A vida da Igreja! - Uma oração! | Efésios 1.15-17

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução!

Falamos um pouco sobre as bençãos que alcançamos quando estamos em Cristo.
Adoção, Redenção e somos feitos herança.
Fomos adotados por Deus por meio de Jesus Cristo.
Fomos redimidos através do sacrifício e o sangue de Jesus derramado na cruz do calvário.
E fomos feitos herança pela graça de Deus.
Como é bom poder olhar para a história da humanidade e ver o plano de resgate do Senhor para o homem.
Falamos também sobre a finalidade da nossa vida. A nossa vida deve ser para o “louvor da glória de Deus”.
Tudo o que somos e fazemos deve glorificar o Senhor. As nossas atitudes e palavras devem glorificar a Deus.
O último destaque de semana passada é o de ser selado pelo Espírito Santo.
Falamos que o selo era entendido como uma certificação da genuinidade do documento. Era uma forma de dizer que aquele documento era autentico.
O Espírito Santo em nós é o selo que mostra ao mundo que somos de Cristo.
Ap Paulo em Romanos 8.16 vai dizer que o que confirma que somos filhos de Deus é o espírito.
O Espírito Santo é a confirmação de que somos filhos de Deus.
Por isso que sempre que podemos falamos a respeito do fruto do espírito de Gálatas 5.22-23 (Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidao, dominio próprio). Essse fruto deve ser manifestado na nossa vida.
Os primeiro versículo de Efésios 1 o Ap. Paulo nos fala sobre as benção de Deus e ele continua agora com uma oração.
Uma oração de gratidão a Deus pela vida dos irmãos daquela Igreja.
Ler o texto: Efésios 1.15-17.
Aqui o Ap Paulo faz uma oração de gratidão a Deus pelos Efésios. Ele aponta através dessa oração alguns sensos de valores.
Nessa oração o pedido do Ap. Paulo é para que Deus abra o entendimento dos efésios para que eles vejam que são o povo mais poderoso do mundo.
Bom ressaltar. Isso quando nós estamos enraizados nEle. Totalmente firmado nEle, aí sim somos poderosos.
Então se nós estamos em Cristo podemos ter a certeza que somos o mais poderoso do mundo.
No domingo vimos o final da oração de Habacuque e hoje nós vamos ver essa oração de Paulo em favor do povo.
Conteúdo diferente, tempo diferente, pessoa diferente, mas o método é o mesmo: ORAÇÃO.
A vida cristã precisa ter uma dedicação de oração. Um tempo investido falando com o Senhor.
O primeiro ensinamento antes de entrar nos detaques e conteúdo da oração é que o cristão precisa orar.
Precisamos levar a sério a nossa vida de conversa com o Senhor.
Não lembro onde vi, mas uma frase me chamou a atenção: cristão que não ora está com defeito. É assim mesmo, se não tem uma vida de oração precisa rever a vida cristã.
Isso não é pra te levar a desistir da vida cristã, mas é um alerta para que comece hoje a viver essa vida de oração.
Gastamos tempo com tantas coisas e nos esquecemos do principal que é falar com o nosso Pai.
Vamos ao conteúdo teológico e prático da oração do Ap. Paulo.

Oração de gratidão!

No v.15 o Ap Paulo afirma que tem escutado a respeito da fé em Jesus que esses irmãos tem.
Existiam sim aspectos a serem tratados que os Efésios estavam fazendo errado, mas o Ap não podia deixar de ressaltar alguns pontos positivos que existiam na vida daqueles irmãos.
Ele tinha tinha a informação que nem tudo estava transcorrendo de maneira favorável.
A parte da advertência ele com muito cuidado e instrução do Espírito Santo deixa pro final (Efésios 4.17-6.9).
Contudo, ele sabia que aquele povo era crente em JESUS de verdade.
O Ap. Paulo também reconhece uma outra virtude dos Efésios.
Além da fé em Jesus Cristo, ele diz que reconhece que o povo era amoroso.
Amor fraternal entre irmãos. Era uma igreja que apesar dos seus problemas tinham a fé e o amor entre as suas fortes características.
É um pouco obvio mais se realmente tem uma fé em Jesus Cristo, automaticamente somos impactados pelo seu amor por nós.
Se somos amados, devemos também amar.
Devemos olhar para as características positivas das igrejas bíblicas e imita-las. Devemos olhar para aquilo que eles erraram e devemos não imita-los.
O v.16 o Ap. Paulo nos ensina sobre a honra. Honra a quem merece honra.
Ap Paulo agradecia a Deus pelas maravilhosas transformações feitas na vida dos Efésios.
E Paulo assim faz: rende graças a Deus por tudo aquilo que o Senhor estava fazendo no meio dos efésios.
Podemos notar a intensidade que o Ap. agradece.
Ele não CESSA de dar graças. Isso fala de continuidade. Ele é intenso na gratidão a Deus pela vida daqueles irmãos naquela localidade.
Existe uma regularidade em agradecer a Deus pelos Efésios. Ele não cessa de fazer.
A partir do v.17 que começa de fato o conteúdo na oração de Paulo pelos Efésios.
Os v.15-16 são agradecimentos a Deus e elogio de Paulo aos leitores.
O v.17 começa com um pedido ao Senhor.
O pedido é que seja concedido o Espírito de Sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus.
Vamos fazer os destaques necessários aqui. Sabedoria e revelação.
Aristóteles definia sabedoria como o conhecimento das coisas preciosas.
Russel Shedd entende que sabedoria representa olhar para a vida com os olhos de Deus e perceber o que ele está fazendo, para, depois, envolver-se nisso.
Paulo pede em sua oração que os leitores recebam uma crescente dose de sabedoria e pleno conhecimento de Deus.
O pedido de Paulo nada mais é para que aqueles irmãos tivessem uma percepção mais profunda do evangelho e uma visão mais clara da vontade de Deus para as suas vidas.
Ele sabia que o Espírito Santo é o único que poderia abrir o entendimento sobre as riquezas de Deus.
Indo pro segundo pedido do Ap. Paulo que é a REVELAÇÃO.
Russel Shedd tem a sua definição também. Ele diz que é a visão de todas as coisas, não apenas deste mundo que está desaparecendo, mas a visão dos valores tal como eles são traduzidos no céu.
Pedimos ao Senhor que nos dê essa revelação. Que os nossos olhos não estejam neste mundo, mas sim na eternidade que nos aguarda.
O mesmo espírito que da sabedoria, da também revelação.
Eles viviam em um difícil ambiente, assim como nós vivemos, e precisavam muito de sabedoria e revelação, assim como nós também precisamos.
O desejo de Paulo é que haja uma revelação no pleno conhecimento dele, de Deus.
Aqui está a chave da sabedoria e revelação. Conhecer plenamente o Senhor.
Uma coisa é conhecer a respeito de Deus. Outra coisa é conhecer a Deus.
O ateu diz que não há Deus para se conhecer.
O agnóstico, diz que, se há Deus, Ele não pode ser conhecido.
Prefiro ficar com o Ap. Paulo que entende que o homem não pode conhecer nem a si mesmo sem o verdadeiro conhecimento de Deus.
Conhecer a Deus é a essência da vida eterna.
Jó expressa que antes ele só conhecia o Senhor de ouvir falar, mas agora os seus olhos o veem. (Jó 42.5.)
Na oração sacerdotal Jesus diz que o conhecimento de Deus é salvação. (João 17.3).
John 17:3 NAA
E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Falar sobre o conhecimento sobre o Senhor é lembrar do texto talvez mais conhecido que é Oseias 6.3.
Hosea 6:3 NAA
3 Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! Como o amanhecer, a sua vinda é certa; ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva fora de época que rega a terra.”
Não devemos dizer: já conheço a Deus. Mas em nosso coração deve sempre existir o desejo de continuar conhecendo ao nosso Deus.
Não conseguiremos ver por completo aqui, mas devemos buscar sempre o desejo de conhecer mais do Senhor até chegar o dia em que o conheceremos como somos conhecidos. (1Coríntios 13.12).
1 Corinthians 13:12 NAA
Porque agora vemos como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido.
A minha oração, assim como o Ap. Paulo fez, é para que possamos desfrutar do conhecimento pleno do Senhor e que Ele nos dê sabedoria e revelação.
Sabedoria para olhar para a vida com os olhos de Deus e se mover naquilo que Ele está fazendo.
Revelação para entender o tempo em que vivemos e conseguir construir a vida para a eternidade.
Sabendo que precisa existir em nosso coração a disposição de conhecer o Senhor de uma forma plena.
Buscando conhece-Lo receberemos sabedoria e revelação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more