Esperança Para os Dilema da Vida

ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Exodus 13:17–22

Intro.
(falar da serie de mensagens… “ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA” …
é uma série expositiva de casos desesperadores da Bíblia.
A Bíblia está repleta de casos desesperadores. Estamos falando de Situações e circunstâncias humanas que aparecem na Palavra de Deus que parecem não haver solução. Como foi o caso da Grande Tempestade no Mar da Galileia, Como a doença de Mulher com o fluxo de sangue, O Caso a Aterrorizante da Mulher pega no Ato de Adulterio… e muitas outras situações que estao registradas na Biblia.
Situações que para a mente humana, são impossíveis, mas são resolvidas com facilidade pelo poder de um Deus soberano!
Por favor Peguem suas Bíblias, e abram em Êxodo, capítulo 13 - Êxodo, capítulo 13. Quero falar com vocês hoje sobre esse assunto: Esperança Para os Dilema da Vida
Exodus 13:17 “17 Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.”
Vamos dar uma parada por aqui. (olhar na tela)...
Observe o fato de que Deus os guiou.
Você não se alegra com o fato de Deus nos guiar? A Bíblia diz: "Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Romanos 8:14).
Agradecemos a Deus por isso e nos regozijamos com o fato de Deus nos guiar.
E, no entanto, às vezes, amigos, nos encontramos nas maiores confusões. E nos encontramos em estradas secundárias. Encontramo-nos em becos sem saída. Encontramo-nos em lugares áridos. E dizemos: "Bem, se Deus está nos guiando, então Ele não sabe ler um mapa. Ou então, eu não sei como seguir. Ou então, devo estar fora de Sua vontade, porque, se Deus está me guiando, por que é que eu estou num beco sem saída ou numa estrada deserta?"
Bem, hoje vamos tentar responder a isso com a Palavra de Deus.
Vamos Descobrir que Deus realmente nos guia. E estamos na estrada do Rei. Estamos em uma jornada de alegria com Cristo como nosso companheiro, o Espírito Santo como nosso guia e a Bíblia como nosso mapa.
Mas, ainda assim, muitas vezes as coisas não acontecem exatamente como esperamos. Encontramos muitas coisas inesperadas ao longo da estrada da vida e, no entanto, não é porque lemos mal o mapa.

I. O Dilema Chamado Desvios

Antes de mais nada, quero que você se lembre que Deus nos salva, e mediante a fe em Jesus Cristo nos tornamos filhos de Deus - John 1:12Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,”
Ephesians 2:9–10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.”
Depois que Deus nos salva, ele nos coloca na escola:
(para nos tornar mais parecido com Jesus; Romans 8:29Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. )
Deus te salva e te matricula numa escola… e nessa escola tem uma disciplina/matéria que você tem que pagar chamada: "desvios", e ela aparece bem aqui nesse texto.
Observe o texto…
Exodus 13:17–1817 Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”. -
prestem atenção no que vem a seguir -
v. 18 Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.”
A Bíblia nos diz claramente que Deus não os conduziu pelo caminho mais curto - uma rota direta - mas Deus os conduziu por um desvio.
“Deus fez o povo dar a volta pelo deserto,”
E por que Deus os conduziu dessa forma?
Por que Deus não tomou o caminho mais curto para a Terra Prometida ?
Por que o desvio?
Sabemos que uma linha reta é a distância mais curta entre dois pontos.
Uma linha reta pode ser a distância mais curta, mas nem sempre é a melhor rota.
Foi um erro? ‌Não. Isso foi um desvio divino.
Deus tem um propósito em Seus desvios.
Ele nos diz, de forma muito clara, porque não os conduziu diretamente, no versículo 17:
“17 ...Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito
Deus sabia que, se os tivesse levado pelo caminho direto, eles teriam passado pela Filístia. E se tivessem passado pela Filístia, teriam encontrado os guerreiros filisteus.
E quando vissem os filisteus, teriam se assustado. E quando se assustassem e seu coração se enchesse de medo, eles teriam dado meia volta e regressado para o Egito. Eles teriam ficado desanimados. E teriam sido derrotados. Por isso, Deus não os conduziu pelo caminho mais curto.
Note: Deus sabia que eles não estavam prontos. Eles deveriam lutar. Havia uma guerra. E Deus nos chamou para uma guerra - uma guerra santa. Ephesians 6:12 12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
Eu me alegro muito porque Deus sabe para o que estou pronto. Deus sabe para o que você está pronto.
Deus tem uma terra de bênçãos para você.
Deus tem um lugar de realização para você.
Deus tem um trabalho para você fazer.
Deus tem bênçãos e mais bênçãos que Ele quer lhe dar.
E, no entanto, Ele pode agora mesmo estar lhe conduzindo por um desvio no deserto! Andando em círculos.
E você pode pensar que está fora da vontade de Deus.
Mas você não está fora da vontade de Deus.
Deus tem um propósito em Seus desvios.
Deus sabe que você ainda não está preparado para algumas das coisas que Ele tem reservado para você.
Portanto, essa estrada sinuosa, rochosa, deserta e selvagem em que às vezes nos encontramos não significa que estamos fora da vontade de Deus.
Deus os guiou. Esse é o ponto principal: Deus os guiou em um desvio. Deus não os conduziu pelo caminho mais curto.
Às vezes, amigos, você pode chegar lá rápido demais. Já vi essas maravilhas de noventa dias. Eles sobem como um foguete e descem como uma pedra. Eles chegam lá e querem isso, e querem agora. Mas, veja bem, a razão pela qual Deus os conduziu ao deserto foi porque lá era o campo de treinamento de Deus. Era lá que Ele iria endurecê-los. Observe para onde Deus os conduziu.
No versículo 18, a Bíblia diz: Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho.
Como era esse deserto? Era um lugar de dureza; era um lugar de seca; e era um lugar de disciplina/ensino.
O que Deus estava fazendo com eles lá? Bem, Deus estava simplesmente fortalecendo-os, endurecendo. Era o campo de treinamento de Deus. E Deus estava preparando-os.
Agora, sem dúvida, eles não entenderam. Eles não sabiam o que estava acontecendo naquela época.
Eles não sabiam tudo o que Deus tinha reservado para eles.
Mas eles não precisavam saber: bastava que Deus soubesse.
Eles nunca tinham visto os filisteus. Sem dúvida, nunca tinham ouvido falar dos filisteus. Eles não sabiam o que havia lá fora.
Deus sabia que eles não estavam preparados.
Talvez você tenha pedido a Deus que lhe desse um determinado emprego, mas ainda não o tem.
Talvez você esteja orando e pedindo a Deus que lhe dê uma casa...
Talvez você esteja orando sobre sua vida amorosa ou sobre a pessoa com quem vai se casar...
Talvez alguns de vocês estejam querendo ir para a escola...
Talvez alguns de vocês estejam querendo entrar em um ministério.
Talvez alguns de vocês estejam se perguntando por que parecem estar andando em círculos.
Vocês simplesmente não estão prontos.
Psalm 84:1111 O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.”
Deus nunca está com pressa.
Deus chamou Moisés e, para prepará-lo, ele passou quarenta anos cuidando de ovelhas no deserto.
Deus chamou Paulo, e Paulo não estava pronto. Paulo foi para a Arábia.
E Deus estava simplesmente preparando-os.
Sabe, isso é uma bênção porque todos nós achamos que temos de ser bem-sucedidos no nosso tempo! e que temos de seguir em linha reta, ou estamos fora da vontade de Deus.
Não é necessariamente assim.
O importante não é que você saiba; o importante é que Deus saiba e que você O siga.
Observe que, no versículo 21 desse mesmo capítulo, a Bíblia diz:
Ex.13.21-22 “Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.”
Essa coluna de nuvem e essa coluna de fogo representam o Espírito Santo. Ao saírem do Egito, eles comeram o cordeiro da Páscoa que representa o Senhor Jesus Cristo. E a coluna de fogo e a nuvem representam o Espírito Santo para guiá-los.
Veja, depois que Deus nos redime, Ele envia Seu Espírito Santo para nos guiar. E Jesus disse:
John 16.13Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.”
E assim como aquela coluna de nuvem foi a orientação deles naquele deserto, o Espírito Santo de Deus é a sua e a minha orientação na jornada da vida.
E o importante, senhoras e senhores, não é que eu veja para onde estou indo; o importante é que, dia após dia, eu tenha meus olhos na coluna de nuvem e, noite após noite, na coluna de fogo. Momento a momento, preciso andar no Espírito.
Pode ser que você esteja fora da vontade de Deus. E pode ser que esteja andando em círculos porque não leu o mapa direito e porque não ouviu seu guia. Pode ser que você esteja completamente fora da vontade de Deus e esteja tropeçando; e vagando em algum deserto, e não tem nada que estar lá. Pode ser que isso aconteça.
Mas vou lhe dizer outra coisa. Também pode ser que você esteja perfeitamente na vontade de Deus, e Deus saiba exatamente o que está fazendo com você, e você ainda esteja andando em círculos.
Portanto, veja, seu trabalho é apenas garantir que seus olhos estejam voltados para o Senhor Jesus Cristo - que, momento a momento, haja o testemunho interno daquela coluna de nuvem e daquela coluna de fogo conduzindo você.
E isso é tudo o que você precisa saber. Você não precisa saber o resto e não precisa entender por que as coisas parecem não estar dando certo para você no momento. Deus sabe de algumas coisas que você não sabe.
Deus está vendo alguns filisteus que você não vê. Deus vê algumas fraquezas que você não vê.
E Deus sabe de algumas coisas que talvez você não saiba.
Portanto, basta manter os olhos Nele e lembrar-se da disciplina dos desvios divinos.
Deus os colocou no deserto com um propósito, la era o campo de treinamento para fortalecê-los.

II. O Dilema Chamado Becos Sem Saída

Agora, a segunda coisa que quero que você observe é o dilema dos becos sem saída - o dilema dos becos sem saída. Veja, isso no capítulo 14, começando no versículo 8:
Ex.14:8-14 “O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente. Os egípcios, com todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os cavaleiros e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quando estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor. Disseram a Moisés: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!” Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”.”
Agora, lembre-se de que eles ainda estão sendo guiados pelo Senhor e, dessa vez, chegam a algo mais agravante do que um desvio. Os desvios são irritantes. Ninguém gosta de entrar em um desvio, em uma estrada secundária. Mas, amigo, há algo pior do que um desvio: é quando você está em um desvio há muito tempo e chega a um beco sem saída - amém?
Quero dizer, quando a estrada simplesmente termina ali, e não há para onde ir, é simplesmente um beco sem saída. Foi a esse ponto que os israelitas chegaram.
E Deus ainda está guiando eles. Ali - de um lado as montanhas e do outro lado as montanhas, e na frente o Mar Vermelho, e atrás deles o Faraó com sua espada brilhando ao sol e sangue nos olhos, e todos os seus exércitos e todos os seus carros - eles estavam entre a espada e o mar. Estavam encurralados; estavam cercados. Não havia saída que eles pudessem ver.
E agora eles começam a culpar Moisés. E a irritação deles com o desvio se transforma em desespero.
"Moisés, você não sabe ler um mapa?" Ele o leu, sim. Ele estava seguindo o Senhor. Eles não estavam lá por acaso. Está muito claro que Deus os conduziu até lá. Veja no cap.14
Exodus 14:1–2 (NVI): Disse o Senhor a Moisés: 2 “Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom.
Eles estão exatamente o lugar onde Deus os queria. Deus os colocou lá. Deus os conduziu até lá. E Deus fez isso com um propósito.
Deus tinha um propósito maravilhoso. E qual era o propósito? Veja o versículo 3:
Ex.14:3O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.”
Deus os colocou naquele beco sem saída, porque estava preparando a isca para o anzol. Ele iria julgar o Faraó e estava usando os israelitas como isca.
O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto”
Exodus 14:4 (NVI): Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”. E assim fizeram os israelitas.
Agora, deixe-me lhe dizer outra coisa. Na vida, você vai se deparar com algumas situações que são agravantes e outras desesperadoras. Você vai se deparar com elas.
Não existe lar/negocios/ministerio/igreja que não passe por lugar de desespero, onde você não ve nenhuma saída.
Quero dizer, você não tera uma amigo que possa lhe dar uma sugestão que lhe indique uma saída. Você não terá nenhum livro que o ajude. Você simplesmente vai estar lá, num deserto vivendo o dilema dos becos sem saída. É onde o povo de Israel chegou, conduzido por Deus.
Quero lhe dizer uma coisa, amigo. Quando um filho de Deus chega a esse lugar, não há pânico no céu: apenas planos. Nunca houve pânico no céu - nunca!
Deus sabia exatamente o que estava fazendo. Agora os judeus não sabiam o que Deus estava fazendo.
E o que quero dizer é que eles não estavam fora da vontade de Deus quando chegaram a esse beco sem saída.
Eles estavam bem no centro da vontade de Deus. Foi Deus quem os conduziu até lá.
E por que Deus os conduziu até lá?
Para que o lugar do desespero se tornasse o lugar da dependência. (lançar completamente, totalmente, sobre o Senhor.)
Veja o capítulo 14, versículo 13, e observe o que Deus disse aos filhos de Israel para fazerem:
Exodus 14:13–16 “13 Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. 14 O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”. 15 Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. 16 Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.”
Deus os levou ao ponto de desespero para poder levá-los ao ponto de dependência.
Qual é o propósito do beco sem saída em sua vida? Quando você chega a esse lugar - quero dizer, pela mão de Deus, Deus o leva até lá - qual é o propósito disso? Bem, há quatro coisas que Deus disse aos israelitas que são verdadeiras para você hoje. O que Deus quer que você faça?

A. Não tema

Número um: Não temam. Veja o versículo 13 - veja-o: "E disse Moisés ao povo: “Não tenham medo" (Êxodo 14:13). Veja bem, Deus permitirá que você chegue a um ponto em que pareça haver todo tipo de coisa a temer, e então Ele diz: "Não tenha medo".
Não sei onde você está hoje, mas um dia, mesmo guiado pela mão de Deus, você vai chegar a um beco sem saida.
E Deus te levará a esse lugar de desespero para que você aprenda que não há nada a temer.
Trezentas e sessenta e cinco vezes na Bíblia - uma vez para cada dia do ano - a Bíblia disse: "Não temas", ou o equivalente.
Hebrews 13:66 Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?””
Assim, Deus o traz a esse lugar de desespero, para que Ele possa levá-lo a esse lugar de dependência, para que Ele possa lhe dizer: "Não temas".

B. Ficar Firme

E então Ele diz pra você: "Fiquem firmes".
Veja, por favor, o versículo 13: "Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes..." (Êxodo 14:13).
Ou seja, não está em suas mãos. Por fim, não há nada que você possa fazer.
A Bíblia diz, no Salmo 46, versículo 10: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (Salmo 46:10).
E, oh, nós nos apressamos. Estamos tão ocupados manipulando, tentando, sendo coniventes, tramando; mas, finalmente, chegamos a um lugar onde Deus nos encurrala: o mar aqui, a montanha aqui, a montanha ali e o diabo atrás. E não há outra saída a não ser para cima.
Apenas fique parado. Fique Firme. "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus". Sempre achamos que temos de fazer algo, mesmo que seja errado, não é?
“Temos que fazer alguma coisa - simplesmente fazer alguma coisa”.
Às vezes, Deus nos coloca em um lugar onde não há nada que possamos fazer.
Não há nenhum advogado a quem possamos recorrer.
Não há um banqueiro para nos ajudar.
Não há um médico para ajudar. Não há ninguém para nos ajudar.
Deus apenas diz: "Não temas; fique firme"; "Aquieta-te, e saiba que eu sou Deus".
E o lugar, o beco sem saída a que Ele nos leva - é o lugar onde você aprende a não temer e ficar firme - ficar quieto.

C. Ver a salvação do Senhor

E então, observe a seguir: "... vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje" (Êxodo 14:13).
Isso não significa ver a salvação depois que ela acontecer. Ela ainda não havia ocorrido quando ele lhes disse para vê-la.
Em outras palavras, você, pelos olhos da fé, vê o que Deus vai fazer.
Isso significa ficar parado/firme/quieto e ver Deus fazer o milagre, porque Deus não fez o milagre até que eles começassem a se mover novamente.
Significa que você deve ficar parado/firme/quieto o tempo suficiente para ver o que Deus vai fazer.
Veja bem, precisamos aprender ver coisas que não são, como se ja fossem, para que assim seja.
Hebrews 11:1 “1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
Há um momento de fé em que simplesmente precisamos dizer:
"Querido Deus, eu me coloco, em suas mãos. Eu me recuso a temer. Eu vou ficar firme, parado, quieto. Deus, se você não fizer isso, então não será feito. Mas, pela fé, eu ja vejo “o livramento que o Senhor me trará”, mesmo quando ainda não a estou vendo".

D. Deus nos mostra o caminho

Ai então, Deus nos mostra o caminho - um caminho que nunca vimos antes. Veja o versículo 15:
Exodus 14:1515 Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.”
Não há contradição aqui, onde se diz, por um lado, "Ficai firme/quietos/parado" e, por outro lado, onde se diz sigam avante - "Avançai".
Temos que chegar a esse lugar de descanso e confiança, onde, pela fé, vemos Deus em ação, e então, novamente, nos movemos de uma forma que nunca vimos antes.
E observe as instruções que Deus da para Moises: no versículo 16:
Exodus 14:16 “16 Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.”
Você sabe o que Deus fez com aquele beco sem saída?
Exodus 14:17–31 (NVI)
19 A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, 20 entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.
21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram, 22 e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.
23 Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar. 24 No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão. 25 Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldade em conduzi-los. E os egípcios gritaram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito”.
26 Mas o Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros”. 27 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar. Quando os egípcios estavam fugindo, foram de encontro às águas, e o Senhor os lançou ao mar. 28 As águas voltaram e encobriram os seus carros de guerra e os seus cavaleiros, todo o exército do faraó que havia perseguido os israelitas mar adentro. Ninguém sobreviveu.
29 Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda. 30 Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia. 31 Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu o Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.
Olhem o que Deus fez com aquele beco sem saída!
Ele o transformou em uma super-estrada de oito pistas e, a pé enxuto, eles atravessaram o Mar Vermelho.

Conclusão

Mesmo no deserto, nos becos sem saida e nos lugares mais amargos da vida, Deus sabe onde você esta e Ele conhece o caminho pelo deserto. Aleluia!!!
Oh, Ele quer que aprendamos isso. Muitas vezes, nos deparamos com desvios, demoras, atrasos e por fim becos sem saida no deserto da vida.
Chegamos ao lugar de teste em que Deus quer nos provar.
Oro a Deus para que você não falhe no teste.
Sinto que há alguém aqui que está acampado em um deserto, num beco sem saida.
Você está dizendo: "Deus me abandonou". Deus não o abandonou. Deus está lhe provando. Você não está fora da vontade de Deus. Deus o levou até lá. Está bem no mapa. Essa é a rota. É exatamente para onde Deus quiz levá-lo.
Não reclame. Não murmure. O Calvário é suficiente para você. Fique firme porque Deus tem um oásis pra você. Você não pode vê-lo, mas Deus pode vê-lo.
Depois da travessia do Mar Vermelho eles chegaram a um lugar de muitas aguas! Exodus 15:27 “27 Depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas.”
Agora, veja. O importante na vida não é que você saiba o que Deus sabe - você nunca saberá isso. Os caminhos Dele não são os seus caminhos, e os pensamentos Dele não são os seus pensamentos (Isaías 55:8).
O importante para você na vida é o seguinte: manter os olhos na coluna de nuvem e na coluna de fogo, o que, traduzido nos tempos do Novo Testamento, significa que você anda no Espírito e mantém seu coração correto com Deus. E se você estiver em um desvio, louve a Deus. Se chegar a um beco sem saída, louve a Deus!
O Senhor conhece o caminho pelo deserto.
Tudo o que você precisa fazer é segui-lo. Você vai segui-Lo. Vai deixá-Lo conduzir o Seu caminho, sem reclamar e sem murmurar?
Related Media
See more
Related Sermons
See more