A vida da Igreja! - Parte 4 | Efésios 1.11-14

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Introdução!

Na semana retrasada, a última vez que estivemos pregando na quarta-feira, falamos sobre a REDENÇÃO.
Nós vimos que a palavra REDENÇÃO era usada para fazer referência ao resgate de um homem que tinha sido feito prisioneiro de guerra ou escravo.
Isso nos faz entender de uma forma bem clara aquilo que JESUS CRISTO fez por nós.
Em Cristo recebemos a libertação de uma dívida que jamais poderíamos pagar.
Jesus pagou o resgate por nós e por isso é o DONO da nossa vida. Ele é o nosso Senhor!
Isso aqui fala da substituição da vide de Cristo em favor da nossa vida.
Jesus fez muitas coisas maravilhosas, mas o seu propósito principal aqui foi o de buscar e salvar os perdidos (Lucas 19.10), doar-se a si mesmo em resgate de muitos (Mateus 20.28)
Falamos um pouquinho também sobre graça. Isso é importante. Porque foi o transbordar da graça que nos deu acesso a essas bençãos espirituais.
O desejo de Deus era que os cristãos da Igreja de Éfeso propagassem a respeito dessa graça e assim como receberam também repassassem.
O plano de Deus para a salvação deve ser espalhado em toda a terra.
A vida da Igreja, uma das nossas atribuições é compartilhar essa mensagem.
O mistério foi revelado a nós para que pudéssemos tornar o evangelho visível.
A centralidade de Jesus Cristo. Enquanto falamos de vida da Igrejas isso é muito importante.
A adoção encontramos em Cristo!
A redenção encontramos em Cristo!
E a próxima benção espiritual, que é a HERANÇA, também encontramos em Cristo.
Ler o texto: Efésios 1.11-14.
Em união com Cristo recebemos muitas coisas. Benção espirituais como a adoção, redenção e agora a HERANÇA.
Que maravilhosa notícia! Fomos feitos herança.

Fomos feitos HERANÇA!

É assim que começa o v.11, dizendo que “Em Cristo fomos também feitos herança...”
Já falamos rapidamente aqui sobre herança quando tratamos sobre a adoção.
Agora de fato é utilizado a palavra HERANÇA. “Fomos também feitos herança...”
A herança é destinado aos herdeiros. E herdeiros são aqueles que, sem contar méritos pessoais recebem a todas as bençãos correspondentes a salvação em Cristo Jesus.
Não merecemos, mas pela graça fomos alcançados por ela e nos tornamos herdeiros, ou melhor, em Cristo fomos feito HERANÇA.
Como é bom poder contemplar o plano do Senhor de resgate do homem e saber que nós estamos incluídos nisso.
O nosso Deus não se assemelha às divindades pagãs que agem de acordo com as circunstâncias mutáveis.
Lembra o que Paulo escreve aos Romanos? Romanos 8.31-39.
Romanos 8 é um dos meus textos preferidos. Uma exposição de amor e de verdade.
Dentro do nosso tema de que o nosso Deus é diferente e ele nos ama de uma forma incondicional podemos ver os v.38-39.
Romans 8:38–39 NAA
38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Esse texto nos leva a entender o amor de Deus por nós. Um amor culminado na entrega do seu filho, seu único filho, e assim através dEle nos torna co-herdeiros.
O texto no final do v.11 vai dizer que Deus faz as coisas conforme o conselho da sua vontade.
Isso me lembra a forma como eu devo orar. Lembra da oração ensinada em Mateus 6.10b “seja feita a tua vontade”.
Devemos estar prontos para entender a vontade Deus.
O v.12 vai trazer como devemos nos comportar. Gosto sempre de lembrar da campanha de missões do ano de 2013 que tinha como tema “vivo para a glória de Deus”.
Tudo o que nós somos, possuímos e fazemos vem de Deus.
Uma frase de John Piper me chamou atenção em um livro e como isso ressoou em meu coração.
Se tentamos fazer obras “para a glória de Deus” sem entesourarmos a glória de Deus em nosso coração, isso é uma fraude. A palavra hipocrisia foi criada precisamente para satisfazer o esforço de dizer com obras o que não sentimos com o coração. - John Piper
As nossas obras precisam glorificar a Deus e o nosso coração precisa estar ciente disso.
Deus nos livre de fazer alguma coisa para conseguir a glória ou o tapinha nas costas.
Isaiah 42:8 NAA
8 Eu sou o Senhor: este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura.”
A bíblia é clara quanto a divisão da glória, isso não existe.
Desejamos sempre apontar para o Senhor. Mais amamos sermos usados por Ele.
Como é bom se deixar ser um instrumento de Deus para abençoar as vidas.
O que não podemos perder é o coração. É saber que a obra que está sendo feita é para a gloria de Deus.
Vivemos para a glória de Deus.
O v.13 e o 14 fazem o fechamento dessa primeira parte da Carta aos Efésios. E como já vimos existem algumas transições. Assim foi para a obra do Pai (v.5 - Adoção em Cristo) para a obra do Filho (v.7 - Redenção através do seu sangue).
Agora mais uma vez acontece, ha uma transição para o Espírito Santo. O v.13 no final vai falar um pouquinho mais do Espírito Santo.
Os efésios tem certeza da sua inclusão em Cristo e tudo aquilo que essa inclusão proporciona.
Depois que eles ouviram “a palavra da verdade”.
Lucas vai dizer em Atos 19.10 que todos os que viviam na Ásia ouviram a Palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.”
Agora existe uma diferença em como os homens ouvem. Sabemos que alguns ouvem, porém se endurecem com relação ao evangelho.
Existem também os que escutam e soa como uma canção amorosa, mas não aceita o evangelho e quer viver a sua maneira como bem entender. Ouvem sem a compreensão do coração que necessita de uma mudança de vida.
As vezes até pensamos assim: “hum, essa mensagem é para fulano de tal, ele tava precisando ouvir isso...” e a nossa mente está tão cauterizada que a palavra de Deus não muda quem somos porque só pensamos na palavra para as pessoas.
Jesus em algumas oportunidades advertiu aos ouvintes a tomarem cuidado com o que estavam ouvindo.
Mateus 7.24-27 “todo aquele que ouve as minhas palavra e as pratica é comparado ao homem prudente que construiu a sua casa no lugar certo, na rocha firme...”
Em nossa vida não devemos ser apenas ouvintes da palavra da verdade, mas um praticante.
E o Ap. Paulo fala para os Efésios que eles ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação e creram em Jesus.
Que maravilha ser reconhecido assim.
Haviam muitos erros no mundo daqueles dias, muitos falsos evangelhos. (Gálatas 1.6-9). Mas os efésios haviam ignorado ou rejeitado esses falsos evangelhos.
Os efésios creram em Jesus e na sua obra da redenção. Eles tinham colocado a sua confiança no Senhor.
Após falar essas coisas o Ap. Paulo vai dizer que “vocês foram selados pelo Espírito Santo da promessa.”
O exemplo do selo é para nos levar a entender que somos autenticados, é uma certificação.
Hernandes Dias Lopes entende como uma assinatura de dono atestando a genuinidade do documento.
Em Romanos 8.9 o próprio Ap. Paulo vai dizer que se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
E quem confirma a nossa filiação é o Espirito. E se recebemos a filiação SOMOS HERDEIROS. Recebemos a herança.
Romans 8:16–17 NAA
16 O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.
Aqui é a parte final do que estamos falando e resume muito bem a herança e a salvação de quem tanto falamos.
Vamos ver o v.14. O Espírito é o penhor da nossa herança.
O Espírito Santo nos foi dado como garantia. Garantia da glória por vir. Glória essa que não vem só quando existe a separação da alma e do corpo, mas especialmente, na grande consumação de todas as coisas. A segunda vinda de Cristo.
William Barclay diz que a experiência do Espírito Santo que temos neste mundo é uma antecipação das alegrias e bênçãos do céu.
O Espírito Santo é a confirmação de que somos filhos de Deus.
Isso nos leva a entender, mais uma vez, que a nossa vida deve ser para a glória de Deus.
Romans 14:8 NAA
8 Porque, se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.
O nosso destino final não é aqui. Por isso, entregue a sua vida ao Senhor de uma forma completa.
O fim ou propósito de todas as coisas jamais repousa no homem, sempre repousa em Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more