o que Jesus pode ter dito a esses hipócritas foi: "Aquele que estiver livre desse pecado específico, que atire a primeira pedra nela".
Veja bem, o adultério pode ser cometido com a mente e o coração tão certamente quanto pode ser cometido com o corpo!
Nesse momento, toda a gritaria cessou e tudo o que se ouviu foi a queda de suas pedras e o arrastar de suas sandálias enquanto se afastavam silenciosamente.
Veja bem, o pecado desses homens foi exposto diante de seus semelhantes, da mulher acusada e, o mais importante, diante do Senhor.
(Ill. Vamos pelo menos dar-lhes crédito pelo fato de que, quando se viram como realmente eram (talvez a percepção mais dolorosa de todas), pararam de pedir a morte dessa mulher.
Quero que você saiba que uma das coisas mais difíceis que você pode enfrentar é você mesmo - como você realmente é!
Entretanto, quando você consegue se vê como um pecador, pode fazer algo a respeito.
(Paulo teria ido para o inferno se não tivesse ficado cara a cara consigo mesmo na estrada para Damasco - Atos 9)
Quando somos convencidos de nossos pecados, esse é o momento de nos achegarmos a Jesus. Afinal de contas, Ele é o único que pode lidar com o problema do pecado do homem).

III. V. 9b-11 A SALVAÇÃO COMPLETA

John 8:9–10 “9 Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. 10 Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?””

A. V. 9b-10 Jesus a encarou -

Somente Jesus poderia ter limpado o Templo dessa maneira e, quando a última pedra atingiu o chão do Templo, Jesus se levantou e encarou essa mulher pecadora.
Ao ficar diante dela, Ele era o único qualificado para pegar a primeira pedra, bem como todas as outras pedras, e apedrejá-la até a morte.
Quando ela ficou de frente para Jesus, ela estava diante do juiz supremo do universo!
(Ill. Ela havia chegado a um ponto em sua vida em que era apenas ela e Jesus. Sempre chega a esse ponto!
Eventualmente, em algum lugar, algum dia, você terá de encarar Jesus.
Eventualmente, em algum lugar, algum dia, você terá que se curvar diante de Jesus!
Oh, tenho certeza de que Ele lhe tem dado oportunidades nesta vida para se aproximar Dele.
O que você tem feito com elas?
Meu amigo, ou você recebe o perdão e a salvação de Jesus em um dos encontros da vida que Ele mesmo lhe proporciona ou você O enfrentará no dia do juizo final como o supremo Juiz do universo.
Qual você prefere que seja? No final, tudo sempre se resume a você e Jesus. E o que você fizer com Ele hoje determinará onde e como você passará a eternidade!)

B. V. 11 Ele a perdoou -

10b. “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?””
John 8:11 “11 “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.”
A única pessoa qualificada para atirar uma pedra se recusou a fazê-lo!
Jesus lidou com ela com base na compaixão.
Os religiosos a condenaram e a consideraram digna de morrer apedrejada; Jesus, porém, viu alguém digno de Seu amor e que valia a pena salvar.
Jesus perguntou:
"Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?””
John 8:11 “11 “Ninguém, Senhor”,
O léxico Grego-Inglês do Novo Testamento diz que Kyrios significa: senhor, mestre. Aquele que está no comando em virtude da posse, proprietário"
Quando ela ficou diante de Jesus, ela o reconheceu como seu Senhor e mestre, o proprietário, dono da sua vida…
Por sua simples confissão de Cristo como Senhor, a salvação passou a ser dela.
Isso é tudo o que precisa para ser salvo!
Romans 10:9 “9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor -Kyrios- e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”
Não há nada mais fácil do que isso!
Até mesmo crianças pequenas podem compreender essa verdade e torná-la real em suas vidas.
E quanto a você? Você já deu esse passo de fé?
(Ill. Qualquer pessoa que queira ser salva pode ser salva por meio da fé no sangue derramado do Senhor Jesus Cristo!
Revelation 22:17 “17 O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.”
João 3:16;
John 6:37 “37 Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”
Observe o que Jesus disse a ela: "Eu também não a condeno."
Quando um pecador vem a Jesus pela fé, ele recebe o perdão de todos os seus pecados e a libertação absoluta de toda condenação,
Romans 8:1 “1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,”
1 Corinthians 6:9–11 “9 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos e, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.”
Isso é motivo de Aleluia!)

C. Ele a libertou -

Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.”
Ela recebeu uma nova vida -
Durante toda a sua vida, ela esteve sujeita ao deus deste mundo, Satanás.
Tinha sido prisioneira de suas próprias concupiscências e desejos, Efésios 2:1-3.
Jesus, porém, veio e soltou as algemas que a mantinham presa ao pecado e a libertou!
(Ill. Como sua vida mudou! Pense nela anos depois ao olhar para seus filhos e seu marido. Uma família que ela nunca teria tido se não tivesse conhecido Jesus).
(Ill. Jesus é especialista em pegar vidas desperdiçadas e arruinadas, salvá-las por Sua graça e restaurá-las à utilidade.
Toda pessoa que vem a Jesus para ser salva recebe esse novo contrato de vida -
2 Corinthians 5:1717 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
Recebemos uma oportunidade para começar de novo e, e com Cristo em nossa vida, realmente temos uma chance de fazer algo de nossas vidas -
1 Peter 1:23 “23 Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.”
(Observação: Jesus a chamou de "mulher", versículo 10. Ele só usou esse termo duas vezes no Evangelho de João. Uma vez no capítulo 2 e outra no capítulo 19.
Em ambas as ocasiões, foi um título de honra aplicado à Sua mãe, Maria.
Seria equivalente ao termo "Senhora". Era um termo de honra dado a uma mulher digna de honra.
Essa mulher era tudo menos uma "mulher" digna de honra".
Mas Jesus tem uma maneira de ver o que não é como se fosse.
Em outras palavras, Ele não viu essa mulher como ela era,
Ele a viu como ela poderia se tornar por meio Dele!
Jesus pegou uma pessoa condenada por seu pecado, sem Deus e carnal e a transformou em uma mulher digna de honra!
Quando Jesus olha para um pecador perdido, certamente vê o potencial em sua vida.
Como fez com essa mulher, Ele o vê como ele pode ser por meio Dele.
Amigo, a vida não precisa continuar sendo como é hoje para você. Ela pode ser melhor e pode ser nova, se você vier a Jesus!
A propósito, qualquer homem ou mulher pode viver para o diabo. Mas é preciso um homem e uma mulher de verdade para viver para Jesus).
(Ill.) Houve um culto especial na capela de uma penitenciária de Ohio, o governador estava presente para conceder a liberdade a vários condenados. O suspense aumentou quando chegou a hora de o governador anunciar os nomes dos selecionados. "Reuben Johnson, venha à frente e receba seu perdão!" Ninguém respondeu. O capelão dirigiu sua atenção para Johnson e disse: "Reuben, é você, venha!" Mas o homem olhou para trás, supondo que houvesse mais alguém com esse nome. Então, apontando diretamente para ele, o capelão exclamou: "É você mesmo, venha!" Depois de uma longa pausa, ele se aproximou lentamente do governador para receber seu perdão. Quando terminou o culto, os outros prisioneiros marcharam para suas celas, Johnson entrou na fila e começou a caminhar com eles. O diretor chamou: "Reuben, seu lugar não é mais aí. Você é um homem livre!"
Jesus não perdoa os pecadores para deixá-los como os encontrou. Ele os perdoa para mudá-los para sempre! Ele não o salvará e o deixará em seus pecados. Junto com Sua salvação vem uma nova vida e a liberdade do domínio do pecado (Rom. 6:14).
Conc:
Talvez, como essa mulher, sua vida tenha sido destruída e arruinada pelo pecado. Talvez você tenha sido prejudicado por pessoas religiosas. Talvez esteja procurando um Salvador compassivo, Alguém que conserte tudo. Quero convidá-lo a vir a Jesus. Ele te aceita com você é. Ele te ama e quer te salvar. Ele quer libertá-lo de sua escravidão. Ele quer te dar vida e vida plena! Portanto, Ele o convida a vir a Ele hoje.
George Wilson foi condenado à forca depois de ter sido condenado por matar um guarda enquanto roubava um trem de com o dinheiro do pagamento salarios do Gov. federal. O sentimento público contra a pena capital levou a um eventual perdão do presidente Andrew Jackson. Inacreditavelmente, Wilson se recusou a aceitar o perdão. É possível alguém fazer isso? O caso tornou-se tão confuso do ponto de vista jurídico que a Suprema Corte teve de se pronunciar sobre ele. O presidente da Suprema Corte, John Marshall, deu o veredicto: "Um perdão é um pergaminho cujo único valor deve ser determinado pelo receptor do perdão. Ele não tem nenhum valor além daquele que o receptor lhe dá. George Wilson se recusou a aceitar o perdão. Não podemos imaginar por que ele faria isso, mas ele o fez. Portanto, George Wilson deve morrer". Consequentemente, Wilson foi enforcado. A graça de Deus torna-se um perdão do pecado somente para aqueles que a recebem.
Amigo, se você nunca confiou em Jesus como seu Salvador pessoal, se ainda está perdido em seus pecados, você corre um perigo terrível hoje!
Veja, você está condenado perante Deus, John 3:18 “18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado,- está destinado ao inferno- por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.”
No entanto, há uma graca, um perdão disponível para você, se quiser recebê-lo!
Veja bem, Jesus, o mesmo gracioso Salvador que interveio na vida dessa mulher e mudou tudo para ela, foi para uma cruz em um lugar chamado Calvário.
Lá, Ele morreu naquela cruz. Quando morreu, Ele estava morrendo por você. Ele estava morrendo para que você pudesse viver.
Três dias depois de morrer, Ele ressuscitou dos mortos. Agora, Ele o convida a vir a Ele, pela fé, para a salvação, Matthew 11:28 “28 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”
John 6:37 “37 Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”
Se você vier, Ele o receberá e o salvará.
Amigo, em um sentido espiritual, toda pessoa que não crer já está condenado diante de Deus. Ela está na forca e o laço está em seu pescoço. A qualquer momento, ela pode se encontrar morta e perdida para sempre no fogo do inferno.
Não deixe que isso aconteça com você! Jesus está pronto para perdoá-lo e recebê-lo se você vier a Ele.
Ele está chamando você para vir? Se estiver, então venha a Ele para receber o perdão dos pecados e a salvação hoje mesmo!
Se há questões em sua vida que precisam ser resolvidas, este altar é o lugar onde elas serão resolvidas para sempre.
Related Media
See more
Related Sermons
See more