O Discipulado de Timóteo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 83 views

Mensagem ministrada a igreja sobre a importância de uma vida de discipulado

Notes
Transcript
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações.  Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.  Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você. 2Tm 1.1–5.
Talvez você conheça a expressão por trás de todo grande homem há uma grande mulher. Provavelmente você já a ouviu em algum momento da sua vida. E essa é uma frase que desperta algumas pequenas confusões. Tem gente que discorda completamente, outros vão dizer que é machismo, alguns vão nos dizer que homem e mulher devem sempre caminhar lado a lado, como as escrituras nos aponta. Porém hoje, eu não quero me ater a essa frase e as discussões que decorrem dela, eu quero resinificá-la, reconstruí-lá sobre uma outra perspectiva. E quero fazer isso sobre a ótica do nosso culto. Um culto especial realizado pelas novas gerações da nossa igreja. Crianças, juniores, mas olhando também para adolescentes, jovens e até mesmo jovens casais.
Eu reconstruiria essa frase dessa forma: Por trás de todo jovem fiel a Deus, existe um processo de discipulado.
Essa frase nos revela muito sobre a nossa conversa essa noite. Acredito que é o sonho de todos nós aqui hoje, que essas crianças que aqui estava cantando lindamente, se tornem homens e mulheres tementes e fiéis a Deus. Como igreja desejamos que se tornem uma comunidade de jovens piedosos.
E o objetivo da nossa conversa essa noite é nós, através das escrituras, encontrarmos meios, formas, ferramentas e estratégias para ajudarmos os mais jovens, as novas gerações da nossa comunidade a serem homens e mulheres íntegros, fiéis a Deus, jovens notáveis.
Para esse fim, nós vamos usar o exemplo de um jovem: Timóteo. E com a sua história, sua biografia, e descobrirmos como o discipulado, como a cultura de discipulado foi fundamental na formação do caráter, mente e coração desse jovem pastor.

CONTEXTO

Essa é a segunda de duas cartas enviadas por Paulo a Timóteo.
É uma carta de um tom muito intimo, há muita emoção impressa na carta; há muita pessoalidade. É uma carta sincera de Paulo a um jovem discípulo amado. Provavelmente a quem Paulo destina suas ultimas palavras.
Paulo escreve isso em um contexto muito delicado, ele está preso em Roma, está no meio de um Julgamento, que não estava indo nada bem, alguns amigos e discípulos o abandonaram, outros estavam envolvidos em outras demandas do Reino, enquanto outros estavam o difamando publicamente.
Paulo sabia que provavelmente não sairia vivo da sua prisão. Nesse momento, Paulo entende que seu tempo está chegando ao fim, e ele precisa passar esse bastão da proclamação do evangelho há alguém. Alguém deveria herdar seu posto, sua posição, seu legado.
Para Paulo, seu sucessor era Timóteo, era que ele o futuro da pregação do evangelho, aquele que em alguma medida, herdaria seu legado.
Ele escreve essa carta como um conjunto de conselhos e considerações para que Timóteo assumisse essa posição e também para que fosse até onde o apóstolo estava.
É muito interessante que Timóteo era claramente esse sucessor, por que ele era um jovem diferente, um jovem notável.

Desde o primeiro relato, a bíblia nos apresenta Timóteo como um jovem de caráter, vida e conduta distinta:

Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.  Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. At 16.1–2.”
Na sua primeira viagem missionária, Paulo passa por Listra, onde , provavelmente a família de Timóteo tenha conhecido o evangelho. É provável também que Timóteo tenha testemunhado o apedrejamento de Paulo.
Quando Paulo volta, Paulo ouve o grande testemunho de Timóteo, a reputação dele extrapolou sua cidade, seu bom testemunho não era conhecido apenas em Listra, mas em Icônico também.
Paulo integra Timóteo ao seu time, afim de treina-lo e forma-lo.

As escrituras continuaram nos mostrando que Timóteo era um exemplo a ser seguido.

Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas. I Corintios 4.17
Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês. Não tenho ninguém que, como ele, tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês, pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo. Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai. Filipenses 2.19–22
Diversos argumentos que nos apontam Timóteo com um caráter excelente.
RETORNANDO A 2 TM 1.1-5
Esse texto nos apresenta um dos motivos que tornaram Timóteo exemplar na sua fidelidade a Deus
E ao nos debruçar sobre esse texto, podemos afirmar que, o caráter e vida piedosa de Timóteo, se era um jovem distinto, isso se dava porque ele havia experimentado, por toda sua vida processos discipulares.
Fundamentando o argumento na frase que reconstruirmos juntos aqui.
Por trás de todo jovem fiel a Deus, existem processos de discipulado.
Então olharemos para o testemunho de Timóteo e vamos conseguir responder a pergunta mais importante a ser feita essa noite: Como podemos ajudar os mais jovens , as novas gerações, a serem fieis e tementes ao Senhor.

Por trás de todo jovem fiel a Deus, existe um discipulado familiar

Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.”
O primeiro processo discipular a qual Timóteo foi exposto, foi dentro do seu lar. Paulo reforça e elogia a fidelidade de sua mãe e sua avó, já nos apontando que foram fundamentais em forjar um coração temente a Deus.
Podemos entender que muito da fidelidade de Timóteo a Deus, com seu desejo em ser útil ao Reino de Deus, com seu engajamento com a proclamação do evangelho foi resultado de um incentivo de sua família na sua formação espiritual.
Timóteo é o produto final de um discipulado constante de sua família. Podemos apontar dois argumentos sobre isso.

Timóteo foi formado pelo exemplo no lar.

Timóteo havia sido criado em um lar piedoso. Lóide e Eunice eram mulheres tementes ao Senhor. Paulo escreve sobre a “fé não fingida” de todas as três gerações. Essa é a única citação direta sobre essas mulheres nas escrituras. E que citação, foram reconhecidas pela sua fidelidade. Elas conseguiram transmitir e formar em Timóteo uma fé genuina e verdadeira.

Timóteo foi formado pelo ensino formal das escrituras

Mesmo antes de sua conversão a Cristo, no entanto, essas piedosas judias haviam instruído Timóteo no Antigo Testamento.
Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. 15 Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 2Tm 3.14-15
Além da fidelidade daquelas mulheres, elas também investiram tempo e disposição no ensino. Timóteo era um profundo conhecedor das escrituras e muito bem fundamentado teologicamente como resultado de constante exposição as escrituras.
RESPIRAR
Ao que isso nos desafia?
De que forma podemos olhar para o exemplo dessas duas mulheres e aplicá-los em nossa vida?
Logo de cara isso nos ensina que se desejamos ver crianças e jovens tementes a Deus em nossa família e comunidade, devemos expô-los ao discipulado logo cedo, devemos nos preocupar em imprimir Jesus em seus corações. É responsabilidade da família o pastoreio e discipulado das novas gerações. E isso é urgente, há uma urgência solene nesse fato. E que somos responsáveis por isso. Pais, avós, tios são responsáveis pelo discipulado.
Isso deve acontecer nessas duas esferas: Exemplo e Ensino.
Devemos ensinar nossas crianças e jovens a serem como cristo através do nosso exemplo.
Não existe melhor relação ensino-aprendizagem do que pelo exemplo. O exemplo é o melhor professor. A didática do exemplo é imensurável e fala mais alto do que as palavras. Precisamos nos atentar que a maneira mais eficiente de discipulado é ensinarmos pelo exemplo.
Uma família convidou alguns irmão da igreja para uma refeição após a escola bíblica. Ele acaba pedindo para que uma de suas pequenas filhas fizesse a oração pra que pudessem servir a refeição. A criança chorosa disse para seu pai que não gostaria de orar porque não sabia o que falar. Então o Pai responde: Olha diga o que você sempre ouve sua mão falando para o papai do céu. Então a filha orou dizendo: É senhor, por que eu convidei tanta gente para almoçar aqui em casa hoje?
É impossível escapar dos olhos das criança. Transmitimos muito o que somos, dessa forma, e os filhos acabam, em certa medida, se tornando o que os pais são.
Se deseja que seus filhos orem, ore em casa, se deseja que seus filhos amem as escrituras, se dedique ao estudo da palavra, se deseja que se engajem com a igreja, sirva, se deseja que sejam amáveis e generosos, permite com que vejam você sendo amável e generoso.
O seu exemplo tem o poder de encorajar e inspirar as novas gerações a serem tementes a Deus.
Exemplo do meu pai. Orando de madrugada, estudando as escrituras e chorando constrangido pelo evangelho.
Isso causou em nós algo eterno em nossos corações. O testemunho vivo se tornou inspiração.
Que seu testemunho vivo, se torne inspiração para seus filhos.
Devemos investir tempo em um discipulado sistematizado, formal nos lares.
Precisamos ensiná-los através do exercício da exposição das escrituras.
Tem que investir tempo, tem que se dedicar. Ler a bíblia com seus filhos, contar histórias bíblicas, ensiná-los que Jesus é o melhor amigo deles desde muito cedo, tem que pastoreá-los, você tem que orar junto com eles, fazer cultos familiares. Precisa estimulá-los nessa prática. Não terceirize essa responsabilidade, ela é sua.
Como fazer isso?
Exemplo do livro que temos estudado em casa.
Dentro das suas possibilidades, encontre maneiras criativas, leiam a bíblia juntos, um livro, orem juntos, tenham tempo de conversa e bate papo, você tem líderes nessa igreja que estão dispostos a te ajudar a criar uma rotina de pastoreio.
É um realidade ausente
Infelizmente essa é uma realidade que não vem acontecendo, isso acontece por um fator muito problemático.
Inversão de prioridades
Estamos muito mais preocupados com a formação profissional e bem estar dos nossos filhos que temos dedicado todo nosso tempo, dinheiro e esforços nisso, e temos nos esquecido de que a tarefa mais importante da paternidade, fazer Jesus conhecido. você precisa entender que muito mais importante do que matemática e geografia, muito mais importante do que seu filho estar nas melhores faculdades e ele conhecer a Cristo, vive em um relacionamento real e intimo com o Senhor, ser temente e piedoso.
RESPIRAR

Por trás de todo jovem fiel a Deus, existe um discipulado comunitário

Ao passearmos os nossos olhos pelos texto, fica muito clara a relação intima de amizade e companheirismo que existia entre os dois. Saltam aos nossos olhos elogios feitos pelo apóstolo.
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações. 4 Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa
As expressões que encontramos nos textos, que estão grifadas, nos mostram relação profunda entre Paulo e Timóteo. Havia um grau profundo intimidade entre eles.
Podemos apontar que isso era resultado de uma vida discipular entre eles.
Duas coisas muito legais pra destacarmos aqui: Primeiro , Paulo e Timóteo viajaram juntos. Nessa viagem eles desenvolvem essa relação.
Talvez não tenha maneira mais eficiente de se conhecer alguém do que viajar alguns dias com juntos. Em uma viagem, caminhamos juntos, compartilhamos refeições, desfrutamos de experiências juntos. é muito provável que Paulo discipulasse Timóteo, tanto no ensino formal nas escrituras quanto o desfrutarem de experiências juntos.
Timóteo era algumas décadas mais novo que Paulo.
Fazendo algumas continhas básicas que Paulo era, no mínimo, 20 anos mais velho que Timóteo. Em sua primeira viagem missionária, muito provavelmente Timóteo fosse só um adolescente.
E é exatamente isso que quero ressaltar nessa noite. Paulo, mais experiente e experimentado, investiu tempo, empenho, dedicação, vida na vida, para ajudar Timóteo a ser um jovem notável. Ele seleciona um jovem duas décadas mais novo pra caminhar com ele, e ajudá-lo na sua formação.
Papel como comunidade
E é esse papel que nós como igreja, como irmãos mais experimentados, mais vividos temos que desempenhar quanto aos mais jovens e menos experientes da nossa comunidade. Também é nossa responsabilidade ajudá-los a desenvolverem seus corações e mentes e os ajudarmos a serem jovens tementes a Deus.
O grande problema é que não vemos isso com bons olhos. Naturalmente nós como igreja, segregamos as faixas etárias, dividimos a comunidade em grupos etários e de interesses. Não é ruim essa divisão, o ensino bíblico é mais eficiente e é importante termos amigos que experimentam da mesma fase da vida. Mas o que não podemos é nos fechar quanto a interação e intercambio com outros de faixas etárias diferentes.
E o que quero deixar muito claro pra nós como igreja, é que os cristãos mais velhos e experientes devem se desafiar e investirem no discipulado das novas gerações. A gente precisa se aproximar, precisamos investir tempo neles, precisamos ajudá-los a se tornarem parecidos com Jesus. É nossa responsabilidade.
RESPIRAR
Paulo lapida Timóteo, um exemplo a ser seguido
Você pode me dizer: “Jovens são difíceis e teimosos”
Porém o que nós vemos aqui é que Paulo investe na vida de Timóteo
Na perspectiva humana, Timóteo era o improvável. Timóteo era introvertido, acanhado e tímido
Timóteo sempre teve um problema por ser jovem demais.
Além de ser propenso a enfermidades frequentes.
mesmo Timóteo sendo cheio de pequenos problemas. Paulo investe na sua vida, ele lapida essa joia bruta.
2 Timóteo 1:6-7 (NVI): "Por essa razão, te lembro de reavivar o dom de Deus que está em ti pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio."
1 Timóteo 4:12 (NVI): "Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza."
é provável que Timóteo tenha até vacilado em sua determinação sobre continuar a pregar o evangelho.
2 Timóteo 4:1.2 (NVI): “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: 2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.”
Precisamos olhar para os mais jovens com essa intenção, sempre nos perguntando, o que eu posso fazer, de maneira efetiva, para ajudá-lo a ser fiel e temente a Deus?
Deus nos usa como instrumentos da sua graça para lapidarmos essas pedras brutas. Precisamos ser presentes na formação da vida cristãs destes.
Agora, de que forma prática nós podemos fazer isso:
Uma jornada de oração
você pode orar pelas novas gerações, ao invés de reclamar dessa geração, a sustente em oração. Ore pelos ministério responsáveis, pelos líderes, por aqueles que tem se disposto ajudá-los nessa caminhada.
Nova Versão Internacional 1.3 Um Incentivo à Fidelidade

lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações

Crie estratégias para caminharem juntos com os mais jovens.
Nova Versão Internacional 1.3 Um Incentivo à Fidelidade

desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa

Além da oração, você pode caminhar junto com os mais jovens, nós precisamos criar uma cultura que valorize essa interação.
Convide algum jovem pra tomar um café, se aproxime dos líderes de ministério, veja de que maneira você possa ser útil, ajude no Kaleo ajude financeiramente, financie a ida de jovens para acampamentos e eventos da igreja, convide jovens casais pra jantar em sua casa, monte um grupo de leitura bíblia, são inúmeras maneiras de você participar desse processo.
CONCLUSÃO
Precisamos aprender a sermos embaixadores, representante da graça de Deus, na vida das novas gerações. Somos instrumentos da graça.
Precisamos entender o que realmente significa representar a graça do redentor na vida das pessoas que Ele coloca em nosso caminho, precisamos… entender esses relacionamentos como oficinas nas quais o Senhor pode operar sua obra transformadora de graça. Paul Tripp
Tanto a família, quanto a comunidade, tem esse poder, serem instrumentos, oficinas de lapidação do caráter, da mente e do coração de Jovens notáveis, jovens fiéis a Deus.
Acredito que como eu, todos nós aqui hoje desejamos ver as crianças, juniores, adolescentes e jovens se tornando Timóteos, queremos uma comunidade de jovens fiéis e tementes a Deus, de valor e caráter.
Mas devemos aceitar o fato de que isso passa por processos de discipulado, vida na vida, e nós devemos, todos, nos engajar.
Aplicações finais:
Como família, se desafie a criar uma cultura de discipulado em seu lar, tanto pelo exemplo, quanto pelo ensino formal da palavra. Pastorear o coração dos filhos e netos deve ser a tarefa central da agenda.
Como igreja, devemos deixar preconceitos de lado e criarmos um ambiente de intercâmbio geracional, onde irmãos mais experientes ajudam as novas gerações a se tornarem homens e mulheres notáveis e onde os mais jovens incentivar os mais experimentados a serem mais ativos e comprometidos com sua fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more