Tiago

Tiago  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

Introdução

Notes
Transcript

Introdução

Introdução
A carta de Tiago é um dos livros mais atuais e necessários para a igreja contemporânea. Tiago é comparado ao sermão do monte. Ele tem princípios práticos. Ele aborda os grandes temas da vida cristã de forma clara, direta e rica. Tiago está preocupado com a prática do cristianismo. Para ele não basta ter um credo, fazer uma profissão de fé ortodoxa, é preciso viver de forma digna de Deus.
Nestas Escolas Dominicais quero desafiar a fazermos um balanço da nossa vida, um diagnóstico da nossa experiência cristã. Creio que vai ser impossível colocarmo-nos diante do espelho deste livro sem identificar a necessidade de sermos corrigidos por Deus.
Creio firmemente que a exposição bíblica é a maior necessidade da igreja evangélica Portuguesa e Mundial. Precisamos desesperadamente de uma volta às Escrituras. Precisamos de uma revitalização nos púlpitos e também nos bancos.
A carta de Tiago é um livro prático. Este livro é considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento. Tiago é mais pregador que escritor. É como se ele nos agarrasse pela camisola, olhasse nos olhos e falasse connosco algo urgente. Um dos grandes problemas que a igreja enfrentava era colocar em prática aquilo que eles professavam. A vida estava divorciada da teologia. Esse também é o problema da igreja contemporânea. Daí, a pertinência e a urgência de estudarmos Tiago.
O tema central de Tiago é: o nascimento (1.13–19a), o crescimento (1.19b–25) e a maturidade (1.26–5.6)do cristão. Através das provas, pela paciência, recebemos a coroa. A primeira ênfase de Tiago é sobre o novo nascimento (1.13–19a). Embora a velha natureza permaneça ativa (1.13–16), o Pai nos trouxe ao novo nascimento pela Sua Palavra (1.17–19a). A segunda ênfase é sobre o crescimento espiritual (1.19b–25). Nós crescemos pelo ouvir (1.19), receber (1.21) e obedecer (1.22–25) a Palavra. A terceira ênfase é sobre a maturidade espiritual (1.26–5.6). Há três notáveis desenvolvimentos que são característicos da verdadeira maturidade cristã: 1) O controle da língua (1.26); 2) O cuidado dos necessitados (1.27a); 3) A pureza pessoal (1.27b).
Por que Tiago escreveu esta carta? Para resolver alguns problemas:
1) Eles passavam por duras provações;
2) Eles eram tentados a pecar;
3) Alguns crentes eram humilhados pelos ricos, enquanto outros eram roubados pelos ricos;
4) Alguns membros da igreja buscavam posições de liderança;
5) Alguns crentes falhavam em viver o que pregavam;
6) Outros crentes viviam de forma mundana;
7) Outros não conseguiam dominar a língua;
8) Outros se afastavam do Senhor;
9) Havia crentes que estavam vivendo em guerra uns contra os outros.
Esses são os mesmos problemas que enfrentamos hoje. Para Tiago, a raiz de todos esses problemas era a imaturidade cristã.
Tiago fala-nos sobre algumas transformações que Deus opera em nós:
Informações complementares
O autor
O escritor, que se autodenomina Tiago, tradicionalmente é identificado como Tiago, irmão de Jesus. Este irmão é mencionado pelo nome em Marcos 6:3; ele é identificado como o líder da igreja em Jerusalém em Atos 12:17; 15:13; e 21:18; e ele é descrito como "irmão do Senhor" em Gl 1:19. Mas não há consenso entre os estudiosos contemporâneos sobre quem é este Tiago. Além disso, como o conteúdo do livro é tão geral, e como ele não faz referência a eventos externos que nos ajudariam a data-lo, não há acordo sobre onde e quando ele foi escrito.
Seus leitores
Tiago dirige-se às doze tribos na dispersão, que no contexto desta carta é uma descrição figurativa dos cristãos espalhados por todo o mundo (por isso a versão em inglês de hoje [TEV] "todo o povo de Deus espalhado por todo o mundo").
A forma do livro
A carta de Tiago se assemelha a uma carta apenas em sua saudação inicial. Não tem nenhuma das outras características formais que são usuais em cartas antigas, nenhuma informação pessoal sobre os leitores abordados e nenhuma mensagem de despedida. Embora frequentemente use o endereço direto, "meus irmãos (meus amigos)" ou "meus amados irmãos (meus queridos amigos)", o corpo da escrita se parece mais com uma série de comandos curtos, exortações e sermões, consistindo principalmente de sabedoria prática para a vida diária.
Alguns estudiosos desejam fazer uma distinção entre epístola e carta. Afirmam que as cartas apresentam temporalidade, enquanto as epístolas demonstram permanência e universalidade.
Alguns temas principais
Fé e ações
Sabedoria e oração
Ricos e pobres
O controle da língua
Firmeza em meio às provações
Alguns itens de vocabulário
Meus irmãos (ou amados irmãos) é usado catorze vezes na carta e muitas vezes marca uma transição para um novo assunto (ver 1:16, 19; 2:1, 5, 14; e em outros lugares). Nesta carta, a expressão tem um uso inclusivo, referindo-se a homens e mulheres, por isso pode ser traduzida inclusivamente como, por exemplo, "meus irmãos e irmãs", ou "meus irmãos cristãos".
Bem-aventurado (1:12 e em outros lugares) é usado de maneira semelhante ao termo em Mateus 5:3–11 e Lucas 6:20–22. É melhor traduzido como "Quão feliz", "Verdadeiramente felizes são" ou mesmo "Deus será gentil", indicando quem é o agente da bênção.
A Graça é usada apenas duas vezes na carta, ambas as ocasiões estão em 4:6. Provavelmente se refere à "bondade" de Deus, de modo que a frase "dá graça aos humildes" significa "mostra bondade para com aquelas pessoas que não são orgulhosas".
Contestações
– “Deve-se distinguir entre livros e livros. Os melhores são o Evangelho de São João e as Cartas de São Paulo, especialmente a dos Romanos, Gálatas e Efésios, e a 1ª Carta de São Pedro; estes são os livros que te manifestam a Cristo e que te ensinam tudo o que precisas para a salvação, ainda que não conheças nenhum outro livro. A Carta de Tiago, diante destes [livros], nada mais é do que palha, pois não apresenta nenhum caráter evangélico” (Prólogo do Novo Testamento, de 1546. Bibel 6,10). Martinho Lutero
Lutero achava que era anti paulina, por causa da ênfase de uma vida de fé prática, em obras. Mas como irás mostrar não é anti fé, mas lembra que a fé sem obras, é morta.
PERGUNTAS
1. Que provações já tiveste que experimentar na tua vida?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Qual normalmente é a tua forma de agir quando surge a provação no imediato (não penses na resposta politicamente correta)?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Como entendes a ideia de a fé ser provada e depois da confirmação dessa fé resultar em perseverança?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Por palavras tuas o que significa “Ora, a perseverança deve ter ação completa”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NOTAS
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribosque se encontram na Dispersão, saudações.
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
sabendoque a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Tiago 1:1-4(BEARA)
MEMORIZAR
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
TIAGO 1:2-3
Related Media
See more
Related Sermons
See more