PAZ ALÉM DO ENTENDIMENTO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Philippians 4:6–7 ARA
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
PAZ ALÉM DO ENTENDIMENTO
Como alcançar a Paz que vem de Deus, mesmo sem entender plenamente?
INTRODUÇÃO
Como explicar o inexplicável? algo que está além do nosso entendimento?
Atos 16.19-26 - Paulo e Silas, orando e cantando louvores a Deus depois de terem sido surrados e acorrentados no interior de uma prisão?
Atos 27.20-25 - A tranquilidade de Paulo em um naufrágios quando até os marinheiros já haviam perdido a esperança?
Coisas como estas são impossíveis de entendermos, mas nos mostram que é possível alcançar uma paz que ultrapassa as circunstâncias, que independe das situações, que está acima de tudo.
Isto não era privilégio de Paulo, Silas e outros gigantes da fé, também nós podemos alcançar esta paz que vai além de nosso entendimento.
Vejamos os conselhos do Apóstolo Paulo, que tinha esta paz, para que também nós a possamos alcançar.
NÃO DEVEMOS ANDAR ANSIOSOS POR COISA ALGUMA
Paulo não escreveu estas palavras para INCRÉDULOS, mas sim para uma igreja. Ele sabia que o cristão também, em determinadas ocasiões, ainda que não deva, pode chegar a ficar ansioso.
Quem nunca ficou ansioso por algum motivo?
Será que agora mesmo não temos pessoas aqui que estão passando por algum tipo de ansiedade? Está no culto mas a sua mente está longe
Não é raro ficarmos ansiosos com o trabalho, estudos, filhos, saúde, situação econômica e até mesmo pelo dia de amanhã.
A verdade é que vivemos tempos em que o excesso de ansiedade tem afligido as pessoas de modo que ela acaba sendo paralisada. Não consegue sair ou tomar uma atitude.
A Palavra de Deus diz que não devemos andar ansiosos por NADA. Podemos elencar pelos menos três motivos
Ficar ansioso não nos ajuda em nada - Se ajudasse seríamos o primeiro a chorar e arrancar os cabelos para tentar resolver os problemas que se apresentam a nossa frente.
Ficar ansioso só nos atrapalha - Quando estamos ansiosos não pensamos direito e ficamos em desvantagem para resolver situações difíceis
ILUSTRAÇÃO -
Ficar ansioso demonstra a nossa falta de fé - é como dizer: “isto Deus não pode resolver
ILUSTRAÇÃO - Disse George Muller, em certa ocasião disse: “O começo da ansiedade é o fim da fé; e o começo da verdadeira fé é o fim da ansiedade”
Fé e ansiedade não combinam, são antagônicas, onde uma está a outra não pode habitar.
DEVEMOS COLOCAR TUDO DIANTE DE DEUS
Para conseguirmos a paz que ultrapassa o nosso entendimento, além de não andarmos ansiosos por coisa alguma, devemos colocar tudo aquilo que procura nos afligir diante de Deus
Filipenses 4.6 -
há pessoas que dizem: “não incomode Deus com as pequenas coisas da vida ou pessoais. Isso é uma falsa humildade.
Mandaram o Cego de Jericó não incomodar o mestre também.
Nada deve ficar de fora. Tudo o que está preocupando a você, deve ser colocado diantes de Deus
Ele conhece tudo, mas deseja que lhe contemos as dificuldade. Isto é demonstração de fé.
Se um problema é grande o suficiente para nos causar algum tipo de ansidedade, mostre pra “ela” o Grande Deus que você serve. Coloque diante Dele sua causa.
As vezes não utilizamos os recursos que estão a nossa disposição.
FRASE:
Como deve ser feito?
Pela oração -
1Ts 5.17 - orai sem cessar
Jesus, por ser judeu, devia pratica o padrão familiar de oração, ou seja, pelo menos, duas vezes por dia recitando o Shemá (Mc 12.29) e usando o Templo de Jerusalém como “casa de oração)
Pela Súplica
1Rs 8.52
ἱκετηρία -ας, ἡ; (hiketēria), subs. súplica. Uso do Substantivo 1. súplica — um humilde pedido de ajuda ou misericórdia de alguém com autoridade. Tópico Relacionado: Fundamento. Hb 5.7
com ações de graças
Isso, contudo, não significa que você vai ficar no ócio. A Bíblia não defende a ociosidade em nenhum momento. Devemos trabalhar como Jesus trabalha! Mas sempre confiantes que Deus está no controle de tudo.
Oração e ação andam lado a lado (Neemias)
Assim que a ansiedade tentar tomar conta da situação, lembre-se disto: coloque o problema diante de Deus
ILUSTRAÇÃO
O RESULTADO DE SEGUIRMOS ESTES CONSELHOS
Como vimos até aqui, neste texto - v. 6, a Bíblia está nos dando dois conselhos:

a) Não ande ansioso

b) Coloque tudo diante de Deus

Mas também nos uma promessa, e ela não falha. Ela promete que se assim agirmos alcançaremos a PAZ DE DEUS, que excede a todo entendimento v. 7.
A paz que não dá pra entender.
A paz que só tem aquele que confia em Jesus.
A paz que independe das situações
A paz que para ao mundo em geral parece dois de louco. Essa mesma Deus nos dará!
Paulo tinha esta paz. Tantos outros personagens bíblicos demonstraram tê-la. Outros irmãos nossos têm esta paz, você com certeza deve conhecer algum. Então tenha você também esta paz. Peça-a ao Senhor.
ILUSTRAÇÃO
CONCLUSÃO
Não devemos nem precisamos andar ansiosos por coisa alguma;
A grande maioria de nossas preocupações não passam de tempestades em copo d’água, terminam em nada e ainda que venham a ser tempestades de verdade, ao nosso lado está aquele que acalma tempestades (Marcos 4.39)
A verdade é que não entendemos e acredito que nem poderia entender, mas sabemos que Deus dá paz além do entendimento.
Coloque seus pedidos diante do Senhor e ele lhe dirigirá em cada passo.
Não Ande ansioso, descanse em Deus. Siga o conselho da sua Palavra: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém sejam conheceidas diantes de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.
FRASE:
Related Media
See more
Related Sermons
See more