A CENTRALIDADE DA BÍBLIA NO COTIDIANO - TG 1.21-25

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO:
Tiego é o livro de proverbios do NT. Porqu eel aborda muito o cotidiano, a vida prática. Exemplos:
I. ACONTECE ATRAVÉS DO PRATICAR (v. 21-24)
1. PRATICAR A PALAVRA É ABANDONAR O PECADO (v. 21a).
# O primeiro passo para praticar é abandonar. Porque o pecado é como um tampão no ouvido, é como uma obstrução no coração, o pecado é o maior impedimento para vivermos a palavra. Por isso que…
# A metáfora da roupa.
# As palavras descartar são um particípio em grego, mas tem uma força imperativa porque está relacionada ao imperativo receber, e por isso é traduzida como imperativo pela maioria dos tradutores. A palavra grega pode ser usada para remover a sujeira do corpo, mas no Novo Testamento o sentido mais comumente usado é o de despir ou deixar de lado as roupas (Atos 7:58). Muitas vezes é usado metaforicamente para despojar-se do antigo eu e padrão de comportamento de uma pessoa (Rm 13:12; Cl 3:8; 1Pe 2:1). Expressa a ideia de afastar-se do mal e voltar-se para Deus, uma mudança completa de estilo de vida.
# por exemplo, “pare [ou pare] de fazer...”, “não pratique mais...”, “desista”, “deixe de lado” ou “deixe para trás”.
# O novo só terá espaço quando o antigo desaparecer.
# Contexto: pecados da língua descontrolada, gênio explosivo.
# Uma frase imperativa, em forma de ordem.
# Mais tarde ele vai falar sobre a palavra de Deus criar raízes no coração. Mas antes ele fala sobre arrancarmos as raizes do pecado, as ervas daninhas e limparmos o terreno do nosso corações.
# Uma ordem abrangente, todo pecado.
# A palavra imundície é usada apenas aqui no Novo Testamento. Sua forma adjetiva é usada em 2:2 para se referir às roupas surradas de um homem pobre. No contexto do “despir-se”, parece óbvio que o autor pretende continuar a metáfora da roupa. A intenção é clara; descreve qualquer contaminação moral, qualquer coisa que torne uma pessoa impura e, portanto, inaceitável para Deus. Refere-se ao “hábito imundo” (TEV), “sujeira moral” (NIV) de uma pessoa, algo que “sujaria a vida” (Brc), ou mesmo “comportamento indecente”.
# Impureza, acúmulo de maldade: significa todas as ações, reações, pensamentos e sentimentos que desonram a Deus.
# (4) Mais estudiosos e tradutores, portanto, adotaram o crescimento hierárquico em seu sentido básico de “abundância”, “profusão” ou “transbordamento”, e traduziram a frase como “transbordamento de maldade” (ASV), “todo outro mal que transborda …” (Phps), “a malícia que é tão abundante” (SPCL), “o mal que é tão predominante” (NIV), ou “toda conduta perversa” (TEV). Os tradutores são aconselhados a seguir esta interpretação.
# A expressão “acúmulo de maldade” pode indicar o mal que praticávamos antes de nos convertermos e que persiste depois do novo nascimento.
# Também pode se referir a pecados que se acumulam em nossa vida e afetam os outros.
# Os pecados que estão transbordando? Acúmulo?
# A necessidade de uma “faxina” espiritual.
# É preciso tirar o pecado do centro do coração, para abrir espaço para a palavra.
# Ilustração de Zacarias 3, onde o anjo retira as roupas sujas de Josúe, e coloca roupas limpas.
# O orgulho, a insensibilidade e o pecado nos impedem de acolher a Palavra.
# Se trata de uma luta constante contra o pecado e não da doutrina do perfeccionismo.
# Viver a centralidade significa viver longe do pecado.
# APLICAÇÃO:
# UM DIA EU ESTAVA EM CASA NORMALMENTE E SENTIR MEU OUVIDO TAMPAR, MAS AQUILO FOI ACONTECENDO AO LONGO DE ANOS.
“Mas não consigo ouvir a Palavra de Deus para mim”, dizemos.
Talvez você não consiga ouvir a Palavra de Deus porque seus ouvidos estão entupidos com “imundície e supérfluo de travessuras” – o velho pecado. Se estou enchendo meus ouvidos com música e cenas, fofocas e lixo do mundo, não consigo ouvir direito. Preciso me livrar dessas coisas antes de poder realmente entrar em sintonia com a frequência de Deus.
OUVIR A PALVRA NÃO É APENAS O QUE FAZEMOS NA IGREJA, É O QUE FAZEMOS NO COTIDIANO.
2. PRATICAR A PALAVRA É ACOLHER O ENSINO (v. 21b).
# Uma vez que a casa do coração foi limpa da sujeira do pecado, ela deve ser preenchida com a palavra.
# A metáfora agora mudou da roupa para a do plantio.
# A ilustração da planta: a palavra já foi plantada e criou raízes. Mas ela precisa ser regada e cuidada. Fazemos isso quando ouvimos com atenção e obedecemos a palavra: acolher.
# Tiago 1.21 (CEH Tg): A Palavra de Deus é comparada a uma semente, e o coração do homem, a um solo.
# A única forma da palavra criar raizes em nós é por meio da prática.
# Aceita com mansidão significa não resistir a palavra. “Eu não quero viver essa parte da bíblia…- dizimo, perdoar?”
# A humildade e prontidão de aprender e viver a palavra.
# Não adianta de nada orar por mais santidade se não deixamos a palavra governar e guiar nosso vida.
# Na forma escrita e falada.
# Tiago 1.21 (CEH Tg): Aceitamos de bom grado a transformação que Deus opera em nós através da Palavra.
# Mansidão é uma palavra muito difícil de traduzir, como mostram as diferentes traduções em diversas traduções; por exemplo, “um espírito ensinável” (Brc), “seja paciente” (Knox), “com um espírito humilde” (Gspd), “seja humilde” (CEV), “submeta-se a Deus” (TEV). É esse tipo de disposição ou temperamento sempre sob perfeito controle, uma combinação de ser gentil, modesto, humilde, paciente, submisso e ter um espírito ensinável.
# O verbo receber é um imperativo aoristo, indicando que a ação não é progressiva, mas única e decisiva, apontando talvez para a primeira recepção.
# O agente que planta é Deus, e isso pode ficar claro (então TEV, GECL). O objeto ou coisa plantada é a palavra, que a maioria dos estudiosos concorda ser o mesmo que “a palavra da verdade” no versículo 18, que significa “a mensagem do Evangelho”, e que às vezes é traduzida como “a mensagem”
# Muitas pessoas não ouvem o Senhor quando leem a Palavra de Deus porque lhes falta um espírito de mansidão diante Dele.
3. PRATICAR A PALAVRA É EVIDÊNCIA DE SALVAÇÃO. (v. 21c)
# Salvação tem um sentido duplo. Salvação da alma: obediência é prova de salvação. Restauração da vida: tonar uma pessoa plena e completa em todos os sentidos.
# Histórias onde um pai aconselho o filho e no final ele foi destruído por desprezar a palavra do pai. Quando negligenciamos a palavra, estamos fazendo a mesma coisa; estamos desprezando o único meio de salvação.
# Quando nascemos da Palavra, ouvimos a Palavra, recebemos a Palavra e praticamos a Palavra, podemos ter garantia da salvação.
# A Bíblia é o instrumento usado por Deus para o novo nascimento. Ele a emprega para salvar a alma não apenas do castigo, mas também do poder do pecado; não apenas da condenação eterna, mas também dos danos nesta vida. Por certo, é desse aspecto presente e contínuo da salvação que Tiago trata no versículo 21.
# É mais provável que seja uma referência à salvação futura no juízo final. As almas aqui não devem ser interpretadas como uma referência a uma parte superior de uma pessoa, em oposição ao corpo, mas à pessoa como um todo.
4. PRATICAR A PALAVRA É MAIS QUE ESCUTAR (v. 22a).
# Uma semelhança muito grande com o sermão do monte, especialmente na parábola do construtor.
# O perigo de se contentar com o ouvir.
# Escuta a palavra no culto, depois esquece, vive a semana do mesmo jeito.
# Entra por um ouvido e sai pelo outro.
# A fé cristã não é só audição e meditação, como é algumas religiões por ai a fora. A fé cristã é ação.
# Dois extremos: querer praticar sem ouvir. Querer ouvir sem praticar. Devem ser evitados.
# É preciso haver um desejo profundo de ouvir Deus falar a nós e a disposição de fazer o que ele ordena sem questionar.
5. AUDIÇÃO SEM SUBMISSÃO É ILUSÃO (v. 22b-24)
# Sugere ouvir a leitura pública das Escrituras, mas no presente contexto refere-se obviamente a ouvir a mensagem do evangelho. O autor enfatiza que apenas ouvir, ou mesmo conhecer, a mensagem não é suficiente. O que realmente conta é praticar o que você ouve e sabe, ou seja, viver a mensagem do evangelho, transformando-a em ação.
# O hipócrita tenta enganar a Deus, ouvindo o que ele tem a dizer depois esquecendo de tudo.
# O hipcrita tenta enganar a igreja, frequentando os cultos, dando a paz do Senhor e até cantando junto com todos.
# Mas o pior engano do hipocrita é consigo mesmo. Mentir para si mesmo e acreditar na mentira.
# O pior tipo de engano, não é quando enganamos alguém ou alguém nos engana, mas é quando enganamos a nós mesmos.
# Enganar a si mesmo com falso raciocínio. “Se eu to indo pra igreja e lendo a Bíblia, deve tá tudo bem”. Ele não se incomoda com o pecado.
# Se palavra de Deus não tem compremetido seu estilo de vida, não tem dominado seu coração, algo está errado na sua fé.
# A ilustração do espelho: espelhos fazem parte da nossa vida. De manha antes de sair, durante o dia, a noite ao se arrumar.
# Temos uma paixão por espelhos, estava na igreja fazendo esse estudo, todo mundo que passa nos espelhos olha.
# A visita frequente que fazemos ao espelho é um sinal de pouca memória.
# No século primeiro, os espelhos eram de metal polido, não de vidro. Era posionado na horizontal e refletia de forma paca quem olhava. O espelho nos tempos antigos não era feito de “vidro” (KJV), mas de metal polido, geralmente cobre ou bronze (ver Êxodo 38:8), e geralmente produzia um reflexo menos claro do que os espelhos modernos.
# A pessoa olhava, via sua aparencia externa, arrumava alguma coisa por fora, depois saia e esquecia.
# No seu uso no Novo Testamento, o verbo na verdade significa observação atenta e consideração (Lucas 12:27, “considerar”; Atos 7:31, 32, “olhar”).
# Tiago 1.24 (CEH Tg): O principal propósito do espelho é o auto-exame. Descobrir quem você é e como você esta.
# A ilustração representa tres coisas: (1) a palavra revela nossos defeitos, como o espelho - espelho não elogia (2) existem pessoas que olham para o espelho mas não fazem nada para concertar os defeitos - espelho não muda você (3) o resultado é o esquecimento rápido da palavra - espelho não tira foto.
# Assim é o ouvinte desinteressado, ele ouve a palavra, muda algumas coisas por fora, mas não muda nada por dentro.
# E depois ela se esquece de tudo. É uma pessoa que não está sendo transformada pela palavra.
# A maneira certa de ouvir a palavra é deixando ela transformar a gente por dentro, nas prioridades, nos pensamentos, nas motivações, no caráter, etc.
# Ela escuta um sermão e depois de uns dias não conseguem lembrar de uma única palarva que foi dita.
# O que o autor tenta enfatizar é que a impressão que uma pessoa recebe do espelho é temporária e momentânea.
# APLICAÇÃO: Tudo isso por causa da falta de compromisso. Ela consegue se lembrar da narração do jogo de futebol, consegue lembra de tudo que aconteceu no episódio da serie, consegue lembrar da noticia que foi dada no jornal, mas não consegue lembrar de nada do sermão.
O CONTATO SUPERFICIAL COM A PALAVRA É PREJUDICIAL. No lugar da pessoa sair melhorada, ela sai enganada.
# Se o Senhor lhe mostrar na Palavra que você precisa louvá-Lo, não diga: “Bom ponto” – mas comece a louvá-Lo imediatamente! Se o Senhor lhe mostrar na Palavra que você precisa se acertar com um irmão, não diga: “Algum dia” – faça isso direito então. Seja um praticante da Palavra.
# Se ouvíssemos um sermão todos os dias da semana, e um anjo do céu fosse o pregador, ainda assim, se descansássemos apenas ouvindo, isso nunca nos levaria ao céu.
II. ACONTECE ATRAVÉS DO PERSEVERAR (v. 25)
1. PERSERVERAR.
# Nossa obediência a palavra não pode ser casual ou eventual. Apenas durante o culto. Apenas quando estamos bem e prosperando…
# Lembrem que Tiago disse que a palavra é como uma planta, mas alem de enraizar, precisamos regar.
2. PERSEVERAR COM ATENÇÃO.
# Quem observa com precisão.
A ideia de atentar bem significa olhar atentamente para o espelho da palavra e todos os defeitos que ele revela.
# Atenção é mais que audição. Não devemos confundir as duas coisas.
3. PERSEVERAR NA LEI PERFEITA.
# Uma vez que tinha o seu público judeu ele se refere a palavra como lei. Mas isso não é apenas sobre os 10 mandamentos, é sobre toda escritura.
# Uma lembrança do salmo 19.
# As leis humanas não são perfeitas. Elas falham, elas precisam de atualização de tempos em tempos.
# Mas a lei de Deus é imutavelmente perfeita e completa.
# A palavra nunca precisará ser ajudada. Ela nunca precisará ser atualizada. Ela nunca pode ser questionada.
4. PERSEVERAR NA LEI DA LIBERDADE.
# O efeito da palavra de Deus em libertar as pessoas.
# Ela liberta de nós mesmos, liberta dos vícios, liberta de uma depressão, liberta do mundo, liberta do Diabo, liberta do pecado, liberta para vivermos com Deus.
# O mundo entende que a palavra apriosiona as pessoas, mas é o oposto. Quando nos afastamos na palavra nos prendemos a tudo que é ruim
# Um contato transformador com a palavra de Deus.
# O mundo tem uma ideia diferente de liberdade.
# Aquele que comete pecado é escravo do pecado (Jo 8.34). Disse Jesus: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31,32).
III. ACONTECE ATRAVÉS DO PROSPERAR (v. 25c)
1. QUANDO PRATICAMOS A PALAVRA EM TUDO.
2. PROSPERAMOS EM TUDO.
# Bem aventurado significa feliz e completo. Quando obedecemos a palavra, estamos feliz em nosso trabalho, em nossa família, em nossa vida financeira, em nossa vida emocional, em nossa vida eclesial, em nossa vida material - contentamento.
# Viver, pois, na comunhão com o Senhor, na consciência de que está conosco, voltado para ele e a serviço dele (cf. Cl 3:23), isso constitui uma felicidade indestrutível, uma vida plena de sentido, até mesmo neste mundo, até mesmo em sofrimentos.
# Tiago 1.15 (CEH Tg): Mas, quem obedece à Palavra é bem-sucedido em tudo quanto faz (Js 1.6–8). Josué é um exemplo disso. # Aqueles que guardam a lei e a palavra de Deus são e serão abençoados em todos os seus caminhos. Sua graciosa recompensa no futuro estaria ligada à sua paz e conforto atuais.
Related Media
See more
Related Sermons
See more