OS BATISTAS

BATISTAS   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

ORIGEM DOS BATISTAS

Notes
Transcript

OS BATISTAS

INTRODUÇÃO
Nos próximos estudos iremos conhecer um pouco mais sobre a história e a teologia dos Batistas. Esse estudo é crucial para percebermos como a nossa maneira de crer é profundamente influenciada pela história e vice-versa.
Para responder à pergunta "Quem são os batistas?", tomamos emprestado o documento editado pela Convenção Batista Brasileira - CBB, intitulado "Pacto e Comunhão"
"Os discípulos de Jesus Cristo, que vieram a ser designados pelo nome Batista, se caracterizavam pela sua fidelidade às Escrituras e por isso só recebiam em suas comunidades, como membros atuantes, pessoas convertidas pelo Espírito Santo de Deus. Somente essas pessoas eram por eles batizadas e não reconheciam como válido o batismo administrado na infância por qualquer grupo cristão, pois, para eles, crianças recém-nascidas não podiam ter consciência de pecado, regeneração, fé e salvação. Para adotarem essas posições, eles estavam bem fundamentados nos Evangelhos e nos demais livros do Novo Testamento.
A mesma fundamentação tinha todas as outras doutrinas que professavam.
Mas sua exigência de batismo só de convertidos é que mais chamou a atenção do povo e das autoridades, daí derivando a designação "batista" que muitos supõem ser uma forma simplificada de "anabatista","aquele que batiza de novo”.
Por esta definição já podemos entender um pouco que os batistas têm procurado ao longo dos séculos a fidelidade às Escrituras Sagradas. Esta mesma busca continua em nossos dias.
Aplicação a sua vida: Os batistas têm uma rica herança de mais de 400 anos. Os batistas só aceitam em seu rol de membros os convertidos, você pode contar seu testemunho de conversão?
1. OS BATISTAS - POSSUEM CONVICÇÕES COMUNS COM OUTROS CRISTÃOS.
Os batistas receberam a mesma herança de fé dos demais cristãos e, por isso, temos princípios e doutrinas que nos são comuns, como por exemplo:
• Cremos em Deus como Criador de todas as coisas e como Pai Celestial que chama a si todas as pessoas e manifesta disposição paternal para com todas as pessoas.
Ele se revelou primeiro como Pai ao povo de Israel, que escolheu consoante os propósitos de Sua graça.
Isaías 64.8 (BSAS21)
Mas agora tu és nosso Pai, ó Senhor; nós somos o barro, e tu és o nosso oleiro; e todos nós somos obra das tuas mãos.
Mateus 6.9 (BSAS21)
Portanto, orai deste modo:
Pai nosso que estás no céu,
santificado seja o teu nome;
Ele é Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem enviou a este mundo para salvar os pecadores e deles fazer filhos por adoção.
Êxodo 4.23 (BSAS21)
e eu te disse: Deixa meu filho ir, para que me cultue. Mas recusaste deixá-lo ir. Por isso, matarei o teu filho primogênito.
Aqueles que aceitam a Jesus Cristo e nele crêem são feitos filhos de Deus, nascidos pelo Seu Espírito, e, assim, passam a tê-lo como Pai celestial, dEle recebendo proteção e disciplina (SI 2.7).
• Cremos em Jesus Cristo, como Filho de Deus encarnado e como Salvador de todos aqueles que nele têm fé. A mais alta lealdade dos crentes é devida a Jesus Cristo e não a credos, tradições e instituições religiosas. A autoridade de Cristo também significa que Ele é Senhor da Igreja. Nenhum ministro, sacerdote, bispo ou papa tem o direito de exercer a autoridade como se fosse o próprio Cristo.
Mateus 28.18 (BSAS21)
E, aproximando-se Jesus, falou-lhes: Toda autoridade me foi concedida no céu e na terra.
Todo homem tem acesso direto a Deus e o direito de responder por si mesmo, e de alegrar-se com a presença do Senhor no culto e no serviço. A autoridade de Cristo abrange também os valores morais.
A experiência humana, em todos os tempos, confirma a verdade dos ensinos do Senhor Jesus Cristo.
Paz, justiça e compreensão só se tornam realidade quando Jesus domina.
Cremos no Espírito Santo como guia sempre presente, que proporciona o conhecimento da vontade de Deus e o poder para seguir a Cristo na vida diária.
O Espírito Santo é um em essência com o Pai e com o Filho, sendo, portanto, pessoa divina. Ele é Espírito da verdade.
Isaías 61.1–3 (BSAS21)
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos oprimidos; enviou-me a restaurar os de coração abatido, a proclamar liberdade aos cativos e a pôr os presos em liberdade;
a proclamar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
a ordenar que se dê uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado aos que choram em Sião; a fim de que se chamem carvalho de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.
Lucas 4.18–19 BSAS21
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar boas-novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos presos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
O Espírito Santo atuou na criação do mundo e inspirou os homens a escreverem as Sagradas Escrituras .
João 16.13 (BSAS21)
Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade. E não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
João 14.17 (BSAS21)
o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, pois ele habita convosco e estará em vós.
O Espírito Santo atuou na criação do mundo e das Sagradas Escrituras.
Jo 16.13 ; 14.17 ; 15.26);
João 16.13 (BSAS21)
Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade. E não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
O Espírito Santo se manifestou de maneira singular, quando os primeiros discípulos foram batizados no Espírito Santo,
passando a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Sua plenitude e seu fruto na vida do crente constituem condições para uma vida cristã vitoriosa e testemunhante. (At 2)
o O Espírito Santo ilumina os homens e os capacita a compreenderem a verdade divina .
Gênesis 1.2 (BSAS21)
A terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
2Timóteo 3.16 (BSAS21)
Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
• Cremos na Bíblia como regra de fé e prática: A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. E o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens, sendo Deus seu verdadeiro autor, escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo. A Bíblia revela os propósitos de Deus, mostra aos pecadores a salvação, edifica os crentes e promove a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina. Revela o destino do mundo e os critérios pelos quais Deus julgará todos os homens e deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo 2 Tm 3.16
Os Batistas aceitam a Bíblia com seus 66 livros e crêem na inspiração e inerrância das Escrituras. Também rejeitam qualquer tentativa de contextualizar as Escrituras em que elas sejam subordinadas aos costumes ou crenças de alguma cultura.
• Cremos que a igreja é constituída do povo de Deus que rende culto a Deus dá testemunho do seu amor e serve aos seus semelhantes, em nome de Cristo e aparece visivelmente nas congregações locais, onde os seguidores de Cristo louvam a Deus em conjunto, propagam o evangelho, ensinam as verdades cristãs e promovem a santidade de vida e o uso cristão dos bens entre seus membros. Uma igreja local deve desenvolver cooperação voluntária com outras igrejas, e deve ser organizada em uma estrutura congregacional, utilizando o processo democrático para a tomada de decisões, considerando o Espírito Santo como guia, que lhe capacita para levar avante a missão de Cristo.
Atos dos Apóstolos 1.8 (BSAS21)
Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.
Aplicação a sua vida: Os batistas têm a Bíblia única regra de fé e prática. Você tem se esforçado para colocar os princípios bíblicos em prática?
2. OS BATISTAS TÊM CONVICÇÕES DIFERENTES DE OUTROS CRISTÃOS
Da mesma maneira que os batistas têm pontos convergentes com outros cristãos, há também algumas singularidades que nos distinguem de nossos irmãos de outras denominações. Por exemplo:
• O Batismo
Para os Batistas, o batismo é um ato simbólico da passagem do crente de uma vida de pecados, para uma vida nova. A imersão ou o mergulho do crente na água é que simboliza o sepultamento da vida passada e a ressurreição para uma vida nova Rm 6.4
Romanos 6.4 (BSAS21)
Portanto, fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Para os Batistas, a fé em Cristo surge antes do batismo, por isso, o batismo deve acontecer após a pessoa dar confissão pessoal de fé em Cristo.
Assim, os Batistas só batizam os que estão em condições de expressar a fé salvadora pessoal em Jesus. Por isso não batizam bebês recém nascidos.
Atos dos Apóstolos 2.38 (BSAS21)
Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Nem todos os cristãos têm essa compreensão. Alguns batizam bebês e crianças que não têm condições cognitivas ou espirituais para se arrependerem de pecados e outros creem na regeneração ou salvação no ato do batismo. Outros chamam de batismo o ato de derramar um pouco d'água sobre a cabeça de uma pessoa.
Essa forma é conhecida como aspersão ou efusão.
• A Ceia do Senhor
Os Batistas celebram a Ceia do Senhor como uma ordenança de Jesus à Sua igreja, praticada em memória de sua morte e ressurreição.
Lucas 22.19 (BSAS21)
Tomando o pão e tendo dado graças, partiu-o e o entregou a eles, dizendo: Isto é o meu corpo dado em favor de vós; fazei isto em memória de mim.
Por isso chamamos o tipo de ceia que praticamos de "Ceia Memorial", que serve para relembrar o sacrifício de Cristo na cruz, em nosso lugar. O crente que participa da Ceia não recebe nenhuma graça ou bênção especial, por isso ela não é um '"sacramento".
A Ceia é uma ordenança deixada por Jesus para ser observada pela sua
igreja e não é "santa", é apenas a ceia do Senhor.
Alguns cristãos têm formas diferentes de compreender e praticar a celebração da ceia. Vejamos algumas:
Transubstanciação - é a crença de que o pão e o suco de uva se transformam, no ato da consagração, literalmente, na carne e no sangue de Jesus.
Esse é o entendimento da Igreja Católica Apostólica Romana.
Consubstanciação - embora os elementos (pão e o suco de uva) sejam apenas símbolos, acontece uma união sacramental entre Cristo e os elementos da Ceia,"nos quais, com os quais e sob os quais" ele manifesta a presença de seu Corpo e de seu Sangue.
Esse tipo de ceia é praticado pelos Luteranos.
Presença espiritual de Cristo - Jesus está presente não fisicamente, mas espiritualmente.
Embora os elementos da Ceia não se transformem literalmente no corpo e no sangue do Senhor, nem o sacrifício de Jesus na cruz seja repetido, o fiel que participa desse "sacramento", recebe bênçãos ou os benefícios da sua morte na cruz.? Esse tipo de ceia é praticado pelos Presbiterianos.
As igrejas batistas observam os princípios do Novo Testamento e mantém a ceia observando tão somente os elementos que o Senhor Jesus ordenou, o pão e o suco de uva, não devendo haver o acréscimo de nenhum outro elemento. A igreja pode utilizar estratégias para incluir crianças e visitantes em suas celebrações, desde que isso não envolva o acréscimo de novos elementos na celebração da Ceia do Senhor.
Aplicação a sua vida: Apesar de termos muitos pontos em comum com outros irmãos, temos também algumas características que nos distinguem. Essas características não devem ser ponto de discussão ou desentendimento, mas precisamos também saber o que cremos para "responder a razão de nossa fé.
Como você vive a sua fé batista?
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os batistas sempre agiram sobre bases bíblicas norteadas por princípios sólidos. Podemos afirmar que, do ponto de vista doutrinário, saímos diretamente das páginas do Novo Testamento, pois seus ensinos coincidem com os ensinos de Jesus e dos apóstolos.
Mesmo reconhecendo que outros cristãos também concordam conosco nas doutrinas básicas do Cristianismo, fazemos questão de distinguir algumas diferenças, pois, de certa forma, essas diferenças nos constituem como grupo que busca ser fiel ao Novo Testamento.
Somente desta maneira, podemos vislumbrar o futuro e traçarmos nossos rumos com coerência.
SUPORTE PARA PEQUENOS GRUPOS
1. Os batistas têm convicções comuns com outros cristãos.
Quais são elas?
2. A Bíblia é nossa regra de fé e conduta. Comente como essa verdade pode ser efetivada em sua vida.
3. Fale sobre o batismo e seu simbolismo.
4. Como os batistas celebram a Ceia do Senhor?
PRÓXIMO ESTUDO
Qual a origem dos Batistas?
Related Media
See more
Related Sermons
See more