BATISMO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

1 . A ORDENANÇA DO BATISMO

1.1 importância do batismo

Texto base

4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição

Porque nós nos Batizamos?

1.1.1 Ensinado por Jesus

Se o exemplo de Jesus é o exemplo a ser seguido pelo mundo, certamente deve ser viável segui-lo. Mas precisamos nos lembrar desse grande fato. Após pedirmos ao Espírito que nos diga o que Jesus faria e recebermos uma resposta, devemos agir independentemente dos resultados para nós mesmos.
Charles Sheldon
Cristo foi batizado (Mt 3.16)

16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Pontos importantes:
Revelação da Trindade;
A presença e aprovação do Deus no batismo;
O grande exemplo de Jesus;
Analise: Fritz Rienecker de Evangelho de Mateus.
Evangelho de Mateus 2. Aquele que toma sobre si todo o juízo, 3:13–17

Jesus quer abrir o acesso ao trono da graça. Com nitidez, vislumbra no fim de seu caminho a cruz. No seu batismo ele assume decididamente essa cruz. – Considerado para si somente, ele poderia ter tido alegria, mas a sua ligação com a humanidade coberta de culpa constituiu-se na grande carga de sua vida, que lhe trouxe a morte. Por isso sua morte também se tornou o verdadeiro cumprimento do batismo de João. Por conseguinte, o batismo de João veio a ser, no seu auge, uma clara profecia da morte de Jesus.

Três sinais miraculosos formam a resposta divina ao batismo de Jesus:

• Os céus se abrem;

• O Espírito Santo desce;

• A voz de Deus fala.

O Senhor aprovou que seus discípulos batizassem (Jo 4.1–2)

1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2  (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judeia, retirando-se outra vez para a Galileia.

Pontos importantes:
Jesus juntamente com os Seus discípulos dão continuidade a pratica do batismo.
Cristo ordenou que as pessoas fossem batizadas na era da igreja (Mt 28.19).

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Pontos importantes:
A ordenança do batismo está dentro da grande comissão,
Analise:
Evangelho de Mateus 1. A Grande Comissão, 28:16–20

A essa ordem poderosa, Ide!, acrescenta-se a tríplice ordem de serviço ou ordem de missão de Jesus:

• Façam que todos os povos sejam discípulos!;

• Batizem-nos!;

• Ensinem-nos!

1.1.2 Cumprido e ensinado pela igreja

Entregue-se à obediência, embora não o faça com o sentimento que deseja. A fé deve primeiro ir antes, e então o sentimento seguirá.
John Bradford
A Igreja primitiva deu lugar de destaque ao batismo (At 2.38,41; 8.12–13,36; 9.18; 10.47–48; 16.15,33; 18.8; 19.5)
Três impostantes enfases sobre o batismo na era da igreja
Batismo dos Judeus crentes

12 Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. 13 O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.

Batismo do Apostolo Paulo

18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. 19 E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos.

Batismo dos Gentios crentes

47 Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? 48 E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.

O Novo Testamento usou a ordenança para retratar ou simbolizar importantes verdades teológicas (Rm 6.1–10; Gl 3.27; 1Pe 3.21).

27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. 28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa

Pontos importantes:
O batismo no sentido aplicado consiste em fazer parte de Cristo
Porque nós nos Batizamos?
Ensinado por Jesus
Cumprido e ensinado pela igreja

1.2 O significado de batismo

Quanto mais você lê a Bíblia e quanto mais medita sobre ela, mais fica surpreso com ela. Aquele que é apenas um leitor casual da Bíblia, não conhece a altura, a profundidade, o comprimento e a largura dos poderosos significados contidos em suas páginas.
Charles Spurgeon
Engate de contexto:

32 E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. 33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34 Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

- Para que nós possamos compreender e responder melhor esta pergunta devemos ver a luz d escritura como o tema bastimo está associado.
O batismo é associado:

907 βαπτιζω baptizo

de um derivado de 911; TDNT - 1:529,92; v

1) mergulhar repetidamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas)

2) limpar megulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho

3) submergir

O batismo é associado na doutrina bíblica:
Morte - Ato de cair sem mais ação e vida.
Sepultamento - Local onde há impossibilidade de cultivar vida;
Ressurreição - Ato de ressurgir dos mortos ou voltar a vida;
Engate de contexto:

13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. 14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. 16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Concretização do anuncio;
Morte

45 Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. 46 Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 47 E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Ele chama por Elias. 48 E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber. 49 Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo. 50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito

Sepultamento

50 E eis que certo homem, chamado José, membro do Sinédrio, homem bom e justo 51  (que não tinha concordado com o desígnio e ação dos outros), natural de Arimateia, cidade dos judeus, e que esperava o reino de Deus, 52 tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus, 53 e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado. 54 Era o dia da preparação, e começava o sábado. 55 As mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. 56 Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos.

E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.

Ressurreição

16 1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. 2 E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. 3 Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? 4 E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. 5 Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. 6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.

- Eis a perfeição do plano de Deus!
Mateus 3.15 “Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.”

1.2.1 União com Cristo (Rm 6.1–10)

3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele

Morte
Romanos 6.3 “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”
Sepultamento
Romanos 6.4 “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
Ressurreição
Romanos 6.5 “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,”

1.2.2 Arrependimento e perdão (At 2.38; 22.16),

37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo

Pontos importantes:
Arrependei-vos - Pratica consciente feita por um individuo que reconhece sua condição de pecador

1.2.3 Ser discípulo de Cristo (Mt 28.19)

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Porque nós nos Batizamos?
União com Cristo
Arrependimento e perdão
Ser discípulo de Cristo
Related Media
See more
Related Sermons
See more