A vida da Igreja! - O caminho da vida sem Cristo! ! | Efésios 2.1-3

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução!

Na semana passada finalizamos o capítulo 1. Finalizamos com a oração de agradecimento e pedidos do Ap. Paulo pelos Efésios.
Quando vamos agora mudar o capítulo, não deixemos que isso tire da nossa vista a continuidade da carta. É uma carta por inteiro, só separamos para aprofundar o conhecimento sobre os tópicos da carta.
No final do capítulo 1 vimos o poder de Deus exercido em Cristo. Agora vamos ver como esse poder atuou na nossa vida.
Olhando para alguns detalhes nós vamos perceber que a emoção e o entusiasmo do Ap. Paulo continua no capítulo 2.
Ele utiliza de expressões como “rico em misericórdia”; “grande amor”; e “suprema riqueza da graça”
Todas essas expressões nos trazem esse sentimento de intensidade, emoção e entusiasmo. Podemos também traduzi-las como uma linguagem de gratidão e culto.
Ler o texto: Efésios 2.1-3.
Aqui começa mais uma subdivisão da carta aos Efésios. Como é uma carta, não existe uma mudança brusca.
Durante o capítulo 2 vamos ver detalhes de Cristo como a base das bençãos.
O capítulo 2 nos faz lembrar o início de Gênesis 1.
1º - Uma cena de caos e ruina (Gênesis 1.2a | Efésios 2.1-3) - O que vamos ver hoje.
2ª A menção do poder divino (Gênesis 1.2b | Efésios 2.4) - Vamos ver na semana que vem.
3º a criação da nova vida. (Gênesis 1.3-31 | Efésios 2.5-22).
Quando olhamos para o capítulo 2 a nossa atenção nesse se concentra no propósito ou extensão da igreja.
Ap Paulo é bem claro para nos fazer entender que Jesus Cristo abriu a possibilidade de salvação, ou seja, a Judeus e Gentios.
O muro que separava Judeus e Gentios, em Cristo já não separa mais. Aquilo que separava 2 grupos, não separa mais. Não pode ser reerguido.
Em Jesus todos são um. Todos os que se renderam a ele mediante uma fé viva.
As bençãos são derramadas entre judeus e gentios, de forma igual. Assim como é também derramada em nós. Essas bençãos nos alcançam. (Adoção, redenção e nos fez herança)
Em Jesus encontramos a paz com Deus. Aqueles que eram os “filhos da ira” se transformaram em objetos de amor.
Como consequência da paz com Deus, encontraram também a paz entre judeus e gentios.
A reconexão da linha vertical (relacionamento com Deus) nos inclina a olhar para a linha horizontal. (Relacionamento com o próximo).
Quando amamos a Deus somos impulsionados a amar o próximo.
O início do capítulo 2 vai falar sobre o exclusivismo pecaminoso, mas também enfatiza o amor de Deus.
Vamos separar em 2 partes. Veremos primeiro onde nós estávamos antes de Cristo e depois, mais uma vez, o que Cristo fez por nós.

O caminho da vida sem Cristo! V.1-3

Nesse primeiro momento Ap. Paulo vai apresentar como era a vida sem Jesus.
Temos que entender que o Ap. Paulo está falando para uma igreja. Então a utilização do texto muitas vezes vai ser para lembrar de onde eles estavam antes de alcançar a salvação.
Lembrando da horrível condição do homem antes de receber a Jesus. Uma condição de morte, transgressão e pecados...
Quanto mais nós aprendermos a ver a dimensão da profunda condição perdida do homem, mais iremos também apreciar a graça e a libertação em Jesus.
Antes da conversão os leitores estavam MORTOS em suas transgressões (desvios de caminho) e pecados (pensamentos, palavras e obras que nos fazem “errar o alvo” de glorificar a Deus.)
O MORTO aqui é relacionado a vida com Deus. Levando a vida como se Deus não existisse. Uma vida sem a fé genuína.
A fé muda a nossa forma de viver e de ver as coisas.
Quando fala de “vocês estavam MORTORS” é fazendo referencia a vida espiritual que os efésios estavam vivendo.
Uma vida sem sentido e sem agradar a Deus. E tem TODA relação com as transgressões e pecados.
A necessidade do Ap. Paulo falar sobre isso, acredito eu é que Existia a possibilidade de entre eles alguém se achar digno.
Existia a possibilidade entre eles de alguém ainda achar que não era pecador
Possivelmente entre eles poderia existir alguém com pensamentos errados a respeito da VIDA EM CRISTO. Dessa nova vida.
Muito provavelmente entre eles poderia existir homens que achavam que fazia o bem e com isso o “seu cantinho” no céu estava garantido.
O pensamento sempre é esse: “mas eu faço o bem.”; eu ajudo os necessitados...
Se não aceitar a Jesus, se não for REGENERADO, se não procurar viver uma vida santa… não vai subir (não vai pro céu).
Muitos desses ainda não conseguem se ver pecadores. Esse é o maior problema da humanidade. Existe pessoas achando que são boas e isso já é o suficiente. NÃO É.
Existem corações que estão cheios de orgulho e se recusam a aceitar o convite urgente para confessar os seus pecados e aceitar Jesus como Salvador e Senhor.
O homem natural tem as coisas do Espírito como loucura (1Coríntios 2.14).
Olhando pro início do v.1 não podemos deixar de dar a ênfase. Assim era como eles viviam, mas “ELE LHES DEU VIDA”.
Aquele a quem Deus exerceu o seu poder, somente através dEle que o homem acha a VIDA
Os efésios entenderam, mas entenderam porque sabiam que eram pecadores e estavam MORTOS.
No v.2 o Ap. Paulo vai falar quem estava conduzindo os Efésios antes da vida com Cristo.
Assim o é aquele que vive no pecado. É escravo do pecado e consequentemente escravo de satanás.
Os Efésios, na vida antes de Cristo, se entregaram aos pecados do seu tempo.
Eles andavam segundo o curso deste mundo. O desejo do mundo é colocar todos os seguidores dentro de um mesmo molde.
Esse molde é: engano, imoralidade, profanação, egoísmo, violência…
Era a essa vida que os Efésios se sujeitavam.
1Pedro 5.8 nos afirma que o diabo não desiste facilmente, anda ao derredor como leão rugindo, procurando a quem possa devorar.
Ele deseja destruir a vida, por isso devemos ser sóbrios e vigilantes. Por isso devemos andar na contramão do mundo.
Por isso o Ap. Paulo está lembrando de onde eles viviam, para que de uma vez por todas eles acordem para se firmar com Cristo.
Aqueles que não creem em Jesus são caracterizados pela desobediência. Com isso são impulsionados por satanás a continuar vivendo desobedecendo a Deus.
Agora com toda a habilidade o Ap. Paulo faz a transição de não só os Efésios, mas ele enfatiza o NÓS.
Ele estava tratando “VOCÊS” os de Éfeso, agora ele se vira pra NÓS.
O NÓS era em referência aos JUDEUS e GENTIOS.
Ambos eram pecadores. Assim como nós, somos pecadores, mas sempre gosto de dizer, os que amam a JESUS não tem prazer no pecado.
Os gentios tinham a característica pecadora da IMORALIDADE.
O judeu tinha um pecado diferente, criam que poderiam se salvar por meio da obediência a lei de Moisés.
Eles achavam que a salvação era por mérito. Porque cumpriam a Lei.
Ambos, Judeus e Gentios, estão vivendo na “INCLINAÇÃO da carne”.
O termo carne nos remete a natureza corrompida, ou melhor, qualquer coisa fora de Cristo em que se baseia a salvação.
Ambos eram pecadores, acredito que cada um deveria se apontar, mas não viam os suas falhas.
O próprio Ap. Paulo escrevendo aos Romanos diz que:
Romans 7:18 NAA
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim, mas não o realizá-lo.
A vida na carne é CORROMPIDA.
Essa era a vida que Paulo e os seus amigos cristãos andavam antes de Jesus.
A vida era carnal. O interesse era apenas satisfazer os desejos e apetites carnais.
Sabemos que a carne, ou a corrupção, produz maus desejos. Tudo para alcançar o seu fim.
Ele sabe que não existe bem nenhum nessa vida na carne.
Por isso o Ap. Paulo insiste em dizer: “Vivam no espírito, porque assim não irão satisfazer os desejos da carne”. (Gálatas 5.16)
O segredo para não satisfazer a carne é viver no Espírito.
A consequência da obra do pecado na vida do homem é a destruição.

Conclusão!

Mas graças a Deus que temos JESUS, o autor e consumador da nossa fé. Aquele que nos tirou do império das trevas e nos trouxe para a sua maravilhosa luz.
Somos pecadores e falhos, mas nEle alcançamos o perdão dos pecados e a salvação.
JESUS PERDOA OS PECADOS E NOS DA UMA NOVA VIDA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more