ESCOLHIDOS PARA UMA JORNADA APOSTÓLICA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
JOÃO 15.16
Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.
INTRODUÇÃO
Narrativa do contexto do texto.
Este versículo é uma parte do discurso de despedida de Jesus, onde Ele está preparando Seus discípulos para a missão que têm pela frente.
Ilustração: Imagine um artista escolhendo cores específicas para sua paleta antes de começar uma obra-prima. Cada cor é escolhida com um propósito, assim como cada discípulo foi escolhido com um propósito divino.
2.ELEIÇÃO APOSTÓLICA
...não fostes vós que me escolhestes...
O tema em mãos não é a eleição comum dos crentes, por meio da qual eles são adotados como filhos de Deus, mas aquela eleição especial por meio da qual ele separa seus discípulos para o ofício de arautos do evangelho.
Exemplo: 1Pedro 2.9
1 Peter 2:9 ARA
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Contudo, tanto a eleição redentiva, bem como a vocação/chamado, converge em um ponto comum: a seleção é baseada nas suas próprias razões ou propósitos de um número de alternativas.
1.1 - O FUNDAMENTO DA ELEIÇÃO.
Eu vos escolhi, não fostes vós que me escolhestes o motivo e o fundamento dessa escolha é exclusivamente Cristo. Dt 7.7
Deuteronomy 7:7 ARA
Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,
Quero lembrar a todos que Deus não escolha coisas, departamentos, instituições, governos, mas pessoas.
E quando Cristo escolhe, Ele tem como alicerce dessa eleiçao a sua própria pessoa. E sobre Este firme alicerce que nossa vocação é estabelecida.
Jesus como Pedra na linguagem figurada representa força, segurança, proteção. Lc 6.48, Ef 2.19-22.
Luke 6:48 ARA
É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.
Dito isto, o questinamento que faço é: Porque tanto medo, pânico, preocupação, angústia, fraqueza, inquietação?
Será que essas vozes perturbadoras ainda prevalecem em sua mente porque talvez você esqueceu que Jesus é o dono dessa inabalável vocação/chamado?
Quem sabe, você fundamentou sua vocação sobre a "Areia do Eu", e em razão disto não esta conseguindo suportar. O desejo é desisitr.
Contudo, Cristo nos lembra pela sua palavra que a nossa vocação esta edifica sobre a "rocha da sa sua prória pessoa".
Você não tem o direito de desitir, parar ou abondonar. Anânimo, coragem! O seu chamado esta em Cristo, e por isso é implacável.
Os ventos e tempestades inerentes a esta jornada não terão força. Você permanecerá de pé.
1.2 - A RAZÃO DA ELEIÇÃO.
Essa eleição também é feita pelo dom gracioso, e não pelos seus próprios méritos que eles fossem escolhidos para o ofício apostólico.
Quem entre os homens se achará apto para desempenhar o papel de embaixador, por meio do qual Deus reconcilie consigo mesmo o mundo? Ou, melhor, que mortal é capaz de representar a pessoa de Deus? Ninguém. Porém a escolha de Jesus nos faz aptos.
Tanto os que brilham em excelência quanto os que carregam suas imperfeições não são ou estão prontos. Todos nós, sem exceção, somos insuficientes por natureza.
Na verdade nunca estaremos prontos o suficiente. E Essa incapacidade nos faz lembrar que Foi Ele que nos escolheu.
Talvez as perguntas internas são: Será que há um lugar de atuação no reino de Deus? Irão aceitar a maneira que eu me visto? O Jeito que falo?
Não precisamos se preocupar com arquétipos ou esterióticos. Isto porque, Deus não usa personagens, mas pessoas.
2.DESIGNAÇÃO APOSTÓLICA
... e vos designei...
2.1 - A MANIFESTAÇÃO DA ELEIÇÃO.
Primeiramente a eleição é oculta até que se faça realmente conhecida.
Lembra do seguintes textos?
Galatians 1:15 ARA
Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve
Jeremiah 1:5 ARA
Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
Quando alguém é designado a um ofício divino, como Paulo ou Jeremias, que foram separados por Deus ainda no ventre materno, isso revela que a escolha divina pode ocorrer em um momento, enquanto sua manifestação se dá em outro.
Sendo assim, não questione sua vocacão. Cristo te escolheu, mas ainda não chegou o tempo de manifestar os frutos desta vocação.
A resposta de Deus aos seus questionamentos é que a escolha, o chamado, a vocação, as promessas não tem prazo de válidade.
2.2 - A CAPACITAÇÃO DA ELEIÇÃO.
Segundo, o verbo designar se refere ao estabelicimento de alguém em um determinado cargo, assegurando-lhe todos os meios para exercer eficazmente.
Aquele que escolhe é o mesmo que equipa, capacita, qualifica, e entrega todas as ferramentas necessárias para exercer seu chamado.
A efetividade dos projetos, do plano estratégico feito para o departamento. O desdobramento da vocação, o sucesso do ministério do louvor ou da pregação não está em nossas habilidades, mas porque permanecemos nele.
O culto “virou” não porque dissemos A ou B, ou porque demos dois passos para cá ou pra lá, muito menos organizamos a liturgia do culto, mas porque permanecemos Nele e Ele em nós.
1 Corinthians 2:4 ARA
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,
A permanência em Cristo é recompensada pela produção de frutos e, por meio dos frutos, também pela oração respondida.
3.TRABALHO APÓSTOLICO.
...para...
Jesus agora ressalta a razão por que fez menção de sua graça.
Cristo esta afirmando aos seus discipulos e a nós que o apostolado não é um lugar apenas de honra, mas também de muito labor.
Jesus também encoraja a percorrer por um caminho que haverá lutas, aborrecimentos, perigos, adversários, resistencias. Mas aquele que nos escolheu, da a plena certeza que nada irá para o nosso trabalho.
Mark 16:18 ARA
pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
Matthew 16:18 ARA
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
4.RESULTADOS APOSTÓLICOS.
...para que deis fruto...
É impossível que alguém se devotasse diligentemente à obra, se não esperasse que o labor lhe trouxesse algum proveito.
Cristo, pois, declara que seus esforços não seriam inúteis nem sem êxito, contanto que estivessem dispostos a obedecer e a seguir quando os chamasse.
Essa verdade me faz entender que toda vez, que no caminho do labor, houver dificuldades, devemos trazer a nossa memória que nada impedirá que nossos esforços sejam inúteis ou improdutivos.
Cristo prometeu aquele feliz resultado, ainda que por algum tempo esteja oculto, ele surgirá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more