Jesus Faz Milagres em Terras Gentílicas (Mc 7.24-36)

Exaltando Jesus em Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views

Jesus veio alcançar não apenas os judeus, mas também os gentios que creem Nele.

Notes
Transcript

Introdução

a. Tente estabelecer uma ligação entre o texto anterior e o que acabamos de ler.
O debate sobre a verdadeira pureza levantou a questão não apenas sobre quem como se tornar verdadeiramente puro, mas quem pode ser verdadeiramente puro e aceito por Deus.
Leia novamente Mc 7.19. Essa explicação de Marcos mostra uma nova abordagem que tornará possível a integração entre judeus e gentios num só povo, o povo de Deus.
b. Por que Jesus foi a uma região gentílica?
Dois motivos possíveis: descansar e treinar melhor os discípulos.
Por isso não queria ser visto (v. 24b).
A história da mulher siro-fenícia focaliza a questão racial. Debate sobre os filhos e os cachorrinhos.
c. Por que Jesus escolheu ir à região de Tiro e Sidom?
Não está clara.
Jezabel, esposa do rei Acabe, era filha de Etbaal, rei dos sidônios. Ela introduziu o culto a Baal. Mandou matar centenas de profetas do Senhor.
Tiro era um dos inimigos mais ferrenhos de Israel (atual Líbano).
Sidom: filho de Canaã, neto de Noé.
35km norte de Tiro.
Uma das mais antigas cidades cananeias da costa. Deles veio o cedro para a construção do primeiro templo de Salomão.
Tiro e Sidom: cidades portuárias (foi à região).
Isaiah 42:1–4 NAA
1 “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se agrada. Pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. 2 Não clamará, não gritará, nem fará ouvir na praça a sua voz. 3 Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega; com fidelidade, promulgará o direito. 4 Não desanimará, nem será esmagado até que estabeleça na terra a justiça; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina.”
O Reino de Deus veio primeiro para os judeus, mas não apenas para eles. Deus quer alcançar todos os povos com Sua graça.
Mateus chama a mulher siro-fenícia de cananita. Os cananitas causaram muitos problemas nos dias de Josué, e também depois dele. Eram uns dos piores inimigos de Israel. Mas, será que há salvação também para eles?
Meditemos nas duas histórias similares: da mulher siro-fenícia e do surdo gago de Decápolis.

1. A Mulher Siro-fenícia

V. 24
Antes, moradores da região de Tiro e Sidom iam até a Galileia para ouvir os ensinos de Jesus e serem curados:
Luke 6:17 NAA
17 E, descendo com eles do monte, Jesus parou num lugar plano onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom,
Agora, Jesus em pessoa vai até eles.
Jesus não queria que ninguém soubesse que Ele estava ali.
Porém, “não pôde ocultar-se”. Os habitantes daquela região já tinham ouvido falar de Jesus.

a. O pedido (vv. 25, 26)

A mulher siro-fenícia tinha uma necessidade. Mulher pagã.
O convívio dos judeus entre os pagãos era insuportável. Adolf Pohl descreve o pensamento judeu quando aos gentios:
A terra pagã era considerada impura;
A casa dos pagãos era considerada impura;
As refeições pagãs eram consideradas impuras - os judeus só comiam o que tinham levado de suas terras.
A visita de um pagão tornava a casa de um judeu impura, pois os pagãos estavam à altura dos adúlteros;
Conversar com um pagão era um problema, pois a saliva do pagão poderia atingir o judeu.
Os costumes ensinados pelos rabinos tornavam impossível a evangelização, bem como a prática do amor ao próximo. É por isso que o cancelamentos desses rituais de pureza que impossibilitavam o exercício do amor era tão necessário para alcançar os gentios.
A filha de uma mulher estava possuída de “espírito imundo”. Além da origem pagã, que a tornava impura, ainda estava endemoninhada. É um exemplo extremo de pessoa impura aos olhos judeus.
Aquela mulher se prostra (v.25). Indica desespero diante de uma grande necessidade. Marcos quis nos mostrar uma percepção mais abrangente do ministério de Jesus (Ele veio primeiro para os judeus, mas também para os gentios).

b. A resposta de Jesus (v. 27)

Mostra o plano missionário de Deus. Jesus veio primeiro aos judeus. Agora não era o exato momento em que Ele seria pregado aos gentios.
“Cachorrinhos” é diferentes de “cães selvagens”. Eram cães domesticados, que conviviam com a família. Apesar de ser uma resposta dura, ela deixa uma fresta aberta na porta. Se, por um lado, a resposta foi dura, por outro mostra que Deus não se esqueceu dos gentios. Havia uma luz no fim do túnel.

c. A fé verdadeira em ação (vv. 28)

Jesus, ao dar Sua resposta, já estava contemplando a fé dessa mulher aflita. A fé dessa mulher foi tal que ela pegou as palavras de aparente reprovação de Jesus e as enxergou com otimismo: “há uma chance de Ele me atender”.
Através de sua fé em Jesus, aquela mulher reage da seguinte forma: “eu não me importo com o fato de ser comparada a um cão da casa. Eu não somente aceito essa comparação, mas me alegro, pois certamente poderei comer das migalhas deixadas pelos filhos”.
Em nenhum lugar vemos a missão de Jesus negando a graça aos gentios, ou se restringindo exclusivamente aos judeus. Jesus nunca rejeitou ninguém que fosse até Ele com fé.
John 10:16 NAA
16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor.
Qual era a intenção de Deus para com os judeus na história de salvação da humanidade? Gn 12.3
Genesis 12:3 NAA
3 Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.
Fato é que a incredulidade dos judeus não impediu Deus de abençoar todos os povos da terra.
Aquela mulher teve a fé verdadeira em Jesus. E Jesus a amou e teve compaixão por ela, e concedeu a bênção pedida.

d. A benção recebida (vv. 29, 30)

Jesus estava elogiando a fé daquela mulher demonstrada em suas palavras. A ênfase dessa perícope está no diálogo, e não no exorcismo. Não mostra quais palavras de Jesus foram usadas para a expulsão.
A fé da mulher também é demonstrada no fato de que ela obedeceu a Jesus no v. 30 ao ir para casa.
Aquela mãe achou em sua casa uma criança saudável, e um grande Salvador!

2. O Surdo Gago de Decápolis (vv. 31-37)

V. 31
Jesus se dirigiu até a região de Decápolis, uma região não-judaica ao norte do mar da Galileia. Nessa região estava Gadara.
Incidente registrado apenas por Marcos.
V. 32
Também ali Jesus já era conhecido. Alguns trouxeram o homem surdo e gago.
V. 33
Jesus também não queria fazer curas públicas ali. (v. 36). Em Gadara, Jesus pede ao ex-endemoninhado para anunciar o que aconteceu. Aqui, Jesus pede segredo. Provavelmente devido ao caso de Gadara, sua fama era tal que fazer algo público seria perigoso.
Jesus coloca os dedos nos ouvidos dele e colocou seu cuspe na língua do homem. Era uma prática de cura comum naquela época e região. Provavelmente Jesus cuspiu em sua mão e a colocou na língua do homem.
Por quê? O relato não responde. Mas parece ser apropriado tendo em vista que o homem era incapaz de ouvir o que Jesus dizia.
V. 34
Jesus orou e se mostrou como alguém que age de Deus, com Deus e para Deus. A cura aconteceu pela palavra criadora de Jesus: “Abra-se!”.
Essas palavras representam o poder da Palavra de Deus para abrir. Abre bocas, olhos, ventres, prisões, corações, o céu e os sepulcros.
V. 35
O homem passou a falar corretamente e a ouvir perfeitamente. A imagem de Deus foi restaurada nesse homem. A obra de Deus no homem não pode ser escondida.
V. 36
Quem são “eles”? Provavelmente os discípulos, pois Jesus já tinha se retirado da multidão (v. 33).
V. 37
Assim como na Criação, Deus faz tudo muito bem.
O acontecido era cumprimento da profecia de Is 35.1-6
Isaiah 35:1–6 NAA
1 O deserto e a terra seca se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. 2 Ele se cobrirá de flores, dará gritos de alegria e exultará. Receberá a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom. Eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. 3 Fortaleçam as mãos frouxas e firmem os joelhos vacilantes. 4 Digam aos desalentados de coração: “Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem para salvar vocês.” 5 Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; 6 os coxos saltarão como as corças, e a língua dos mudos cantará. Pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.
Essa profecia indica que as curas sinalizariam que o Reino de Deus estava chegando.
Jesus agora estava recebendo uma maior aprovação dos povos gentílicos, e isso prepara o caminho para os quatro mil que O seguem no deserto.

Considerações finais

As duas histórias são semelhantes.
Nessa fase de Retiro, Jesus queria mostrar claramente aos discípulos o propósito de Sua missão: salvar através da Sua morte na cruz. Também antecipa o acesso dos gentios à salvação.
Verdades principais:
a. Deus não faz acepção de pessoas. A fé não é exclusiva dos judeus. Até os piores gentios podem ser salvos através da fé em Jesus. Por isso devemos insistir na pregação do evangelho a todos os povos.
b. Características da fé verdadeira:
Uma fé que reconhece o senhorio de Jesus.
Uma fé que se humilha.
Uma fé persistente (v. 28). “Para onde iremos nós?”
Related Media
See more
Related Sermons
See more