O BOM PASTOR

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Texto base:
John 10:1–10 ARA
Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava. Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Contextualização do livro
Existe uma estreita ligação (entre 9.35–41 e 10.1–21). Embora o estilo seja diferente, a conexão de pensamento é muito aproximada. Jesus se descreve como sendo o bom pastor em oposição aos falsos pastores. O bom pastor dá a sua vida por suas ovelhas; os fariseus, por outro lado, como maus pastores, não estão preocupados com as ovelhas e as lançam fora.
O homem cego de nascença, uma verdadeira ovelha, tinha sido excomungado pelas autoridades judaicas, mas Jesus, o bom pastor, foi procurá-lo e o encontrou. O que importa é essa conexão de pensamento. Uma vez que isso é visto, torna-se evidente que 10.1–21 é a continuação lógica e cronológica de 9.35–41 (e, de certo modo, do capítulo 9 em sua totalidade). William Hendriksen, João, trans. Jonathan Luís Hack, 2a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2014), 391

1. Contexto cultural

Quanto mais você lê a Bíblia e quanto mais medita sobre ela, mais fica surpreso com ela. Aquele que é apenas um leitor casual da Bíblia, não conhece a altura, a profundidade, o comprimento e a largura dos poderosos significados contidos em suas páginas.
Charles Spurgeon
- A parábola que Jesus narra só pode ser compreendida plenamente se nos reportarmos à prática pastoril daquela época, naquela região. Na Judeia, lugar de montanhas e vales, havia poucos lugares seguros com pastos suficientes para as ovelhas. Os pastores saíam com seus rebanhos e à noite precisavam colocar essas ovelhas no aprisco, um lugar seguro para protegê-las dos lobos e hienas.

1.1 - Um grande aprisco

John 10:1–3 ARA
Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
- No inverno, havia um grande aprisco para onde vários pastores levavam seus rebanhos. Esse aprisco tinha uma porta forte que ficava trancada, e a chave era confiada ao porteiro. No dia seguinte, o pastor chamava suas ovelhas e saía com elas em busca de pastos verdes e águas tranquilas

1.2 - O pequeno aprisco

John 10:7 ARA
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
- No verão, os pastores ficavam com seus rebanhos nos campos e os recolhiam a um pequeno aprisco de pedras. Esse aprisco tinha uma abertura por onde as ovelhas entravam e saíam, e o próprio pastor era a porta

2 . O Pastor e o ladrão

2.1 Características do ladrão

Não entra pela porta
João 10.1 “Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.”
Sobe por outra parte
João 10.1 “Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.”
Ladrão e Salteador
João 10.1 “Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.”

2.2 Marcas do pastor

Contexto do grande aprisco
O pastor, o porteiro abre a porta. Ele é legítimo.
João 10.2–3 “Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, ...
- Tem credenciais. É o dono das ovelhas cujo trabalho é cuidar das ovelhas.
Jesus é o verdadeiro proprietário das ovelhas;
Nenhum outro é reconhecido por ser o verdadeiro Pastor;
O pastor é reconhecido por suas ovelhas
João 10.3 “Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ...
- As ovelhas conhecem a sua voz. Distinguem sua voz da voz dos estranhos. O pastor tem cheiro de ovelhas. Ama as ovelhas e tem intimidade com elas
A obra do Senhor Jesus em nós é uma obra de intimidade;
Nossos ouvidos devem sempre está atentos para a vós do nosso Pastor
O pastor conhece cada ovelha particularmente
João 10.3 “..., ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.”
- O relacionamento do pastor com as ovelhas é individual. Ainda que seu rebanho seja numeroso, ele conhece cada ovelha pelo nome.
Jesus sendo o próprio Deus onisciente conhece cada ovelha pelo seu nome;
Jesus não somente conhece nossa identidade, mas profundamente nosso ser; (“Tu me sondas e me conheces”)
O pastor conduz suas ovelhas para fora do aprisco
João 10.3 “… as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.
- Leva-as para os campos verdes e as águas tranquilas. Guia suas ovelhas nas veredas da justiça. Mesmo quando atravessa com elas o vale da sombra da morte, jamais as desampara; ao contrário, consola-as com seu cajado e bordão. Mesmo nos desertos mais cáusticos, prepara para elas uma mesa e, diante de seus inimigos, unge sua cabeça com óleo.
Jesus conhece perfeitamente nossas necessidades;
Jesus nos conduzirá para os pastos do alimente do espirito que tanto precisamos;
O pastor vai adiante das ovelhas
João 10.4 “Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, ...;”
- Jesus lidera; ele não induz! Vai adiante para abrir o caminho, para afugentar os predadores, para livrar suas ovelhas de perigos. O pastor não toca as ovelhas como um vaqueiro toca o gado, empurrando-o; o pastor é um guia
O Deus todo criador vai na nossa frente, Jesus é aquele que vai a dianteira; (Proteção)
Além de ser nossa proteção, Jesus está no papel de direção; (Nosso guia)
O pastor é seguido pelas ovelhas
João 10.4–5 “Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.”
- Elas não seguem estranhos; seguem apenas o pastor
As ovelhas devem sentir a necessidade a voz do Pastor;
Sem está direcionada pela voz do Jesus, somos ovelhas indefesas.
Somos como pobres ovelhas indefesas; o diabo é muito sutil para nós. Qual é a nossa força? Qual é a nossa sabedoria? Como estamos prontos para nos extraviar! Quão facilmente somos arrastados para armadilhas inumeráveis, enquanto, entretanto, somos ousados e confiantes, e não duvidem, mas estamos certos e seguros! Somos ovelhas tolas no meio de serpentes sutis e lobos cruéis, e não sabemos disso. Oh, como somos inadequados para sermos abandonados a nós mesmos! E quanto necessitamos da sabedoria, do poder, da condescendência, paciência, perdão e gentileza de nosso bom Pastor!
Jonathan Edwards
Conexão
John 10:6 ARA
Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.

3. A porta e o ladrão

3.1 Jesus é a porta

John 10:7–10 ARA
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Contexto do aprisco de pedras
- Se antes Jesus fez um contraste na parábola entre o pastor e os ladrões e salteadores (10.1–6), agora ele faz um contraste entre a porta e os ladrões e salteadores (10.7–10). Jesus afirma categoricamente que ele mesmo é a porta: Eu sou a porta das ovelhas (10.7). Ninguém pode entrar no aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta. Não há outro caminho. Não há outro Salvador. Não há outro mediador. O próprio Jesus é a porta. Não se trata de uma cerimônia ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta é Jesus!
Jesus é tão grande que sua importância não pode jamais ser completamente expressa. Nenhum símbolo, tomado sozinho, pode fazer justiça à sua plenitude. Ele é, de fato, tanto a porta quanto o pastor.
William Hendriksen
Jesus é a porta da salvação
João 10.9 “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”
- Jesus é a porta da salvação, a porta do céu. Há uma porta larga que conduz à perdição, mas só Jesus é a porta da salvação. Só Jesus é a porta do céu. Ninguém poderá entrar na bem-aventurança senão por Jesus. Ninguém poderá ir ao Pai senão por Jesus.
Jesus é a porta da libertação
João 10.9 “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”
- Há portas que conduzem à escravidão, mas Jesus é a porta que conduz à liberdade. Quem entra pela porta que é Jesus entra e sai. As ovelhas de Cristo são livres. Deus nos chamou para a liberdade
Jesus é a porta da provisão
João 10.9 “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”
- Quem entra pela porta que é Jesus encontra pastagem. Nele há provisão farta e vida abundante. A nossa provisão espiritual é encontrada em Cristo. Ele é o nosso alimento. Ele é o pão da vida. Ele é a água da vida. O legalismo farisaico estava matando as pessoas; mas quem vai a Jesus encontra uma vida maiúscula, superlativa e abundante
Jesus é a porta da vida abundante
João 10.10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
- Jesus é a vida e veio para dar vida, vida plena, abundante, eterna

3.2 O perigo do ladrão

Os ladrões e salteadores não têm legitimidade
João 10.8 “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.”
Os ladrões e salteadores quanto à sua ação são devastadores
João 10.10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
- O ladrão não tem outra agenda a não ser roubar, matar e destruir. Ele vem somente para isso. Esse é um retrato imediato dos fariseus. Também aponta para todos os líderes religiosos que oprimem e destroem o povo em vez de apascentá-lo. Essa é uma descrição clara do próprio diabo, inspirador de todos os falsos pastores
Quais seriam os ladrões de hoje:
As falsas doutrinas;
Os falsos ensinamentos;
As falsas filosofias;
“Com este dito Cristo – se pudermos usar a expressão – nos puxa as orelhas, para que os ministros de Satanás não nos sobrevenham de surpresa, quando nos acharmos em estado de torpor e displicência. Pois nossa excessiva indiferença nos expõe, de todos os lados”
João Calvino, Evangelho Segundo João
Alerta
Colossenses 2.8 “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;”

4 . Aplicações gerais

Jesus é o nosso Pastor;
Nosso Senhor Jesus conhece cada ovelha sua; (Intimidade);
Precisamos está atentos a voz de nosso Pastor;
Nosso Senhor Jesus, além de nos salvar, nos liberta e nos alimenta;
Devemos está apercebidos dos ladrões, que estão para matar roubar e destruir;
Related Media
See more
Related Sermons
See more