A vida da Igreja! - A vida só encontramos com Deus! ! | Efésios 2.4-10

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução!

Na semana passada falamos do caminho de uma vida sem Cristo. Conseguimos entender através do que o Ap. paulo falou que esse caminho é de MORTE.
Tudo isso por entender que a nossa condição longe de Jesus é uma condição perdida. O homem sem Jesus está totalmente perdido na vida.
A consequência da obra do pecado na vida do homem é a destruição.
Os efésios na sua vida pregressa se entregavam ao pecado. Tanto judeus quanto os gentios.
Os gentios eram totalmente imorais. Já os judeus achavam que a sua salvação vinha por obedecerem a lei de Moisés.
Eles achavam que a salvação era por mérito e hoje nós vamos ver que não temos nenhum mérito na salvação.
Ler o texto: Efésios 2.4-10.
Interessante observar essa palavra do Ap. Paulo. Como falamos nos versículos anteriores tratou da natureza pecaminosa do homem.
Essa não era a ideia principal do Ap. Paulo ao enviar essa carta.
A ideia principal não é apontar apenas a posição caída do homem.
Não podemos apenas falar a respeito no estado de ira e a condição de miséria do homem.
É necessário nos colocarmos em nosso lugar, mas existe uma palavra de esperança.
O objetivo era apresentar a necessidade do homem ser resgatado. E o tempo chegou. O texto que nós lemos vai tratar a respeito disso.
Olhando para Efésios 2.4-10 vamos ver 4 ações de Deus para a nossa vida.
Deus nos oferece VIDA aos MORTOS. Deus oferece libertação aos cativos e Deus oferece perdão aos condenados.
Com isso o Ap. Paulo mostra o contraste da vida sem Cristo e com a vida que Cristo oferece.
Antes o homem era objeto da ira de Deus, agora eles recebem a misericórdia dita no v.4.
Antes o homem estavam presos a morte espiritural, agora eles ressuscitaram para uma nova vida conforme apresentado pelo Ap. Paulo no v.5-6.
Antes era escravo do pecado, mas agora são salvos pela graça de Deus. v.5 e 8
Olha os contrastes. Quem era antes de Cristo e o que recebemos quando estamos em Cristo.
Vamos observar agora os detalhes da vida que encontramos em Deus.

A vida só encontramos com Deus! v.4-10

Muitas vezes já ouvimos que Deus é amor e realmente o é. 1João 4.8.
Esse amor em relação a nós pecadores se transforma em graça e misericórdia. Nosso Deus é RICO EM MISERICÓRDIA (v.4) e GRAÇA (v.7).
Paulo atribui essa maravilhosa mudança que aconteceu com ele e com os Efésios a MISERICÓRDIA, ao AMOR e a GRAÇA DE DEUS.
Tanto a misericórdia como a graça chegam até a nós pelo sacrifício de Jesus oferecido ali na cruz do calvário.
A base da misericórdia e da graça é o AMOR. O amor é o mais abrangente no que se refere a esses 3 termos (AMOR, GRAÇA E MISERICÓRDIA).
O amor é a mola propulsora. A motivação da misericórdia e graça foi o Seu amor por nós.
O amor do Senhor por nós é único, espontâneo, forte, soberano, eterno e infinito.
Ap Paulo escrevendo aos Romanos 5.5 diz que o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo.
Um amor do qual nada e nem ninguém pode nos separar (Romanos 8.39). Esse é o amor de Deus por nós.
Através desse amor percebemos o quanto misericordioso é o nosso Deus.
Olhando para o antigo testamento vemos mais de 100 passagens que se referem ao Deus de misericórdia.
É só olhar para as ações de Deus de libertação e perdão de pecado durante os tempos. Isso mostra o quanto Deus olha para a nossa miséria com o coração amoroso e perdoardor.
O v.5 vai ser nesse trecho que vemos a primeira manifestação do Ap. Paulo falando sobre a graça. Apesar do conteúdo mais forte sobre graça ser no v.8. aqui ele inicia falando que a salvação é pela graça.
A misericórdia Deus se compadece do nosso estado de miséria. A graça de Deus habilita o seu perdão.
Ainda mais… é pela graça que alcançamos não só o perdão, mas SALVAÇÃO.
Através dessa graça que nós alcançamos a libertação da maior desgraça da vida humana: A CONDENAÇÃO ETERNA.
Através desse infinito amor, da rica misericórdia e dessa graça salvadora que Deus nos deu vida juntamente com Cristo.
Ele nos ressuscitou agora para viver uma vida com Cristo. Quando cremos em CRISTO passamos da morte para a vida (João 5.24 - Quem crê tem a vida eterna e passou da morte para a vida).
Não é a primeira vez que ele fala de “mortos em suas transgressões”. Na semana passada falamos bastante a respeito disso.
Mas quando estamos em Cristo não importa mais o passado de transgressão pois recebemos UMA NOVA VIDA nEle. E vivemos agora nessa vida.
O v.7 diz o porque Deus fez isso.
Ephesians 2:7 NAA
Deus fez isso para mostrar nos tempos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Vimos graça, bondade tudo isso em Cristo Jesus. Por isso temos que receber JESUS em nosso coração como Senhor e Salvador.
Em Cristo Jesus nós fomos provados, condenados, crucificados e sepultados; mas também fomos vivificados, ressuscitados e assentados nos lugares celestiais.
Somos governados pelas normas celestiais. As benção celestiais descem constantemente sobre nós.
O poder de Deus nos capacita a sermos mais que vencedores e aqui não estou falando de um evangelho triunfalista e aqueles que me conhecem sabem do que estou falando.
Somos mais que vencedores em Cristo sabendo que se não vencermos aqui na terra em Cristo desfrutaremos dessa vitória no céu.
Nossos pensamentos e construções são pensando no céu. O céu é o nosso lar.
É importante, através desse versículo 7 perceber algo. O propósito de Deus salvar o povo está além do homem. O alvo principal na salvação é a própria glória de Deus.
Por isso insistimos em dizer que a nossa vida, de todas as formas, em todos os momentos, deve ser para a glória de Deus.
A vida da Igreja é para a glória de Deus.
O v.8 apresenta a salvação pela graça mediante a fé. A salvação é um presente que recebemos de Deus e na continuidade do v.8 vemos que não é uma recompensa.
A salvação é pela graça, mediante a fé; e isto não vem de vocês é dom de Deus.
Aqui mostra a total condição do homem na salvação. Não recebemos a graça e/ou a salvação por mérito. Não é algo que vem de nós mesmos, mas vem de Deus.
É mediante a fé. Mas fé em que? Fé em Jesus Cristo como o Salvador e Senhor.
A salvação é somente através de Jesus Cristo.
Calvino vai dizer que “A fé traz a Deus uma pessoa vazia para que se possa encher das benção de Cristo”.
O v.9 vai se aprofundar e detalhar que não é pelas obras para que ninguém se glorie.
As obras são rejeitadas como fundamento da salvação.
Sempre lembrando que essa carta aos Efésios era para um povo na sua maioria formado por gentios e o Ap. Paulo faz questão de ressaltar que a salvação não vem de nenhuma de nossas obras.
A salvação é um ato permanente de Deus.
Ap. Paulo precisa concluir a sua ideia para não dar margem a interpretações erradas.
A salvação não vem de obras, mas a nossa nova vida se resulta em boas obras.
A salvação não vem das obras que fazemos, mas todo aquele que é salvo o fruto da nova vida são as boas obras.
Em Cristo que nós temos também o maior exemplo de boas obras. (Alimentar as multidões).
As boas obras são frutos de uma fé viva. As boas obras são frutos de uma mente renovada, de um coração agradecido e obediente.
A doutrina das boas obras quando entendida pela fé priva o homem de qualquer vanglória.
Quando olhamos para as boas obras explicada pelo Ap. Paulo entendemos que ela não tem nenhuma participação na salvação que recebemos através da graça e pela Fé em Jesus.
Mas ao mesmo tempo somos convidados a viver uma vida de boas obras, pois assim mostra que já recebemos a salvação em Cristo Jesus.

Conclusão!

A salvação é mediante a FÉ em Jesus Cristo. Você já se decidiu ao lado dEle?
Related Media
See more
Related Sermons
See more