O Caso da Serpente de Ardente e a Serpente de Bronze

ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 137 views
Notes
Transcript

Numeros 21:4-9

Introdução
‌ Hoje quero falar com vocês sobre, “O Caso da Serpente Ardente e a Serpente de Bronze”.
(Lembre-se que estamos em uma série de mensagens chamada “ESPERANÇA PARA CASOS SEM ESPERANÇA”…
‌é uma série expositiva de mensagens sobre casos desesperadores da Bíblia. Hoje veremos mais um caso desesperador, uma situação impossível para a mente humana, mas que foi facilmente resolvida pelo poder de um Deus soberano!
Você poderia abrir suas Bíblias em Números, capítulo 21, e começaremos com o versículo 4.

Numbers 21:4–9 “4 Então partiram do monte Hor pelo caminho que vai ao mar Vermelho, contornando a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho.

5 E queixou-se de Deus e de Moisés: Por que nos fizestes sair do Egito, para morrermos no deserto? Pois aqui não há pão nem água, e estamos enjoados deste pão miserável.

6 Então o Senhor mandou contra o povo serpentes ardentes que começaram a morder as pessoas; e morreu muita gente em Israel.

7 Então o povo foi a Moisés e disse: Pecamos, porque nos queixamos do Senhor e de ti. Ora ao Senhor para que afaste de nós estas serpentes. E Moisés orou pelo povo.

8 Então o Senhor disse a Moisés: Faz uma serpente de bronze e põe-na sobre uma haste; e acontecerá que todo aquele que for mordido e olhar para ela preservará sua vida.

9 E Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou sobre uma haste; e acontecia que, quando uma serpente mordia alguém, a pessoa olhava para a serpente de bronze, e sua vida era preservada.”

Agora, essa é a história do Antigo Testamento. Agora quero que você veja a verdade do Novo Testamento. E então abra em João capítulo 3 de João capítulo 3 continuamos a ler no versículo 14, Jesus disse:

John 3:14–18 “14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, também é necessário que o Filho do homem seja levantado;

15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.

16 Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.

18 Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus.”

A Bíblia descreve Satanás como “a velha serpente”.
Satanás na Bíblia é descrito como uma serpente, como uma cobra, “antiga serpente”. Esses são os termos que a Bíblia usa.
Em Gênesis capítulo 3 Satanás veio transformado em serpente e falou com Eva lá no Jardim do Éden.
E, portanto, é muito significativo que vejamos nesta história diante de nós que o diabo é representado como uma serpente e é representado como a serpente que injetou em toda a raça humana o veneno do pecado.
Cada homem, cada menino, cada menina que já nasceu neste mundo foi mordido pelas presas fatais do demônio mortal.
Existe um veneno que foi injetado nas veias da raça humana. E toda a raça humana está envenenada e doente até a morte, e precisa desesperadamente de um remédio.
Tendo isso em mente você pode entender um pouco melhor esse texto no Antigo Testamento, no livro de Números.
Mas há 4 pontos na história que quero que você veja.

I. A Rebelião Pecaminosa

O primeiro ponto que quero que você veja é este: a rebelião pecaminosa.
‌Observe no versículo 4:

Numbers 21:4–5 “4 Então partiram do monte Hor pelo caminho que vai ao mar Vermelho, contornando a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho.

5 E queixou-se de Deus e de Moisés: Por que nos fizestes sair do Egito, para morrermos no deserto? Pois aqui não há pão nem água, e estamos enjoados deste pão miserável.”

Há duas coisas contra as quais eles se rebelaram.

1) Em primeiro lugar, eles se rebelaram contra a forma como foram liderados. (versículo 4b…)

Eles não gostaram da maneira como foram conduzidos, v.4 “o povo ficou impaciente no caminho”.
Eles disseram: “Por que você nos trouxe aqui no deserto? Que tipo de plano é esse? Nós vamos morrer aqui.
Não gostamos do seu plano, Deus. Temos um plano melhor.”
O que eles estavam dizendo é o seguinte: eles não queriam o caminho de Deus, eles queriam o seu próprio caminho.
Não é isso que é o pecado? Não é isso que é pecado quando um homem, um pecador, diz: “Senhor, não quero o que você quer. Eu quero do meu jeito.
Provérbios 14:12 “12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim é o caminho da morte.”
Eles não queriam o caminho do Senhor. E assim é com as pessoas deste mundo hoje, e com as pessoas desta época hoje, e com as pessoas deste lugar hoje.
Eles não querem o caminho de Deus. Eles dizem: “Por favor, Deus, deixe-me fazer do meu jeito. Eu conheço uma maneira melhor.”
Ill.
‌Ouvi falar de um homem de idade que decidiu estudar um pouco e acabara de saber que a circunferência da Terra era de cerca de 25 mil milhas. Ele tinha acabado de aprender isso pela primeira vez. Um viajante veio até ele e perguntou como chegar à próxima cidade. Ele disse: “Qual é a distância até a próxima cidade?” Ele disse: “Bem, do jeito que você está indo agora são 24.996 milhas, mas se você der meia volta, são apenas 4 milhas”.
Agora, muitos de nós estamos seguindo nosso próprio caminho. É o caminho errado. É um caminho mais longo . É o caminho para longe de Deus. E a Bíblia diz que precisamos nos arrepender. Precisamos dar meia volta e seguir o caminho de Deus.
Qual foi a rebelião pecaminosa? Primeiro, eles se rebelaram contra a forma como foram liderados. Eles não queriam o caminho de Deus. Eles queriam o seu caminho.

2) Número dois, eles se rebelaram contra a forma como eram alimentados. (verso.5)

“‌Pois aqui não há pão nem água, e estamos enjoados deste pão miserável.” “

A palavra “enjoados” significa detestavel. Eles disseram “detestamos esta comida miserável”.
Pergunta aos estudantes da Bíblia aqui hoje: qual era a comida deles? "Maná"
‌O que eles estavam dizendo era “odiamos este maná, odiamos este maná miserável!
Por 38 anos, o Senhor alimentou esses israelitas enquanto eles estavam no deserto, Ele os alimentou com pão do céu. Foi maná.
‌E todo mundo que conhece a Bíblia sabe que o pão do céu representava quem? Jesus.

John 6:30–35 “30 Perguntaram-lhe, então: Que sinal fazes, para que o vejamos e creiamos em ti? Que realizas? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes pão do céu para comer.

32 Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés quem vos deu pão do céu; mas meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu.

33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 E disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre desse pão.

35 E Jesus lhes declarou. Eu sou o pão da vida; quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.”

Você entende o significado espiritual deste pecado? Eles estavam dizendo: “Não queremos o caminho de Deus. Não queremos o maná inútil de Deus!‌
Queremos o nosso próprio caminho. E não precisamos do salvador de Deus.” Isso é o que eles estavam dizendo em tipo.
Essa é a verdade espiritual em foco.
Eles se rebelaram contra a forma como foram liderados. Eles se rebelaram contra a forma como eram alimentados.
Eles disseram: “Não queremos pão do céu.
Queremos a comida do mundo. Queremos voltar ao Egito.
Queremos os melões e as cebolas e os alhos.
Não queremos o pão do céu. Nossas almas odeiam este maná.”
Eles estavam dizendo: “Odiamos o plano de Deus para nós e odiamos o Cristo de Deus”. Em tipologia, era isso que eles estavam dizendo.

II. Consequências Devastadoras

Agora, quero que você observe o ponto número dois. Estou chamando isso de “retribuição segura, penalidade garantida”. Quero que você perceba o que aconteceu.
Veja no versículo 6 deste capítulo,

Numbers 21:6 “6 Então o Senhor mandou contra o povo serpentes ardentes que começaram a morder as pessoas; e morreu muita gente em Israel.”

Agora, como já disse, a serpente é um símbolo do pecado.
E quando essas pessoas disseram: “Não queremos o pão de Deus”, então elas escolheram a serpente. Eles se afastaram de Deus e escolheram a serpente.
Agora quero que você observe que há duas coisas sobre essas serpentes que são mencionadas aqui no versículo 6.

Em primeiro lugar, eram chamadas de Serpentes Ardentes/venenosas.

A Bíblia diz “O Senhor enviou serpentes ardentes”.

Alguns comentaristas acham que “serpentes ardentes” se referem à dor da picada do veneno que foi injetado.
Quando uma pessoa era mordida por uma dessas serpentes, ela contraía uma terrível febre ardente e cada nervo de seu corpo se tornava um fio de chama e cada veia se tornava uma corrente de fogo líquido e sua cabeça latejava (pulso) de dor e febre.
Serpentes ardentes, e o que isso nos diz? Querido amigo, isso nos diz que não há nada de bom no pecado. O pecado é doloroso.
‌A Bíblia diz que o caminho do transgressor é áspero/ difícil.
Proverbs 13:15
Você sabe, às vezes há pessoas que dizem: “Oh, eu não quero ser cristão. É tão difícil ser cristão.”
De onde você tirou essa ideia? Não é difícil ser cristão. Essa é a mentira do diabo. Não é difícil ser cristão. É difícil não ser cristão.
‌A Bíblia diz que o caminho do transgressor é difícil. As pessoas sofrem mais para ir para o inferno do que o povo de Deus para ir para o céu.
Jesus disse:

Matthew 11:28–30 “28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Ele não disse que é áspero. Ele disse que é suave. Se você conseguir entender isso você ira desfrutar de uma vida incrível! Ser cristão é‌ gozar de uma vida incrível na terra e depois uma eternidade maravilhosa no ceu!
Por que andar por aí com a dor do veneno da serpente nas veias?
‌Por que andar por aí com uma serpente ardente pendurada no dedo e aquela dor percorrendo seu corpo?
O caminho do transgressor é áspero.
Da próxima vez que você passar de carro/visitar ou ver na TV alguém preso, um viciado em drogas caido na calcada, um ver lar desfeito, lembre-se do que a Bíblia diz: O caminho do transgressor é áspero!
É doloroso viver com o veneno da serpente ardente em suas veias.
Se eu tivesse 1000 vidas, eu as entregaria a Cristo, cada uma delas. Eu seria cristão ainda que não existisse o céu.
A Bíblia diz que o caminho do transgressor é áspero.‌
Tenho pena do homem sem Cristo.

Mas não só a picada da serpente foi ardente, este versículo também nos diz que foi fatal.

Não só trouxe dor, mas também morte.

A Bíblia diz

James 1:15 “15 Então o desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, após se consumar, gera a morte.”

Você não pode acariciar a víbora mortal do pecado sem ter suas presas perfurando sua carne e sem ter o veneno da morte em seu corpo.
Uma das leis de Deus escritas no universo, tão verdadeira quanto a lei da gravidade, tão verdadeira quanto a lei da força centrífuga (lei do movimento), é a lei do pecado e da morte.
A alma que pecar certamente morrerá, “o pecado, após se consumar, gera a morte.” ”.‌
Agora, às vezes, as pessoas dizem: “Bem, eu não acredito nisso. Estou bem agora.”
Bem, há um caminho que parece certo ao homem, mas o fim dele são os caminhos da morte.
O mundo ficou em choque quando, no sábado, 1º de fevereiro de 2003, depois de assistir ao Space Shutter Columbia se desintegrar ao reentrar na atmosfera no ceu do Texas e da Louisiana, matando todos os sete astronautas a bordo. Um voo espacial aparentemente perfeito.
‌Tudo parecia perfeito. Há um caminho que parece certo ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.
E seria um desastre terrível, querido amigo, quando você chegasse ao seu pouso final, aquele mergulho final, quando você estivesse diante de Deus Todo-Poderoso e descobrisse que você vai colher o salário do pecado que é a morte.
As duas coisas que aprendemos no versículo 6 é: a mordida da serpente é ardente e a mordida da serpente é fatal.

III. Um Remédio Salvador

Agora quero que você observe o terceiro ponto. Os versículos 7 e 8 nos falam sobre o remédio salvador.
Essas pessoas vieram ao Senhor e disseram a Moisés, o representante de Deus: “Moisés, faça alguma coisa. Peça a Deus para tirar as serpentes.” Mas observe que Deus não tirou as serpentes.
Mas Deus trouxe uma solução em meio à poluição. Ele não matou as cobras, mas enviou uma forma de fuga/escape.
Algumas pessoas dizem por que Deus não mata o diabo se Ele é Deus? Não é a maneira de Deus matar o diabo, mas é a maneira de Deus fornecer o Salvador.
E precisamos entender que foi isso que o Senhor fez nos versículos 7 e 8:

Numbers 21:7–8 “7 Então o povo foi a Moisés e disse: Pecamos, porque nos queixamos do Senhor e de ti. Ora ao Senhor para que afaste de nós estas serpentes. E Moisés orou pelo povo.

8 Então o Senhor disse a Moisés: Faz uma serpente de bronze e põe-na sobre uma haste; e acontecerá que todo aquele que for mordido e olhar para ela preservará sua vida.”

A. Foi O Remédio de Deus

Incrivelmente, a cura para esse problema da serpente não foi uma pílula ou uma poção.
A solução é uma serpente de bronze erguida em um poste. Quem elaborou um plano como este? Deus!
“O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente de bronze e coloque-a num poste” – foi o remédio de Deus.
Já que sabemos que foi o remédio de Deus, querido amigo, é melhor prestarmos atenção.
Por que Deus escolheu um remédio tão estranho?
Aqui estão eles, foram mordidos por serpentes ardentes. Por que Deus disse para pegar uma serpente de bronze?
Bem, em primeiro lugar você já sabe que a serpente é um símbolo do pecado.
Agora, em segundo lugar, na Bíblia, o bronze é um símbolo de julgamento.
Você se lembra no tabernáculo que o sacrifício foi feito sobre um altar de bronze?
Você se lembra no livro de Apocalipse, quando o Senhor Jesus Cristo volta para julgar, que Seus pés são como bronze polido?
O bronze sempre esteve na Bíblia como um símbolo de julgamento.
Agora observe isto, a serpente é um símbolo do pecado, o bronze é um símbolo de julgamento, um poste é um símbolo de uma maldição.
Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.
E aqui a serpente de bronze está pendurada em um poste / madeiro. Você vê a foto?
Esta serpente pendurada naquele madeiro sob julgamento é uma imagem de Jesus Cristo que se tornou pecado por nós e depois tomou sobre Si o fogo do julgamento de Deus.
A Bíblia diz: “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós”.
Jesus tornou-se para nós o que aquela serpente representava. Aquele que não conheceu pecado, Deus fez pecado por nós.
E aquela serpente numa haste é um símbolo de Cristo na cruz, tomando o julgamento dos nossos pecados.
Oh, como você deveria glorificar o nome do Senhor Jesus Cristo agora mesmo!
Jesus Cristo morreu voluntariamente. Ele morreu de boa vontade.
‌Ele deu sua vida. Ele disse “ nenhum homem tira minha vida de mim, eu mesmo a dou.”
E no sentido mais verdadeiro, Jesus Cristo não foi preso naquela cruz por pregos.
‌Ele poderia ter movido aquelas mãos se quisesse.
Ele poderia ter convocado legiões de anjos.
Ele foi preso àquela cruz pelos cordões dourados do amor.
Jesus morreu voluntariamente. Jesus morreu vitorioso. Ele disse: “Agora será expulso o príncipe deste mundo”.
‌Jesus morreu para esmagar a cabeça da serpente.
E Jesus Cristo morreu vicariamente, ou seja, Ele morreu em meu lugar.
Ele suportou toda a dor, todo o sofrimento, todo o inferno que eu deveria suportar. Aleluia pela cruz.
Aquilo foi o remédio de Deus. Apontou para o Senhor Jesus Cristo, que disse:

John 3:14–18 “14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, também é necessário que o Filho do homem seja levantado; 15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.

16 Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.

18 Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus.”

Aquela serpente no deserto foi um exemplo claro e brilhante do Senhor Jesus que levou nossos pecados, que levou nosso julgamento, que levou nosso inferno.
Você nunca saberá o quanto Jesus sofreu até chegar ao céu, se você O conhecer.
Enquanto Jesus Cristo gemia em agonia e sangue na cruz, ele clamou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
Porque o Salvador se tornou para nós a serpente.
Ele levou nossos pecados e o próprio Deus virou as costas.
E Jesus caminhou pelos corredores ardentes do inferno sozinho por nós. Ele foi o remédio de Deus.

B. Foi o único remédio

A segunda coisa que quero que você note é que esse era o único remédio.
Deus não disse a Moisés, aqui estão duas ou três coisas que você pode tentar.
Ele não disse que se as pessoas não gostarem da ideia da serpente de bronze, temos vários outros métodos para elas.
Só havia um caminho.
O mesmo remedio servia para o homem pobre e para o homem rico.
O mesmo remedio servia para o homem educado e para o homem ignorante.
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim.” Foi o remédio de Deus. Portanto, era o único remédio.

C. Foi um Remédio Suficiente

Não importa onde uma pessoa foi mordida, ela ainda poderia ser curada.
Talvez ele tenha sido mordido no dedo do pé, seu pé poderia ser curado.
Talvez ele tenha sido mordido na mão, sua mão poderia ser curada.
Talvez na orelha. Não importava onde o homem foi mordido.
Veja, querido amigo, você entende o significado?
Não importa que tipo de pecado você tenha.
Não importa se o seu é um pecado mental, um pecado moral, um pecado mecânico ou qualquer outro tipo de pecado, o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, pode tornar limpo o mais vil.
Qual é o seu pecado? Não importa. Cada mancha, cada borrão, que já apareceu na alma humana, o sangue de Jesus Cristo é suficiente para limpar.
O sangue de Jesus Cristo, Filho de Deus, nos purifica de todo pecado.
Não importa quantas vezes um homem foi mordido.
Há algumas pessoas que me surpreendem. Eles dizem: “Bem, eu não sou um mau pecador”. Eles não conseguem entender que a Bíblia diz: “Porque qualquer que guardar toda a lei e, ainda assim, ofender um só ponto, será culpado de todos”.
Agora você sabe o quão mortal é uma cobra ninja. Suponha que você seja mordido por uma cobra ninja e eu diga: “Cara, você está mal”. Você diz: “Não se preocupe comigo. Só fui mordido uma vez.” Isso não seria estranho? “Conheço muitas pessoas que foram mordidas mais vezes do que isso e só fui mordido uma vez.” Bem, amigo, uma vez é o suficiente para matá-lo quando se trata de uma picada de cobra ninja. E uma vez é suficiente para colocá-lo sob julgamento quando se trata de pecado. Mas, por outro lado, suponhamos que um homem tenha sido mordido cinquenta vezes. Ainda assim o remédio é suficiente.

IV. Um Requisito Simples

Agora quero observar a última coisa nesta história. Quero que você observe o simples requisito para ser curado.
O que essas pessoas deveriam fazer para que esse remédio fosse o seu remédio? Ah, é tão simples. É tão claro. Veja no versículo 9:

Numbers 21:9 “9 E Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou sobre uma haste; e acontecia que, quando uma serpente mordia alguém, a pessoa olhava para a serpente de bronze, e sua vida era preservada.”

Você consegue pensar em algo mais simples do que isso? É só olhar e viver! Olhe e viva! Tudo o que ele precisava fazer era simplesmente olhar.

A. Foi fácil

Você não precisava trabalhar para isso.
Ele não tinha que esperar por isso.
Você não tinha que pagar por isso.
Tudo o que você precisava fazer era olhar para o que já havia sido feito.

John 6:40 “40 Porque esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Amigo, o plano de salvação é tão fácil que algumas pessoas não são salvas porque estão procurando algo difícil para fazer.
‌Você sabia disso? Eles estão procurando por algo complicado.

B. Foi Simples

Não só é fácil, mas também simples. Simples, basta olhar. Olhe para Jesus. É isso. A vida em troca de uma olhada. Não era preciso ganhar nada, não era preciso aprender nada, apenas olhar.
A salvação é simplesmente gloriosa e gloriosamente simples. Deus queria que fosse assim.
Você pode ser inteligente, mas por ser inteligente você não tem vantagem.
Você pode ter um QI alto, mas isso pode se tornar um obstáculo para você.
Pois Deus escondeu estas coisas dos sábios e dos prudentes e Deus as revelou aos pequeninos.
Ouça, é tão simples. Se você for para o inferno será porque não quiz ser salvo.
Não diga que você não consegue entender o plano de salvação. Não é tão alto a ponto de você não conseguir alcancar lá. É tão baixo que você chega até ele.
Isso é fácil. É simples. É pessoal.
A Bíblia diz quando qualquer um podia olhar. Agora ninguém poderia olhar por você.
Você tem que fazer isso sozinho. Sua mãe não pode fazer isso por você. Seu pai não pode fazer por você. Seu pastor não pode fazer isso por você. Sua denominação não pode fazer por você. O NUBC não pode fazer isso por você. É fácil. É simples. É pessoal. Mas é necessário. Não há outra maneira.‌
Conclusão
Use sua imaginação. Volte comigo agora para o deserto, para o acampamento de Israel. 3-4 milhoes de pessoas
Há choro e lamento, por todos os lados… os olhos estão vermelhos de tanto chorar, as bochechas estão pálidas de medo, as mãos estão tremendo, ninguém está seguro.
As serpentes ardentes estão por toda parte. O medo imobilizou o povo. Eles estão paralisados de medo e por toda parte há o funeral. Veja uma mãe e seus dois filhos ao lado desta pequena fenda na terra onde acabaram de enterrar o marido, o pai e o provedor do lar. Eles estão lá batizando aquela sepultura com suas lágrimas, chorando e lamentando. E nessa hora um grito vindo da tenda e outro membro da família foi picado por uma serpente ardente justo na hora do funeral deste. Todos os seus gemidos, choro e agonia e ninguém sabe o que fazer. Você pode imaginar como deve ter sido?
Este e mais um caso desesperador da Biblia - Uma situacao de total desesperanca …
Então imagine bem no meio de tudo isso alguém correndo pelo acampamento gritando bem alto com uma expressão de êxtase no rosto e dizendo: “Uma cura. Ouçam todos! Existe uma cura. Existe uma cura! A princípio eles pensam que ele é um louco. Ele diz: “Não, escute, ouça. Pedimos a Deus para fazer algo. Moisés orou. Deus deu um remédio. Existe uma cura. Acredite ou não. Deus disse a Moisés: ‘Moisés, faça uma serpente de bronze e coloque-a em uma haste e diga ao povo que se eles apenas olharem, serão salvos.’ Ouçam todos, é a verdade. Isso aconteceu comigo. Eu lhe digo que é a verdade. Tudo que você precisa fazer é olhar e viver. Se você não acredita, experimente você mesmo.”
Alguns acreditam, alguns correm, alguns desesperados agarrando-se a uma muleta. Eles correm. Eles olham. Eles vivem. A vida volta!
Uma mãe que foi curada corre de volta para sua tenda onde está seu filho moribundo. O filho dela ali com febre no corpo e dor latejante nas têmporas. Suas mãos e pés estão tão fracos que ele não consegue levantá-los. Ela diz: “Filho, levante-se. Deixe mamãe carregar você. Venha filho, Deus providenciou um remédio. Venha, filho. Ele diz: “Não, mamãe, não posso”. “Não, filho, você precisa. Venha, eu te ajudo, saia da tenda.
E ela leva esse menino para fora da tenda e o apoia e diz: “Agora olhe ali. Você vê isso brilhando ao sol? Olha! Só Olha filho. Aí está. Olhe para aquilo. E ele levanta a cabeca e abre os olhos pesados e ve. “Oh”, ele diz, “Mamãe, eu vejo. Eu vejo isso." E enquanto ele olha, a dor deixa seu corpo e a força da juventude invadem seu corpo e ele se levanta. Ele grita. Ele salta. Ele dança. Ele louva a Deus. “Oh”, ele diz, “graças a Deus. Graças a Deus. Graças a Deus."
Agora, quero que você imagine outra cena. Outro amigo vai até a tenda de seu vizinho, ali deitado, morrendo por causa de uma picada de serpente. E ele diz: “Ouça, meu amigo, ouça. Deus está fazendo coisas milagrosas na terra. Deus está curando as pessoas. Deus está salvando as pessoas. Ouça, amigo, você deve olhar e viver. Imagine este morrendo pela picada da serpente. Imagine-o dizendo: “Oh, escute, amigo, não me fale sobre a teoria da serpente de bronze. Eu pensei sobre isso. Não é razoável. Que relação um pedaço de bronze retorcido em um poste tem comigo? Sou um homem intelectual e decidi que não vou me deixar levar por isso.”
“Mas amigo, escute, eu fui curado. Isso aconteceu comigo." “Você é um daqueles fanáticos religiosos. Mas nunca serei enganado por isso.” “Você quer dizer que nem mesmo tentará de verdade.” "Não, muito obrigado mas não vou, eu não vou." E atordoado e incrédulo, o amigo sai da tenda e algumas horas depois a vítima picada pela cobra morre.
Você pode imaginar algo assim?
Algo muito semelhante pode acontecer aqui hoje, bem mesmo neste auditório. Pois estou lhe dizendo, meu querido amigo, “assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”. - Jesus disse: é“a vontade de meu Pai que todo aquele que olhar para o Filho e nele crê tenha a vida eterna.
Oremos. Pai do céu, nós te agradecemos pela tua Palavra. Oh, pela preciosidade dela. Agradecemos-te, Senhor, porque houve um remédio, o teu remédio. Seu filho Jesus, que foi feito pecado por nós e depois julgado pelos nossos pecados. Obrigado, Jesus, porque não somos salvos pelas boas obras, mas somos salvos pela fé quando olhamos para Jesus. Ajude-nos a olhar e a viver. Em nome de Jesus oramos, amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more