A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR

The Lord's Supper  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 111 views
Notes
Transcript

1 COR.11.17-34

Introdução:
Hoje comemoramos uma celebração cristã que tem cerca de 2.000 anos. (Nossa igreja celebra desde que foi fundada). Mas a celebração da Ceia do Senhor/Santa Ceia, é tão antiga como o próprio Cristianismo.
Na verdade, a Ceia do Senhor foi inaugurada pelo próprio Jesus na véspera da Sua crucificação,
Matthew 26:26–28 “26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”. 27 Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. 28 Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.”
Esta manhã nos reuniremos ao redor da mesa do Senhor e adoraremos Jesus Cristo através da observância da Ceia do Senhor.
Acredito que deveríamos dar uma olhada na Ceia do Senhor e conversar um pouco sobre o que ela significa para nós como crentes.
A primeira coisa que gostaria de mencionar, a título de introdução, é que a Ceia do Senhor é o que chamamos de “Ordenança”. Esta é uma palavra que significa uma prática prescrita ou rito religioso.
Jesus deu à igreja apenas 2 ordenanças, ou ritos religiosos, que devemos praticar.
‌Uma é a Ceia do Senhor e a outra é o Batismo.
Outra verdade que gostaria de compartilhar, também a título de introdução, é como a Ceia do Senhor é praticada em diversas igrejas.
‌Existem 3 maneiras básicas pelas quais as igrejas cristãs observam a Ceia do Senhor.
Uma forma é pelo que se chama de “Comunhão Fechada”, nesta, a igreja só permite que aqueles que sejam membros em pleno gozo de seus direitos participem da observância.
Um segundo método é o da “Comunhão Aberta”. Nisto, todos os presentes são incentivados a participar da observância da Ceia do Senhor.
O que praticamos aqui é o terceiro método e é conhecido como‌ “Comunhão Restrita”.
Neste método todos os presentes são convidados a participar, mas cada participante deve examinar-se (literalmente, "provar-ser" ou "testar-se" para participar de maneira correta e justa. 1 Corinthians 11:28–29 “28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.”
Em outras palavras, somente aqueles que estão em estreita comunhão com o Senhor são incentivados a participar.
Agora, com estas verdades em mente, gostaria de considerar algumas ideias que nos foram dadas pelo Apóstolo Paulo neste capítulo 11 de 1 Coríntios. (pontos destacados pelo apóstolo Paulo…)
Esperamos que estas verdades nos ajudem a compreender um pouco melhor a observância da Ceia do Senhor.‌

I. V. 25b É UMA CELEBRAÇÃO SIMBÓLICA

A. Observe o que Jesus, Lucas 22:19, e Paulo, 1 Coríntios. 11:25, tem a dizer sobre o culto/celebration da Ceia do Senhor.

Luke 22:19“19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.”

1 Corinthians 11:25“25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.”

De acordo com estas duas passagens, a Ceia do Senhor/Santa Ceia é um momento de recordação.
(Ill. As Palavras de Jesus : “Isto é o meu corpo e Isto é o meu sangue" foram foco de várias desavenças entre os cristãos por muitos séculos, A pergunta era: Em que sentido o pão e o vinho são o corpo de Cristo? O que deve siguinificar a Ceia do Senhor para nós?
As respostas a essas perguntas estão normalmente agrupadas em 4 categorias:
1. Transubstanciação – Essa é a perspectiva da Igreja católica Romana, de acordo com essa perspectiva, O pão e o vinho transformam-se literalmente no corpo e sangue do Senhor Jesus Cristo. Embora as propriedades fisicas (gosto, aparencia, etc. do pao e do vinho nao se alteram, a realidade interior desses elementos eh submetida a uma mudanca espiritual, e O destinatário na verdade come o corpo do Senhor e bebe Seu sangue, porque Jesus está literalmente sendo sacrificado na missa. Esta é a visão católica romana e não é bíblica!
2. Consubstanciação – O pão e o vinho contêm na verdade o corpo e o sangue de Jesus, mas não mudam literalmente. Cristo está realmente presente “com, dentro e sob” os elementos. Assim como o calor esta presente em um pedaco de ferro quente. De acordo com esta visão, o destinatário recebe o perdão dos pecados e a confirmação da sua fé através dos elementos. Esta é a visão luterana e também é não é biblica.
3. Reformado – Cristo não está literalmente presente nos elementos, mas existe a presença espiritual de Cristo. O destinatário recebe graça através da participação dos elementos. Também é anti-bíblica.
4. Memorial - Esta visão ensina que Jesus não está presente nem física nem espiritualmente nos elementos, mas que a Ceia do Senhor permanece como um lembrete simbólico do que Jesus fez pelo homem como a cruz e o túmulo. Esta é a visão afirmada pelos batistas e a maioria das igrejas independentes. É a visão que representa a verdade do que a Bíblia ensina sobre a Ceia do Senhor.
Pensando nisso, permita-me compartilhar com vocês...
B. O que a Ceia do Senhor serve para nos lembrar.

1. V. 24-25 Devemos nos lembrar de um Senhor que Sofreu Por Nós

O suco representa o sangue, o sangue do Senhor Jesus Cristo derramado no calvario .
Ao participarmos celebration, precisamos de nos lembrar do terrível preço que Jesus pagou para salvar as nossas almas.
Por favor, lembre-se de que quando Ele morreu na cruz, Ele estava morrendo em seu lugar, e que Ele sofreu muito naquela cruz,
Isaiah 52:14“14 Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele ; sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano;”
(Ill. Is the crucifixion fresh in your mind? A certain family lived on a farm alongside a dirt road. Only on rare occasions would an automobile pass by. But one day as one young member of the family was crossing the road on his bicycle, a car came roaring down a nearby hill, struck the boy, and killed him. An older brother said, "Later, when my father picked up the mangled twisted bike, I heard him sob out loud for the first time in my life. He carried it to the barn and placed it in a spot we seldom used. Father's terrible sorrow eased with the passing of time, but for many years whenever he saw that bike, tears began streaming down his face." The older brother continued, "Since then I have often prayed, 'Lord, keep the memory of Your death as fresh as that to me! Every time I partake of Your memorial supper, let my heart be stirred as though You died only yesterday. Never let the communion service become a mere formality, but always a tender and touching experience.')‌

2. V. 26 Devemos nos lembrar o que Jesus conquistou no Calvário

1 Corinthians 11:26 “26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”

Ao tomarmos o pão e o suco hoje, precisamos lembrar que Jesus Cristo morreu, mas que três dias depois Ele ressuscitou dos mortos. Ele vive, Mateus 28:1–6

Revelation 1:18 “18 Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.”

‌3. V. 26 Devemos nos lembrar que o Senhor Jesus vai voltar

Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, Ele ascendeu ao Céu e sentou-se à direita de do Pai para aguardar o dia em que Ele retornará a esta terra para receber Seu povo para Si mesmo.
Cada vez que tomamos a Ceia do Senhor, declaramos ao mundo perdido que acreditamos no retorno do Senhor.
(Ill. A propósito, isso também é um incentivo para nos mantermos limpos diante do Senhor, 1 João 1:1–3. Se realmente acreditarmos que Jesus voltará novamente, viveremos como se estivéssemos procurando por Ele.)
‌‌
I. É um culto simbólico

‌II. V. 26 É UM CELEBRAÇÃO SAGRADA

1 Corinthians 11:26 “26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”

O culto da Ceia do Senhor é sagrado por vários motivos. Por sagrado, quero dizer que deve ser tido em alta consideração por aqueles que dele participam.
Não possui poder salvador, mas ainda é santo/sagrado ao Senhor.
Existem 3 razões básicas pelas quais a Ceia do Senhor é sagrada.
A. Foi instituída por Cristo – (instituída por Jesus Cristo) Jesus inaugurou a primeira Ceia do Senhor antes de ir para a cruz e pretende que Seu povo siga Seu exemplo. É sagrado simplesmente porque Jesus deu o exemplo.
B. É Testemunha de Cristo – (proclama publicamente nossa fé no Senhor) Paulo deixa claro que quando participamos do culto da Ceia do Senhor estamos declarando nossa fé na morte, sepultamento, ressurreição e retorno do Senhor Jesus.
(Ill. Por favor, não me entenda mal! Muitas pessoas que nao sao crentes tomaram a Ceia do Senhor e ficam tão perdidas depois de engolir quanto estavam antes de participarem da celebração. Não há poder salvador na Comunhão. No entanto, aqueles que são salvos estão proclamando o fato de que acreditam em um homem, filho de Deus chamado Jesus Cristo.)
C. É Testemunho de Cristo – (testemunho do que Jesus fez) Embora a Ceia do Senhor declare a fé daqueles que dela participam, ela também aponta para a verdade do Evangelho para aqueles que não conhecem o Senhor.
Cada vez que nos reunimos à mesa do Senhor e observamos a Ceia do Senhor, estamos dando um testemunho a um mundo perdido e moribundo de que há 2.000 anos, um homem chamado Jesus foi para uma cruz e morreu pelos pecados da humanidade, que Ele ressuscitou dentre os mortos e que Ele vive hoje e retornará para o Seu povo. É um testemunho poderoso.

III. V. 18, 28-34 É UMA CELEBRAÇÃO ESPECIAL

O culto da Ceia do Senhor oferece à igreja uma oportunidade de se reunir, 1 COR.11 v. 17, 18, 20, 33, 34.
Cinco vezes neste versículo, o Apóstolo refere-se à “reunião” da igreja.
Sempre que os santos de Deus podem se reunir e focar no Senhor Jesus Cristo, é um momento especial.
Esta CELEBRAÇÃO é especial para os santos porque nos dá a oportunidade de fazer duas grandes coisas.
A. Temos a oportunidade de nos Arrepender
Antes de alguém participar da Ceia do Senhor, ele precisa examinar o seu coração e confessar e arrepender-se dos seus pecados.
Existem 2 coisas que precisam ser tratadas.
1. Nossos Pecados – v. 27-30 –

1 Corinthians 11:27–30“27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.

29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.”

Esses versículos pintam um retrato muito solene do culto/serviço da Ceia do Senhor.
‌Parece que isto é algo que o Senhor leva muito a sério.
Os coríntios eram culpados de celebrar a Ceia do Senhor de modo leviano, e, como resultado, alguns deles ficaram doentes e outros morreram.
I‌lustr.
‌Nadabe e Abiú - Nadabe e Abiú morreram quando apresentaram uma oferta com fogo profano perante o SENHOR. (Nu 26:61).
Saul - Então o SENHOR falou a Samuel: 11 “Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções” (1 Sa 15:10–11).
Uzá - Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. 7 A ira do SENHOR acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus. (2 Sa 6:6–7)
Ananias e Safira - Act 5
Pessoal, Deus não mudou de ideia! Antes de antes de extender a mão para participar da ceia do Senhor, por favor, reserve um tempo para confessar seus pecados e receber o perdão de Deus, 1 João 1:9.
2. Do Nosso Egoísmo - v. 17-22 - (Ill. O desastre coríntio.)

1 Corinthians 11:17–22 “17 Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem.

18 Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.

19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor,

21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.

22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!”

Quando chegamos à mesa do Senhor, precisamos nos lembrar não apenas de nós mesmos, mas também de nossos irmãos e irmãs em Cristo que estão lutando, fracos, cansados…
Galatians 6:2 “2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.”
Precisamos considerar aqueles que estão fora da família de Deus.
‌Aqueles que estão fora da fé precisam de alguém que lhes lance uma mão de salvação.
‌Deus nos ajude a reconhecer que este tempo é um momento para lembrar e se arrepender.

B. Temos a oportunidade de Renovar – (... rever…rededicar)

A celebração da Ceia do Senhor é um momento maravilhoso para o filho de Deus rever seus votos e sua visão.
É um ótimo momento para lembrar como Ele nos alcançou, e aproveitar o momento para rever por que estamos aqui.
A Ceia do Senhor É um bom momento para renovar nossos votos ao Senhor.
‌Muitos permitem que o pecado da vaidade espiritual penetre em suas vidas e atrapalhe sua caminhada com o Senhor.
Este é um bom momento para consertar tudo isso e voltar aos trilhos com o Senhor.
I. É uma celebração simbólica
II. É uma celebração sagrada
III. É uma celebração especial
IV. V. 17-22 É UM CELEBRAÇÃO SOLENE
A mentalidade dos coríntios em torno do culto da Ceia do Senhor. Para eles era um momento de gula e excessos egoístas.
‌Eles haviam perdido o verdadeiro significado da Ceia do Senhor e estavam fazendo/vendo tudo levianamente.
Eu acredito que a Ceia do Senhor pode ser a forma mais elevada de adoração que realizaremos enquanto estivermos aqui na terra.
Em tudo o mais que fazemos, há sempre um elemento do eu misturado.
‌Seja pregando, orando, louvando, testificando, cantando ou qualquer outra coisa, sempre existe o perigo de que a carne tente obter alguma glória.
Mas, quando chegamos à mesa do Senhor, não há nada nem ninguém para receber glória, exceto o Senhor.
Quando a Ceia do Senhor é recebida com fé e alegria, Jesus é glorificado, os santos são edificados, o pecador é evangelizado e Deus Pai é exaltado!
Quando nos lembramos do preço que Jesus pagou por nós e do fato de que Ele vive para a nossa justificação, isso nos enche de alegria e de louvor e adoração a Deus.
‌A Ceia do Senhor...
I. É uma celebração simbólica
II. É uma celebração sagrada
III. É uma celebração especial
‌IV. É uma celebração solene

V. V. 28-30 É UMA CELEBRAÇÃO SÉRIA

1 Corinthians 11:28–30“28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.

29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.”

O versículo 28 nos diz que devemos examinar a nós mesmos.
Esse verbo está no modo imperativo. É um comando e não uma opção!
Antes de participar da Ceia do Senhor, certifique-se de algumas importantes.
1. Tenha certeza de que você está salvo -
‌13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
(1 Jn 5:13).
Este é uma celebracao para os cristãos.(esse é um cerimonial para os salvos)
Se você não é salvo, você não consegue entender nem apreciar o que estamos fazendo aqui esta manhã.
‌(se você não é salvo, não tem como você entender ou valorizar o que estamos fazendo aqui hoje)
Se se você não é salvo, quero convidá-lo a receber Jesus Cristo hoje como seu Salvador e Senhor da sua vida!
2. Tenha certeza, que você está em dia com o Senhor!
‌Moralmente, o crente não pode andar fornicando, na imoralidade, desonestidade, mentira, roubo…
Espiritualmente - na ira, falsidade, magoa …
Ministerio - onde voce esta servindo ao Senhor? Como/onde voce anda usando os dons e talentos que Deus lhe deu?
Financeiramente - Como anda suas finances? elas refletem o seu amor ao Senhor? Voce tem sido fiel nessa area?
Se você é salvo, então examine-se a si mesmo e confesse seus pecados diante do Senhor, se acerte com o Senhor hoje… Coloque em dia …
Ele irá perdoá-lo e prepará-lo para receber a Ceia do Senhor.
3. Tenha certeza de que você está participando com o espírito correto
Este é um momento de adoração e não um momento para encarar as coisas levianamente.
Pais, se seu filho/filha não tem idade para discernir o que e sagrado - profano, não foi batisado/a como a Biblia ensina; então, ainda não eh a hora dele tomar ceia!
Cuidado, não exponha seus filhos ao pecado - essa e uma boa oportunidade para voce ensinar a eles o que e sagrado - profano…
Lembre-se que Deus não poupou os filhos do sumo sacerdote Arão. .
‌Por favor, examine seu coração e sua mente, lembre-se do Senhor e faça o seu melhor para estar em comunhão com Ele ao receber Sua Ceia.
Conclusao:
Depois de ouvir tudo isso, alguns podem se perguntar quem é digno de participar da Ceia do Senhor.
A resposta é simples: quem é salvo e vive em comunhão com o Senhor é digno.
Não em nós mesmos, mas tornados dignos através do sangue de Jesus e pelo poder do Senhor.
(Todos de Pe PF…)
Agora, se o Senhor falou ao seu coração esta manhã através desta mensagem, então eu convido você a vir diante do Senhor pela fé e contar-lhe sobre sua decisão hoje.
Se você é salvo, por favor, examine a si mesmo e faça o que você precisa fazer (livre-se de quaisquer sentimentos que não pertençam ao seu coração, de quaisquer pensamentos, de qualquer ambição pessoal que esteja impedindo você de viver para o Reino.
Se Jesus não é seu Senhor e Salvador pessoal, então quero que você ore ao Senhor e seja salvo. Você quer fazer isso agora?
Related Media
See more
Related Sermons
See more