O BOM PASTOR (Parte2)

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Texto base:
João 10.11–30 ARA
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai. Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis? Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos? Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão. Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um.
Contextualização
O grande aprisco do inverno;
O pequeno aprisco do verão;
A porta do pequeno aprisco - (O pastor).

1.Jesus o bom pastor

1.1 Dá a vida pelas ovelhas

João 10.11 ARA
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
- Jesus continua, eu sou o bom pastor, de fato: o pastor, o bom pastor. O adjetivo é enfático! Esse adjetivo, entretanto, não é ἀγαθός (Bom simples) mas καλός. O sentido básico da palavra é maravilhoso. Aqui ele indica excelente. Esse pastor corresponde a um ideal tanto em caráter como em sua obra. E ele é o único de sua categoria
O pastor das ovelhas de israel
Ezequiel 34.11–12 ARA
Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.
A promessa de um novo pastor
Ezequiel 34.23–24 ARA
Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.
Qual a grande marca que faz de Jesus o BOM pastor?
João 10.11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
- No sentido em que isso é dito, a declaração não pode aplicar-se a um pastor de rebanhos comum, não importa quão bom ele venha ser. Um pastor desses pode, na verdade, arriscara vida na defesa de suas ovelhas (1 Sm 17.34–36), mas ele não (τίθησι) de fato sua vida, isto é, ele não dá sua vida como um sacrifício voluntário. Também, na vida comum, a morte do pastor significa dano e possível morte do rebanho. Neste caso, a morte do pastor significa exatamente o contrario vida (ζωή) para as ovelhas!

1.1.1 O ministério vicário do pastor Jesus

A missão substitutiva de Jesus
Marcos 10.45 “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
1Timóteo 2.6 “o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”
João 10.15 “assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.”
João 10.17 “Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.”
João 12.27 “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.”
João 15.13 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.”
- O bom pastor dá sua vida em benefício das ovelhas, mas a única maneira pela qual ele pode beneficiar as ovelhas, salvando-as da destruição perpétua e concedendo-lhes a vida eterna, é morrendo no lugar delas.
O resgate pelas suas ovelhas
João 10.11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
- É pelas ovelhas – só pelas ovelhas – que o bom pastor dá sua vida. A amplitude da expiação é definitivamente restrita. Jesus morreu por aqueles que lhe foram dados pelo Pai, pelos filhos de Deus, pelos crentes verdadeiros. Este é o ensino ao longo de todo o quarto Evangelho.
João 6.37 “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”
João 6.65 “E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.”
Jesus é o Pastor excelente
Jesus é o Pastor que dá sua vida em beneficio das ovelhas
Jesus é o Pastor que substitui as ovelhas dando a vida

1.2 O mercenário

Em Israel havia dois tipos de trabalhadores contratados: 1. aqueles que eram contratados em países estrangeiros, para ajudar na agricultura ou para servir no exército, conforme se vê em Isa. 16:14. Alguns deles, sendo preguiçosos e negligentes, obtiveram a reputação de serem inadequados para seu serviço (Jer. 46:21), realizando um serviço que ficava aquém do dinheiro que recebiam (Jó 7:1 ss). Em tais casos, eles eram mercenários, pois essa palavra indica alguém que trabalha somente em função do dinheiro, sem qualquer outra motivação.

João 10.12 ARA
O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.
- Jesus já tinha comparado seus inimigos a estranhos e ladrões. Eles são estranhos porque não conhecem as ovelhas. Ladrões, porque buscam apossar-se do rebanho por meios ilícitos. E agora Jesus acrescenta a figura do mercenário. Sim, os fariseus são também mercenários
Características no mercenário
Ele não tem afeição pelas ovelhas;
Ele não se importa com a segurança das ovelhas;
Ele as abandona
Ele não dá a sua vida pelas ovelhas.
Exemplo dos Fariseus
João 9.34 ARA
Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.

2. Jesus o bom pastor

2.1 Conhece e é conhecido pela suas ovelhas

João 10.14 ARA
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
- Aqui encontramos uma repetição enfática e uma ampliação do precedente. Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. Jesus aplicarás as evidencias que mostram que Ele tem as características do bom pastor.
A comparação
Diferentemente dos fariseus, vistos como estranhos
João 10.5 ARA
mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Diferentemente dos fariseus, vistos como ladrões e salteadores
João 10.8 ARA
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.
Diferentemente dos fariseus, vistos como mercenários
João 10.13 ARA
O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.
O perfeito relacionamento
João 10.14 “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,”
João 10.15 “assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.”
- Observe também o arranjo quiasmático do paralelismo que temos nesses versículos:
a. conheço minhas ovelhas
b. elas me conhecem
c. assim como o Pai me conhece
d. eu conheço o Pai
- O verbo conhecer(γινώσκω) ocorre quatro vezes nesses dois versículos. Aqui está um conhecimento de experiência e de comunhão amorosa. Jesus reconhece os que são seus (como seus discípulos verdadeiros); eles o reconhecem (como seu Senhor). Nada pode ser mais maravilhoso! Assim também o Pai conhece o Filho; o Filho conhece o Pai

3 . Jesus e seu grande aprisco

João 10.16 ARA
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
- Nem todas as ovelhas pertencem ao aprisco de Israel. O bom pastor também tem outras ovelhas. Ele as tem mesmo agora porque elas lhe foram dadas pelo Pai no decreto da predestinação desde a eternidade. Essa é também a razão pela qual, mesmo antes de serem reunidas, podem ser chamadas minhas ovelhas
O grande aprisco de Deus
Efésios 1.3–4 ARA
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Como as ovelhas que estão fora virão para o aprisco?

3.1 A chamado do pastor para o aprisco

As reações das não ovelhas
João 10.26 ARA
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
As reações das ovelhas
João 10.27 ARA
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

3.2 Ouvido a voz do pastor

João 10.17 ARA
Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
João 10.28 ARA
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
- Considerando essa sublime sentença de um ponto de vista meramente formal, notamos seis partes, arranjadas num belo relacionamento recíproco. Isso pode ser representado da seguinte maneira:
Minhas ovelhas & Eu
1. ouvem minha voz & 2. as conheço
3. me seguem & 4. lhes dou a vida eterna
5. certamente nunca perecerão & 6. cuido para que ninguém as tome de minhas mãos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more